Azar o Seu de Carol Sabar









Título : Azar o Seu
Autor : Carol Sabar
Paginas : 367
Editora : Jangada
Gênero : Chik lit ,Romance
Classificação :


Sinopse:

Bia está parada num engarrafamento no Rio de Janeiro, pensando em sua vida azarada. Sem emprego, atolada em dívidas, ela não imagina que está prestes a viver a grande coincidência da sua vida. O motorista do carro ao lado está buzinando, tentando se comunicar com ela, como se fosse um velho conhecido... E ele é! Mas Bia não o reconhece. E como poderia? Ele é um homem, não mais o garoto de dez anos atrás. Está mais encorpado, cortou o cabelo, livrou-se do aparelho nos dentes e das espinhas do rosto, está tão diferente, tão lindo... O motorista sai do carro, mas não tem tempo de se explicar, pois começa um violento tiroteio e eles têm que se jogar lado a lado no asfalto.


 Certa de que está prestes a morrer, Bia entra em desespero e se prepara para dizer suas últimas palavras, na esperança de que o suposto desconhecido deitado ao seu lado possa levar um recado a Guga, seu amor da adolescência, sem perceber que é ele próprio que está ali, ouvindo a inesperada declaração de amor! Os dois escapam juntos do tiroteio e, a partir daí, começam a se envolver, dia após dia... Guga, sem coragem de assumir sua verdadeira identidade. Bia, fascinada por ele e feliz consigo mesma por finalmente estar se apaixonando por alguém que não é Guga... "Azar o seu!" vai além de uma comédia romântica. É uma reflexão sobre a importância da amizade verdadeira, do perdão e do autoconhecimento, que nos resgata o poder de decidir sem medo e de reverter escolhas que nos impedem de ser feliz.

Este livro era um dos que eu mais queria na bienal, foi um custo achar o stand da Editora Jangada, mas valeu muito a pena, apesar de Carol Sabar ter estado lá naquele mesmo dia mais cedo, e de não poder tido o prazer de conhecê-la e autografar o meu livro.

O livro é muito bom, um livro nacional imperdível para quem gosta de uma boa comédia romântica. Cheia de viagens a nossa infância. Uma verdadeira sessão nostalgia. Eu comecei a ler com uma boa expectativa, e apesar de achar que as coisas demoraram um pouco para acontecer no decorrer da historia, Bia é muito cabeça dura, a leitura não me decepcionou.
“...estávamos deitadas lado a lado no tapete da sala, na mansão dos Vitorazzi . Quatro pernas para cima do assento do sofá, dois blocos de papel de cartas apoiados nas coxas. Gibis da turma da Mônica, pacotes de Mirabel e jujubas coloridas espalhados a nossa volta. Na televisão ali perto, o zunzunzum de Priscila da TV colosso.”
Esta é uma leitura deliciosa, e acho que voltada para o publico mais velho, pois faz piadas sobre coisas de que eu sentia saudades e de coisas que eu nem me lembrava mais e tudo com muito bom humor. Mas claro que nada impede que todos, de todas as idades leiam.
O livro é todo narrado por Bia (o que foi uma pena, pois eu queria muito saber o que se passava na cabeça de Guga em dados momentos). E é muito difícil você não se envolver com a historia, principalmente quando ela cita lugares que agente conhece ou já ouviu dizer o que acontece muito, além de ser uma delicia conhecer mais um pouquinho da cultura de outro estado no caso Minas Gerais.

Agora que fiquei apaixonada pela escrita da autora, que muito ler o outro livro dela, que apesar de ser voltado para o publico adolescente, já me disseram que é muito bom.
Como (Quase) Namorei Robert Pattinson ,doida para conferir.

Trechos:
"É. Até quando a sorte sorria para mim, sorria com uns dentes faltando"
"-Você em? Não repara nada mesmo. É muito distraída, bronquinha! Eu fico só pesando como é que sobreviveu até hoje? Se fosse homem, seria bem capaz de confundir pasta de dente com creme de barbear.
Fiquei em silencio.
- Você já escovou os dentes com creme de barbear? - então estava rindo.
- Só três vezes - eu me defendi.
- Três vezes? - ele cobriu o rosto com as mãos.
-É só porque meu pai tem a mania de deixar o creme de barbear ao lado da pasta!
-Deus do céu Bia ...- disse com expressão preocupada - Dá para prestar mais atenção nas coisas? Pode ser perigoso..."
"...A situação lá em casa não era assim tão ruim. Mas, como diz a musica, agente não quer só comida; agente quer comida, diversão e arte."
"-É simples assim: eu estou apaixonado e quero ficar com você. E a recíproca é verdadeira.
-Que parte em que eu digo "não quero" você não entendeu? Preciso desenhar?
-Quem não entendeu é você, mas vai entender.
E dizendo isso, veio andando na minha direção, descarregando toda a força de seus olhos sobre mim. estremeci ao ler o pensamento desenhado em seu rosto."

15 comentários:

  1. Incrível como a capa passa outra imagem do livro. Eu pensava que a história era voltada para pessoas mais jovens. Ainda bem que não é! rsrs
    Parece um livro realmente divertido, leve, bem narrado e com ótimos personagens. Gosto deste tom de nostalgia. Espero ler um dia desses!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Somos duas, depois que li Azar o seu fiquei doida pra ler Como (quase) namorei Robert Pattinson! Preciso! hehe Azar o seu foi uma das melhores leituras do ano, os personagens cativam muito né? Eu adorei o livro, adorei a narrativa. Os personagens! Guga <3 rs A Bia é uma onda e cabeça dura mesmo, mas é fofa! São personagens que a gente tem vontade de conhecer e dá um abraço. kkkk E é realmente nostálgico, lembro-me da parte da pasta de dente que o pai dela comprou. Tandy. haha

    ResponderExcluir
  3. To louca para ler esse livro, parece ser muito bom.
    Amei seu blog, te seguindo, retribui?
    Bjus

    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não tinha conhecimento que esse livro é brasileiro. Adorei, inclusive os trechos que foram citados. Parece ser divertido e rápido de ler.
    “...estávamos deitadas lado a lado no tapete da sala, na mansão dos Vitorazzi. Quatro pernas para cima do assento do sofá, dois blocos de papel de cartas apoiados nas coxas. Gibis da turma da Mônica, pacotes de Mirabel e jujubas coloridas espalhados a nossa volta. Na televisão ali perto, o zunzunzum de Priscila da TV colosso.”
    Que delícia esse trecho. Realmente dá uma nostalgia grande.

    ResponderExcluir
  5. Eu estou louca pra ler esse livro faz algum tempo, a história e os personagens parece ser muito divertidos. E eu adoro comédia romântica!! E também estou louca pra ler Como (Quase) Namorei Robert Pattinson. Espero poder conferir esses dois livros da Carol.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Já li outras resenhas desse livro e todo mundo que lê adora hehe Realmente é mais voltada para um público mais velho, fazendo vocês ficarem com nostalgia dos gibis e tal.. pena que você não conseguiu o autógrafo

    ResponderExcluir
  7. Tenho muita vontade de ler os livros da Carol, são super bem humorados e chick-lit nacional é SEMPRE imperdível né?! Não tem como não amar gente, sério. Eu não sei qual dos dois quero mais, rsrsrs. As capas tbm dão um show!

    ResponderExcluir
  8. A primeira vez que vi a capa desse livro já fiquei morrendo de vontade de ler, ainda mais por ser de escritora brasileira. Mas dá pra perceber que a história é sensacional. Sua resenha está ótima, aumentou mais ainda minha vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  9. Já ouvi falar do livro mas nunca parei para ler uma resenha, gostei bastante da sua, me deixou curiosa para ler o livro. A capa é meio adolescente, mas curti mesmo assim.

    ResponderExcluir
  10. Esse livro foi bastante elogiado, todas as resenhas que eu vi por aí foram tão positivas quanto a sua, mas mesmo assim não me instigaram a querer ler, porque realmente não é o tipo de livro que eu costumo gostar, não tem uma temática que me agrade, então não o lerei, principalmente porque a lista de livros que eu quero ler só tem crescido. Mas claro que pra quem gosta é uma ótima opção, sobretudo pra quem quer ler um bom livro nacional. ;D

    ResponderExcluir
  11. Não gostei muito, viu. Achei meio clichê, sei lá, nao me cativou.
    Só leria se alguém me desse de presente! haha :P

    ResponderExcluir
  12. Não li ainda, mas gostei da resenha e da capa do livro. Mais um para entrar na lista.

    ResponderExcluir
  13. Acho que esse livro é uma boa pedida para quem quer se divertir, e eu me encaixo nessa lista. Adoro rir das confusões em que as personagens entram. E se for narrada por uma ótima autora, não tem como não se jogar na leitura. Estou bem curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  14. hum , nao gosto de comedia mas , essse ate que parece ser bom !!

    ResponderExcluir
  15. Não li nada da Carol ainda, mas quero muito.
    Essa obra parece ser mega divertida e fiquei bem feliz em saber que é voltado a um público mais "velho" e que é um livro bem construído. Quero ler =)

    ResponderExcluir