Amor Invertido de Maximiliano Souza








Titulo: Amor Invertido
Autor : Maximiliano Souza
Paginas : 193
Editora : Modo Editora
Gênero : Romance
Classificação :


Sinopse :
Diego tinha uma vida tranquila e cheia de sonhos quando veio para São Paulo estudar. O que ele não sabia é que ao se mudar para o apartamento da irmã, acabaria se envolvendo com uma pessoa muito interessante, que faria sua vida amorosa dar uma reviravolta. Afinal esta pessoa não era apenas rica, bonita e inteligente. Ela também era um homem! Pior. O sujeito parecia estar envolvido em um relacionamento com sua irmã mais velha criando um complicado triângulo amoroso. O assombro de Diego não tinha limites ao se sentir atraído por Vinícius.
Afinal, até aquele momento, em seus vinte anos de vida, ele sempre se envolvera com mulheres. Vindo de uma família preconceituosa e tradicional, tudo o que ele antevia ao pensar nessa relação era um futuro cheio de sombras. Mesmo assim não conseguia se livrar de mergulhar mais e mais naquela relação. Como ele iria conseguir voltar ao conforto de sua vida de antes? Por que seu corpo dizia uma coisa enquanto sua mente clamava por outra diretamente oposta? E como poderia enfrentar seus amigos e familiares caso aquela história de amor invertido chegasse aos seus ouvidos? Acompanhe a história de Diego, um jovem ainda tentando entender como se dão os complicados relacionamentos humanos, e descubra que a vida pode ser muito diferente daquela que você imagina.

Este livro me surpreendeu além das minha expectativas, um livro leve, bem escrito, com personagens cativantes e com um tema bem diferente do que estou acostumada. Diego tem 20 anos é inteligente,divertido, bonito e hétero. Esta chegando para morar com a irmã em São Paulo, para estudar na faculdade, até então ele morava com os pais que e ajudava na pousada da família na cidade de Bonito MG. Sua irmã Juliete é aeromoça e está constantemente viajando, e quando ele chega no apartamento, sua irmã esta em uma de suas viagens, então ele resolve tomar um banho e se instalar.
" Penso que sempre chega uma hora em que devemos experimentar coisas novas. Tudo bem que sair da casa dos meus pais para vir morar com minha irmã, mas, a meu ver, era como sair do regime fechado para a semi liberdade."
Para sua surpresa ao sair do banho nu e enxugando o cabelo com a toalha, ele se depara com um estranho no meio da sala. O estranho não se identifica e diz que só veio dar comida para a gata. Constrangido pela situação Diego corre para o quarto para se trocar e quando volta o estranho já sumiu. Pouco tempo depois sua irmã retorna e depois de matar a saudade resolvem irem jantar quando a campainha toca e é novamente o estranho. Juliete fica claramente encantada com a visita e os apresenta, o estranho é Vinicius, o vizinho que mora na cobertura, e Diego deduz que sua irmã e Vinicius estão envolvidos de alguma forma. Mas acaba rolando uma certa implicância por parte dos dois, um incomodo que ele ainda não sabe explicar o porque.
"... o que Rubens, Joca, Ariadne e Maize, pensariam se soubessem de minhas ultimas peripécias sexuais. Ficava imaginando se aquele olhar de apreciação iria se transformar em asco. Se a confiança daria lugar à desconfiança. Sabe como é, amigo gay, não sei se o esbarrão foi coincidência ou se ele tá me bolinando. Coisas que me ocorriam quando eu era adolescente, agora se representavam comigo no papel inverso. Via-me pelos meus olhos de outrora e me sentia miserável."
Vinicius é fotografo profissional, próximo dos 30 anos, lindo, serio e rico, muito rico. Mas precisa de um assistente e por influencia de Juliete, acaba contratando Diego e a partir dai tudo se complica, Vinicius parte pra cima de Diego que fica totalmente revoltado com a situação, porem ele fica ainda mais revoltado com a própria reação. E ele passa a pirar com a possibilidade de ele vir a gostar de outro homem. Conforme o tempo passa o clima vai esquentando e as investidas de Vinicius também, Diego descobre que o envolvimento de Vinicius e Juliete não é o que ele imaginava, e que ela está envolvida em um drama pessoal bem complicado. E que os sentimentos dele por aquele homem arrogante e mau humorado é mais complexo do que ele gostaria.
" Não é algo que eu fale abertamente, mas minha família era, extremamente preconceituosa. Eram capazes de marginalizar qualquer coisa que lhes escapassem à compreensão ou que parecesse fora o padrão da normalidade e dentro do conceito em que fomos criados..."
Para resolver o problema da irmã eles viajam de volta para Bonito, e para a surpresa de Diego, Vinicius vai junto, os pais dele adoram o Vinicius pois ele já havia ido lé em outras ocasiões. Entre passeios e trabalho Diego se vê de volta a normalidade, entre amigos e família e as duvidas que o atormentam, mas também vem a certeza do que ele realmente quer. E de quem ele realmente é.
O livro é narrado por Diego que em certos momentos passa a impressão de que está conversando com o leitor (adoro isso) sem contar que ele é sarcástico, tímido e muito fofo.
"- Olha aqui Diego, eu não sei bem o que se passa por essa sua cabeça - disse ele por fim, parecendo pesar bem as palavras - Mas eu me sinto atraído por você.
Olhei-o boquiaberto. Como tinha coragem de dizer uma coisa daquelas sem um pingo de vergonha na cara?
- Mas eu sou homem! - Só para constar nos autos.
Ele me olhou um tanto surpreso com essa afirmação e depois deixou escapar uma risada.
- É eu percebi."
O autor entra em um tema totalmente tabu com uma naturalidade, leveza e profissionalismo impressionante. Apesar do tema, o romance é bem agua com açúcar, sem baixarias ou vulgaridade o sexo é mencionado mas não entra em detalhes, e adorei a forma como o Diego se redescobre e tem que aprender a lidar não só com o preconceito alheio mas co o seu também. Vinicius é um personagem de personalidade forte que sabe bem o que quer, e luta pelo seu objetivo.
Quando o livro acabou, me deixou aquela sensação de "poxa mas o livro já acabou" confesso que queria mais, já que algumas questões ficaram em aberto, então pesquisei e descobri que o autor tem a intenção de fazer mais um livro e isso me deixou muito feliz. Aguardo ansiosa o próximo, que será narrado por Diego.
" Tipo quem mudou a tecla hétero para a tecla homo quando eu não estava olhando?"
Trechos:
"...Quer dizer, achei que estava preparado para qualquer coisa. Mas seria impossivel estar preparado para a pressão em meus lábios e a invasão úmida de minha boca. O choque congelou o meu cérebro."
"Havia concluído que aquele beijo havia sido uma espécie de piada de muito, extremo, super, mau gosto. E que provavelmente não tinha tido nenhuma significância para ele. Então, porque deveria me preocupar? Não é por conta de uma brincadeira infame daquela que havia me tornado menos homem não é? Afinal o que era uma ereção ou duas? Eu era jovem. Tinha ereções vendo bulas de remédios."
"- Não sou capaz de imaginar o que seria de mim se alguém mais soubesse. Eu não iria suportar que meus amigos, meus pais me olhassem como se eu fosse...
Era evidente que ele estava ficando furioso com aquela conversa mas não fui capaz de me conter e falei:
- Como se eu fosse anormal.

16 comentários:

  1. Pela capa, com certeza não daria nada por essa história. Mas está aí mais um bom exemplo de que as aparências enganam.
    A trama parece bem desenvolvida, assim como os personagens. O que mais gostei foi do fato do tema ter sido tratado com naturalidade e sem apelos desnecessários. Também é bacana o drama pessoal da irmã de Diego; acho que dá uma valorizada ainda maior na história.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Ainda beira o preconceito..rs Particularmente não li nenhum livro que fosse por este lado. E confesso que não simpatizei demais ainda com a história. Não é preconceito,apenas uma relutância ainda!
    Não digo que não lerei. Mas ainda preciso estudar a questão..rs
    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. O começo do livro me lembrou o começo de Dublin Street, é do mesmo jeitinho. Ela sai do banheiro nua, e o cara entra e a vê nua. rs Enfim, achei bacana o enredo do livro. Porque, infelizmente, o preconceito é algo muito vivo hoje em dia. Apesar das pessoas não assumirem de fato, mas sempre tem alguém... Diego e Vinicius, parecem ser ótimos personagens. Mas fiquei curiosa pra conhecer o Diego, ele parece ser bem cativante. Acho que por ser narrado por ele. rs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Adriana! Tudo bem? Eu não conhecia o livro, muito menos o autor, mas já achei a premissa da história interessante e corajosa! São poucos os livros que abordam a homossexualidade e pouquíssimos são os livros que retratam o assunto de forma leve, "Amor Invertido" é uma história que eu não daria nada pela capa, mas que pela resenha, acabou me convencendo a dar uma chance! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Legal o livro! Já estamos mais acostumados a ver o tema ser abordado em livros estrangeiros, mesmo não sendo tão comum. Mas na literatura nacional, é uma raridade. Gostei da história, parece ser envolvente.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha, mas no momento tenho deixado de lado esse gênero. Até gosto de romance, porém dei uma enjoada. Assim que voltar a ler romance talvez eu leia esse livro.

    ResponderExcluir
  7. Tenho lido resenhas e a maioria foi positiva. O que é legal, pois, além de ser um autor nacional, o enredo se trata de um tema atual, muito debatido.

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nenhum livro com esta temática.
    Este livro deve ser muito bom, alguns pontos da sua resenha me despertaram um desejo de lê-lo. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  9. Mesmo estando em 2014, esse tema ainda continua um tabu. Achei interessante o autor abordar as dúvidas de uma personagem que está se redescobrindo sexualmente falando. Fiquei curioso pra ler, pois ainda não li nada parecido.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. nunca li sobre esse tema,mas fiquei curiosa,parece ser interressante

    ResponderExcluir
  11. Nunca li nada sobre o tema, e confesso que fiquei interessada por esse! Só pela capa eu não daria nada, pois a achei extremamente brega, mas gostei da história, e acho que isso é o que importa no fim das contas.

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Não conhecia esse livro, mas gosto bastante de romances leves, e esse me parece ser uma delícia de ler.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro e pela sinopse e pela resenha, ele já entrou na minha lista de desejados e lá no topo, acho que até vou mudar minha lista do top comentarista e colocar ele no lugar . O livro conseguiu me ganhar só pelo que você falou dele .

    ResponderExcluir
  14. Interessante ver um livro sobre esse tema que infelizmente ainda é um tabu em nossa sociedade, o livro parece, pelo que percebi através de sua resenha, ser leve e despretensioso, abordando o assunto com naturalidade o que acho muito legal. Obrigada pela e resenha, ótima indicação.

    ResponderExcluir
  15. Nossa gostei demais da estória, não conhecia mas gostei muito!!!
    Já foi lançado ou é para data futura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosacarla
      O livro já foi lançadp faz algum tempo, eu também não conhecia, mas amei. Já o vi a venda no site da livraria cultura e no site da Modo editora. Bj.

      Excluir