Hoje é o dia Nacional do Livro Infantil.

A data foi criada em 2002 em homenagem a Monteiro Lobato que foi um dos principais autores da Literatura Infantojuvenil Brasileira


18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato
 
18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato
Nascido na cidade de Taubaté, em São Paulo (SP), José Bento Renato Monteiro Lobato foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX, importante editor de livros inéditos e autor de relevantes traduções. Após sua morte, em julho de 1948, suas obras foram eternizadas na literatura brasileira e são, ainda hoje, leitura obrigatória na educação básica brasileira.

E uma editora Fundamento vem inovando e trazendo sempre um livro infantil e infanto juvenil que encanta os nossos baixinhos e os grandinhas também, já que até eu gosto de um bom livro infantil, e trago pra vocês alguns lançamentos, pois mesmo que você não goste, quem não tem um filho, sobrinho filho de amiga etc para indicar....
 




A AVENTURA DOS PIRATAS 01 - O RECIFE DAS MEDUSAS 
 Jim, Anton, Ondina, Bombordo e Estibordo têm em comum a vontade de se tornar piratas. Mas realizar esse sonho não é tarefa fácil! Depois de semanas navegando com o ilustre Capitão Maca, a turma foi largada à própria sorte no Recife das Medusas para ter sua primeira lição: descobrir uma trilha para chegar à Escola dos Piratas! As únicas ferramentas que eles têm à disposição são estranhos objetos guardados dentro de um cofre. Mas será que isso é suficiente? E o pior de tudo é que eles precisam chegar à escola antes do pôr do sol ou sua inscrição não será aceita! Em meio a placas confusas, macacos saltitantes e precipícios de arrepiar, talvez a melhor estratégia seja relembrar uma dica valiosa: nunca confie nas palavras de um pirata! Acompanhe a aventura desses aspirantes a piratas e descubra se eles conseguirão completar sua primeira grande lição!
 

 A COZINHA DOS MONSTROS - MACARRÃO COM ZUMBI
Neste cardápio você só vai encontrar receitas horripilantes! O chef Bermudez é oficialmente o pior cozinheiro do mundo. E ele, por incrível que pareça, defende o título com unhas e dentes! Suas sopas com cabelos, omeletes com casca de ovo e hambúrgueres queimados são o pesadelo dos alunos do colégio Saint Grímor, que preferem ficar de castigo todos os dias na hora do almoço em vez de ir ao refeitório. O que Bermudez não esperava é que sua mais nova criação culinária, um creme de verduras estragadas, acabasse transformando em zumbis todos os que a provassem! Mas como isso foi acontecer? E como fazer as coisas voltarem ao normal antes que a cidade toda vire um amontoado de zumbis? Bermudez vai ter que dar um jeito nessa bagunça... só com a ajuda de dois companheiros improváveis e sua mascote, uma simpática rata chamada Estrume. Prepare-se para uma aventura de tirar o fôlego (e o apetite)!



BAT PAT - OS ZUMBIS ATLÉTICOS
 Psiu! Querem mais uma história sensacional? Quem diria que o meu amigo mais comilão, o Léo, iria se revelar um esportista! Para perder uns quilos, o garoto teve que começar a jogar rúgbi. Embora não tivesse gostado nada da ideia, ele mostrou que tinha jeito para a coisa e levou tudo muito a sério. Léo entrou para um dos times mais tradicionais da cidade e ia treinar no campo da equipe. Pertinho do cemitério. Quando o Léo percebeu que talvez não fossem só os moradores vivos de Fogville que gostavam de correr atrás da bola oval., eu também me dei conta de que nós dois (e o Martim e a Rebeca, é claro!) iríamos entrar em mais uma aventura de tirar o fôlego. E você? Vai nos acompanhar também? Não perca!


FAMÍLIA É ASSIM - MEU AVÔ DESPARAFUSADO
 Além de um cãozinho imaginário, o Neurônio, e da tia Olímpia, que tem mania de limpeza, vocês sabiam que a Ana também tem um avô que adora truques de mágica? Pois é! O vô Mago é craque em fazer pombos e coelhos surgirem e desaparecerem do nada e agora quer tornar o Neurônio uma mascote real! O problema é que o vô Mago é um pouquinho atrapalhado - e acaba transformando a casa da Ana praticamente em um zoológico. Pelo jeito, vem ainda mais bagunça por aí... Não fique de fora de mais uma aventura simplesmente incrível!



ADULTOS MAIS OU MENOS CRIANÇAS - AGULHA MACIA 
Quem disse que adulto nunca apronta? O Bernardo e a Duda que o digam - às vezes os pais deles fazem cada uma... Onde já se viu ter medo de tomar vacina? Ainda bem que os irmãos sempre dão um jeito de resolver as confusões da dupla! Não perca as histórias dessa família divertidíssima!


PODEROSA
O pai e a mãe estão se separando, o irmão caçula é o garoto mais implicante do planeta e a avó passa os dias na cama, descascando a parede com as unhas, sem saber o que acontece ao redor. É este o habitat de Joana Dalva, que aos 13 anos sonha em ser escritora. Tudo o que ela desejava era criar histórias que distraíssem os futuros leitores, mas um dia fez uma redação sobre a quase xará Joana d´Arc e provocou uma reviravolta na História. Se uma simples redação podia mudar o passado, por que não usar a literatura para consertar o presente? Joana Dalva não hesita em converter a ficção em realidade. O problema é que cada texto produz consequências imprevistas, dando origem a outros textos que trazem novos problemas. E o jogo de gato e rato acaba escapando do controle. Para participar desse jogo, não é preciso ter a idade de Joana Dalva nem sentir na pele os conflitos e as espinhas da adolescência. Este romance de Sérgio Klein destina-se a todos os que ainda acreditam no poder transformador das palavras.



OS GÊMEOS DESCOLADOS - A VISITA DO OGRO
A Carol e o Beto são os gêmeos mais elétricos que existem: nunca param quietos e adoram uma aventura. Tudo bem que eles discutem de vez em quando, mas nessas horas a tia Lena - uma tia diferente de todas as outras - aparece para resolver as confusões. Falando nisso, vocês não imaginam a última em que os gêmeos se meteram: tudo começa quando um ogro terrível, que também é personagem de um desenho animado, invade a casa deles para... roubar uma poltrona? E ainda por cima quer fazer mal à tia Lena! Era só o que faltava! É claro que a Carol e o Beto não vão deixar isso acontecer, usando um poder que só eles têm: parar o tempo! Mas como eles conseguem fazer isso? E como um vilão da TV veio parar no nosso mundo? Será que tudo isso acontece mesmo ou é só imaginação? Você vai saber as respostas para essas perguntas agora! Basta abrir o livro e começar a ler essa história incrível!


TREMENDO DE CORAGEM
 Esta história não começa com era uma vez, mas bem que poderia ser assim. Era uma vez Biel e sua turma, que viviam recebendo aviõezinhos de papel com mensagens terroristas e morriam de medo de apanhar depois da aula. De quem? A turma rival era de peso: além do chefe, conhecido como Bola, e sua temível barriga, havia os gêmeos amestrados, com jeito e apelido de pit bull. No meio da briga aparece um esqueleto que some do laboratório da escola para virar ator de teatro. E tem também um avô viajante e mágico, um professor que transforma a aula em espetáculo e uma bicicleta meio tímida mas que adora filosofar. O primeiro episódio da série nasce num momento especial, quando leitores de todas as idades se rendem às surpresas e encantos da boa literatura infantil. Tirando poesia do medo e sobretudo o medo da poesia, Sérgio Klein cria uma história que a gente lê arregalado, voando para chegar à última página e então começar a torcida para reencontrar Biel e sua turma em novas aventuras.



ROWAN, O GUARDIÃO 1 - O MAIOR TESTE DE CORAGEM ESTÁ COMEÇANDO
 Sete corações seguirão pelas temíveis trilhas. De sete formas cairão nas armadilhas. Só continuará o de alma mais valente quando o sono for a morte e a esperança estiver ausente. Os seis mais fortes e corajosos aldeões decidem desafiar os terrores desconhecidos da Montanha e descobrir o que causou a seca do único córrego da aldeia. Mas Rowan, por causa de uma brincadeira de Sheba, a feiticeira do vilarejo. é obrigado a ir com eles e se torna o indesejado sétimo membro do grupo. Ele deve descobrir força e coragem dentro de si, pois não tem escolha: o mapa que indica o caminho até o topo só se revela em suas mãos. Essa perigosa jornada é a chance de Rowan sair da sombra de seu pai e ganhar o respeito do vilarejo. Mas, aterrorizado pelos perigos que poderá encontrar no caminho, Rowan nem pensa nessa possibilidade. Ele quer apenas sobreviver e salvar seu lar. Guiados por um mapa encantado, o grupo segue pistas misteriosas. Ao longo da jornada, os aventureiros enfrentam perigos que não poderiam imaginar e são colocados frente a frente com seus piores pesadelos. Um a um, a Montanha tenta vencer todos. E apenas um deles vai ter a coragem e a inteligência para alcançar o topo e vencer o desafio final. O maior teste de coragem está começando. Faça parte desta aventura.

14 comentários:

  1. Ainda não conhecia o dia do livro nacional infantil, acredita? Mas agora sim, dou um super apoio pra esse dia, as crianças precisam ler hoje em dia, é super importante! E esses titulos me pareceram maravilhosos!
    Bjos!
    Fique com Deus!
    http://hey-mygod.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não sabia dessa data!! Muito bacana.
    É sempre importante relembrar a importância da literatura na vida dos pequenos. Livros ajudam a aumentar a criatividade, ajudam a ensinar valores e atitudes, etc.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Gente, Monteiro Lobato! s2 Cresci lendo-o. Bom demais!

    Eu lia "Poderosa" também ! hahaha Era bem divertido, nunca tive a chance de ler a série toda, queria continuar xD

    ResponderExcluir
  4. Concordo que devemos estimular os pequenos desde cedo. Eu comecei a ler influenciada por minha mãe, eu sempre a via com um livro e me perguntava o que tinha de tão interessante ali, foi assim, através da curiosidade que tomei gosto pela leitura e nunca mais deixei.
    Quando minha afilhada crescer um pouco mais pretendo começar a ler pra ela, e esses livros são ótimos pra começar.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  5. Quando eu era pequena não era muito influenciada, aliás, eu até fui. Mas eu que não tinha vontade, lembro-me de uma vez ela (minha mãe) ter me levado a uma biblioteca. Agora sou louca por livros! hahah Quando tiver filhos vou estimulá-los, sem dúvidas! :)) Gostei do títulos, acho que é uma boa pedida para os pequenos! hehe

    ResponderExcluir
  6. Ahhh adorei a postagem desde criança eu já gostava de ler
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Legal esse Dia Nacional do Livro Infantil, né?!?!
    É de extrema importância começar a criar o hábito da leitura desde muito cedo. E, para isso, precisamos apresentar livros de qualidade e divertidos para nossos pequenos. Gostei bastante desses livros indicados aqui!!!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Nem conhecia esse dia, aprendi aqui.
    Estou recomeçando se quiser dar uma passadinho no meu blog, ficarei grata.
    karenbiazus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. devemos aproveitar essas oportunidades para estimular a leitura nos pequenos!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Não sabia dessa data !
    Isso é muito bom,pois podemos estimular a leitura pra crianças,só não estimulo pra minha irmã ainda porque ela é muito pequenininha e ainda tá aprendendo a falar .

    ResponderExcluir
  11. Não fui uma criança que leu muito... li quase nada pra dizer a verdade. Só queria brincar XD
    Mas hj incentivo demais os meus sobrinhos.

    ResponderExcluir
  12. Bateu saudades do Sítio do Pica Pau Amarelo, era viciada nesta turminha. Boas opções de leituras para os pequenos.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro livro infantil... comecei a ler depois de adulta e até hoje me arrependo (mesmo não sendo minha culpa, hehehe).
    Se eu tivesse lido quando criança sei que seria uma pessoa melhor.
    Eu leria todos os livros listados... nunca achei ruim ou mais ou menos uma estória infantil.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Adriana :)

    Descobri que existe esse dia alguns dias atrás... achei muito legal!
    Adoro ler livros infantis. hehe :)
    Beijos

    ResponderExcluir