[Resenha] A Playlist de Hayden de Michelle Falkoff







Titulo : A Playlist de Hayden
Autor : Michelle Falkoff
Paginas : 288
Editora : Novo Conceito
Gênero : Romance, Drama, New Adult
Classificação:

Sinopse :

Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.


Sam e Hayden são grandes amigos. Eles fazem tudo juntos.
Até que, em uma manhã decide ir visitar seu amigo, principalmente depois de uma noite de festa que não foi muito legal, mas ao entrar na quarto, acaba se deparando com Hayden morto, um bilhete e um pendrive. No bilhete só tinha escrito:

PARA SAM.
OUÇA. VOCÊ VAI ENTENDER.
Sam fica arrasado em saber que seu melhor amigo havia tirado a própria vida. E a pergunta que martela na cabeça é porque seu amigo fez isso?
No funeral Sam se depara com varias pessoas de sua escola, e fica surpreso em saber que até os valentões também se encontram lá. Mas, o que chama mais atenção é uma garota que até então nunca havia visto.

Mais tarde, Sam encontra a garota misteriosa. Seu nome é Astrid e para seu espanto ela aparenta ser uma grande amiga do Hayden e sabe mais dele do que o Sam.
Com toda essa reviravolta Sam acaba questionando muitas coisas. E de acordo que o ele prossegue em tentar descobrir as mensagens que vem através das músicas do pendrive, mas questões se levantam.
"Eu tinha escutado aquelas músicas sem para nos últimos dias, tentando descobrir o que ele quis dizer com aquilo. Ouça. Você vai entender. O que eu deveria entender? Ele se matou e me deixou aqui sozinho para encontra-lo. E eu tinha certeza absoluta de que era tudo culpa minha. (pág. 13)"
Depois da morte de Hayden as pessoas estão prestando mais atenção, e menos tolerantes ao bullying e com tudo isso os valentões estão sendo misteriosamente atacados, fazendo com que a culpa caia no Sam. Com todas essas mudanças e acontecimentos, Sam descobre mais sobre ele mesmo que imaginava impossível.
Contudo, será que Sam vai desvendar o mistérios que envolvem a morte do seu amigo?

Os detalhes do livro são maravilhosos, cada capitulo tem o nome da musica da playlist, que também acaba tendo relação com a história contida nos capítulos.
O enredo aborda diversos temas como amizade, relacionamentos familiares, bullying, que acaba sendo assuntos do cotidiano.
"Muitas pessoas querem ser invisíveis. Talvez elas até pensem que podem fingir que são. Mas sempre alguém as vê. (pág. 44)"
Todos os personagens são bem construídos, com dosagens certas de sensibilidade, amor, entre outros.
Sua linguagem é bem simples e ao mesmo tempo forte tirando você da sua zona de conforto, fazendo refletir sobre o suas atitudes e pré-julgamentos.

E para completar essa obra, vêm as músicas dando um toque todo especial para deixar mais marcante a sua leitura. Acha que todos deveriam ler esse livro, pois os personagens têm muito para falar e revelar.

Recomento a leitura junto ouvindo as musicas da playlist de Hayden no site http://aplaylistdehayden.com.br/playlist.php.
Espero que gostem.

16 comentários:

  1. Adriana, eu tenho enorme curiosidade em A Palylist de Hayden por dois motivos principais, sendo eles a passagem de músicas durante a narrativa e o suicídio. Estou tentando, ainda, dar uma chance à leitura, mas fiquei com um pé atrás em caso de semelhanças com outros livros, mesmo com os mistérios que rondam esta festa única. Estou indeciso sobre a leitura.

    ResponderExcluir
  2. Eu li esse livro indo na vibe de um outro, mas não curti muito... Não consegui me identificar com o Sam.
    Mas amei a playlist. Algumas eu já conhecia e outras amei conhecer.
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
  3. Eu li esse livro esse ano e, apesar da história ser bem interessante, algo nele não conseguiu capturar inteiramente o meu interesse e eu não sei bem o que foi. Os personagens são realmente bem construídos, no entanto, o livro se passa em uma lentidão muito grande, o que, às vezes, acaba tirando a paciência do leitor. No geral, é uma obra interessante, mas que eu não leria de novo.

    ResponderExcluir
  4. Já li muitos comentários positivos sobre esse livro, mas nunca me animei em ler e lendo a resenha também não me animei. Quem sabe lá para frente dê uma chance?!

    ResponderExcluir
  5. Estou com muita vontade de ler esse livro, já vi várias pessoas elogiando ele, e a história dele parece ser ótimo, e todos os temas abordados são interessantes. Sem contar que gostei de saber que os personagens são bem construídos. Com certeza o livro já está na minha listinha só espero ler ele logo :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Adriana. Eu tenho muita vontade de ler livros com o tema suicídio, como As Vantagens de Ser Invisível. A Playlist de Hayden me pareceu uma premissa curiosa e conferindo sua resenha me interessei pela história. O bullying é um tema também muito presente na história e que chama a minha atenção. Os personagens são bem construídos e cada um com uma "culpa" para carregar. P.S.: Gostei dos mistérios!

    ResponderExcluir
  7. Uma linguagem simples e ao mesmo tempo forte,que lindo.
    Gosto quando o livro aborda temas psicológicos,não tinha percebido antes que A Playlist de Hayden envolvia suicídio e bullying,é bom ver que os personagens são bem construídos e que têm muito para falar e revelar,fiquei interessada nessa leitura.

    ResponderExcluir
  8. A Playlist de Hayden chamou a minha atenção assim que saiu, mas ainda não o li por ter tido um ano que não contribuiu muito para as leituras nos últimos meses. Os principais temas que me atraem no livro são a presença das músicas, a amizade retratada e o suicídio, que apesar de ser um tema forte, me atrai e muitas vezes me emociona quando bem trabalhado.
    Os personagens bem construídos apenas aumentam minha vontade de conferir esse livro, apesar de ter visto opiniões bem diferentes. Quero tirar minhas próprias conclusões.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Tenho interesse em ler o livro, mas já li algumas resenhas e o tema me chamou muito atenção.
    Confesso que no momento não leria o livro , mas vou deixar para 2016 e espero apreciar e refletir sobre a leitura.

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    A A Palylist de Hayden não é muito o tipo de livo que gosto de ler, mas a historia é interessante principalmente os temas que a autora aborda e a acada capitulo tenha uma musica diferente e ainda com uma mistério deixando a leitura bem interessante e também questionadora sobre os motivos do Hayden !!

    ResponderExcluir
  11. Tenho muita curiosidade pelo livro: as músicas citado e o tema bullying que, quase sempre, leva a medidas drásticas como o suicídio. Gosto muito de leituras assim, fortes e que tenham temas atuais.

    ResponderExcluir
  12. Nem consigo imaginar como deve ser passar por uma situação assim! Deve ficar aquele sentimento de 'e se eu tivesse percebido algo talvez ele estivesse vivo".
    Parece ser uma boa leitura e fiquei curiosa do por que ele nao sabia da existência dessa amiga.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. eu já vi vários comentários positivos sobre a playlist de hayden, mas eu ando fugindo de drama, em especial esses do tipo eu achava que conhecia você. adoro livros/histórias que foquem amizade, mas como eu já passei por algumas situações meio complicadas eu descobri na marra que nós nunca conhecemos os outros e é um outro motivo q talvez eu não o leia
    dá uma escutada na playlist =) talvez ela faça eu mudar de ideia

    ResponderExcluir
  14. Esse livro não faz muito meu estilo, gosto mais de romances, mas achei interessante cada capítulo ter o nome da música da playlist e curti a resenha.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Suicídio é um assunto forte e precisa ser tratado. Gostei da ideia da autora com A Playlist de Hayden totalmente, ela aborda, mesmo que de forma mais sutil, um tema bem polêmico, mas tabu em nossa sociedade. Sam e Hayden são bem amigos e ninguém melhor que Sam para descobrir o porquê de tudo isso, a amiga desconhecida de Hayden me surpreendeu. Gostei!

    ResponderExcluir
  16. Falou em livro com playlist/que tenha música envolvida, eu já fico super curiosa pra ler. E esse livro sempre me chamou a atenção por ter também bullying e o suicídio de Hayden. Acho que a leitura do livro deve ser, ao virar cada página, uma tentativa de ir descobrindo junto com Sam o que aconteceu e isso torna a leitura fluida e envolvente.

    ResponderExcluir