Os Homens Que Não Amavam as Mulheres de Stieg Larsson









Titilo : Os Homens Que Não Amavam as Mulheres
Autor :  Stieg Larsson
Paginas : 522
Editora : Companhia das Letras
Gênero : Suspense, Policial Invertigativo ,Ação.
Classificação :




Sinopse:
Primeiro volume de trilogia cult de mistério que se tornou fenômeno mundial de vendas, Os homens que não amavam as mulheres traz uma dupla irresistível de protagonistas-detetives: o jornalista Mikael Blomkvist e a genial e perturbada hacker Lisbeth Salander. Juntos eles desvelam uma trama verdadeiramente escabrosa envolvendo a elite sueca.

Os homens que não amavam as mulheres é um enigma a portas fechadas - passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou.


Quase quarenta anos depois o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström, se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mikael descobre que suas inquirições não são bem-vindas pela família Vanger. E que muitos querem vê-lo pelas costas. De preferência, morto. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados - de preferência, os mais sórdidos -, ele logo percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet. E segue até muito depois.... até um momento presente, desconfortavelmente presente. 

Este livro me foi muito bem recomendado, mas quando comecei a ler me desanimei um pouco achei meio lento e chato. Mas quando Lisbeth Salander aparece, tudo muda completamente, a leitura começa a fluir normalmente e vai bem rápido e envolvente.
O livro é uma trama com vários fios soltos que vão de emendando no decorrer da historia.
O nome do livro tem a ver com alguns acontecimentos ocorridos, como em alguns trechos do livro, de dados sobre mulheres que sofrem abuso da Suécia. E os fios da historia estão ligados a esses fatos.
O livro intercala a narrativa entre Mikael e Lisbeth, que apesar de se unirem para resolver o mistério de um assassinato na ilha da família Varger, também tem seus próprios problemas pessoais para resolverem.

Lisbeth Salander é a personagem marcante do livro, uma mulher com jeito e corpo de menina, com 20 e poucos anos, que vive sob tutela do governo, cheia de piercings e tatuagens com problemas de socialização, que por ter um temperamento difícil e por ter passado por situações inacreditáveis, não fala com ninguém, faz só que bem intende e é extremamente inteligente. Neste primeiro livro da série ela trabalha em uma empresa de segurança e por ser um hacker, é a melhor no que faz.
E o crescimento e a transformação da personagem na historia e incrível.

O jornalista Mikael Blomkvist, co-proprietário e editor-chefe da revista Millennium, uma revista que desmascara escândalos de grandes proporções principalmente na área das finanças. Mas ao se meter com um grande empresário, acaba acusado por difamação e perde o caso, abalando a própria credibilidade e a da revista. Ele acaba sendo contratado por Dirc Frod, que é o advogado de Henrik Varger, que é um grande empresário, que possui uma família e um passado conturbados além de ser obsecado a 40 anos pelo desaparecimento misterioso de sua sobrinha Harriet Varger que sumiu sem deixar rastros ,sem testemunhas ou qualquer evidencia do que possa ter acontecido. Mas Henrik tem certeza de que a sua querida sobrinha foi assassinada. Ele tem a brilhante ideia de contratar Mikael Blomkvist para desvendar este mistério tendo como desculpa, fazer uma biografia de Henrik.
O livro é sensacional, intenso e surpreendente, depois que fica interessante (+ ou - a partir da pagina 100) é impossível você largar o livro. Sem duvida a melhor trilogia de misterio investigativa que li.
O livro é Sueco , e lá fizeram uma versão cinematografica que gostei muito e também achei mais fiel ao livro que a versão Americana. ( Na versão Sueca já tem o filme dos 3 livros)


33 comentários:

  1. Sempre quis ler esse levor só que nunca tive oportunidade, sempre li criticas boas sobre esse livro. Espero um dia ler ele.

    Bjocas

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei se esse autor é o mesmo que eu acho que é que morreu antes de terminar uma série/trilogia, é?
    Depois vou tentar baixar o livro e dar uma olhadinha.
    O livro vai ser difícil de arrumar por enquanto. ^^"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu consegui assistir o filme, só que não gostei muito. :/

      Excluir
  3. Não li esses livros, só vi o filme e babei. Meio louco! Gostaria de ler a trilogia algum dia, só não sei quando =/

    ResponderExcluir
  4. LoL' não sou muito fã de livros assim mas estou disposta a tentar!
    Adorei sua resenha Dri de fato me instigou muito :D

    ResponderExcluir
  5. Caramba, o filme é incrível! E o livro deve ser melhor ainda! Os livros sempre são melhores que os filmes...
    Adoraria ler!

    ResponderExcluir
  6. Quando eu vi o trailer do filme não sabia que tinha o livro! Uma amiga estava lendo, dei uma olhadinha e fiquei bastante interessada na trilogia! Mas no momento minha lista de leitura está super cheia e esse livro vai ter de esperar um pouquinho...

    ResponderExcluir
  7. Eu assisti ao filme (a versão original) e gostei bastante, até cheguei a comprar o livro, mas sabe que nunca li? Não sei se foi pq perdi um pouco o interesse, mas pensando nisso hoje, não me vejo tão cedo fazendo essa leitura :x

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. queria ver essa outra versão dele, dizem que é melhor que a nova...

      Excluir
  8. Ja vi o filme (nas duas versões) e gostei muito , estou bem animada para começar a ler o livro.

    ResponderExcluir
  9. sempre quis ler, mais nunca tive tempo ou achava que outra leitura era melhor, mas com certeza este livro esta na lista para a proxima leitura.
    adorei, parabéns

    http://minhaestanteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adoro um suspense e achei super legal achar uma trilogia boa como essa. Assim, da pra curtir por mais tempo!! Estou louca para ler :D

    ResponderExcluir
  11. Eu sempre quis ler. Parece uma leitura super pesada.... mas acho que vale a pena. Amo um suspense, rs.

    ResponderExcluir
  12. Essa trilogia parece ser bem legal tenho bastante vontade de ler os livros!

    ResponderExcluir
  13. Eu queria muito ler o livro e depois ver o filme os dois parecem ser muito legais e eu to louca principalmente pra ler o livro pois o livro é mais detalhado e vai tudo de sua imaginação e isso não tem preço.

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não comecei a ler essa série, mas eu gostei bastante do filme. Nossa achei um dos melhores filmes que eu vi até hoje.
    beijos

    ResponderExcluir
  15. EU ADORO ESSE AUTOR!! Serio ele é de mais , pena que morreu, mean na hora em que a garota faz aquilo com o tutor dela eu fiquei assim :O, claro que a minha imaginação foi muito melhor que esse filme Hollydiano u.u

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho o box dessas série a um ano,já estava esquecendo ele na estante, mas lendo sua resenha lembrei o pq de eu ter comprado, vou tentar inclui-los na minha meta de abril.

    ResponderExcluir
  17. Aii eu quero tanto ler esses livros! Quer dizer, não de um jeito desesperado, mas eu espero lê-los algum dia. Muita gente elogia demais a trilogia. Não tenho muito o pé para policiais, mas eu gostei bastante do filme e então acho que vou gostar muito do livro!

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Este livro é realmente maravilhoso... Sou fã da série, o impressionante é que os outros são ainda melhores... Quem ainda não leu está perdendo. Pena que o autor morreu.

    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    LerparaDiverir

    ResponderExcluir
  19. Concordo , essa foi a melhor serie policial que ja li na vida, vale a pena. Recomendo.

    ResponderExcluir
  20. Nossa eu não sabia que essa série é um romance investigativo! Agora fiquei muito curiosa pela história! Sempre pela capa achei que era alguma fantasia ou algum gênero parecido!

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  21. Ainda não li o livro, mas adorei a resenha! Estou bem curiosa para lê-lo, ainda mais que tem filme! Amo livros que tem filmes, são os melhores!

    ResponderExcluir
  22. Não assisti o filme, mas gostaria. Essa trilogia é muito elogia e acho que vale a pena lê-la. Já ouvi mesmo comentarem como a personagem Lisbeth é incrivelmente inteligente.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. A proposta desse livro é muito boa e geralmente não decepciona quem começa a ver.
    Sempre tive vontade de ler, quem sabe um dia?! *o*

    ResponderExcluir
  24. Eu nunca li nenhum livro policial.
    Mas esse parece ser diferente,já comecei gostando do nome do livro.
    Mas no momento não é o que estou querendo ler,quem sabe mas pra frente ele não entra na minha meta de leitura

    ResponderExcluir
  25. Eu não li o livro, mas assisti o filme e achei interessante. Mas, é daqueles que você tem que ficar atento para poder entender.

    ResponderExcluir
  26. Consegui ler o primeiro livro e adorei! A escrita do autor é maravilhosa e além de descobrir como aconteceu, fiquei o livro inteiro curiosa sobre como o relacionamento Mike, Lisabeth e a amiga dele ia desenrolar.

    ResponderExcluir
  27. Livro genial, um dos meu preferidos. É um pouco forte sim, não é uma leitura leve e rápida, mas eu acho isso um ponto positivo, que o torna uma leitura inesquecível, não só mais um. Já estou querendo comprar o box da trilogia há um tempo, pra poder ler as continuações, espero conseguir fazer isso em breve. =D

    ResponderExcluir
  28. Eu não sei se leria o livro. Na verdade eu queria ler O Apanhador no campo de centeio que se eu nã me engano é um clássico da literatura norte-americana.

    ResponderExcluir
  29. Essa trilogia eu tive muita sorte de adquirir antes mesmo de ficar super famosa. E por isso, na época, eu comprei como livro de promoção, com uma capa não tão bonita quanto as novas versões. Mas, independentemente da capa, eu li a trilogia e amei, simplesmente amei. Os livros são totalmente inteligentes, densos, cheio de detalhes e a protagonista, apesar de não ser moldada no lugar comum, é simplesmente apaixonante. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  30. Parece ser um livro muito bom, mas eu tenho um pé atrás com ele por se tratar de política. Mas mesmo assim eu ainda quero muito ler e estou mega curiosa.
    Sua resenha tirou minhas dúvidas e estou ainda mais empolgada!

    ResponderExcluir
  31. Assisti o filme e assim que fiquei sabendo que tinha o livro, me interessei. A história é ótima, envolvente. Gostaria muito de ler, até porquê, adoro thriller.

    http://umadosemaisforte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir