Parece mas não é. Curiosidades !!!!


Coisas que eu morreria sem saber, mas que no final 
não ia fazer diferença nenhuma.
Mas como eu achei engraçado trouxe essas
"curiosidades " para vocês.


Instituições Regionais Cuja Procedência Não é a Que o Nome Indica 





A Fila Indiana, Não Surgiu Na Índia.

O nome deveria ser fila indígena, já que a característica de andar enfileirado em grupo foi observados nos índios norte-americanos. De acordo com relatos históricos, os guerreiros indígenas se deslocavam no meio da mata pisando um na pegada do outro para não deixar rastros das investidas em grupo. A locomoção enfileirada foi usada como estratégia pelo exército norte-americano na guerra da independência (1775-1783) contra os ingleses.





A Montanha-Russa é Francesa.

O primeiro registro de carrinhos enfileirados com rosas presas a trilhos em alta velocidade para diversão é de 1812, em Paris. O brinquedo tinha o nome de As Montanhas Russas de Belleville. É que a tradição foi inspirada numa brincadeira russa do século 17, que, porém, era mais parecido com um tobogã em uma encosta de gelo. Em russo, o brinquedo é montanha americana (amerikanskiye gorki), em referencia ao pais que aperfeiçoou o brinquedo a partir do século 19.







Biscoito da Sorte Não Vem da China.

Por volta de 1907, o japonês Makoto Hagiwara, abriu uma casa de chá em São Francisco, Califórnia. Lá, ele servia aos seus clientes biscoitinhos doces ocos com bilhetes de agradecimento dentro. Donos de restaurante do bairro chinês da cidade copiaram a ideia, só que imprimindo provérbios e previsões.





Zé Carioca Era Paulista

Apesar de o personagem ser um legitimo cidadão do Rio de Janeiro, foi inspirado no musico paulista José do Patrocínio Oliveira, que conheceu Walt Disney nos Estados Unidos. Patrocínio cujo apelido era Zezinho, tinha toda a ginga e malandragem do papagaio e foi seu dublador na animação de estreia, Alô, Amigos (1942).











Pão Frances Não Existe Na França.

Nem adianta procurar um "Pain Français" em Paris. Pão francês é um produto 100% brasileiro. O "francês" do nome provavelmente vem do fato de ele ter sido criado com basa em descrições de brasucas ricas para seus padeiros, a fim de reproduzir o pão que comiam na Paris do século 19, uma versão reduzida da baguete. O pão francês te o miolo mole, casca fina e clara e a baguete tem a casca grossa e dourada. O pão francês também é chamado de cacetinho, careca etc..; de acordo com a região do Brasil.



Porquinho-da-Índia Não é Nem Porquinho e Nem é Da Índia

A especie Cavia porcellus não é suína e muito menos indiana. A confusão geográfica se dá porque o bicho é originário das índias ocidentais - nome que europeus usavam para se referir ao Caribe até o século 17. Acredita-se que o apelido de porco dado ao roedor tinha a ver com o barulho emitido pelo animal quando está com fome.









Chapel-Panamá Vem Do Equador

O chapel branco de fibra da palmeira jipijapá e com uma faixa preta, que se popularizou na Europa e nos Estados Unidos no século 19, era fabricado no Equador. Na época porém,era importado por empresas do Panamá. Uma foto do presidente americano Theodore Roosevelt vestindo o chapel ao visitar obras do canal do Panamá completou a confusão. A faixa preta do Panamá foi acrescentada em homenagem à morte da rainha britânica Vitoria, em 1901.





Champanhe Não Foi Inventada Na França.

Foi o inglês Cristopher Merret quem criou o método champenoise - segunda fermentação que caracteriza os vinhos espumantes. As uvas eram, sim, provenientes da região francesa de champagne, mas a adição de açúcar foi registrada por Merret em 1662, bem antes de o monge francês dom Pérignon levar a fama. Alem de não ter sido o inventor do vinho espumante, dom Pérignon, procurava, na verdade, eliminar as bolhas formadas na fermentação.


E mais:

Mar Morto Não é Mar Nem Morto.
O mar morto é, na real, um lago gigante na fronteira entre Israel e Jordânia. Apesar de ser a massa de água mais salgada do mundo, na altitude mais baixa do globo (390 m abaixo do nível do mar), a artêmia (tipo de crustáceo) e alguns microrganismo sobrevivem ali. Para ser considerado um mar, a massa de água tem que ser abundante e conectada a algum oceano.

Nem Todo Panda é Urso.
O panda-gigante aquele de pelagem preta e branca, é classificado biologicamente na família ursidea. Já o panda vermelho se parece mais com uma raposa (o bicho que simboliza o navegador da internet firefox) e faz parte da família Ailuridae.

O Lugar Mais Seco Da Terra Não é o Deserto.
Nos vales secos, que representam 2% do território da Antártica, não ha gelo nem neve, e não chove nunca. O segundo lugar mais seco do mundo é o deserto Atacama no Chile. Ele é 250 vezes mais seco que o Saara e tem áreas que não chove a 400 anos.

Estas e varias outras curiosidades você encontra na revista Mundo Estranho da
editora Abril de outubro 2013.

16 comentários:

  1. Fiquei pasma com esse último. Tem lugar lá no Chile que não chove a mais de 400 anos, fiquei passada. haha Gostei bastante das curiosidades, achei bem relevante inclusive. hsuashuahs Agora saber do Pão Francês e do Biscoito da Sorte foi frustrante. kkk

    ResponderExcluir
  2. Porquinho da Índia, sempre achei estranho. Haha Não tinha conhecimento sobre o último, realmente achei que fosse o deserto.

    ResponderExcluir
  3. Adorei as curiosidades..
    Jura que o Zé Carioca era Paulista? kkkkkkkkk
    E essa curiosidade sobre os lugares mais secos é muito boa tambem.
    Eu adoro a revista mundo estranho.. sempre com algo interessante =))

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  4. O que mais achei estranho foi sobre nem todos os pandas serem ursos, engraçado kk. Já sobre a montanha russa, nunca parei para pensar.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu ri demais com esse post! Super criativo, parabéns.
    Adoro saber dessas curiosidades. Adorei o porquinho da índia e o mar-que-não-é-mar-nem-morto. rs
    bjs

    ResponderExcluir
  6. De tudo, o único que eu sabia era do Mar Morto. Dos Outros, eu morreria sem saber mesmo.
    Adorei os post! Eu não conhecia essa revista, mas vou procurar ela :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nossa, parece que colocaram nacionalidades aleatórias em praticamente tudo, né, hehe. Nada é o que parece. Bem interessante esse post, acho bem legais essas curiosidades. Eu até lembro de já ter ouvido falar de outros casos parecidos que não constam nesse post, mas como sempre, quando eu preciso lembrar, nunca lembro. Mas são todas do gênero "O cantor Belo é feio", kkk. Tem outras, quando eu lembrar eu acrescento aqui. ;D

    ResponderExcluir
  8. Eu iria morrer sem saber, não sabia de nada disso.
    O que eu com certeza nunca iria imaginar é da Fila Indiana, Montanha-Russa, Pão Frances e Porquinho-da-Índia. Amei esse post :D
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Kkkkkkkkkkkk, assim como você eu morria sem saber a maioria.
    Mas adoro essa revista, Mundo Estranho. É cheia de coisa bacana e curiosidades, muito legal isso!

    ResponderExcluir
  10. Eu iria morrer e não saberia disso. A gente ouve falar tanto dessas coisas, porém não saabemos a verdadeira origem.
    Valeu por esse post. Aprendi bastante.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, quantas coisas que eu não fazia ideia!!
    Ammei esse post, Adriana!!
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  12. Realmente parece mas não é kkkkkkkk Gosto dessa revista porque sou curiosa e adoro novidades, o porquinho kkkkk
    http://livros-empilhados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. oi adorei e dei algumas risadas em algumas e coitado do "porquinho da índia!" nem de la ele é!
    ashuhshuas
    Bjs, me segue se ja segue ignora e comenta por favor ajudaria muito.
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2013/10/veneno.html

    ResponderExcluir
  14. Gente do céu!!! Foi muita informação pra minha cabeça. Tenho que parar e reorganiza-las agora. Rsrsrs
    Adorei todas essas curiosidades. É informação sem grandes impactos para minha vida, mas até que gosto de saber dessas coisas.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. Misericórdia, quantos fatos interessantes.
    Eu já sabia de alguns, como do chapéu e do pão francês.
    Não sabia dessa da montanha russa, nossa... que demais.

    ResponderExcluir