Jogos Vorazes de Suzanne Collins






Titulo : Jogos Vorazes
Autor : Suzanne Collins
Paginas :  397
Editora :Rocco
Gênero :  Romance , Drama , Ação
Classificação :





Sinopse:

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?




Confesso que adiei essa leitura mais do que gostaria. Vi o filme e “gostei”, mas ainda achava que o livro mão me agradaria tanto assim.
Mas decidi que já estava na hora de dar uma chance a esta série que tem tantos comentários contraditórios, afinal ainda não tinha lido nenhuma distopia, e para a minha total surpresa adorei o livro. E o que mais me agradou é que o livro apesar de bem fiel, é até bem diferente do filme, explica coisas que ficaram em aberto na trama , como se faltasse uma peça no quebra-cabeça, sendo que no livro fica mais fácil de entender muitas destas coisa. Achei muito cruel colocar em uma arena adolescentes para matar uns aos outros e cruel para os pais que não podem fazer nada para impedir que seus filhos participem, simplesmente foram acostumados a este padrão de cultura, que passou a ser normal, ser tudo assim, do jeito que é. Mas a ideia e a lição de moral da historia realmente faz a leitura valer a pena.

Ketniss é uma adolescente de 16 anos que reside em um lugar onde um dia foi o Estados Unidos que não existe mais, e assim foi criado Panem, que é dividido em 12 distritos e o de Katniss é o Distrito 12. Antigamente Panem sofreu uma grande rebelião, e a Capital para não deixar o povo se esquecer das consequências se sua rebeldia criou os Jogos Vorazes, que consiste que cada distrito tem que mandar obrigatoriamente dois tributos aos jogos, sendo eles uma menina e um menino, na faixa etária de 12 a 18 anos, sendo ao todo 24 tributos. Os Jogos Vorazes são televisionados para toda a nação, como se fosse um reality show. Esses tributos tem que lutar um contra o outro até a morte até que apenas um tributo se torne o vencedor.
Katniss é uma garota que apesar da idade é a responsável pelo sustento de sua família, sua mãe e sua irmã, que também é o que acontece com o seu melhor amigo Gale.
E por infelicidade do destino, na hora do sorteio da colheita para a escolha dos tributos sua irmã Prim é a sorteada e num momento de desespero e de super proteção, Katniss acaba se voluntariando para ir no lugar de Prim.
E assim começa a luta de Katniss para sobreviver a esse jogo, mas que será que voltará para casa, ela ou Peeta, o filho do padeiro que ela conhece tão pouco.

O livro é narrado por Katniss então tudo que vemos é a visão dela da historia. A narrativa é bem fluida com momentos chocantes, emocionantes e apaixonantes.
Acabei de ler Em chamas mas a leitura segue o mesmo ritmo mas confesso que gostei mais de Jogos Vorazes, logo, logo tem resenha para vocês ,agora é só começar o Esperança para ver como termina esta saga.

Trechos:

"Mas ele se tornou muito mais do que um companheiro de caçada. Ele se tornou meu confidente, alguém com quem eu podia dividir os pensamentos que eu nunca podia dar voz dentro do muro. Em troca, ele confiou em mim. Quando estava fora na floresta com Gale... Às vezes eu era feliz de verdade."
 "- Ela tem outro cara? - Pergunta Caesar. - Eu não sei, mas muitos outros garotos gostam dela - diz Peeta. - Então, faça o seguinte. Ganhe, volte para casa. Ela não pode te recusar então, hein? - diz Caesar. - Eu não acho que vai funcionar. Ganhar... não vai ajudar no meu caso - diz Peeta. - Por que não? - diz Caesar, perplexo. Peeta cora um tom de beterraba e gagueja. -Porque... porque... ela veio aqui comigo."
 "E enquanto estou conversando, a ideia de perder Peeta de verdade me atinge novamente e percebo o quanto não quero que ele morra. E não é sobre os patrocinadores. E não é sobre o que vai acontecer em casa. E não é só porque eu não queira ficar sozinha. É ele. Eu não quero perder o garoto com o pão."

37 comentários:

  1. Oi, Adriana!

    Este é o meu livro favorito da trilogia. Gosto muito de Jogos Vorazes por conta de toda a novidade sobre a Arena e tal. É um livro que eu terminava um capítulo querendo ler logo o próximo. Eu não gostei muito do filme, é bom e só isso.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tiago
      Há eu gostei do filme , e gosto mais da Katnis do filme também ...kk
      Bks

      Excluir
  2. Oi Adriana !
    Eu gostei muito deste livro e o prefiro mil vezes ao filme, eu gostei bastante da leitura, bem fluida e com um enredo tão diferente do que estamos acostumados de fato chama atenção, mas meu favorito da trilogia é o 2º livro Em Chamas :]

    ResponderExcluir
  3. Talvez esse seja o post mais fácil que eu vou comentar. Na verdade eu nem sei por onde começar.Bom, vamos lá.
    Eu assisti primeiro ao filme antes de ter lido o livro, eu nem sabia que era baseado em um livro.Mas, foi só este ano que eu tive a grande ideia de ler o livro, ou melhor os livros, para saber o que ia acontecer. Havia muitas perguntas. Então eu comecei ler o livro. Bem na verdade eu era pra ler The lying game. Só que eu acabei deixando de lado e comecei a ler THG. Li em uma semana.
    Jogos Vorazes é bom, mas o que vem depois é melhor.Eu não gosto do último livro, mas sei que muitos gostam de Em Chamas. Quanto ao filme eu o achei bom, afinal de contas é a única trilogia adolescente que tem uma atriz vencedora de um oscar. É claro que tiraram algumas coisas do filme e de acordo com o diretor de Em Chamas dessa vez eles não vão tirar e sim só colocar algumas coisas.

    "May the Odds be Ever In Your Favor"
    THG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regilene
      Muita gente me reclama do terceiro livro , por isso vou lê-lo mas não com muita expectativa para não me decepcionar tanto.
      Bjs

      Excluir
    2. Adriana,eu disse logo acima que não gosto do último livro. Eu nem sei de onde eu tirei isso.Eu deveria tá pensando outra coisa. Na verdade, acho A Esperança o melhor, bom eu não me decide quanto a isso, pois os outros são muito bons. A Esperança é a revolução em sim,e eu acredito que muitos não gostaram porque não há muito do romance, mas na verdade eu acho que ele sempre esteve na mesma medida em todos os outros. Bom, eu acho que era isso que eu queria dizer.

      Excluir
  4. Oi Adriana. Peguei despretensiosamente o primeiro capítulo desse livro para ler e quando dei por mim fui mais um e mais outro até completar o livro. Gostei bastante por nunca haver conhecido nada semelhante e até o momento "Em Chamas" trouxe mais adrenalina as veias. Em breve leio A esperança e digo qual foi meu favorito, rsrs. Achei o filme bem fiel e os personagens bem caracterizados. Beijos!

    De Frente com os Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clovis
      Estou com Esperança nas mãos, só falta começar a leitura ,só espero não me decepcionar muito com o fim da saga.
      Bjs

      Excluir
  5. Li Jogos Vorazes também depois de ter visto o filme, por isso perdeu um pouco a graça, ainda que muitos momentos fossem cortados, tudo foi muito fiel ao livro, então tirou um pouco aquela coisa mágica, além de os personagens já terem a aparência dos atores na minha mente, por exemplo. Enfim, quero ler Em Chamas em breve, ainda assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduarda
      Achei o filme bem fiel ao livros , mas quando li o livro entendi melhor a historia , acho que ficou faltando coisas importantes no filme.
      Bjs

      Excluir
  6. Geralmente não leio o livro depois de ter visto o filme, mas abriria uma exceção neste caso. Aparentemente, o livro é muito mais completo e complexo do que o filme (pelo visto tiraram/mudaram algumas coisas). Os personagens são muito interessantes e toda a tensão e contexto prendem a atenção.
    Quero muito ler.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Gosto tanto do livro como do filme e Jogos Vorazes é com certeza o meu preferido da trilogia. Em Chamas é bom, mas achei Esperança um saco! Muita enrolação.

    ResponderExcluir
  8. AAAAAH o melhor livro, da melhor autora, da melhor historia de TODAS, amo Jogos Vorazes, essa é a 2ª resenha que vejo, já até vi ao filme. Estou amando esse blog *-* Bom... Acho muito bacana a autora fazer essa historia, envolver coisas reais com a ficção, a criação desse Reality mortal, claro que no final dava para saber que a katniss ia ficar com seu parceiro de distrito e eu amei isso, ela é uma ótima atriz, fizeram uma boa escolha. Jogos Vorazes é um sucesso, lembro de quando na escola eu nem sabia de nada e muitos estava tão ansiosos para a historia e para ver o filme, adoro JV ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo
      Que bom que você esta gostando do blog, e o livro realmente me agradou muito,Também passei por este alvoroço logo no inicio da saga, mas mesmo assim ainda não me interessava por eles, tambem gostei da escolha dos atores mas acho a Katniss do livro meio mosca morta..., a do filme tem mais atitude.
      Bjs

      Excluir
  9. A não gostei muito do filme se for comparar com o livro,mas o livro me surpreendeu também foi minha primeira leitura com o tema distopia e me surpreendi apesar da Katniss não ter me agradado ela me passou uma imagem de coitadinha já o Peeta(por favor vem fazer pão na minha casa não resisti a piada desculpa)ele se mostrou um ótimo personagem apesar dele ser meio bobão por ficar fazendo tudo pela Katniss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia
      Não pude conter a gargalhada quando li seu comentário kkk. Acho a Katniss do livro meio mosca morta ,sem iniciativa própria (gostei mais da katniss do filme) Mas o Peeta é um fofo, um personagem que me cativou muito neste primeiro livro. Adorei a piadinha kkk. Bjs

      Excluir
  10. Assim como você eu gostei mais de Jogos Vorazes do que Em Chamas, apesar de todos terem amado mais o segundo. Acho que foi pq quando li Em Chamas já sabia que iam ter jogos de novo. Isso estragou minha leitura, tem muita blogueira que fica dando spoiler de tudo quanto é jeito nas resenhas. Triste isso! O filme podia ser melhor, mas o livro vale muito a pena ler, que bom que você leu! Acho que devia ser leitura obrigatória...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela
      Também não curto spoiler, e procuro colocar o minimo possível em minhas resenhas, mas confesso que tive que procurar saber como termina Esperança porque o final de Em chamas me desanimou muito...
      Bjs

      Excluir
    2. A Esperança é meio triste, principalmente pra quem gosta de Peeta. A autora foi bem realista o livro todo, diferente da maioria das distopias que eu li. Acho que vc deve continuar colocando pouca coisa sobre o enredo nas resenhas mesmo, é muito triste ler uma resenha e ter algum spoiler, eu mesma procuro ler muito pouco das resenhas de livros que eu ainda vou ler.

      Excluir
  11. Oi Pam
    Enquanto eu lia Em Chamas eu só ficava me lembrando de você falando que não queria ler Esperança para não se decepcionar, e eu te entendo plenamente...kk
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Adriana eu gostei bastante dessa trilogia, nem sei dizer qual é o melhor porque na minha cabeça os três são uma coisa só rs.
    A escrita da Suzanne é boa né? Lembro que li em um dia só Jogos vorazes e Em chamas. Esperança relutei um pouquinho pq não queria q terminasse ahaha.
    Me surpreendi muito com o filme!! Tava esperando um filme meia-boca tipo o do percy jackson mas foi UOW! E como você disse, o filme é bom e diferentinho do livro que é incrível! Ótima ideia colocar os bastidores dos jogos né?
    Estou no aguardo do próximo filme!
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Eu já li o livro, mas confesso que não consegui ver tudo o que falam. Sim, é um livro bom, mas acho a protagonista muito indecisa e isso me irrita.
    Já li a sequencia e só falta Esperança como você, mas não estou muito animada para continuar.

    ResponderExcluir
  14. Poxa, comentei e acho que não foi :x
    Vou comentar de novo, não repare se tiver repetido rsrs

    O livro é maravilhoso, uma das melhores leituras que fiz em 2010 (e fico pasma quando vejo como passa rápido o tempo).
    Agora só preciso ler logo Em Chamas...

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  15. Desespero! Esse livro se resume a isso. Nunca li nenhum outro que me deixasse tão eletrizada quanto esse, tive um treco lendo! Nossa, é bom demais não é? Favorito pra sempre!

    ResponderExcluir
  16. Oi Adriana!
    Eu assisti ao filme e simplesmente amei! É um filme forte sim mas que faz nós pensarmos em muitas coisas! Imagina só como deve ser o livro então? Desde que assisti ao filme a série de livros está na minha lista de desejados e espero que tenha logo a oportunidade de poder lê-la. Katniss é uma grande protagonista e a atuação da Jennifer não podia ter sido melhor =D Estou ansiosa pelo segundo filme =D

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  17. Não acompanho essa série, mas já li muitos comentários positivos.
    Estou fugindo de séries, rsrs

    ResponderExcluir
  18. Tenho vergonha de dizer que nunca li nada da série. Só vejo resenhas positivas a respeito. Assim que puder, começarei a ler. ;]

    ResponderExcluir
  19. Oi, Adriana! Não tenho muito interesse pela série, talvez por não ter lido nenhum livro distópico ainda. Mas quando eu decidir me render ao gênero, não pretendo começar por Jogos Vorazes... quero começar com algo mais leve, tipo A Seleção. O filme também não desperta meu interesse. :/ Mas talvez fosse até bom vê-lo antes de ler o livro, mesmo eu preferindo fazer o contrário. hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro livro não tem tanta violência não Andreza, o que tem violência mesmo é o último, mas o primeiro achei normal, nada pesado...

      Excluir
  20. Oi Adriana! Como você já sabe li essa série e gostei muito. Os dois primeiros são bons, mas o terceiro é meio decepcionante. Não que eu não tenha gostado, mas me deixou meio depre quando terminei. Você leu, então vai entender. Mesmo assim é uma das minhas séries preferidas.

    ResponderExcluir
  21. Infelizmente assisti o filme antes de ler o livro, o qual ainda não li, mas estou querendo muito. Não gostei do filme, mas sei que o livro é melhor e por isso não vejo a hora de ler

    ResponderExcluir
  22. Gostei demais do livro também... minha paixão começou com o filme, mas quando descobrir que tinha o livro, minha alegria aumentou!!! :) Que bom que vc gostou, estou esperando pela resenha do próximo em...

    ResponderExcluir
  23. Oiie
    Eu tenho até vergonha e falar que nunca li essa triologia..
    Vi o qt vc gostou.. Adorei os trechos!
    Curti muitoooo o filme tbm...
    E eu ainda quero muito ler, to esperado ficar mais baratim pra comprar.. hehe
    Só nao falam muito bem do ultimo...
    Veremos o q vc acha depois...

    bjinhos
    Pam
    Meus Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  24. Eu assisti o filme sem saber do que se tratava. Fui com uma amiga da faculdade e pronto! Não gostei do filme por achar um absurdo esse reality show ridículo de crianças matando crianças pra sobreviver e dar um pouco de "sossego"/"fama" para o distrito. Não curto briga de galo, vou gostar de briga de humanoXhumano? Por favor! U__u' Distopia mais absurdo. HSUASUASHA OK, vou parar porque eu sinceramente acredito que quando ler a trilogia posso cair de amores e lembrar desse comentário. XD

    ResponderExcluir
  25. Também só me interessei pelo depois de assistir ao filme. Tenho muita vontade de ler e pretendo fazer antes do lançamento do filme "Em Chamas".

    ResponderExcluir
  26. Não vou mentir foi umas melhores resenhas de Jogos Vorazes que li, eu nunca vi nenhum filme, até agora, eu me interessei pelo livro mesmo e adorei, só vou ver o filmes, quando já tiverem lançado todos ! kkkk

    ResponderExcluir