[Resenha] Conspiração Mozart de Scott Mariani









Título: Conspiração Mozart
Autor: Scott Mariani
Paginas : 368
Editora : Fundamento
Gênero : Suspense, Investigação, Policial
Classificação : 

sinopse:

Uma sociedade secreta. Uma carta centenária. Assassinatos. E Benedict Hope.
Benedict Hope, ex-agente da SAS e especialista em resgate de vítimas de sequestro, descansa em sua casa quando recebe um telefonema de alguém de seu passado. É a linda e mundialmente famosa cantora de ópera Leigh Llewellyn, primeiro e único amor de Ben. Oliver, irmão de Leigh e melhor amigo de Ben, foi assassinado.
Dias antes de morrer, Oliver fazia uma pesquisa sobre Mozart. E, entre os pertences de Oliver, Ben encontra uma carta comprometedora escrita pelo próprio Mozart e um vídeo onde homens encapuzados realizam um crime brutal. Quem são essas pessoas? Como Oliver conseguiu essa gravação?
Atravessando a Europa em busca de respostas, Ben e Leigh refazem os últimos passos de Oliver e acabam no centro de uma conspiração e na mira de uma sociedade secreta perigosa, influente, manipuladora e corrupta. Qual é a ligação entre as mortes de Oliver e Mozart? Qual o mistério por trás da carta centenária? Ben Hope precisará enfrentar fantasmas do passado e assassinos impiedosos, cujo poder remonta há mais de dois séculos de existência. Uma missão suicida cujo desfecho pode mudar o destino político e social do mundo. A Conspiração Mozart um thriller alucinante que combina ação com História. Entre as torres de Oxford, os canais de Veneza e as ruas de Viena, prepare-se para viver perseguições de tirar o fôlego!


Benedict Hope está de volta. Conspiração Mozart é o segundo livro de Scott Mariani sobre o ex-militar de pegada 007/Bourne/Jack Reacher/Kingsman.
Novamente Ben está resgatando crianças desaparecidas para aqueles que o contratam. Após terminar um serviço e esperar descansar por uns tempos, ele recebe um pedido de seu antigo amor, a cantora de opera Leigh Llewellyn para que investigar as situações suspeitas que envolveram a morte do irmão, que era um antigo amigo de Ben.

Este amigo, Oliver, estava estudando sobre a morte de Mozart e uma teoria da conspiração a ela relacionada. A suspeita é de que Mozart fizera parte de um grupo maçônico e que em uma de suas operas, a "Flauta Mágica", ele tenha deixado muitos símbolos maçônicos. Isso irritou a ordem e levou a sua morte, de uma forma bem suspeita, por envenenamento. A prova disso tudo poderia ser uma carta escrita pelo próprio Mozart mas a tempos perdida. Supostamente Oliver estava perto de descobrir a verdade quando acaba assassinado. Ben Hope e Leigh então partem para estudar as causas da morte, que como não poderia ser diferente, são bem suspeitas e a investigação de detalhes nos mergulha num mar de conspirações e gente perigosa.

Assim como no primeiro livro da série o pano de fundo da história era a alquimia, neste livro vemos a maçonaria e alguns galhos dela. É um assunto também cercados de mistérios e por vezes trabalhadas no universo literário e aqui também a um acerto muito bom do tema (a ponto que você fica sem saber o que pode ser real o que é não é). Apesar de vários elementos do livro serem reais, a história (como afirma o próprio Mariani) é uma ficção e deve ser enxergada como tal (ou seja, nada de ouvir a opera Flauta Mágica e procurar nela mensagens maçônicas, ou ir em sites de buscas procurar as ordens citadas no texto...)

Em cada capítulo o livro vai alternando as localidades para nos deixar dentro de cada lado da história, sempre feito de um modo a prender o suspense ou ir revelando o enredo conforme necessário, além de inserir personagens formidáveis e misteriosos. Muitos elementos de O Segredo do Alquimista são repetidos, mas em nenhum momento temos a sensação de lermos a mesma história. A cada página nos vemos mais inseridos na história junto com Ben e agoniados pela falta de saída que vamos ficando. O final é de certa forma esperado apesar de que o caminho para chegar nele não seja. Após a leitura só nos resta esperar ansiosamente por mais aventuras de Benedict Hope.
Ótima leitura no gênero policial.

17 comentários:

  1. Gente que livro legal, adoro livros assim cheios de mistérios, sociedades secretas e suspense. Achei o enredo do livro bem original e, apesar de conter elementos comuns na maioria dos livros do gênero, ainda assim, ele tem algo que chamou bastante minha atenção. Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve. Adorei. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro até agora mas gostei bastante, não leio muito livros do genro e por isso tenho interesse em começar a ler, gostei da resenha e vou ler o primeiro livro da serie e em breve esse.

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante o foco na morte de Mozart e em uma teoria da conspiração sobre ela.Conseguiu chamar mais minha atenção do que o primeiro livro,O Segredo do Alquimista.
    O cenário tem os canais de Veneza,lindo *.*

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Achei o livro bem interessante ainda não conheço a serie mas gosto de livros policiais ainda mais com temas interessantes só espero que o mistério seja bem desenvolvido e se tiver oportunidade quero ler o primeiro livro da serie !!

    ResponderExcluir
  5. Olá, não conhecia o livro e não sou muito de ler esse gênero, mas, por que não uma viagem nova? Não é mesmo?
    Desejo-lhe um ótimo 2016 e que seja repleto de leituras boas!
    Falando nisso venha ler meu primeiro conto no Wattpad: Alan Colbe -Quando um assassino se apaixona.
    Visite meu blog para conhecer mais!
    Beijos
    http://meusdespropositos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito desse tipo de livro. A sinopse me deixou bem curiosa e me pareceu ser ótimo. Vou adicionar a minha lista e espero ter a chance de ler.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Adriana. Eu não conhecia outros livros sobre o ex-militar de 007, mas também não me interessei o suficiente pela história. Conspiração Mozart não me prendeu e nem deixou curiosidade na leitura, principalmente por conta da alternância de locais, o que fugia do suspense principal, também não gostei da alquimia e maçonaria, porque não são assuntos do meu interesse. A investigação parece fraca. Não gostei muito.

    ResponderExcluir
  8. Eu li "O Segredo do Alquimista" após ler sua resenha maravilhosa e fiquei encanta com a ótima história. Quando li agora que Benedict reencontraria um amor do possado, eu vibrei, pq isso é um elemento a mais pro suspense.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Adriana. Eu não gosto de filmes estilo 007, mas em contrapartida algumas investigações me interessam. Conspiração Mozart pelo contrário me desinteressou, o livro traz assuntos que não fazem parte do meu gosto literário, e além do mais repte situações do seu primeiro livro, o que me soou como falta de criatividade. O autor não conseguiu me atrai com este livro.

    ResponderExcluir
  10. Fiquei bastante interessada nesse livro, é de um gênero que eu adoro e ver Mozart relacionado a sociedades secretas torna tudo ainda mais interessante. A maçonaria e alquimia são temas interessantes, apesar de que o primeiro em questão de vez em quando não me prende por completo. Darei uma chance para A Conspiração Mozart e espero gostar tanto quanto você.
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa. Muito interessante o autor nos mostrar ambos os lados.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li nada do autor, e confesso que não sou muito fã do gênero. Mas fiquei com vontade de ler esse livro, mesmo não tendo lido o primeiro ainda. A história dele parece ser muito boa, e nunca li nenhum livro com maçonaria. Fiquei com bastante vontade de conhecer o livro :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. ainda não li nada do autor e confesso que eu estou procurando um romance policial bom p ler (depois de ler um monte de agatha e doyle fica complicado vc chamar de bom)
    mas quando eu comecei a ler eu fiquei: "ah, dan brown???"
    adorei o recado do é ficção então nada de procurar os sites, mas se fosse eu eu fazia os sites só para aumentar a confusão
    acho que vou dá uma chance ao benedict hope

    ResponderExcluir
  14. Oi, Adriana!
    No momento estou lendo apenas romances água com açúcar, nada de gênero policial com teoria da conspiração, mas vou anotar o nome desse livro para futura leitura pois um mistério envolvendo um assassinato sempre desperta meu interesse.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  15. O meu negócio é mais o romance mesmo, não leio muita coisa de suspense e não costumo gostar muito delas. 007 é uma coisa que me desagrada, mas sei que tem muitos fãs. Conspiração Mozart me pareceu um suspense um pouco fraco comparando com outros que li, um enredo pouco envolvente e um mistério palpável, espero que os amantes do gênero gostem.

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia essa série. Mas amei a sinopse e a resenha. Policial é um dos gêneros de que mais gosto e esse livro parece trazer uma boa trama cercada de mistérios.

    ResponderExcluir
  17. Oi Adrian, parabéns pela resenha. Fiquei muito interessado na história desse livro. Qual o nome do primeiro? Um dia ainda vou escrever assim como você. Beijos

    ResponderExcluir