[Resenha] Todos os Nossos Ontens de Cristin Terrill







Titulo : Todos os Nossos Ontens
Autor : Cristin Terrill
Paginas : 352
Editora : Novo Conceito
Gênero : Ficção Cientifica, Distopia
Classificação:


Sinopse:

O que um governo poderia fazer se pudesse viajar no tempo?
Quem ele poderia destruir antes mesmo que houvesse alguém que se rebelasse?
Quais alianças poderiam ser quebradas antes mesmo de acontecerem?
Em um futuro não tão distante, a vida como a conhecemos se foi, juntamente com nossa liberdade. Bombas estão sendo lançadas por agências administradas pelo governo para que a nação perceba quão fraca é. As pessoas não podem viajar, não podem nem mesmo atravessar a rua sem serem questionadas. O que causou isso? Algo que nunca deveria ter sido tratado com irresponsabilidade: o tempo. O tempo não é linear, nem algo que continua a funcionar. Ele tem leis, e se você quebrá-las, ele apagará você; o tempo em que estava continuará a seguir em frente, como se você nunca tivesse existido e tudo vai acontecer de novo, a menos que você interfira e tente mudá-lo...


Todos os nossos ontens é o livro de estreia de Cristin Terril. A história começa no interior de uma instalação militar, onde nossa protagonista, "Em" (M, com a pronuncia em inglês), e seu amigo, "Finn", estão presos. Em sua cela "Em" encontra uma carta escrita por ela mesma (mesma letra e assinatura, embora ela não se lembre de ter escrito), no qual ela lê que deve matar alguém (o responsável por sua prisão). Como a sinopse sugere que é um livro sobre viagem no tempo, então podemos imaginar que a missão de "Em" é voltar no tempo e tentar eliminar o criador da máquina. Simples (ou não).

Uma parte da história se passa quatro anos antes, onde nossa protagonista se chama "Marina". Marina é uma menina rica que tem como amigos o filho de um congressista, "James", e "Finn". Os eventos ocorridos nesse passado nos ajuda a compreender como o mundo chegou no ponto do inicio da história. A cada capítulo então é intercalado com narrações ora da "Em" ora de "Marina". Esse tipo de narração não é novo e aqui é executado com maestria. O tempo todo somos presos pelo suspense e a cada vez fica mais evidente que a história vai convergindo para um final bem fechado onde entenderemos todos os detalhes da história.

O livro não possui muitos personagens, o que foi bom, pois a trama é bem complexa, ainda mais nas partes nas quais temos menções ao funcionamento da máquina, paradoxos de viagem no tempo e os ganchos entre futuro e passado. Ainda assim as explicações foram muito boas, e em certos pontos condizentes com o que temos de atual em pesquisas nesse campo ao mesmo passo que não tão técnicas a ponto de entendiar o leitor leigo . Em suma, é um livro muito interessante e cheio de reviravoltas. O final pode dividir opiniões, porém acredito que foi o digno e corou uma história muito bem elaborada.


Está é a ultima resenha do ano e aproveito agradecer a visita de todos vocês durante esse ano maravilhoso que se encerra, nem tudo foi como eu queria, mas estou muito satisfeita com o que eu conquistei.
Quero desejar a todos um Feliz ano novo, E até 2016 !!!

14 comentários:

  1. Adorei a capa e a sinopse. O gênero não é novo, mas, a proposta, pra mim é. Só tenho medo de perder na leitura devido a essas narrativas entre passado e presente.
    Enfim, gostei tanto da sua resenha que pretendo ler a história o quanto antes... Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marcus. Todos os Nossos Ontens é o principal lançamento que desejo deste mês. Eu não fazia ideia que era uma distopia, meu gênero favorito, então pude me encantar ainda mais com o livro. Todos os Nossos Ontens me cativou com a força de Em e sua boa personalidade e índole sobre os documentos e sobre si mesma. Marina é uma personagem que detestei por sua futilidade, mas a aceitei pois é bem importante para a história. Muita expectativa sobre este livro. PS. O livro é único ou faz parte de uma série?!

    ResponderExcluir
  3. Viagens no tempo,tema interessante,é complicado manter bem os ganchos entre futuro e passado,sempre fico atenta vendo se tudo foi respondido,ponto positivo ter explicações boas com um final bem fechado.Só fiquei em dúvida se faz parte de uma série,parece que não,vou procurar.
    Feliz Ano Novo,que 2016 seja lindo pra vc,Adriana ^^

    ResponderExcluir
  4. Esse livro chamou minha atenção de cara e agora com sua resenha, fiquei ainda mais ansiosa para poder iniciar sua leitura. Gosto de tramas complexas e a narrativa intercalando passado e presente é sempre um elemento interessante, quando bem empregado, ainda mais onde há um belo mistério por traz.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Gente, acabei de ganhar esse livro se presente de um amigo meu, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo, embora esteja morrendo de vontade. Adoro distopias e o fato desta trazer um tema ainda não abordado no gênero me deixa muito feliz, pois, percebi que ultimamente as distopias acabaram caindo em um repetição que dá até raiva. Adorei sua resenha e estou mais animada que nunca para embarcar nessa leitura, que será a minha primeira do ano. Queria aproveitar pra também desejar um feliz ano novo pra todos, com muita paz, saúde, Felicidades, livros e tudo de muito bom. Que 2016 seja incrível para todos. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Ouvi dizer que esse livro falar de viagens no tempo e por isso to curiosa para ler o livro, gostei da tua resenha, vou ler o livro e espero gostar.

    ResponderExcluir
  7. Eu não gosto de ler coisas com viagens no tempo, mas Todos os nossos ontens despertou a minha curiosidade, principalmente por conta da sua resenha. Você consegue destacar muito bem os pontos positivos do livro, a maestria em que o autor narra a história, as boas explicações e um digno final. Quero!

    ResponderExcluir
  8. FELIZ ANO NOVO!!! espero que ano que vem tenhamos mais leituras maravilhosas!

    agora falando do livro: eu tenho muito medo de ler histórias sobre viagem no tempo, para você entrar em um loop infinito é fácil, fácil... mas desde a primeira vez que eu vi esse livro eu fiquei curiosa, ainda mais agora sabendo que a narrativa é muito boa e tudo dentro do possível é amarrado...

    é bom realmente que tenha poucos personagens pq se a história já é complexa com muitos personagens ficaria impossível
    definitivamente vai p minha lista =)

    ResponderExcluir
  9. Que missão complicada a da Em, hein?! Mas esse início me deixou bastante curiosa. Também prefiro livros com poucos personagens, principalmente nos que abordam viagem no tempo, penso que a leitura fica muito mais fácil de se compreender...
    Valeu pela dica.

    Um maravilhoso 2016, Adriana!! Amei interagir com o blog durante o ano de 2015 e espero está presente sempre em 2016. Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Estou muito interessada nesse livro ele é cheio de elementos que gosto como viagem no tempo e distopia, também parece ter uma historia bem interessante e cheia de mistério !!

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia esse livro, quando vi ele nos lançamentos nem dei muita atenção. Mas o livro parece ser muito bom, não costumo ler livros onde o protagonista volta no tempo, mas fiquei bem curiosa pra conhecer melhor esse livro. Eu acho que vou gostar desse livro, mesmo não tendo muito personagens (normalmente eu prefiro livros com vários personagens).
    Feliz ano novo, até ano que vem :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Distopia é um gênero que leio pouquíssimo, Marcus, mas costumo gostar um pouco. Esse é novidade para mim, pois envolve viagem no tempo, coisa que nunca vi em outros livros, mas já ouvi falarem muito bem. Todos os Nossos Ontens tem uma proposta bem legal, e o melhor é que é muito original. Cristin Terrill construi personagens e uma narrativa muito bem.

    ResponderExcluir
  13. Pelo que pude perceber o livro é bem escrito, com bastante tecnologia e elementos complexos de ficção científica. E em uma narrativa assim é bem positivo o número reduzido de personagens. ^^ Mas, não me senti atraída para fazer uma leitura. :/

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela resenha Marcus! Esse livro já estava na minha lista de desejados. Adoro o tema viagem no tempo. O último que li desse tema foi a série Tempest.

    ResponderExcluir