Semana de Divulgação de O Sumiço de Beatriz #3



Curiosidades! 
E entrevista com a autora.



1) Como decidiu escrever a obra O Sumiço de Beatriz?

Durante o período da faculdade, mestrado, trabalho, conversei com muitos jovens adultos e adultos sobre a frequência em que liam livros de qualquer tipo. A maioria não tinha paciência e acabava desistindo da leitura em poucas páginas. Eu fiquei um tempo pensando sobre isso, pois a sensação de ler um livro é muito boa, abrir a sua mente, imaginar fisicamente os personagens e mergulhar na história, e aquelas pessoas não conseguiam sentir isso. Eu queria fazer alguma coisa a respeito. Quando eu tinha 11 anos de idade, nasceu a personagem Beatriz, uma estilista e especialista em maquiagens e eu resolvi utilizá-la e reescrever a "estória" O sumiço de Beatriz. Mudei totalmente o cenário e a linguagem, mas mantive as características da personagem. Hoje, ao ler "O Sumiço de Beatriz" você encontrará uma trama que envolve conspiração política-militar, perseguição e investigação, com fatos da história como os acordos entre petrolíferas feitos em períodos diferentes do nosso governo e desvio de bilhões durante essas negociações, e tudo isso misturado com um toque de ficção científica, aventura, mistério e romance.
A trama foi escrita com o intuito de "prender" o leitor em cada capítulo, dessa forma, incentivasse ou resgatasse o hábito de ler daquelas pessoas e proporcionasse bons momentos.

2) O que podemos esperar dessa história.

A história se inicia com ação e um toque de mistério, quando Beatriz é perseguida por homens armados e está apavorada após saber o que aconteceu com a tia. Nesse ínterim, ela encontra com seu amigo de infância, Tomaz, mas não consegue contar o que está acontecendo porque os homens invadem o lugar em que estão, faz o amigo como refém, e ela é obrigada a fugir. Nesse momento, Tomaz, sem entender e preocupado com o envolvimento da amiga com aqueles homens, sai em busca de Beatriz. Ele viaja para algumas cidades dentro do Estado de São Paulo, onde a trama se passa na maior parte, e passa por muitas situações, várias delas inusitadas, encontrando um toque de humor, reflexões, suspense, ação e mistério.
Acredito que os leitores ficarão ansiosos durante a leitura, por essa mistura de situações e dos sentimentos dos protagonistas. Além disso, há momentos que nos faz pensar sobre alguns valores, ética e moral representados por alguns personagens.

3) O que os protagonistas têm de especial? Como os define?

Os protagonistas são pessoas do nosso cotidiano, a maneira como falam, como se comportam, se vestem, os definem. Eles são especiais por serem parecidos conosco, não só fisicamente, mas também pelo interior. Acredito que muitas pessoas tem medo de fazer algo ou de dizer algo para alguém. Um dos protagonistas, Tomaz, larga tudo para procurar Beatriz e saber o que realmente está acontecendo. Acho que muitas pessoas, por medo do que podem encontrar, desistem ou não fazem nada, mas aquelas que seguem em frente já são vitoriosas por conseguirem quebrar essa barreira.

4) Como foi o processo de produção da Capa?
Eu tive a ideia da capa, algo que pudesse dar uma noção simbólica do que pode se esperar da história. Contratei o designer Paulo Magalhães para desenvolver a arte, e juntos fizemos alguns ajustes até chegarmos a arte final.

5) Como você definiria a Beatriz?

Para mim, Beatriz é qualquer pessoa que seja forte, corajosa, que tenha garra. Uma pessoa disposta a enfrentar as dificuldades que se encontra pela vida.

6) Para produzir seu livro, você contou com alguma inspiração literária (autores…)?

Gosto de obras de vários autores, mas não me inspirei em nenhum deles quando escrevi o meu livro. Escrevi porque gosto e pela vontade, sem me inspirar em outros, simplesmente escrevia e me fazia bem.

"Desejo que O Sumiço de Beatriz deixe os leitores incentivados a ler cada vez mais, e para aqueles que ainda não tem esse hábito, então que esse seja o começo!" (Carolina Matsuo)

Onde comprar o livro digital:

15 comentários:

  1. Muito bacana!!
    Adorei o fato da autora usar uma personagem "criada" desde sua infância e adaptar o cenário a uma trama mais adulta e envolvente, cheia de mistérios e ação.
    Os outros personagens devem ser ótimos também. Gosto dessa "humanidade" que ela citou na entrevista. Parecem com alguém que poderíamos conhecer e isso dá credibilidade ao livro.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, Adriana.

    Adoro ver o espaço que os autores nacionais vem conseguindo. Sempre gosto de ler as entrevistas e saber mais sobre como tudo aconteceu. Obrigado por me dar essa oportunidade.

    Paradise Books BR

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Adri!

    Adorei a entrevista. Como já disse em um dos outros post's de divulgação, adoro saber um pouco mais sobre os escritores nacionais. A autora parece ser uma fofa!

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito legal conhecer a inspiração da autora e de como ela escreveu o livro.

    ResponderExcluir
  5. Que entrevista legal!
    Gostei do jeito da autora, quando ela disse que escrever simplesmente fazia bem para ela, porque tinha vontade.
    A personagem Beatriz foi criada bem cedo.

    ResponderExcluir
  6. Achei a Carolina muito simpática, foi muito bom conhecer um pouco sobre os motivos que a levou a escreveu seu livro.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a entrevista, é sempre bom descobrir os motivos que leva uma pessoa a fazer o que fazem e no caso dela simplesmente o fato que escrever fazia bem a ela!
    espero que esse seja o primeiro de muitos!

    ResponderExcluir
  8. É muito legal acompanhar o espaço que os novos autores vêm ganhando.
    Mto simpática e desejo sucesso.

    ResponderExcluir
  9. O que mais gostei na Carolina é sua preocupação com os jovens que não gostam de ler.
    percebi que ao escrever esta estória ela sentiu que deveria agradar e atrair estes leitores potenciais... espero que ela consiga com seu livro "construir" leitores reais!
    Sempre fico querendo saber quais autores são os queridinhos, mas as últimas entrevistas que li ninguém cita ninguém, hehehehe...
    Enfim, adorei a entrevista!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Muito legal saber o que a incentivou a escrever o livro e a maneira como o fez, sempre pensando nos leitores. Gostei muito da entrevista.

    ResponderExcluir
  11. Sempre bom saber quem está no cenário literário nacional. Gostei muito de ler a entrevista da autora. Adorei saber que ela escreveu por apenas gostar disso. Que continue amando isso e que venha muitos livros.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Muito legal poder saber o que inspirou a autora ao escrever o livro e poder conhecer um pouco mais dos personagens. Essa preocupação da Carolina em escrever algo que os jovens/adultos iriam gostar é bem bacana também. É mais um incentivo para darmos uma chance ao seu livro e lê-lo logo.

    ResponderExcluir
  13. Amei a entrevista!! Bem legal saber um pouco mais da Carolina. Interessante essa preocupação dela com os jovens que não estão interessados em ler hoje em dia.... Eles não sabem o que estão perdendo!!

    Bjos!!

    ResponderExcluir
  14. Acho que a autora acertou em cheio na escolha do gênero para incentivar a leitura. Me parece ser uma trama ágil e cheia de ação. É o tipo de livro que quando se começa, não se tem vontade de parar até ver seu desfecho. Nada com muito drama, nem reflexões profundas.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. Oi! Amei a entrevista, mesmo que eu não vá ler o livro é importante porque assim você incentivado a também lutar pela leitura.
    Tão pequena e já criou um personagem, 11 anos impressionante.

    ResponderExcluir