Jane Eyre de Charlotte Brontë








Título : Jane Eyre
Autor : Charlotte Brontë
Paginas: 528
Editora : BestBolso
Gênero : Drama, Romance
Classificação :
 



Sinopse:

Jane Eyre é uma menina órfã que vive com sua tia, a sra. Reed, e seus primos, que sempre a maltratam. Até que, cansada do convívio forçado com a sobrinha de seu falecido esposo, a mulher envia Jane a um colégio para moças, onde ela cresce e se torna professora. Com o tempo, cresce nela a vontade de expandir seus horizontes. Ela põe um anúncio no jornal em busca de trabalho como governanta. O anúncio é respondido pela senhora Fairfax, e Jane parte do colégio para trabalhar em Thornfield Hall. Lá, ela conhece seu patrão, o sr. Rochester, um homem brusco e sombrio, por quem se apaixona. Mas um grande segredo do passado se interpõe entre eles. 




Jane é uma mulher de beleza comum , órfã criada pela mulher de deu falecido tio.
Sua Tia, a Sr. Reed e seus primos tem um ódio incondicional pela menina, que vive sofrendo maus tratos.
Sempre descrita a todas as visitas como uma menina dissimulada, malvada e mentirosa. E sempre castigada por falsas acusações.

A Sr. Reed vê a oportunidade de se livrar da sobrinha indesejada, mandando-a para o instituto Lowood (Instituição de caridade para crianças órfãs). Mas mesmo com uma educação rígida, consegue fazer do instituto o seu lar com suas novas amigas Helen Burns e Miss Temple.

O tempo vai passando e Jane se torna professora, e agora, adulta, já não sente mais o instituto como seu lar. Então ela coloca um anuncio no jornal e na semana seguinte recebe a resposta. Ela agora será governanta e dará aulas para a pequena Adele de 9 anos.
Quando chega, é muito bem recebida pela administradora da casa a Sr. Faierfax e logo se encanta pelo lugar e pelos moradores.

Assim que conhece a Adele percebe que ela é uma menina muito doce e tagarela mas ficam muito apegadas uma a outra.
Logo chega para passar a temporada o Sr. Rochester, o dono da mansão. Ele fica muito intrigado (encantado)com ela , ele fica chamando-a para conversar na biblioteca todas as noites, o que ela faz com grande satisfação.
A amizade entre os dois vai crescendo e acabam se tornando confidentes e é claro apaixonados .
E Jane vê que pode se tornar a mulher mais feliz do mundo ao lado do homem que ama. Mas.....

A historia é cheia de reviravoltas, e Jane se mostra cada vez mais , amadurecida e independente, eu achei que o livro é lindo cheio de emoção e superação. Para quem gosta de clássicos eu super recomendo.


 Trechos:

“Mas agora eu me lembrava de que o mundo real era vasto, e que uma quantidade enorme de esperanças e medos, de sensações e emoções, estava à espera daqueles que ousassem sair por ele afora, buscando, em meio a seus perigos, o verdadeiro conhecimento do que é a vida.”
“- Está me examinando, Miss Eyre – disse ele. – Acha que sou bonito?
- Não senhor!
- Ah! Palavra de honra que existe alguma coisa de singular em você! (...) E quando a gente lhe faz uma pergunta ou uma observação que é obrigada a responder, você dá uma resposta direta que, se não é indelicada, é pelo menos brusca. O que quer dizer com isso?
(...) – Mr. Rochester, permita-me retirar minha resposta anterior. Não pretendia fazer uma réplica espirituosa. Foi apenas um erro.- Apenas isso. Também acho(...). Você parece muito embaraçada, Miss Eyre, e já que não é mais bonita do que eu sou, um ar de embaraço fica-lhe bem. Além disso, ajuda a manter esses olhos penetrantes longe do meu rosto e os distrai com as piores flores do tapete. Assim, continue embaraçada. Minha jovem, estou disposto a ser comunicativo e sociável esta noite.”
  E tem o filme :

37 comentários:

  1. Eu adoro essa capa, acho linda e instigante. Não sabia exatamente do que se tratava o livro, mas eu fiquei bem interessada, acho que Jane vai me proporcionar bons momentos, e é sempre bom ler um clássico né.

    Beijão
    Michelle Boyd
    Little Things

    ResponderExcluir
  2. Acho essa histiria linda,e bem diferente das de Jane Austen. Pois aqui neste livro a personagem é simples e não sonha com um casamento ponposo e tudo mais. Eu simplesmente amo o final deste livro.

    ResponderExcluir
  3. Eu não li o livro, mas asssiti o filme e gostei. A história é super legal, um ótimo romance.
    Talvez eu o leia em alguma oportunidade, pois realmente o filme é bom, e se o filme é bom o livro deve ser até melhor, pois como nós sabemos o escritor tem a oportunidade de detalhar mais as cenas que acabam se formando em nossa mente.

    ResponderExcluir
  4. Nossa achei a história muito bonita.Com certeza me deu vontade de ler,sem contar que a capa é simplesmente linda.Não tive a oportunidade de assistir o filme ainda,to pensando em assistir depois de ler o que você falou do livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, também me apaixonei pela capa! é muito linda!

      Excluir
  5. Que capa linda!
    E ainda tem filme!!!
    Definitivamente procurarei ler o livro primeiro :D

    ResponderExcluir
  6. Já tinha ouvido falar sobre o filme (ainda não assisti) mas, não sabia que ele era baseado em um livro.
    Gostei da história... tô começando a me empolgar com rances de época..rsrs vou procurar ele p ler antes de ver o filme.

    ResponderExcluir
  7. Caramba, essa livro parece ser bem intrigante, muito mesmo.
    A capa é linda demais, mas a verdade é que eu nunca tinha ouvido falar desse livro, apesar de ser um clássico, muita vergonha eu sei *--*

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho que começar a ler clássicos, porque eu não li quase nenhum! :x
    AMEI a capa e pretendo comprá-lo! E vou pedir pro meu primo baixar o filme pra depois eu assistir! *---------* Adorei, adorei. Quero saber mais sobre o Sr. Rochester! :X

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Yasmim, eu tbm tenho que começar a ler os clássicos logo, nunca li nenhum e esse em especial parece muito bom *o*

      Excluir
    2. O filme dele é bem bom, vi um que condiz bem com o livro e passa uma boa ideia de como é. E o livro é ótimo pra quem curte esse tipo de leitura e busca um bom clássico!

      Excluir
    3. Também vou começar a ler clássico, pretendo ler muitos esse ano!

      Excluir
    4. Eu também tenho que começar a lê-los. Sempre acabo adiando pois penso "ahh vou ler outro livro, o clássico sempre via estar ali. Esse pode acabar a edição e eu nunca mais leio".

      Excluir
  9. Este é um dos meus livros preferidos!!!! Amo demais. Já li duas vezes, mas ainda quero ler novamente. Também já vi vários filmes e séries sobre o livro.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    LerparaDiverir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom né?! *-*
      Adoro os filmes dele também, qualquer coisa dele.

      Excluir
    2. Eu infelizmente ainda não li e nem vi nada relacionado ao livro ):

      Excluir
  10. Eu ainda não li esse livro, mas tenho muita vontade de ler. Amo clássicos e é sempre bom saber sobre mais um. Fiquei bem curiosa com sua resenha. Tenho um fraco por histórias que envolvem segredos. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse vale mesmo a pena, se puder se joga!

      Excluir
    2. Também adoro histórias que envolvem segredos, fico louca para saber o que o personagem está escondendo.

      Excluir
  11. Nunca li Jane Eyre, mas adoro o filme, a história. Um dia, pretendo ler esses clássicos que não podem faltar na estante de ninguém.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu como você também nunca li Jane Eyre. Mas, realmente os clássicos são sempre bom. Essa história me soa como um dos livros de Jane Austen.

      Excluir
    2. Ainda não li jane Eyre também, mas pela resenha o livro parece ser ótimo!

      Excluir
  12. Eu amei a capa desse livro pois eu achei ele muito legal mesmo, e a historia parece ser muito legal e deve ser um leitura muito boa, gostaria muito de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  13. Esse livro é muito bom, adorei ler! É nessas horas que você vê o talento das irmãs com os livros delas e baba pensando em como as mulheres naquela época sofriam para escrever. Ter de usar pseudônimo e tudo isso. E olha que trabalho lindo! Um dos meus favoritos!

    ResponderExcluir
  14. Eu geralmente não gosto dos clássicos. Mas esse me deixou muito curiosa!!!
    Não conhecia, mas gostei e achei a capa linda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não gosto muito de ler clássico, mas este livro me deixou bem curiosa, parece ser ótimo!

      Excluir
  15. Já vi esse livro mas só tinha em edição de bolso e já falei que detesto edição de bolso, então vou ter que passar por enquanto, infelizmente =( Mas a capa é linda por demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edição de bolso é horrível, super ruim para ler! A capa é muito linda mesmo!

      Excluir
    2. Eu entendo o seu horror a edições de bolso. Além de eu ser míope, o que dificulta a leitura das letras minúsculas, sou muito desastrada e a edição fica acabada sem muito esforço :(

      Excluir
  16. Adoro histórias com reviravoltas, pretendo ler o livro pois ele me interessou muito!
    Gostei muito da capa, é linda!

    ResponderExcluir
  17. Já tinha visto uma resenha sobre o filme e fiquei com muita vontade de ver! Só não sabia que tinha o livro! *-* Amo clássicos, com certeza irei ler!

    ResponderExcluir
  18. Esse é um livro que sempre quis ler, mas acabo adiando e deixando-o por último. Não vi o filme ainda pq quero ler primeiro.
    Vou tentar fazer isso essa ano ainda!

    ResponderExcluir
  19. Adorei a resenha, De! Estou louca pra ler o livro e ver as adaptações mil dele... Só preciso encontrar. hahaha Só li o romance da Emily até agora, mas se for todos os livros como O Morro dos Ventos Uivantes... nossa... essas eram bem além de seu tempo!

    ps. arruma no titulo do post onde está escrito Jane Ayre (não Jane Eyre) :)

    ResponderExcluir
  20. Conheci esse livro através do filme Três Vezes Amor, onde uma das personagens tinha várias cópias dele porque o comprava em todos os sebos tentando encontrar o que tinha a dedicatória do pai dela para ela. Ela o vendeu na época porque não se interessava e, claro, depois se arrependeu e tentou encontrar. Desde então eu tenho muito interesse em ler esse livro, mas até agora, antes de ler a resenha, eu não sabia ao certo do que se tratava a história. Mas parece realmente interessante, aumentou ainda mais minha vontade de ler. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei morrendo de vontade de ler o livro depois que vi o filme. Todos aqueles exemplares me deram uma vontade de sair e comprar um!

      Excluir
  21. O filme é muito bom. Eu assisti de novo estes dias. Eu preciso ler este livro.

    ResponderExcluir