COMPRA PELA INTERNET, CUIDADO.



COMPRA PELA INTERNET

Comprei um jogo para Xbox-360 no site Bolão da Informática por volta de dois meses, e ao invez de diversão, até agora só me trouxe aborrecimento, pois me venderam um produto que já não tinha em estoque, abri varias reclamações que demorou dias para serem respondidas, e só me deram uma resposta aceitável, depois que abri um processo no Procon, e mesmo assim ainda não recebi o produto, o que é vergonhoso pois na hora de receber o o pagamento, eles recebem numa boa, porem o descomprometimento com o cliente é vergonhoso.

Em compensação temos sites como o Extra.com que me enviou um livro todo amassado, dobrado, enfim um desastre total, mas que com a maior boa vontade trocou o livro. O Mercado Livre que fez o estorno do valor total no meu cartão quando desisti de uma compra, entre outras. no geral não costumo ter grandes problemas. Por isso pesquisei bastante como agir em certo tipo de situação e achei que este material, foi o que esclareceu melhor. Espero que possa ajudar a muitos que tenham passado ou ainda estão passando por situação semelhante a minha.

QUEM UTILIZA A INTERNET PARA FAZER COMPRAS DEVE TER CUIDADOS REDOBRADOS. ENTRE OUTRAS COISAS, NESSE TIPO DE TRANSAÇÃO A FALTA DE MERCADORIA NO ESTOQUE É PROBLEMA COMUM. E EXIGIR O REEMBOLSO É DEMORADO E REQUER BOA DOSE DE PACIÊNCIA.

Os consumidores que procuram as lojas virtuais para suas compras devem tomar, antes da transação, certos cuidados como:
• Identificação do fornecedor
• Verificar a segurança do “site”
• Proteger seus dados pessoais
• Escolher uma senha segura
• Verificar as características do produto
• Conferir as políticas da loja quanto a entrega, formas de pagamento, garantia do produto e garantia de troca
• Verificar o preço e a incidência ou não de tarifas para envio
• Manter registro de tudo
• Prestar muita atenção aos e-mails que recebe, o que inclui o de confirmação da compra.

FALTA DE PRODUTOS NO ESTOQUE
Enganam aqueles compradores que acham que as lojas virtuais tenham controle total de seus estoques por causa da tecnologia que dominam. Não é bem assim. Acontece de um consumidor comprar um produto sem que esteja disponível no estoque. E pior: só ficam sabendo que o negócio não foi concluído depois do prazo previsto para a entrega. Daí a exigir o reembolso (estorno) do dinheiro pago ou a troca do produto por outro equivalente requer uma boa dose de paciência, sem falar dos transtornos. Ainda tem os que arriscam comprar atraídos pelos preços em sites desconhecidos, que ser vítimas de calote. Há o risco de cair numa “armadilha”, de tomar um “cano”. Portando, os consumidores de boa fé têm que tomar cuidado, porque é muito difícil reclamar, em caso de problemas.

PRODUTOS QUE NÃO CORRESPONDEM A EXPECTATIVA DO COMPRADOR
Os consumidores, que compram em lojas virtuais e acabam frustrados com a qualidade das mercadorias na hora em que recebe a encomenda, são protegidos pelo Código de Defesa do Consumidor que, em seu artigo 49, determina que o cliente pode desistir do contrato no prazo de sete dias corridos a contar da data do recebimento da mercadoria - direito garantido para toda transação feita fora de estabelecimento comercial formal, isto é, por meio da internet, de telefone ou de catálogos de vendas.

Mesmo assim, é uma maratona urbana garantir seus direitos de troca, principalmente numa cidade grande, onde se deslocar para ir a uma agência de correio é bastante complicado – pagar estacionamento, táxi ou ônibus e enfrentar longas filas para postar de volta a mercadoria. Diante de tantos transtornos que, muitos consumidores, acabam desistindo da troca principalmente quando avarias são pequenas.

O ideal seria que cada loja virtual fosse obrigada a ter um representante, principalmente nas grandes cidades, para resolver os problemas de produtos que não satisfazem os consumidores.

O QUE DIZ O CÓDIGO:
Art. 30. Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado.

Art. 31. A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.
Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:

I – exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;

II – aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;

III – rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.
Portanto, os consumidores do mundo virtual têm de estar atentos para que seus direitos sejam preservados.

16 comentários:

  1. Nunca tive nenhum problema com compras virtuais, no entanto sempre tive muito cuidado. Já compramos o Play 3, tablet e muitos livros e nenhum vieram em mal estado. Graças a Deus. Mas deve ser realmente frustante esse tipo de acontecimento. Uma "grande" loja virtual que tem as vezes manias de vender algo sem estar no estoque é a Saraiva. Uma vez comprei um livro e demorou mais de um mês pra reservarem o produto porque simplesmente não tinham em estoque. Sem falar na demora pra ser enviado pra transportadora e chegar aqui em casa, só quando comecei as reclamações é que tomaram uma atitude. Eles gostam muito de debochar da cara do consumidor (sem contar no frete abusivos deles). Ou pode ser que debochem só comigo, uma vez eles fizeram um sorteio no twitter e eu ganhei. Já faz um ano e eles nem enviaram e quando questiono eles me ignoram. ahuahuah É tenso! kk

    As vezes vejo alguns sites que super descontos, mas nem ouso comprar neles. São desconhecidos, já penso no calote que poderiam me dá. Realmente comprar por esse meio tem que se ter cuidados redobrados.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o seu post!
    Acho que muitas dessas lojas desrespeitam o consumidor pelo fato da negociação não ser feita "cara a cara". Mas comércio é comércio e as leis devem ser respeitadas em qualquer situação, assim como os direitos do consumidor.
    Logicamente que tem muita coisa boa em se comprar online. Geralmente os preços são melhores, além da comodidade de poder adquirir algo sem sair de casa.
    Resta-nos saber aproveitar as oportunidades, mas com cautela e nunca deixando de exigir o que nos é devido.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda tenho medo de comprar pela internet, principalmente se o valor for alto. Nunca comprei com o valor maior que R$100,00 por causa disso. Tive um pequeno problema no Mercado Livre mas eles devolveram meu dinheiro rapidinho.
    Então sempre que vou comprar pesquiso bastante, se tem reclamações, tempo pra entrega e tudo mais. Fuço em tudo antes de efetuar a compra pra não ter problemas e guardo tudo o que possa servir como prova caso eu tenha algum problema.
    Também gosto de ver opiniões de compradores anteriores sobre a loja, enfim, tento me proteger o máximo que posso pra não levar calote.

    ResponderExcluir
  4. Oi Adriana!
    Suas dicas são muito úteis, é preciso ter cuidado redobrado ao fazer compras pela internet.... Eu tenho medo de comprar coisas caras online, prefiro ir à loja física, mesmo que saia mais caro.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do post. Não costumo comprar pela internet, mas adorei sua iniciativa de nos avisar sobre os riscos que corremos.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post! Não costumo comprar coisas de alto valor pela internet, as únicas coisas que eu arrisco são livros e sapatos rs Mas obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o post. Eu já tive problemas também com uma compra que fiz na internet, inclusive em um site confiável de uma loja que tem em todo o Brasil. Contudo, meu smartphone veio com a bateria de outro aparelho, foi um protocolo para realizar a troca porque a loja, com sede em São Paulo, não tinha mais o aparelho da marca que comprei. Fui a autorizada na cidade que resido, em Salvador, três vezes para conseguir realizar a troca, visto que tive que deixar o aparelho lá como se estivesse com defeito, esse tempo durou mais de um mês e a espera só me deixava mais desapontada, e desinteressada pelo smartphone. Temos que evitar esses tipos de compra pela internet, nada melhor do que a pessoa visualizar o produto que vai obter!

    ResponderExcluir
  8. Muito legal esse post, Adriana!!!
    Nunca comprei nada pela net. Apesar dos preços serem bem interessantes, ainda prefiro gastar um pouco mais, mas ter condições de avaliar o produto em mãos antes da compra. Justamente pra fugir dessas burocracias que só nos dão dor de cabeça.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post.
    Eu compro pela internet com frequência e até agora deu tudo certo.
    Eu só compro de sites super recomendados...
    Não entendo como podem vender algo que não tem em estoque...
    Espero que vc consiga seus direitos.
    Torcendo. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Compro pela intenet assiduamente. Adoro essa comodidade de comprar e receber sem precisar sair de casa.. Já tive problemas? Já, pois comprando pela net é impossível avaliar o produto, mas todos eles foram resolvidos diretamente com a loja, sem precisa mover processos ou acionar o PROCON. É por isso que só compro em lojas conhecidas: Submarino, Saraiva,Siciliano, Extra, Shoptime e etc.

    ResponderExcluir
  11. A maioria dos livros que tenho foram comprados na internet. Felizmente, até hoje nunca tive nenhum problema em relação a demora de entrega, se o produto veio amassado, ou que ele não está em estoque. Mas vejo alguns programas na televisão e MUITOS consumidores reclamam destes mesmos motivos. É duro você confiar em um site e ele só te passar para trás.
    Eu nunca compro nada com valor alto na internet, para isso compro na loja física. Adorei o seu post, para quem o ler, com certeza vai aprender mais sobre os seus direitos!

    ResponderExcluir
  12. Nunca tinha comprado nada pela internet e certo dia resolvi tentar pra ver se conseguia.
    Comprei um livro e a compra ocorreu de forma tranquila,sem nenhum aborrecimento. Mas confesso que fiquei com bastante medo de ocorrer algum erro.

    ResponderExcluir
  13. Compro bastante pela internet e não tive problemas por enquanto. Mas muitos amigos meus tiveram problemas e nem sempre conseguem resolver. Achei interessante o post, eu por exemplo não sabia dessa lei e tals. É bom para que todos fiquem alerta, porque na internet nem todos tem boa fé. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, Adriana! Sempre tive receio em comprar pela internet, mas resolvi arriscar comprando livros. Minha primeira compra foi no Submarino e gostei muito, não tive problema algum e continuei comprando no site e em todas as vezes os livros sempre chegaram direitinho. Mas aí um dia vi uma promoção na Saraiva e resolvi aproveitar por conta do preço baixo e não iria pagar frete. Mas não valeu a pena. Fiquei muito chateada com o que aconteceu. Comprei 3 livros em uma promoção com desconto progressivo e 2 foram cancelados por indisponibilidade no estoque. Escolhi por trocar por um outro livro e lá estava um dos livros cancelados disponível para compra. Fui lá e comprei-o novamente e para minha surpresa estava disponível e o recebi. O problema é que na promoção eu tinha conseguido ele por 8 reais e alguma coisa e sem a promoção saiu por 9,90, ou seja, juntando 2 livros de 9,90 não daria pra comprar com o dinheiro que eu tinha disponível. Então escolhi um outro livro só para não perder mesmo o dinheiro e o recebi riscado e sujo. Acho que o que falta por parte de algumas lojas virtuais é respeito com o consumidor. Nunca mais comprarei na Saraiva Virtual.

    ResponderExcluir
  15. Eu nunca tive problema em nenhuma compra que fiz pela internet, e olha que eu compro bastante, principalmente livro, e nunca vieram nem amassados. Mas só confio comprar livros e coisas assim, nunca compro nem jogo nem nada eletrônico por medo de vim danificado e não conseguir trocar.
    Espero que você consiga resolver seu problema.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Viish, que bad, Adriana =\
    É bom sempre comprar em lojas confiáveis, de certo renome né?
    Valeu pelas dicas!

    ResponderExcluir