THE 100 - Os Escolhidos de Kass Morgan








Titulo: THE 100 - Os Escolhidos
Autor:
Kass Morgan
Paginas: 288
Gênero : Distopia
Editora : Galera
Classificação :



Sinopse :
Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Mas com uma população em crescimento e recursos se tornando escassos, governantes sabem que devem encontrar uma solução. Cem delinquentes juvenis — considerados gastos inúteis para a sociedade restrita — serão mandados em uma missão extremamente perigosa: recolonizar a Terra. Essa poderá ser a segunda chance da vida deles... ou uma missão suicida.

Eu confesso que adorei este livro, e pra ser bem justa não vou ficar fazendo comparações com a
serie THE 100 (que amo) inspirada no livro, mas achei que um complementa o outro já que são bem diferentes. O livro é uma distopia onde tudo acontece em um futuro muito distante, a terra foi atingida por armas nucleares e a única saída foi ir para o espaço, as pessoas vivem em espaçonaves dividida em três facções, (mais ou menos assim : classe alta, média e baixa). E eles enviam 100 jovens "delinquentes" para ver se a terra pode  receber seus habitantes novamente, já que há muito tempo encontra-se inabitável.
"Os humanos tinham abandonado a Terra em seu momento mais sombrio; ela não se importaria com quantos morreriam tentando retornar."
Qualquer coisa que se faça dentro da nave pode te transformar em um prisioneiro, onde ficará confinado até completar 18 anos, e provavelmente será condenado a morte (com uma injeção letal, e o corpo será jogado para vagar no espaço), e na maioria das vezes(praticamente, sempre) sem o direito a perdão. O livro é narrado por 4 personagens importantes Clark, Wells, Bellamy e Glass.

Clark é a protagonista principal. É órfã pois os pais (dois grandes pesquisadores) foram condenados a morte, e a única pessoa responsável pela condenação dos pais e a dela, foi a pessoa que ela mais amava e confiava. Uma traição que será muito difícil de perdoar.
"Naquele momento, não havia mais ninguém. Eles eram as duas únicas pessoas na Terra. Exatamente como ele sempre tinha imaginado que seriam."
Wells é o filho único do chanceler, e ir para a terra é uma consequência inevitável, e seu maior objetivo é proteger a garota que ele ama. Ele sabe que será uma tarefa muito difícil, já que Clark tem ódio mortal por ele, também sabe que seu erro é imperdoável, e que ela nunca entenderá que, ele fez o que fez apenas para protege-la. Mesmo sua traição tenha trazido consequência tão graves.

Bellamy é um rebelde com causa, o único integrante da nave que tem uma irmã, já que isso é um fato proibido. Ele embarca na nave no ultimo segundo, numa missão quase suicida, para ficar perto e proteger a sua irmã Octavia de 14 anos. Ele sempre foi o responsável por ela, e jamais a deixaria partir sozinha, rumo ao desconhecido.
"Bellamy abriu os olhos. Ele estava sendo ridículo, sabia disso. A chuva era apenas água, e não existia essa história de começar do zero. Esse era o problema dos segredos - você tinha que carregá-los consigo para sempre, independentemente do custo."
Glass é uma jovem que consegue escapar num momento grande confusão, bem na hora do embarque. Seu objetivo? Conseguir se despedir do seu grande amor e conseguir o seu perdão. Se despedir de Luke vale qualquer sacrifício, mesmo que ela seja executada logo em seguida, e como as coisas estão indo, é o que provavelmente acontecerá.

A chegada à terra não é fácil o pouso tem serias complicações, muitos estão feridos, os remédios estão perdidos na floresta, a comida é escassa os suprimentos são poucos e tudo isso num ambiente totalmente desconhecido, e nem todos estão a fim de cooperar.

O livro é cheio de revira volta, a autora teve a brilhante ideia de, no meio da narrativa, fazer uns flex back, e os personagens começam a se lembrar de fatos ocorridos na nave e assim acabam explicando as coisas conforme os seus acontecimentos. E o fato de cada um ir contando aos poucos a sua historia, ficamos sabendo o que se passa enter eles, e isso inclui a espaçonave, já que a Glass narra os acontecimentos internos da nave.
"De acordo com a lei da Colônia, adultos eram executados imediatamente após a condenação e menores eram confinados até completarem 18 anos, quando recebiam uma última chance de se defenderem. Mas ultimamente as pessoas estava sendo executadas horas depois de seus rê-julgamentos por crimes que, há alguns anos, teriam sido perdoados."
Fiquei com dó de Wells e vários momentos e muita raiva dele em outros, Clark é uma personagem forte de que gostei muito, a historia de amor de Glass e Luke é apaixonante e torço muito pelos dois, Bellamy é maravilhoso, rebelde mas ao mesmo tempo cativante, carismático, sarcástico e o senso de proteção dele com a irmã é muito legal, e o clima enter ele e Clark... ai ai. Não vou nem comentar...

Adorei o livro e já estou ansiosa pela continuação, o livro acaba em aberto dando a entender que agora sim as aventuras e os verdadeiros perigos estão apenas começando, tanto na terra quanto no espaço.
Dei quatro estrelas porque eu senti falta de um pouco de ação na historia, nada que atrapalhe a leitura é claro. Eu super recomendo o livro, porem, leia sem fazer comparações com a série, assim será uma boa leitura, a série é cheia de ação, aventura e tudo mais, se começar a ler com essa expectativa, a leitura pode se tornar frustrante.
"Qualquer lugar nesse planeta seria infinitamente melhor do que o mundo que eles deixaram para trás. Pela primeira vez em sua vida, estava livre."

16 comentários:

  1. Nunca assisti a série... não tenho costume de acompanhá-las. Mas o livro despertou meu interesse tão logo eu soube do lançamento!
    Uma distopia, gênero que adoro, com uma idéia um pouco diferente do que vimos por aí. Estou bem curiosa para saber o que são esses crimes tão "terríveis" que as pessoas são condenadas à morte e como será essa rehabitação da Terra!

    ResponderExcluir
  2. Não curti muito a sinopse,mas gostei da sua resenha,vou pensar em investir nele . Mas tem muitos outros que estão na sua frente .
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  3. Não gosto muito do tema e confesso que tenho preguiça de ler o livro! rs
    Mas acho que essa trama tem muitos pontos positivos, como a história super envolvente e os personagens fortes.
    Acho que vou ver a série mesmo, parece interessante.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Amei demais esses lembrancinhas do passado, viu?
    Acho que foram minhas partes preferidas do livro...Enfim! Você sabe quase tudo que achei da leitura, hahahaa
    Única diferença entre eu e você é que não senti dó do Wells e fiquei revoltada por ele não ter morrido \o/
    Adorei a resenha, Adriana!

    Beijos!

    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi tudo bem ?
    Eu to louca pra ler esse livro, achei a história ótima. Nunca vi a série, prefiro ler o livro antes. Amei a resenha, só me fez querer ler ele mais ainda.

    Beijos e bom fim de semana,
    Ivana

    http://omundinhoderebecca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Parei com distopias... elas estavam me desgastando emocionalmente. Pra mim é mais fácil acompanhar saga em filme/seriado que acompanhar em livro. Pretendo começar a série por esses dias já que a maioria das minhas séries entrou em hiatus.

    ResponderExcluir
  7. Gostei da premissa do livro e quero ler ele com certeza. Ainda não vi a série, mas assim que tiver oportunidade verei.

    ResponderExcluir
  8. Oiee.
    Pela sinopse achei muita informação pra um livro só, mas sua resenha deu uma aliviada na confusão em que fiquei.
    Ainda não sei se o lerei, quem sabe mais pra frente.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Adriana!
    Tinha escutado tantos elogios - tanto aos livros como a série de TV -, e, para dar uma amenizada na curiosidade, fui assistir à série.. e detestei.
    Talvez foi pelo motivo de eu ter parado nos primeiros episódios, onde nada demais ainda aconteceu, mas, não consegui gostar muito do desenvolvimento não, mesmo que a premissa seja boa. Como você gostou do livro, quem sabe eu não dê uma chance para ele se surgir a oportunidade, rs.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li o livro, mas já comecei a ver a serie... o que me deixa com mais vontade de ler... afinal... como vc mesma disse.. uma completa a outra, mesmo sendo diferentes; to loko por esse livro...

    ResponderExcluir
  11. Ainda não assisti/li essa série, mas tenho vontade. Gosto de distopias e, se elas tiverem muita ação, é melhor ainda. Gosto de narrativas divididas em várias protagonistas e gosto também quando rolam flashbacks para explicar um pouco mais a trama. Estou bem curioso pra começar a ler/assistir o mais rápido possível.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. Eu estou assistindo a série e também estou amando. Eu tinha muita vontade de ler o livro, mas ouvi algumas pessoas falando que o seriado era bem melhor, então desanimei. Mas agora já estou com vontade de ler de novo e acho que eu vou amar também *u*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Não faz muito meu gênero distopia.Mias confesso que algumas tem me chamado atenção.Mais essa não tem me chamado.Ainda tem continuação :/ aí que eu fico louca mesmo , só leio quando estão completos

    ResponderExcluir
  14. Adriana arrasando de novo, com uma ótima resenha, e ainda por cima de um dos meus livros mais desejados, cara to amando a serie, os terra firme, a arca, isso sem falar de personagens cômicos como o Jasper. Serio se o livro for tão bom quanto a serie, vou lê-lo milhares de vezes.

    ResponderExcluir
  15. Sua resenha, como sempre, ficou ótima. Mas a sinopse do livro não me convenceu. Por isso, não sei se gostaria do livro.

    ResponderExcluir
  16. Ai o seriado ta sendo um dos melhores da temporada, não quero ter outro choque como foi o livro de TVD
    Vou dar uma chance

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir