Me Liga de Sarah Mynowski





 

Titulo: Me Liga
Autor:
Sarah Mynowski
Paginas:
320
Editora :
Galera Junior
Gênero:
Romance
Classificação :



 Sinopse : 

Aos 17 anos, a vida de Devi está de pernas pro ar. Depois de começar a namorar Bryan, negligenciou as amigas, os estudos e, depois que ele terminou com ela, está sem nada: sem perspectiva de uma boa faculdade, sem mais amigas, sem namorado. Se ela pudesse bater um papo com a Devi do passado... O que, após um incidente estranho com seu celular, é exatamente o que pode fazer! Agora que só consegue ligar para a Devi de 14 anos, parece que é finalmente a sua chance de consertar a própria vida. Ela tem o passado – ou melhor, o futuro – nas mãos. É só dar um telefonema.


Devoroh esta passando por um momento terrível em sua vida, seu namoro de mais de três anos com Bryan terminou, e por ter se dedicado tanto a esse namoro também não tem mais suas queridas amigas, seu pai esta desempregado, e ela esta usando uma calça cara que comprou menor achando que iria ceder, e seu celular acabou de cair em um chafariz. O que ela mais queria é poder dar conselhos a ela mesma do passado e não cometer todos os erros cometidos até agora a assim quem sabe conquistar a vida perfeita.
"Se eu pudesse voltar no tempo, a coisa mais importante que eu diria a mim mesma seria isso:  nunca, jamais, se apaixone pelo Bryan. Eu advertiria minha pessoa de 14 anos para nem sair com Ele, pra começar."
Poderia manda-la estudar mais para entrar em uma boa faculdade, não negligenciar tanto a família e as amigas e principalmente sobre o perigo que era namorar alguém como Bryan.
Então imagine sua surpresa quando ela ao resgatar o celular da fonte descobre (por acidente) que ela pode se comunicar com ela no passado, a Devorah de três anos e meio atrás.
É claro que convencer a Devorah do passado (de 14 anos) que quem falava com ela no celular era a Devorah de 17 anos do futuro foi bem complicado e me tirou boas risadas.

"Minha nuca começa a formigar. É meio que uma coincidência que a minha linha tenha se cruzado com outra Devorah Banks, no entanto, não é? E aqui vai uma coisa estranha: a garota do outro lado da linha soava meio familiar"
Mas logo acaba convencendo a Devorah Caloura( ou Cal, esse é o apelido que elas arranjaram para não dar tanta confusão por causa dos nomes). Ela dá todas as dicas necessárias para que sua vida seja perfeita, o problema é que todas as mudanças feitas no passado, causa uma reação drástica no futuro, virando a vida de Devi do futuro, de cabeça para baixo, e nem todas as mudanças são exatamente o que Devorah esperava......
Aos poucos vamos vendo as duas( cada uma no seu tempo) percorrendo os caminhos tortuosos que a Devi escolhe e impõe para pobre Cal, que o tempo todo é cobrada e tem que consertar as escolhas erradas feitas por Devi.
Mas será que a Cal não tem o direito de cometer seus próprios erros, quer dizer.... se o eu dela do futuro já sabe tudo o que vai acontecer, será que ela deve mesmo obedecer as regras impostas ou será que ela deve jogar tudo pro alto e começar a fazer as escolhas que ela "Cal" achar melhor. Bom esta é a principal duvida dela na maior parte da historia.
"Devi não ia gostar. Mas eu gosto dele! E, de qualquer maneira, porque eu deveria continuar fazendo o que ela diz? Como vou saber se ela ainda está certa? As coisas mudam."
 Outro problema é que o Bryan parece ser tão fofo, como pode, eles terem terminado de forma tão ruim. Eu sei parece muito confuso. Mas o livro é narrado em primeira pessoa com capítulos bem curtinhos, então sempre sabemos quem esta falando e o que está acontecendo. E por incrível que pareça as duas não parecem a mesma pessoa, não sei como, mas as duas tem personalidades bem diferentes e confesso que a "Devi 14" é muito mais legal e divertida, que a "Devi 17". Realmente o tempo não foi generoso com ela.
"Só porque uma relação terminou, isso não significa que não valeu a pena."
A autora nos mostra toda a espontaneidade de uma garota que acaba de entrar no ensino médio, explorando todas as novidades, sendo uma caloura, se relacionando com as amigas e tendo a experiência de seu primeiro amor. E a amargura de uma garota que está terminando o ensino médio prestes a entrar na universidade, desiludida com a família, amizade a amor. Sendo assim em vários momentos somos induzidos a tomar partido das personagens, morri de pena da "Devi 14" em algubs momentos, mas também entendia bem o lado da "Devi 17" em outros, não que eu concorde com a maioria das suas atitudes.
Nunca vi criatura mais atrapalhada que essa Devi, faz a vida de Cal um verdadeiro tormento, e leitura é simples, dinâmica e bem fluida, é uma leitura leve que não vai mudar a sua vida, mas como um passatempo, num dia tedioso não há nada melhor, tenho certeza que será uma leitura bem divertida.

Trechos

"Eu posso contar a Cal todas as coisas ruins que aconteceram no mundo desde que eu era caloura e ela pode impedir que ocorram. Ela pode conserta-las. Eu sou uma super-heriona moderna correndo para salvar o dia ! Eu sou a garota do futuro! Só preciso de uma capa."
"-Mal tive tempo de fazer meu dever de casa este fim de semana.
Ela esta tentando me matar? Nos temos um plano!
- Por que não?
- Por que eu estava exausta e precisava relaxar! A ultima semana foi muito atarefada, e eu precisava de um pouco de tempo pra mim mesma! E o celular pode ser magico, mas ele não cria mais tempo pra mim! Não posso fazer tudo! Eu relaxei no sábado, mas passei o domingo inteiro no ensaio da peça e pesquisando golfe!
- Bem você tem que aprender a equilibrar o seu tempo de maneira adequada.É uma das lições da vida. Eu aprendi a equilibrar o meu tempo, não aprendo? Antigamente, tudo tinha a ver com o Brayan, e agora ...
- Tem a ver com você ficar mandando em mim?
- Nããããão. Tem a ver com a escola. E com os amigos.- E com garantir que ela não estrague tudo....."
"Eu fico pensando: talvez a chave seja o equilíbrio. Talvez tenha a ver com viver o momento e ainda manter os olhos no cenário todo – em todos os cenários. "

11 comentários:

  1. Apesar de não ter me interessado muito pela história, achei legal esse esquema de dividir a trama em duas: a personagem aos 14 e aos 17. É interessante saber o que se passa na mente dela e o que a levou ao estado "presente".
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Que livro maravilhoso! Adorei de primeiro a capa, que está incrível, muuuuuuito linda. E segundo, lendo sua resenha só fui me apaixonando cada vez mais. Nossa, acho que me identificaria muito com o livro. Acho não, tenho certeza!
    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante dessa capa :D
    Mas não sei se leria o livro, ando querendo livros que mudem minha vida de fato. Sem leituras leves por agora. Quem sabe no futuro?

    ResponderExcluir
  4. Apesar de ter gostado da capa, de cara ela me chamou a atenção.
    A história em si não me prendeu, achei meio adolescente demais pra o meu gosto, posso até estar enganada, mas pra mim foi isso que passou.
    Não pretendo lê-lo, só se não tiver nada pra ler, talvez eu o pegue.

    ResponderExcluir
  5. Assim que comecei a ler essa resenha, me lembrei logo de "Garota Replay" da Tammy Luciano, pois nele, também rola esses diálogos entre a protagonista atual e sua versão mais velha. Me parece que tem uma pegada bem leve e divertida. Se tiver oportunidade, darei uma conferida.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Tinha lido uma resenha desse livro na semana passada e adorei, fiquei interessada no livro na hora, mas ao mesmo tempo tive aquela sensação de já ter lido um livro igual, então não sei se o leria no momento. Parece ser bem clichê, sabe?
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha,não foi muito convincente a ponto de eu querer compra-lo de imediato,mas parece ser bem legal. Quem sabe daqui uns tempos eu não compre ?
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  8. Olha, não gosto de histórias onde os personagens principais são adolescentes pois tudo vira uma drama desnecessário e acaba ficando chato.... não sei se fui uma adolescente chatona tbm hahahahaha

    Gostei da ideia de ela conversar com ela mesma e curti as quotes.

    ResponderExcluir
  9. Não me interessei muito, mas fiquei curiosa com o enredo. Sentir saudades de um eu antigo é normal, mas tão nova assim? Qual será ou quais serão os fatos que a levaram a isso?
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir

  10. Esperava uma personagem mais madura, mas tirando a idade da personagem (achei muito novinha para tanto drama) eu gostei da trama...
    Adorei a ideia de consertar os erros do passado para evitar o sofrimento do presente (tipo isso, haha)...
    Não esperava este tipo de estória quando vi a capa. Achei que fosse algo "as patricinhas (que eu curtia muito)".
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Adriana :)

    O mais legal desse livro é essa coisa da personagem poder conversar com ela mesma do passado. Tenho muita curiosidade para conhecer a história!

    Beijos

    ResponderExcluir