[Resenha] Beleza Perdida de Amy Harmon








Titulo : Beleza Perdida
Autor : Amy Harmon
Paginas : 332
Editora : Verus
Gênero : Romance, New Adult
Classificação :



Sinopse:

Ambrose Young é lindo — alto e musculoso, com cabelos que chegam aos ombros e olhos penetrantes. O tipo de beleza que poderia figurar na capa de um romance, e Fern Taylor saberia, pois devora esse tipo de livro desde os treze anos. Mas, por ele ser tão bonito, Fern nunca imaginou que poderia ter Ambrose… até tudo na vida dele mudar. Beleza perdida é a história de uma cidadezinha onde cinco jovens vão para a guerra e apenas um retorna. É uma história sobre perdas — perda coletiva, perda individual, perda da beleza, perda de vidas, perda de identidade, mas também ganhos incalculáveis. É um conto sobre o amor inabalável de uma garota por um guerreiro ferido. Este é um livro profundo e emocionante sobre a amizade que supera a tristeza, sobre o heroísmo que desafia as definições comuns, além de uma releitura moderna de A Bela e a Fera, que nos faz descobrir que há tanto beleza quanto ferocidade em todos nós.


Eu comprei este livro logo depois do seu lançamento porque a capa dele é simplesmente linda, mas com tantos livros na frente ele acabou ficando perdido ma estante e não seria lido tão cedo. Então eu topei participar do projeto: Está na estante, não leu? Seu amigo escolheu! e a Silviane, do Estilhaçando Livros escolheu este livro para mim. E eu simplesmente amei a leitura.

Em primeiro lugar, o casal é fofo, mas quem realmente me encantou foi o personagem secundário Bailey Sheen, um personagem fantástico que apesar de todas as dificuldades, ele rouba as cenas e da aula de vida. E se não fosse por ele, este seria mais um livro com um romance legal recheado de drama.
Em segundo lugar, eu não achei ligação nenhuma com A Bela e a Fera, alem de um rapaz deformado e uma moça que ficou linda depois de adulta. Os personagens centrais são Ambrose Young, Fern Taylor e Bailey Sheen.

Fern é uma garota doce, que foi concebida quando sua mãe já tinha perdido a esperança de engravidar. Sempre foi uma menina simpática que vivia a sua vida sem se importar com a opinião dos outros. Ela e seu melhor amigo, primo e companheiro de todas as horas Bailey são muito unidos.

A historia se intercala entre o presente e as memórias que os personagens tem do passado, porem as memórias são sempre relacionadas a algo que está acontecendo naquele momento.
Fern sempre foi o patinho feio, extremamente ruiva, magrinha de óculos e aparelho. E apesar de reconhecer sua “feiúra” sempre viveu da melhor forma possível.
Ambrose é o típico garoto lindo/Deus Grego do colégio, mas sempre foi muito atencioso com todos, bem humorado, apaixonado por lutas e escolheu viver com o padrasto depois da separação dos pais.

Sheen tem uma personalidade única, seus pais descobriram que ele tinha distrofia muscular de duchenne (tipo aquela do Stephen Hawking) e com muito empenho e fisioterapia ele conseguiu levar uma vida “normal” até os 12 anos, mas agora aos 17 ele já depende da cadeira de rodas. E aos pouco no decorrer do livro vemos a progressão da doença e a dificuldade que ela causa em seus movimentos, mas ele leva tudo de bem com a vida, cheio de humor e de cabeça erguida.
O livro é narrado em terceira pessoa, e vemos a visão de todos, até mesmo dos personagens secundários.
" - Você acha que existe alguma chance de alguém como o Ambrose se apaixonar por alguém como eu?”
- Só se ele tiver sorte."
Na escola Fern e Ambrose se conhecem, mas não são amigos. E isso não impediu de Fern ter uma paixonite secreta por ele. Mas sua melhor amiga Rita (a loira deslumbrante do colégio) quer ficar com o Ambrose, e se propõe a escrever uma carta. Só que a Rita é muito simpática, mas também é a famosa loira burra. E prevendo o desastre da amiga, Fern decide escrever por ela.

As cartas ficam frequentes, cada vez mais intimas, e os dois descobrem uma afinidade muito grande, tanto que Ambrose percebe que Rita pessoalmente não parece a mesma da carta, e ao pressioná-la, ela revela a verdade. Deixando um Ambrose muito P da vida. Se sentindo vitima de uma brincadeira maldosa.

Fern fica apavorada com a idéia de ser odiada por Ambrose, e vai procurá-lo para se desculpar. No inicio ele é rude mas depois percebe que ela foi sincera em suas cartas, mas que mesmo assim não se veria ao lado de uma menina tão simples feinha quanto ela. Ele com certeza seria motivo de chacota dos amigos. Sendo assim os dois se despedem como bons amigos.

Porem Ambrose não consegue mais tirar a escritora de suas cartas da cabeça. E no meio disso tudo tem os acontecimentos de 11 de setembro (o ataque as torres gêmeas nos EUA) E por patriotismo, e achar que realmente tem um dever a cumprir ele se alista para lutar na guerra e convence seus quatro melhores amigos para ir com ele.
" - Não ficamos sabendo de imediato o que tinha acontecido com você. Prometi a mim mesma que, se você voltasse para casa, eu não teria medo de revelar os meus sentimentos. Mas ainda tenho medo, porque não consigo fazer você retribuir o meu amor."
O Ambrose que vai para a guerra, não é o mesmo que volta de lá. Em um terrível acidente onde só ele sobrevive. Ambrose fica gravemente ferido, tendo varias sequelas e cicatrizes permanentes. Alem da grande culpa pela perca de seus amigos.

Por outro lado temos o Bailer que é apaixonado pela Rita, que também nutre sentimentos por ele mas por vários motivos essa relação não passa de uma bela amizade. E quando Ambrose volta da guerra, Fern já passou pela transição de patinho feio e se tornou um lindo cisne ( e só ela não percebeu isso ainda).

Então esse trio peculiar passa a fazer parte da vida um do outro, compartilhado segredos, experiencias, felicidade, drama, amor e muitas emoções.
É um livro fantástico que merece ser lido, confesso que chorei muito num determinado acontecimento, pois o livro é cheio de emoções fortes. Recomendo muito. 

16 comentários:

  1. Hello, Adriana. Este livro é concebido com todos os aspectos para ser mais um cliché, mas o(a) autor(a) consegue transformar uma famosa história, o patinho feio apaixonada pelo popular da escola, em uma obra incrível. Encantei-me pelos três personagens da trama, especialmente da interligação que eles possuem. Beleza Perdida é uma proposta incrível e reflexiva.

    ResponderExcluir
  2. Li uma resenha recentemente e adorei. A capa é linda, mas não esperava um sick-lit. A resenha dava a entender que seria algo adolescente, fofinho, coisa que não boto muita fé, mas resenhas estão me surpreendendo.

    ResponderExcluir
  3. No começo pela sinopse eu jamais esperaria que esse new adult fosse tão emocionante e profundo, pois diga-se de passagem, eu não vejo muitos do gênero que possuam tamanha carga emocional, mas com as resenhas percebi que é uma história linda e que merece uma chance.
    Por sorte do destino ganhei Beleza Perdida de um blog faz alguns meses e apenas não li até agora, pois a escola anda atrapalhando e não consigo paz para ler. Ultimamente ando lendo livros finíssimos devido a esses fatores. Dá até pena ver um livro tão bonito por dentro e em seu conteúdo parado na estante.
    Enfim, sua resenha está ótima e apenas confirma tudo que espero desse livro.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. to de olho nesse livro desde o lançamento, adoro ler releitura e essa é uma delas, gostei da sua resenha e agora to mais curiosa ainda pra ler o livro(se é que isso é possível!)

    ResponderExcluir
  5. Oi, Adriana!
    Meus desejados são tantos - com certeza isso também acontece com todos nós leitores - que tenho que fazer a difícil decisão de escolher qual adquirir, esse é um dos motivos de ainda não ter lido Beleza Perdida, além de não ler livros nesse estilo pois não é um gênero que costumo ler, mas cada vez que leio resenha sobre Beleza Perdida fico com mais e mais vontade de ler.
    Apesar de ter achado a atitude do Ambrose estúpida em não querer ficar com a Fern antes de ir para a guerra por acha-la feia, sei que vou amar cada um dos personagens dessa história que vem emocionado e fazendo com que seus leitores se apaixonem por ela.
    Amei a resenha!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Any, o livro vale muito a pena, e não é que ele não fica com ela por ela ser feia, é mais por "falta de afinidade, digamos assim" ele acha que os dois não tem muito a ver, mas quando ele volta da guerra, está mais maduro, e entende que nem tudo na vida é do jeito que imaginamos. Acho que vc vai gostar muito se der uma chance para o livro. Bj

      Excluir
  6. Eu ameeei esse livro! Eu li ele mês passado e foi um dos melhores livros que li esse ano. Eu amei os personagens, achei a Fern e o Ambrose super fofos. Mas realmente quem roubava a cena era o Bailey, eu adorei ele, eu já esperava o que aconteceria com ele no final, mas eu chorei tanto pela maneira que ele morreu, eu tive até que parar de ler um pouco pra respirar haha
    Mas eu amei a história, e amei a escrita da autora. O livro com certeza entrou para os meus favoritos <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Dei um tempo nesse tipo de livro. Ultimamente não tenho tido ânimo par ler romance, mas quem sabe mais para frente eu não o leia?!

    ResponderExcluir
  8. Lido e amado. Apesar de eu detestar dramas esse livro me deixou tão ansiosa que não consegui largá-lo. Fique deprê pelo que aconteceu com o Bailey. Não consigo imaginar como era o Ambrose antes do acidente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Adri, tudo bem?
    Você já falou tanto desse livro aquele dia que eu já estava curiosa para lê-lo, agora com a resenha essa vontade de intensificou. Não vejo a hora das férias chegarem para eu poder pegar emprestado com você e me apaixonar pela história também.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  10. dá primeira vez q eu li a resenha desse livro, achei q fosse mais uma "bela e a fera" mas todo mundo está elogiando tanto e dizendo que é muito emocionante que ele entrou p minha lista
    quero muito me emocionar com esse trio também

    ResponderExcluir
  11. A resenha mostrou bem o desenvolvimento da história,tinha a impressão que era diferente.Não gostei da parte deles não terem ficado juntos no colégio,só depois que ela "virou cisne",mas se é uma releitura da Bela e a Fera,realmente condiz,há uma semelhança com a atitude do príncipe antes da maldição.
    Um livro que nos emociona a ponta de fazer chorar é incrível,que bom que mexeu com você dessa forma.

    ResponderExcluir
  12. A capa é muito linda, assim como a história, virou favorita, chorei tanto no final, morri de ódio do marido da Rita, o final é lindo!!!

    ResponderExcluir
  13. Hmmm, sério que vc não achou nada de A Bela e a Fera?
    Quando eu vi este livro não dei bola... até que li uma resenha e fiquei sabendo que se trata de uma releitura de "A Bela e a Fera" , foi dai que surgiu meu interesse...
    Beem, eu to muito a fim de ler este livro, as recomendações também me influenciam é claro.
    O que achei de mais legal foi como Ambrose deixa de ser belo... pelo que percebi ele não era arrogante, só lindo de morrer e por isso a Fern não imaginava que rolaria algo.
    Confesso que pensei: será que se ele não tivesse deixado de ser lindo ele se interessaria por ela?
    Bem, imagino a dor de Ambrose de ser o único a voltar da guerra e ainda deixar de ser quem era quando partiu...
    bem, sua resenha retratou o que vc sentiu ao ler este livro, sem muitos detalhes da trama em si o que eu curti, porque não fiquei sabendo muito mais do que sabia.
    Até agora ninguém tinha falado tão bem do personagem secundário...
    Interessante seu ponto de vista!!
    No geral, adorei sua resenha e fiquei com mais vontade de ler e conferir se tem ou não relação com o clássico ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Esse foi o único livro da autora que li, achei bonitinho , mas não foi um dos meus favoritos.
    Achei bem a Bela e a Fera, só que de drama. Gostei muito do pai da Fern. Recomendo

    ResponderExcluir
  15. Li bastante resenhas em relação a esse livro e, quase todas foram positivas. Mad, confesso que não sou muito fã de tramas com uma pegada de drama (mesmo sabendo que não é o gênero principal). Então, nesse momento, não o leria. Quem sabe em um futuro mais distante, né?!?!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir