Mil Dias Em Veneza de Marlena de Blasi








Titulo :Mil Dias Em Veneza 
Autor : Marlena de Blasi
Paginas : 240
Editora : Sextante
Gênero : Romance
Classificação :






Sinopse :

Este livro pode parecer um conto de fadas, mas é uma história de amor verídica – o amor entre uma mulher e um homem, o amor pela comida e o amor por uma cidade.
Por muito tempo, Marlena de Blasi resistiu a ir a Veneza. Até que, em 1989, seu trabalho como chef e crítica gastronômica tornou impossível continuar adiando a viagem. Assim que pôs os pés na cidade, ela ficou completamente seduzida. Seu encantamento foi tão grande que decidiu voltar todos os anos.
Desde aquela primeira visita, Marlena sempre tinha a sensação de que estava indo a um encontro. Em 1993, o encontro finalmente aconteceu. Ela almoçava com amigos quando um garçom se aproximou e lhe disse que havia uma ligação para ela. Do outro lado da linha estava Fernando, um veneziano que, um ano antes, vira Marlena passeando pela Piazza San Marco e se apaixonara à primeira vista.

Alguns meses depois, Marlena largava toda a sua vida nos Estados Unidos e se mudava para Veneza, para se casar com o “estranho”, como costumava chamar Fernando.
Ele não falava quase nada de inglês. O italiano dela se resumia a algumas palavras relacionadas a comida. Ele abrira mão de seus sonhos e levava uma vida monótona e previsível. Ela era mestre em recomeçar e se reinventar. Ele gostava de tudo muito simples, inclusive as refeições. Ela adorava cozinhar pratos elaborados.
À medida que eles superam essas diferenças e Marlena vai se familiarizando com as peculiaridades da cultura veneziana, os leitores são presenteados com uma descrição deliciosa e às vezes cômica de duas pessoas de meia-idade que, apesar de tudo, conseguem criar uma relação maravilhosa.
Em Mil dias em Veneza, Marlena evoca vividamente as imagens, os sons e os aromas de uma das cidades mais românticas do mundo e divide com os leitores as receitas que estiveram presentes em alguns dos momentos mais importantes de sua vida.



Este livro é muito fofo. Conta a historia uma mulher que simplesmente joga tudo para o alto ,para viver um grande amor . O amor a um homem e a uma cidade.
Não sei se teria a coragem dela, que tinha uma vida completamente estável, seus filhos (mesmo que adultos e independentes) sua casa , sua loja, seu carro e vender tudo para ir morar em Veneza uma cidade que só foi a passeio algumas vezes, com um homem que ela praticamente não conhece , com uma cultura e língua diferente da sua, mas que vai para os braços de um homem a quem ela é muito apaixonada e para a cidade que ama tanto quanto a sua.
Apesar de se tratar de um romance (lindo por sinal) , o livro não tem nada de meloso, acho que por se tratar de dois adultos completamente diferente de romances adolescente/juvenil. O livro tem momentos de romance , dificuldades ,superação e momentos cômicos e tudo muito bem dosado.
Marlena e Fernando são pessoas muito diferentes, que tem que aprender com a convivência a superar estes problemas,  até mesmo o idioma entre eles é um problema, pois um entende muito pouco o idioma do outro. Ela é muito criativa , comunicativa amante de uma boa cozinha,ele vive em um mundo de extrema simplicidade , sem muitos objetivos a serem conquistados.

O que eles tem em comum?
O amor que sentem um pelo outro. Mas será que só o amor é capaz de superar todas as barreiras, as diferentes personalidades ,as dificuldades no idioma , enfim , todas as diferenças entre eles??????
No final da história tem ideias para novas aventuras,novos recomeços. Tem um livro chamado Mil Dias Em Toscana. Que é uma nova história , pois este livro tem um final.

Marlena é chef e crítica gastronômica, e o livro está sempre citando suas criações. E a parte que é muito legal também no livro, é que no final dele, há  receitas citadas no livro. Em cada receita há a recordação de quando ela foi feita e sugestões de preparo.
Assim como também tem no final do livro um Guia Romântico de Veneza, com dicas de vários passeios.
Foi uma leitura muito prazerosa, realmente valeu a pena. Lembrando que o livro se trata de um relato sobre passagens da vida da autora , então tem momentos em que a historia fica meio lenta, mas a historia em si é bem legal.


Trechos
"Quando nos atrevemos a olhar de verdade, quantas coisas mais conseguimos ver!"
" –Pronto. Será que a senhora poderia me encontrar amanhã nessa mesma hora? É muito importante pra mim – diz, em italiano, uma voz grave e articulada que nunca ouvi na vida."
"- Comecei a seguir você, mas parei porque não tinha a menor ideia do que faria se ficássemos cara a cara. Quer dizer, o que eu poderia lhe dizer? Como poderia dar um jeito de conversar com você? Então deixei você ir. É a minha especialidade, sabe, deixar as coisas passarem. Procurei você no dia seguinte e no outro também, mas sabia que você tinha ido embora. Se ao menos a tivesse visto passeando sozinha em algum lugar, poderia abordá-la, então guardei sua imagem na lembrança. Durante todos esses meses tentei imaginar quem você era e de onde vinha. Queria ouvir a sua voz. Senti muito ciúme do homem que estava ao seu lado - diz ele devagar. - Então, no outro dia, quando eu estava sentado lá no Vino Vino e você virou o corpo de modo que o seu perfil apareceu de leve por baixo do seu cabelo, percebi que era você. A mulher do casaco branco."

21 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Morta de vontade de ler esse livro!
    Já está na minha lista!

    Estamos com uma super promoção do Dia dos namorados!
    Participe!
    Beijos
    Rizia -Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Conhecia só de capa esse livro, que ótimo saber mais! E gostei da história dele, é bem interessante. Bom mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Nunca ouvi falar neste livro, mas achei a história interessante. Confesso que nunca faria o que ela fez, acho muito precipitado, um salto no escuro. Mas por amor as pessoas fazem coisas inimagináveis. Gostei mesmo da história e gostaria de ler o livro.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro, mas adorei a temática. E achei muito criativo as receitas no final e o guia, são um atrativo a mais no livro.

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um romance bonito, já vi outras resenhas positivas sobre ele. No momento não digo que vou ler, mas se surgir uma oportunidade, quem sabe né?

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  7. Já vi esse livro para vender, mas nunca tinha prestado muita atenção nele. A sinopse é bonitinha, parece ser um romance verídico gostoso de se ler. Gostei bastante do fato de ter receitas no final do livro! =)

    ResponderExcluir
  8. WOW Que lindo Dri !!! Nunca ouvi falar dese livro....fiquei beem curiosa !

    ResponderExcluir
  9. Adriana
    Acho que este livro vai me agradar também pelo que você escreveu. Gosto muito de romances maduros e hoje quase não tem livros assim. Obrigado pela dica.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    LerparaDiverir

    ResponderExcluir
  10. Ai que livro lindo...jogar tudo pro alto pra viver um amor :)
    Nossa amo livros assim, e fico tão envolvida que acabo achando que é vida real. rsrs...
    Gostei demais da resenha e vou procurar o livro pra comprar.
    Bjokass

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Esse é um livro bem gostoso de se ler! Além de ter ficado maravilhada com a história de amor dos dois, pude conhecer também a culinária (amo) do lugar. Muito bem observado, Adriana. De fato, os dois são bem maduros e o romance também é bastante maduro. Eu gostei muito do livro e a capa, diga-se de passagem, é linda.
    Quero muito ler também Mil dias em Toscana!

    ResponderExcluir
  12. Conheço esse livro há um bom tempo, sempre tive interesse em ler, mas ainda não tive a oportunidade. Ainda está na minha lista de desejados, então assim que surgir uma "brecha" vou tentar lê-lo. Gostei muito da resenha. ;)

    ResponderExcluir
  13. Que lindo :O Adorei sua resenha, ela está ótima, seu blog também é muito muito legal! Se você me seguir avisa para que eu te siga de volta!
    Sobre a resenha, ela teve sorte não é todos dias que encontramos alguém que se apaixona à primeira vista " Fernando, um veneziano que, um ano antes, vira Marlena passeando pela Piazza San Marco e se apaixonara à primeira vista." O livro parece ótimo!

    Bjs, http://likelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. A verdade é que eu nunca tinha ouvido falar desse livro, nem visto essa capa nem nada do tipo *o*
    Lendo sua resenha e o tema do livro acho que ele realmente não faz meu gênero, kkk'. Achei na verdade ele bem clichê, essa coisa de tentar viver um romance quando já está tudo estável. Enfim, eu acho..

    ResponderExcluir
  15. Adriana, adoro livros de romance com culinária!! São perfeitos, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Martha
      Que bom ver você por aqui.
      Conheci este livro no CDL lembra ...
      Bjs

      Excluir
  16. Eu realmente não gostei desse livro. Cometi o erro de comprá-lo pela capa e por uma rápida leitura da sinopse, e confesso que deveria ter lido umas resenhas antes de começar... Mas não foi pra mim :/

    ResponderExcluir
  17. Oi Adriana! Nossa, sua resenha me deixou empolgada para ler esse livro. Acho que nunca li um romance mais maduro. Assim que tiver uma oportunidade vou ler. É bom variar as vezes. ótima dica ;)

    ResponderExcluir
  18. Raramente vejo algo da Sextante [será] , mas quando vejo, é pra eu gostar mesmo! Gostei muito desse livro, todo simples e com uma historia bem interessante e que já se passou pela minha cabeça. Imagina você querer estar com alguem e ter a dificuldade no idioma rs.. Troca de experiencias! Gostei muito, quero ler!!!! D:

    ResponderExcluir
  19. Oiie
    Achei a capa desse livro muito bonita e sofisticada.. eu iria gostar d q as pessoas me vissem lendo ele em locais publicos.. rs
    Parece ser bom, mas como vc disse alguns momentos lentos podem me decepcionar um pouco, né.. =/
    Qm sabe.

    bjinhos

    ResponderExcluir
  20. A capa desse livro é maravilhosa, muito linda
    Se antes eu já estava com vontade de ler esse livro, agora então nem se fala. Que pena que tem alguns momentos lentinhos, mas acho que [e um livro que vale a pena

    ResponderExcluir