[Resenha] O Segredo do Alquimista de Scott Mariani








Título: O Segredo do Alquimista
Autor: Scott Mariani
Paginas : 384
Editora : Fundamento
Gênero : Suspense, Investigação
Classificação : 


Sinopse:

Especialista em resgate de vítimas de sequestros, Ben Hope encontra pessoas de forma rápida, discreta e eficiente. Mas quando um empresário milionário o contrata para uma missão diferente de todas as outras, Hope se vê em uma situação que mudará sua vida - ou que acabará com ela. Não se trata de achar uma pessoa, mas um objeto: um manuscrito antigo escrito por Fulcanelli, um homem que muitos dizem ter sido um gênio da Alquimia. No documento, pode haver uma fórmula capaz de salvar a vida da neta do empresário, uma criança que sofre de uma grave doença. Tocado pela história, que o faz lembrar o próprio passado trágico, Hope vai para a França começar as buscas. Lá, ele percebe que não é o único procurando o tesouro. Que interesse um obscuro grupo religioso pode ter em Fulcanelli e na Alquimia, que sempre foi condenada pela Igreja? Como uma cientista brilhante e desacreditada pode ajudá-lo a encontrar esse objeto? Por que o manuscrito já foi alvo da cobiça até mesmo dos nazistas? Ben Hope tem dezenas de perguntas, cujas respostas, se forem descobertas, podem transformar a vida de milhares de pessoas. Scott Mariani une religião com História para criar uma trama dinâmica e viciante, em que não há lugar para clichês. O segredo do alquimista, livro que apresenta o personagem Ben Hope, prende o leitor da primeira até a última página. 



O Segredo do Alquimista nos apresenta Ben Hope, um ex-militar que agora trabalha resgatando crianças desaparecidas para aqueles que o contratam. Após terminar um serviço, Ben é contratado para um serviço diferente, dessa vez a tarefa não é recuperar uma criança e sim um artefato antigo e que está relacionado com a alquimia. Ben não acredita no exotérico mas com uma motivação (e uma boa quantia de dinheiro) resolve embarcar na aventura.

O que segue a partir daí contém todos os ingredientes presentes em histórias de ação no melhor estilo 007/Bourne/Jack Reacher/Kingsman: investigações, conspirações, tiros, vilões, polícia sempre fazendo lambança e mulheres, o autor Scott Mariani nos conduz por um suspense sensacional.

Na história também alguns personagens bacanas. Além do sensacional Ben Hope que possui o mesmo estilo dos protagonistas dos filmes citados ali em cima, temos o investigador de polícia Luc Simon que por alguns acontecimentos, passa persegui-lo obstinadamente. A doutora Roberta Ryder, na qual o destino se cruza com o de Ben por ser uma expert sobre alquimia. Também merece uma menção a Franco Bozza, torturador implacável do tipo sempre presente em histórias do gênero.

A alquimia ja é um assunto bem tratado na literatura e por se tratar de algo exotérico, ainda permeia muito pela imaginação popular. E aqui os detalhes sobre alquimia pesquisados pelo autor e desenvolvidos na investigação de Ben são bem detalhados e nos deixam presos a história que se aprofunda cada vez mais.

Apesar de algumas situações clichês (e situações que são resolvidas de uma certa forma até rápidas demais) o livro se desenvolve bem, prendendo atenção do leitor e nos brindando com um final bem bacana (e que não acredito que seja previsível) terminando muito bem a história.
Vale muito a leitura.

RESENHADO POR MARCUS VINICIUS

19 comentários:

  1. Gosto de suspense ainda mais com os ingredientes: investigação, conspiração, vilões e tiros, mas confesso que a trama não despertou minha curiosidade, e sendo a alquimia um assunto que não aprecio, a forma detalhada do assunto na história com certeza me deixará enfadonha, portanto, esse é um livro que não lerei.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros do tipo, mistério, história e mitologia são elementos que juntos sempre me conquistam. Apesar dos clichês que livros do tipo possuem, mas afinal, quem não curte um clichê vez ou outra?
    A alquimia me deixa curiosa, apesar de ter tido pouco contato com obras que a mencionam ou a possuam como parte da trama e quero conferir como tudo foi abordado neste livro.
    Não sei quando poderei ler ele, mas sua resenha está ótima e me convenceu a dar uma chance ao livro.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Já começa sendo legal por essa sinopse bem elaborada e que instiga a curiosidade.
    Lendo, pensei nos mesmos personagens que vc e já curti muito por saber que é uma história dinâmica, sem enrolações.
    Parabéns pela ótima resenha ;)

    ResponderExcluir
  4. eu não conhecia o autor
    a sinopse parece resumo de filme de ação, que eu adoro!!!
    gente por isso que tem que ter cuidado com julgar o livro pela capa/nome, se eu tivesse visto na livraria não sei se eu ia dá uma oulhada nele, mas depois dessa resenha (e fã de bourne como eu sou) eu tenho q ler...
    esse tipo de história é quase impossível não ter clichês né? mas se só são alguns e o final é legal dá p aguentar

    ResponderExcluir
  5. Confesso que não gosto muito desse tipo de livro. A história até parece ser boa, e é bom saber que o final também é bom. Mas ainda não tenho interesse no livro :/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Adoro esse tipo de livro e com certeza vou adicionar a lista. Espero ter a chance de lê-lo.

    ResponderExcluir
  7. Eu amo livros policiais e fiquei curiosa com essa leitura. Gosto de tramas que tenham mistério e enigmas que nos deixe instigado. A trama é bastante interessante e se tornou um grande candidato para entrar na minha lista de pedidos, principalmente por nos mostrar um pouco dos segredos da alquimia.
    Ótima resenha!
    Abçs!!

    ResponderExcluir
  8. Adri!
    O livro foi feitinho para mim.
    É que adoro esse mundo exotérico, onde os tratados trazem cura e aqui ainda há todo o mistério e busco pelo tratado e na França...
    Adorei!
    “A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.”(Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  9. faz um tempinho que eu não tenho lido livros desse tema e adorei a resenha desse, amo demais um bom suspense.

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto muito de suspense, mas acho que nunca li nada envolvendo alquimia...
    Achei interessante o trabalho inicial de Ben ao resgatar crianças desaparecidas, acho que queria que o livro fosse para este lado... pelo menos lendo esta parte fiz "uauu, que legal", dai quando continuei murchei um tiquinho...
    Mas eu gostei no geral, só não vou curtir se for muito estilo 007, já que não gosto muito... hehe
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oie
    O livro parece ser muito bom,Alquimia é um tema que super me interessa em histórias então essas explicações vão ser totalmente do meu agrado.Além de todo mistério e investigações presentes no livro.E se o Ben tiver mesmo um pouquinho da essência de cada história que tu citou vou amar o personagem.

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?

    Gostei muito da resenha, mas esse tipo de livro não me interessa. Até gosto da parte da alquimia, mas a espionagem, investigação e a parte da conspiração não me interessa nenhum pouco.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  13. Bom, como esse livro não é meu estilo de leitura, não me interessei muito pela história, então não pretendo ler, mas quem sabe futuramente eu mude de ideia e resolva ler, sua resenha está muito boa.

    ResponderExcluir
  14. Adoro essas tramas que tem essas buscas por artefatos preciosos. Toda essa parte de investigação/perseguição me agradam muito. Outra coisa que achei legal é que as personagens são muito boas. E, me parece que o final foi bem surpreendente. Ou seja, tem todos os ingredientes pra me agradar.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. Curto muito suspense policial, e universo exotérico, essa é primeira resenha que vejo desse livro e fiquei bastante interessada em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  16. Adoro livros de suspense, e por você ter colocado que é "parecido" com Bourne já me dá mais motivação ainda para fazer a leitura. Não conhecia o livro e já anotei na minha lista, espero poder ler o livro em breve.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  17. Oi! Livros de investigação, buscas e ação são eletrizantes, mas não me atrair por esse. Apesar de querer saber as respostas dessas perguntas e porque esse grupo religioso está atrás desse manuscrito.

    ResponderExcluir
  18. Apesar de ser um livro de suspense investigativo, não foi um livro que me deixou desesperada para ler, achei a capa bonitinha, não conhecia o autor.

    ResponderExcluir
  19. Olá, Adriana. O Segredo do Alquimista me encantou por características citadas por você, foram elas: "investigações, conspirações, tiros, vilões, polícia sempre fazendo lambança e mulheres". A partir daí, me interessei bastante pela trama repleta de mistérios e investigações. Estórias com detetives quase sempre me agradam. Vamos ver com esta?!

    ResponderExcluir