A Corte do Ar de Stephen Hunt








Nome : A Corte do Ar - livro 1
Autor : Stephen Hunt
Páginas : 544
Editora : Saída de Emergência Brasil
Gênero : Aventura, Steampunk, Inglaterra contemporânea.
Classificação 

Sinopse:
Quando a órfã Molly Templar testemunha um assassinato brutal no bordel onde foi colocada como aprendiz, o seu primeiro instinto é o de correr de volta para o orfanato onde cresceu. Ao chegar e encontrar todos os amigos mortos, e percebe que, na realidade, era ela o verdadeiro alvo do ataque…. Oliver Brooks levava uma existência tranquila na casa do tio, mas quando é acusado da morte do seu único familiar é forçado a fugir para salvar sua vida, acompanhado por um misterioso agente da Corte do Ar. Perseguido pelo país, Oliver se vê na companhia de ladrões, foras-da-lei e espiões, e aprende mais sobre o segredo que destruiu a sua vida. É então que Molly e Oliver são confrontados com uma ameaça à própria civilização, por um poder antigo que se julgava derrotado há milênios. Os seus inimigos são implacáveis e numerosos, mas os dois órfãos terão a ajuda de um formidável grupo de amigos nesta aventura cheia de ação, drama e intriga.


No começo achei o livro meio lento ( porém necessário para conhecer e entender a historia), mas isso só até chegar mais ou menos na pagina 100. Depois disso o livro fica simplesmente sensacional. Uma leitura que te prende e te surpreende a todo momento. Este foi o meu primeiro Steampunk, e amei a experiência, o cenário é totalmente diferente ao que estou habituada, com personagens grotescos e a riqueza nos detalhes nos passa uma imagem de uma Londres Vitoriana que jamais imaginei.
O livro é uma mistura de tudo, ação, intriga, drama, aventura, tem magia, homens vapor, Reis mutilados, Soldados com poderes especiais, etc...
O livro é contado por um narrador, e por este motivo, sabemos tudo o que esta acontecendo, em todos os momentos da historia. Sendo assim acabamos embarcando na aventura junto com os nossos protagonistas.
Há, e eu não posso me esquecer que, o que mais me chamou a atenção do livro logo de cara foi a capa. Ela é simplesmente linda, e tem um detalhe, que é demais. A capa tem essa escotilha e na contra capa esta o dirigível, quando ela se abre um se separa do outro pois são independentes. Totalmente diferente e lindo.

Corte do ar é uma organização altamente secreta existente acima das nuvens, que policia e vigia a situação de Chacalia. Que também são conhecidos como  observadores do céu. E homen-vapor são seres mecânicos feitos de ferro e rodas de engrenagens, são muito inteligentes, e chamam os humanos de "corpo-macio". Já os cantores do mundo, são feiticeiros que buscam energias das forças magicas da terra. Os habitantes viajam em aerostatos, que são naves que se assemelham a um dirigível. Os Lupocaptores são agentes que espalham o terror em nome da corte do ar.

Molly é uma das órfãs do orfanato portas do sol da cidade de Chacália, e após ser dispensada de mais um trabalho pois ela tem o "péssimo habito" de ser distraída e de gostar de ler no horário de serviço. Mas acaba sendo contratada por um bordel , como aprendiz, mas logo se vê em uma grande enrascada quando as pessoas envolvidas a ela começam a serem assassinadas, quando na verdade o alvo real seria ela. Com um assassino em seu rastro, sua única alternativa é fugir para a cidade subterraria de Tristeesperança com a ajuda de Marchas Lenta (um homem vapor), um lugar dominado por rebeldes e maquinas e medo.
Mas quando ela é resgatada pelo repórter da cidade de Chacália e levada de volta para a superfície tendo ele como seu protetor, Molly fica cada vez mais perto de descobrir o porque de sua vida esta correndo tanto perigo e qual o mistério disso tudo.

Enquanto isso temos o jovem Oliver Books que leva uma vida pacata na cidades de Cem Cadeados, de onde ele não tem permissão para sair, nem a passeio, onde ele é obrigado a assinar um livro de presença uma vez por semana se quiser viver em "liberdade". Tem como tutor o seu tio Titus, o dono da pousada Setenta Estrelas, que ficou responsável por ele após a morte de seus pais. Após a chegada do hospede, convidado de seu tio, o Sr. Harry Stave. Sua vida muda completamente, e para sempre.
Quando volta de uma de suas idas a delegacia para assinar o livro de presença, chegando em casa se depara com a empregada da casa degolada na cozinha, seu tio assassinado no andas de cima, o Sr. Harry pedindo telepaticamente, que ele ficasse acalmo, pois a casa havia sido invadida, e que eles precisavam fugir imediatamente. Já que será acusado do assassinato de seu tio e de mais duas pessoas.

A partir dai a vida destes dois jovens se modificam e uma incrível aventura começa, recheada de perseguições, tramas, segredos desvendados pois Harry na verdade é um agente da Corte do Ar que esta enfrentando algumas dificuldades em sua missão, seu tio Titus na realidade era um assobiador (uma espécie de informante) e seu pai era um grande agente da Corte do ar. E Molly tem em seu sangue um segredo que a torna alvo de inimigos do Estado.

Trechos:
"...Harry deixou Oliver desconcertado.
- Acha que alguém está nos observando?
- Acredite, há sempre alguém nos observando - disse Harry - Vamos."
"-Mas quem são eles? - perguntou Oliver.
-Tanto eu como os meus colegas, os que encontramos a pouco no bosque, Somos coloquialmente conhecidos como lupocaptores.
Oliver riu com tom de descrença.
-Lupocaptores? Então você é um demônio que veio para ...
-...para levar crianças desobedientes, Oliver? Todo mito tem um fundo de verdade. O conto é apenas uma versão distorcida da verdade.
-Isso é verdade - disse Harry - Ainda que eu preferisse ser conhecido como um empreendedor de espirito livre que entrou em conflito com a inclinação da marinha pela burocracia e pelos regulamentos.
-Então o que são essas coisas sem sentidos sobre lupocaptores vindos do céu? Daqui a pouco vai me dizer que também ajuda a mãe cavalo a distribuir presentes as crianças no solstício de inverno.
-Lupocaptores são bem humanos - disse Harry..."
"Se a marinha não for o bastante, há ainda a polícia de mineração, o exército regular e uma guarnição da guarda especial.
-É sinal que Chacalia sabe como se proteger...
-Como quiser - disse o agarrador - você gosta mesmo de viver perigosamente.
-Se você não vive no limite, é sinal de que esta ocupando espaço demais, velho amigo.
Harry olhou para Oliver
-Não se preocupe rapaz. Depois do que já passamos, uma viagem até as minas de celgas será como um passeio no parque."
"-Você foi construído em Açomédio? - perguntou Molly
-Eu não fui construído Molly corpo-macio. Fui montado, canibalizado a partir de varias partes de outros homens-vapor - explicou Chaminé Prateada - Seus mecoantes não podem me construir, mas ainda assim, alimentam a esperança de compreender nossos corpos através da profanação dos nossos cadáveres....
-Como o mecomante conseguiu tantos corpos?
-Uma torre caiu - disse Chaminé Prateada...
-Chaminé prateada, eu estava lá! Foi um homem-vapor que me descobriu no meio dos escombros.
-Então você entende, Molly corpo-macio."

21 comentários:

  1. Confesso que não gosto muito desse estilo e não fiquei interessada na premissa.
    De qualquer maneira, para quem gosta deve ser um boa pedida. A trama parece envolvente e coerente!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro a capa desse livro, é realmente muito linda. Vi poucos livros dessa editora, mas todos os que vi, ela fez um ótimo trabalho em termos estéticos. Esse não é o gênero que me agrada, acho que até poderia ler, mas a leitura duraria pelo menos um mês. No entanto, não posso deixar de reconhecer que parece ser um história bem escrita e estruturada.

    ResponderExcluir
  3. A capa é bem chamativa, a história parece ser recheada de aventuras e muita magia... isso é otimo para quem gosta, mas infelizmente esse genero não me agrada. Tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. Acredita que até hoje nunca li um livro steampunk?! Não tenho interesse extremo no gênero, mas acharia bacana se um livro desse caísse nas minhas mãos, aí leria, mas comprar mesmo, acho que não. Tenho ouvido elogios muito fortes com relação a capa e diagramação desse livros e pelas fotos que estão sendo divulgadas deve ser de fato lindo!

    ResponderExcluir
  5. É mesmo Adriana, tem livros que no começo tem que ser tudo muito bem explicadinho, pois seremos apresentados à muitas coisas.
    Já faz um tempinho que quero começar a ler esse livro, pois também gostei dele pela capa, primeiramente.
    Gosto dessa temática bem aventureira, de tirar o fôlego.
    Li os trechinhos e gostei muito.

    ResponderExcluir
  6. Primeira coisa que tenho que comentar, é sobre esse "péssimo hábito" da Molly ter. Mas gente... já gostei do livro. Mas o que me chamou mesmo a atenção foi o enredo do livro, realmente como citou a colega acima parece de tirar o fôlego! haha Eu tô tão precisada de um livro assim, ultimamente. rs E sobre a capa, eu vi em um vídeo mostrando detalhes e fiquei louca pra ver pessoalmente. Realmente parece ser linda e bem trabalhada.

    ResponderExcluir
  7. Fiquei aqui louca pra ver a capa pessoalmente! *-* Deve ser linda mesmo!
    Com certeza é algo bem diferente o que o livro traz. Parece se ruma boa história!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da capa e do enredo, parece um livro muito interessante. Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele, então não tinha me interessado tanto, mas agora que eu conheci melhor a história e você o classificou com cinco estrelas, me deu muita vontade de ler, deve ser um ótimo livro. ;D

    ResponderExcluir
  9. Pela sinopse, eu não fui conquistada. Mas a sua resenha, me fez repensar a minha primeira impressão do livro. Apesar de ter medo de não conseguir prosseguir já que o começo, segundo você é lento, eu já gostei da Molly e o que me desagradou até agora é saber que tem um pouco de fantasia. Mas não foi o suficiente para tirar a minha curiosidade em relação ao desfecho.

    ResponderExcluir
  10. Ainda não vi esse livro pessoalmente,mas quando for a uma livraria eu quero ver,parece se muito linda.
    Eu fiquei com vontade de ler,vou ver se coloco na lista.

    ResponderExcluir
  11. Não me interessei muito pelo livro, quem sabe mais tarde.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  12. O livro é grande, mas se recebeu 5 estrelas deve ser bom demais. Também achei a capa linda, mas ainda não entendi que gênero é esse. Achei os personagens meio malucos, como esses homem-vapor e tal. Parece ser legal, até que me interessei.

    ResponderExcluir
  13. Eu tive um pouco de dificuldade para ler esse livro no começo...
    Parava e relia toda hora para conseguir entender, mas nem cheguei a achar cansativo.
    Super amei também nunca tinha lido nada do gênero *O*
    Beijos, Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  14. Parece ser um livro bem legal! Preciso ♥ HAHA

    ResponderExcluir
  15. Confesso que estou com um pé atrás com esse novo estilo literário mas só estou lendo críticas positivas... Já vi esse livro no Sub com um precinho bom... então ele provavelmente será o meu primeiro livro com esse estilo ...

    ResponderExcluir
  16. Livro 5 estrelas, realmente deve ser bom!
    Achei muito interessante, nunca li nenhum steampunk, mas creio que esse é ótimo pra começar!

    ResponderExcluir
  17. Amei essa capa e tô gostando bastante da proposta dessa editora. Quero muito conhecer o trabalho dela, espero ter a oportunidade! =)

    ResponderExcluir
  18. Assim como você, achei a capa muito bonita mesmo. É show de bola. E legal saber que o conteúdo é tão bom quanto a capa. Eu, como amante de steampunk, tenho certeza que vou gostar bastante dessa série. Espero consegui lê-la em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  19. Não sabia que existia um gênero pra esse tipo de livro...
    Bem, gostei da resenha e me interessei muito pelo livro, visto que ele tem tudo o que me agrada em uma leitura...
    pamelatakumi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Estou louca para ter essa edição nas mãos, acho a capa muitoooo linda e a distopia também!!!

    ResponderExcluir