[Resenha] Em Busca de Abrigo de Jojo Moyes









Titulo : Em Busca de Abrigo
Autor : Jojo Moyes
Editora : Bertrand Brasil
Paginas : 432
Gênero : Romance 
Classificação : 
Sinopse:

Na noite da Coroação da Rainha Elizabeth II, em 1953, a comunidade de expatriados de Hong Kong se reúne para celebrar o evento com uma festa. Enquanto os convidados tentam ouvir a cerimônia em um rádio antigo, Joy, uma jovem de 21 anos, se apaixona. Menos de vinte e quatro horas depois da festa, ela já está prometida em noivado ao rapaz, mas só tornará a se encontrar com o noivo um ano depois. Em 1980, um ato de rebeldia faz Kate, aos 18 anos, fugir do Condado de Wexford, na Irlanda, com sua filha ilegítima. Quinze anos mais tarde, Sabine deixa Hackney, o elegante bairro onde mora, em Londres, para visitar os avós que jamais conheceu e descobre que Wexford parece ter parado no tempo. Quando Sabine, sua mãe e sua avó voltam a se encontrar, um segredo de família cuidadosamente guardado é descoberto, bem como algumas verdades importantíssimas: o conflito entre o amor e o dever, as escolhas que as mulheres são obrigadas a fazer e o relacionamento entre mães e filhas.


.Em Busca de Abrigo foi o primeiro romance escrito por Jojo Moyes, na qual já tinha lido anteriormente “Como eu era antes de você” e “Um mais um”. A história nos apresenta a história de três gerações de mulheres: avó, mãe e filha e suas relações pessoais. A principio cada uma tem um relacionamento bem complicado com as outras embora haja ai uma vontade de se mudar isso. Cada capítulo é feito sob o ponto de vista de cada uma dela com a intenção de se entender cada motivação e ação na história. Nesse aspecto o livro é bem interessante, pois se em um capítulo nos questionamos a ação de uma personagem, no outro capítulo, sob a ótica dela, passamos a entender melhor suas decisões.

Começamos a história com Joy (que depois será a avó na história), quando era jovem e num evento histórico conhece aquele que será seu marido. Depois temos Sabine (a filha) que passará uns dias num lugar isolado da Irlanda com a avó Joy. Isso é visto por Sabine como uma forma de sua mae, Kate, se livrar dela por uns tempos. O relacionamento de Joy e Sabine não é fácil e nessa parte da história temos também a presença de vários outros protagonistas. A história também nos apresenta Kate e algumas de suas preocupações com a vida e com Sabine. A partir daí a narração varia entre os três personagens, ora com alguns flashbacks ora no tempo atual, de forma a apresentar de modo certeiro o pensar e a relação de cada uma delas.

Apesar disso o livro se arrasta de uma maneira extremamente lenta e pacata, sendo difícil agradar aqueles que não são acostumados com esse tipo de gênero. Algumas tramas da história não se completam e algumas referências a elementos da cultura inglesa podem deixar algumas passagens sem ser entendidas.

O final é aceitável (o que é um alívo depois de uma leitura de 432 páginas) porém talvez não agrade aqueles que são fãs de romance ou que já se estabeleceram como fã da autora. Leia por sua conta e risco.

20 comentários:

  1. Nossa, ao que parece esse romance de Jojo Moyes pode não agradar a muitos. Em parte, isso é desanimador, pois já li dos livros da autora e gostei bastante de ambos, mesmo não sendo meus favoritos.
    O mais preocupante é o rumo da narrativa. Posso aceitar que no começo, um livro tenha um desenvolvimento lento, mas quando isso pendura cansa o mais paciente dos seres humanos.
    Mesmo assim, ainda pretendo ler Em Busca de Abrigo e tirar minhas próprias conclusões. Espero que elas sejam melhores que as suas, mas por segurança, farei como faço quase sempre: Diminuirei as expectativas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nenhum livro da Jojo e confesso que o único que me interessou foi Como eu era antes de você que ainda não li por ser uma história emocionante que fizeram muitos leitores chorar, sou uma manteiga derretida e tenho que me preparar emocionalmente antes de iniciar a leitura.
    O que me chamou a atenção em Em busca de abrigo foi o livro contar as histórias de três mulheres da mesma família de diferentes gerações, mas esse não é um motivo válido para que eu decida ler esse livro, sua trama não me agrada.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. ganhei esse livro em um top comentarista e só estou esperando ele chegar, adorei a tua resenha e apesar de não ter lido nenhum livro da autora to bem curiosa com esse.

    ResponderExcluir
  4. Gostava bastante desse tipo de livro, mas não tenho tido animação para ler mais. Sei lá... enjoei.
    Talvez mais para frente leia; já que gosto da escrita da Jojo.

    ResponderExcluir
  5. Estou doida pra ler esse livro, curto muito a escrita da Jojo Moyes, parece ser bem emocionante e apesar dessa resenha, não muito positiva, ainda continuo bem ansiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  6. Todos falam bem das histórias do Jojo, mas não consigo me interessar. Ela tem essa mania de ligar várias histórias em épocas diferentes. Uma leitura "pacata" do começo ao fim já acho que é um teste contra a minha paciência e não mto aceitável.

    ResponderExcluir
  7. Já li um livro da Jojo Moyes,embora muito elogiado não gostei devido a trama central com a atitude dos personagens,mas a escrita me agradou e quero conhecer outras obras dela.
    A premissa do enredo de envolver 3 gerações parece interessante,esse trabalhar com o relacionamento familiar, fiquei curiosa,pena que há tramas na história que não se completam,acho isso frustrante,com a resenha já sei o que esperar.

    ResponderExcluir
  8. nunca li nada da Jojo eu queria ler algo dela p saber pq ela é tão elogiada, mas depois do "leia por sua conta e risco" acho que eu não vou começar por esse. eu até achei interessante a ideia de tratar de três gerações diferentes, mas não sei se eu quero ler algo lento e pacato...

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Eu tenho curiosidade sobre a escrita da Jojo mas não sei por qual livro dela começar.E eu não tenho muita paciência com histórias que acabam se arrastando por várias páginas então definitivamente não posso começar por esse.Parece que até os personagens são meio sem graça.Mas essa capa está ótima,seguindo sempre o estilo das capas da Jojo.

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem?

    Nunca li nada da autora, mas tenho curiosidade em relação aos seus livros, mas acho que não começaria por esse. Adoro essas visões diferentes na história, e essa diferença temporal também me agrada. É uma pena que algumas coisas ficaram confusas, e pela sua resenha, não entendi muito bem o objetivo da história.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  11. Ainda não tive oportunidade de ler nada da Jojo, porém não ma falta vontade.
    Eu geralmente gosto de histórias que são contadas assim em várias épocas diferentes. Entendo que o livro tenha tido algumas passagens mais monótonas, mas pela resenha em geral, percebi que foi uma leitura bem emocionante.
    Se tiver a chance, quero lê-lo, sim!
    Abçs!!

    ResponderExcluir
  12. Puxa, eu esperava ler muitos elogios deste livro. Talvez por ser o primeiro livro não seja tão bom como os outros dela... Eu li só um livro da autora e amei.
    Adorei a premissa, relacionar as 3 gerações e conflitos familiares sempre me agradam.
    Acho que vou gostar apesar dos pesares.
    Adorei a capa *-*

    ResponderExcluir
  13. Marcus!
    O bom de cada livro lido é que ele atinge o leitor de forma diferente.
    Uma pena que não tenha gostado tanto da leitura, mesmo sendo um livro da Jojo, quase unanimidade na blogosfera literária.
    Gostei muito da sua sinceridade.
    “A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida.”(Vinicius de Moraes)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  14. Queria ler este livro, mais pela capa que eu acho muito linda. Ele parece ser bom, mesmo sendo lento e tendo algumas passagens que não da pra entender. Nunca li nada da autora, e quero ler esse livro mesmo não sendo o melhor dela.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Eu preciso urgentemente desse livro, além dessa capa linda a história parece ser ótima e envolvente, estou super ansiosa para começar a leitura.
    Sua resenha está muito boa, e pretendo ler Em Busca de Abrigo em breve.

    ResponderExcluir
  16. Até agora só tenho lido resenhas positivas em relação aos livros da autora, mas, pelo que vi, talvez tenha um pouco de dificuldades com ele, pois gosto de tramas e narrativas mais ágeis. Mas, como gosto de narrativa dividida, acabo ficando curioso pra ler. Vou ver se consigo em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  17. Nunca li nada da autora, apesar de ter aqui para ler Como Eu Era Antes de Você. Só escuto elogios a escrita da autora, mas parece que com esse livro não funcionou muito bem, provavelmente porque é o primeiro livro da autora. Mas adorei a premissa da história, e como não tenho problema com narrativa lenta, darei uma chance ao livro mais pra frente.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  18. Oi! Ainda não li nenhum livro da autora, mas confesso que não fiquei com vontade, me senti perdida na sinopse, mas a sua resenha explicou bem quem eram essas três mulheres citadas. Não sou muito fã de leituras lentas e arrastadas, evito sempre livros assim. Também não gosto quando não explicam elementos de uma cultura, sabendo que é necessário para o entendimento.

    ResponderExcluir
  19. Apesar dos livros da Jojo serem muito famosos e dramáticos, não tenho vontade de ler, acho ruim o livro falar de várias histórias, só as capas que são lindas *-*

    ResponderExcluir
  20. Adriana, já percebi os vários comentários bons que rondam a autora Jojo Moyes, apesar de não ter lido nada dela, me interesso bastante por seus livros. Porém, estou mais balanceado para a leitura de outros livros dela do que, Em Busca de Abrigo. A estória pouco me interessou, achei alguns aspectos que já estão fartos para minha leitura, então esta leitura dispenso.

    ResponderExcluir