Dicas para recordar e não esquecer as suas leituras.

Quanto mais concentrado você estiver na sua leitura, maiores serão suas chances de recordar o que foi lido. Você lê uma história e, por mais que goste dela, percebe que algum tempo depois já não se lembra mais daquilo que leu. Já passou por isso? Essa é uma situação que acomete várias pessoas e pode ser bastante inconveniente caso seja necessário lembrar informações para uma prova, por exemplo. Veja 5 dicas para que você não se esqueça daquilo que leu:

1 – Motive-se
Qual é a sua motivação para ler a história? Você precisa tirar uma boa nota numa prova, ou decidiu iniciar a leitura porque ela lhe pareceu atraente? Descubra algo que torne a leitura interessante e mantenha essa característica em mente.

2 – Concentre-se
Evite ler antes de dormir, ou num ambiente cheio de distrações. Quanto mais concentrado você estiver na sua leitura,maiores serão suas chances de recordar o que foi lido.

3 – Crie associações
Associe os personagens a amigos e familiares e tente relacionar acontecimentos à fatos que você se recorde. O cérebro tem maior facilidade para memorizar conteúdos a partir de associações, portanto use esse recurso sempre que necessário.

4 – Grife, anote e fale
Grife trechos importantes, anote-os num caderno (ou no próprio livro, caso ele seja seu) e fale-os em voz alta. Essas são ações simples, mas que podem ajudar muito na hora de recordar informações.

5 – Dedique-se
Quanto maior for a sua dedicação à leitura, maiores serão as suas chances de lembrar a história lida. Ler frequentemente, por exemplo, ajudará muito esse processo.

15 comentários:

  1. Bem interessante o post. Acho que para mim funciona somente quando tenho empatia com a história. Posso prestar atenção, tentar recordar, ler em horários específicos, mas se não tiver identificação com a trama, hora ou outra vou esquecer.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Adriana :)
    Eu tenho esse probleminha de esquecer quando o que eu li não me interessou tanto. Mas quando eu gosto realmente, é bem difícil esquecer. O que pode não ser bom isso.
    Mas eu li uma vez que quando a gente lê e se deita em seguida, o cérebro armazena muito melhor o conteúdo! Claro, mas isso tem que ser naquele estágio onde a gente não está com sono, porque se não, não vai adiantar nada.
    Gostei das dicas!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas. Acho que a única coisa que nunca fiz dessas foi criar associações, nunca tinha pensado assim, vou tentar fazer isso e ver se comigo dá certo.
    Outra coisa que comigo funciona muito bem e você falou pra evitar, é ler antes de dormir, sempre consigo armazenar as informações mesmo se depois de lê-las eu for dormir, isso não me atrapalha não, se eu tiver concentrada no que estou lendo isso é indiferente.
    Beijoss!

    ResponderExcluir
  4. As dicas são ótimas, no entanto é difícil seguir por exemplo a 2ª. haha Eu costumo ler antes de dormir! De manhã não consigo me concentrar (só penso em voltar pra cama) e a tarde estudo. Então... Vem a noite. rs Mas gostei bastante das dicas!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, Adriana. Eu sempre me esqueço de algumas coisas, a primeira coisa que some da minha mente é o nome dos personagens de livros individuais.
    A segunda dica é o maior problema, principalmente porque leio no bus e acabo perdendo o ponto por causa disso hehe.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre leio antes de dormir, salvo se estiver com dor de cabeça, me ajuda a relaxar. Eu tenho uma ótima concentração quando estou lendo, ainda mais quando o livro é bom.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas!
    A única dica que não serve pra mim é a 2, mesmo lendo antes de dormir eu acho que consigo me lembrar bem de todos os livros que leio, e eu já até acostumei a ler assistindo tv e ouvindo música.
    A única coisa que eu não consigo lembrar muito são os nomes :P
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas , e é realmente frustrante você ler um livro legal e depois de um tempo não se lembrar dele . Quando não estou num ambiente de silencio , eu procuro ler ouvindo musica , acho que ajuda a "abafar" as vozes de fora e eu consigo me concentrar melhor. E sobre ler a noite , eu acho que minha leitura flui mais , então sempre opto por ler nesse período !

    Beijos , Anna

    ResponderExcluir
  9. Quando o livro não consegue ter algo que me prenda nele eu demoro lê-lo e muito dificilmente lembro de algo que tenha relação com a história, o bom é que quase toda leitura consegue me cativar rsrs.
    Obrigada pelas dicas, vai ajudar esse lado meu que não gosta dos chatinhos.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  10. Achei esse post bem interessante. Super sofro desse problema de memória.
    Tentarei por algumas dicas em prática ^^

    ResponderExcluir
  11. Não tenho esse problema... salvo leituras beeem antigas, tipo aqueles que li há 5 anos e por aí vai.

    ResponderExcluir
  12. Eu não tenho problema de esquecer dos livro que já li, só aqueles que eu não gostei nem um pouco eu não lembro de muita coisa.
    Mas a única coisa que eu não faço é associar os personagens, o resto eu já faço.
    Gostei bastante do post!
    Bjss

    ResponderExcluir
  13. Eu só tenho tempo para ler no ônibus e antes de dormir... e sei que ambas as formas não são boas...
    Eu costumo anotar algumas coisas que acho importante.
    Antigamente eu lia muita rápido e esquecia as estórias. Agora lembro mais.
    Adorei as dicas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho um problema seríssimo de concentração, por isso, sempre leio quando estou só e em ambientes silenciosos. O horário é sempre à noite, justamente por ser a hora mais tranquila.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. Adorei as dicas,o que eu precisar melhorar,melhorarei com as suas dicas . Apesar de que faço muita coisa contrária as dicas hihi .
    Beijos :*

    ResponderExcluir