Blogs, os Novos Críticos Literários por Simone Fraga

Blogs, os novos críticos literários
Artigo da autora Simone Fraga na revista Eu Leio Brasil
 

     Quando convidada a escrever para a revista “Eu Leio Brasil”, fiquei imensamente feliz. Não tive dúvidas em escolher o tema do artigo, pois estava a algum tempo querendo abordar o assunto. Oportunidade ideal para dialogar com os leitores a respeito, e fazer um especial, agradecimento aos blogs que tanto incentivam a literatura, em especial a nacional que vem ganhando espaço considerável nesse segmento.
     Os blogs literários comentam a literatura através da publicação de “resenhas”. Esses textos possuem características de análise e crítica literária. Os “blogueiros” são formadores de opiniões das mais variadas áreas profissionais, idades e classes sociais. São pessoas que amam ler e através desta paixão, veem a literatura com um outro olhar, com outro foco. Seus textos divulgam, comentam, e tentam entendê-la, o que é extremamente interessante.
     Vejo esses espaços como, ferramentas práticas, onde é fornecida informações sobre boas obras de forma diferenciada. Um dos fatores positivos que corrobora com a visão, é justamente a classificação de gêneros dos quais uma determinada pessoa emitirá opinião. Essa escolha se dá, na maioria das vezes, pela preferência de leitura, ou seja, o resenhista irá ler e comentar sobre livros que abordam histórias, tramas e temas que gosta e se identifica. Isso faz toda a diferença na análise crítica. Arrisco, afirmar ser este o ponto central do bom resultado que acompanhamos, materializando-se diariamente no reconhecimento dos autores para esse novo agente que desponta com qualidade.
       É normal e até rotineiro, acompanharmos autores ansiosos à espera da crítica feita através destas resenhas. Diria que o resultado das análises ou críticas literárias construídas por leitores e admiradores do gênero, impacta diretamente na formação do autor, pois, aprender com seu leitor é fundamental. Erra o autor que não dá valor a esse instrumento de avaliação e o desconsidera por completo ou apenas o trata como meio de divulgação das suas obras.
       Assim como na literatura, os blogs possuem sua trajetória. Com características de publicações eletrônicas eles começaram a surgir por volta do ano de 2002, até então o que víamos eram espaços virtuais com cara de diários adolescentes, onde o interesse do blogueiro, era meramente a exposição pessoal. Com o crescimento desses espaços, a partir de 2003 no Brasil, passou-se a perceber sua evolução ou transformação em veículos importantes de divulgação de conteúdos literários.

Raquel C. Recuero, mestre em Comunicação e Informação pela UFRJ, classificou os blogs em três linhas, e definiu cada uma delas:

  1. Diários Eletrônicos - São atualizados com pensamentos, fatos e ocorrências da vida pessoal de cada indivíduo.
  2. Publicações Eletrônicas - Se destinam principalmente à informação. Notícias, dicas e comentários sobre um determinado assunto.
  3. Publicações Mistas - São aquelas que efetivamente misturam posts pessoais sobre a vida do autor e posts informativos.

     Pela imensidão e dinamismo do mundo virtual, não temos conhecimento desse universo com exatidão. Muito menos, quantos blogs são voltados especificamente para a literatura. A informação é que o número seja bastante expressivo. Em 2012 Marcos Lemos, professor e blogueiro, disse ser possível que tivéssemos um pouco mais de 2,5 milhões de Blogs em língua portuguesa.
       Diante de todo esse contexto, a realidade que extraio de tudo que li a respeito do assunto, das relações que eu tenho com os blogs e da minha vida de leitora e autora, é que, se existe um espaço que vem democratizando o acesso e a informação sobre literatura, sem rótulos, sem o foco meramente comercial, esse local hoje é chamado de “blog literário”. Nele, é possível unir: autor, obra, leitor e o público, que se organiza em níveis de acordo com seu próprio gosto cultural, que por sua vez, está ligado diretamente a técnica do artista, aos valores repassados, e seus ideais.
      Para finalizar, considero que os textos divulgados nos blogs, na forma de resenhas, expõem as ideias, sentimentos e sensações, tanto do leitor, quanto do público e do blogueiro, de forma a compor a obra, dando sentido e realidade a mesma. No entanto, esta linha é tênue e a recriação do leitor pode levar a acertos e erros.
    Hoje, não há como negar o papel determinante dos blogs na vida literária. Eles estão contribuindo com a democratização da literatura, popularizando e disseminando aos leitores informações sobre inúmeras obras. Facilitando dessa forma o acesso e o diálogo para além dos ditos “intelectuais”. Os blogs estão se forjando com muita competência nos NOVOS CRITICOS LITERARIOS. Tem o meu respeito e admiração!

Simone Fraga
Autora
Para amar e proteger – Minha pequena, Grande Mulher
Para amar e proteger – Para sempre, minha pequena
Fanpage: facebook.com/paraamareproteger

15 comentários:

  1. eu acho sinceramente que a gente tem esse papel mesmo, não só de resenhar, mas fazer dos nossos blogs espaços mais dinâmicos e como a autora propõe somos os porteiros de novos autores, editoras, reais parceiros da literatura!
    P.S quanto blog nesse mundão de meu Deus
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Adriana.

    Adorei o post falando dos blogs literários. Tenho certeza que algumas opiniões negativas a respeito dos livros pode desanimar um leitor com essa obra, mas também penso que as resenhas positivas podem ajudar muito na venda de uma outra. Basta os leitores procurarem mais de uma resenha a respeito de determinado livro. Entrei a pouco tempo nesse mundo dos blogs e estou muito feliz. Adoro falar dos livros que já li e amei. <3

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio Fim de ano

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente amei esse texto. Não me sinto uma crítica, mas depois de ler esse post acho que acabo influenciando algumas pessoas. Vou continuar sempre dando minha real opinião a respeito dos livros que leio. Sempre.
    Bye!

    ResponderExcluir
  4. eu adorei o texto, achei interessante ela destacar que os blogueiros são formadores de opinião.
    a internet se tornou uma ferramenta de divulgação de tudo: inclusive opinião.
    eu adoro ler a opinião dos outros (tá tem uns mais do que os outros) e comparar com a minha.
    outra coisa que eu gosto dos blogs é que como é possivel mais analises (em uma revista normalmente tem duas ou três resenhas por revista) pode-se destacar obrar que não seria possivel aparecer em revistas
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana!! É bom ver o trabalho dos blogueiros literários sendo reconhecidos.
    Como leitora assídua de blogs, eu confirmo que são importantes para a formação de opinião e, principalmente, para a disseminação do amor pela leitura e de boa informação. Isso tudo de uma forma bastante pessoal e interativa.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Quando me interesse por um livro corro logo para os blogs para saber suas opiniões, suas resenhas tem um ponto crucial afim de que eu compre ou não um livro. O bacana é que a opinião dos blogueiros são sinceras, sem fins lucrativos... Eles deixam claras suas opiniões... Muitas vezes nem conhecemos o livro, e suas resenha nos faz nos apaixonar por ele...
    Achei muito interessante a evolução dos blogs...
    Amei o post!! Espero ver mais artigos da Simone futuramente por aqui.

    Bjos!!

    ResponderExcluir
  7. Os blogs literários, a cada dia, tem se tornado uma ferramente extremamente poderosa, e que faz rodar todo esse mercado literário. Nada mais correto do que saber do próprio leitor o que ele acha de determinada obra. Afinal, somos o ponto de chegada nesse processo. Sem desmerecer o trabalho de ninguém, mas digo que confio mais na opinião de um bom blogueiro, do que dos críticos especializados. Quando vou consumir arte (seja ela qual gênero for), não estou interessado se ela é tecnicamente perfeita, estou interessado se ela vai me tocar de alguma maneira. Por isso prefiro as opiniões de "gente como a gente".

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Também tem meu respeito, mais não curto muito esse tipo de coisa.

    ResponderExcluir
  9. Tirando as picuinhas de sempre, blogs têm, sim, um papel ativo na vida dos leitores. Notícias, lançamentos e etc, tudo é primeiro visto por num blog... pelo menos comigo é assim pq não tenho o costume de ir direto na pág da editora.

    ResponderExcluir
  10. Oi! Depois que conheci os blogs a minha vida literária ficou ainda melhor, eu sentia a necessidade de conversar sobre livros ou ver os lançamentos de uma forma mais rápida e prática e com opiniões sem nenhum interesse de divulgar como acontece com as editoras. Parabéns aos blogueiros.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Adriana!
    Gostei muito do texto. Também acho super importante esse espaço literário. A opinião dos leitores, nesse caso os blogueiros, é de extrema importância, tanto para expor a opinião como para divulgar o trabalho dos autores/escritores e também para influenciar novos leitores. Eu mesma já li livros influenciada por opiniões de outros leitores e não me decepcionei; bem como conheci autores maravilhosos que antes eram desconhecidos para mim. Uma opinião sincera é sempre válida!

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito desse artigo da Simone, fiquei feliz em ver o reconhecimento que os blogueiros estão recebendo, ele é mais do que merecido.
    Obrigada por compartilhar o texto.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Interessante e pertinente o artigo.
    Vale salientar que esse bum de blogs, também se deve às parcerias. Existe muito blog por aí que só resenha livro de parceria, o que acaba ficando repetitivo e cansativo pro leitor.
    Bj.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Realmente, tudo que li é verdade. Há ainda aqueles com ideias e ideais esdrúxulos que julgam os blogueiros e dizem que eles estão "roubando" o lugar dos "críticos de verdade". Isso é um absurdo. Toda pessoa com o mínimo de bagagem informacional é capaz de construir uma crítica sincera e bem estruturada. Como Gladys falou, há também os blogs que são criados apenas para conseguir livros de maneira "gratuita". Acho isso totalmente anti-ético e até algo de pessoas interesseiras, enfim! Vamos continuar com o nosso trabalho por amor *-* Amei o post!

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Adoreiii.
    E que bom o reconhecimento (espero que mtos leiam este artigo) com os Blogs literários!
    Eu acho que os Blogs tem um papel fundamental para divulgar, criticar, disseminar a leitura!
    Por isso sigo tantos e pretendo escrever meu TCC em relação aos Blogs (não sei bem o que ainda)...
    Blogs e responsáveis por eles merecem todo respeito e admiração, sim!!!
    Bjsssss

    ResponderExcluir