[Resenha] Vango - Entre o Céu e a Terra de Timothée de Fombelle








Título : Vango -  Entre o Céu e a Terra
Autor : Timothée de Fombelle
Pagina: 360
Editora : Melhoramentos
Gênero : Infanto-Juvenil, Aventura
Classificação :


Sinopse:

Salvar a pele e, ao mesmo tempo, descobrir a própria identidade. Este é o grande desafio de Vango, o jovem herói do novo romance do escritor francês 'Timothée de Fombelle'. Ao ler esse thriller histórico, ambientado no conturbado período entre as duas grandes guerras mundiais, somos impelidos a fugir com Vango pelos cinco continentes, num clima de absoluto perigo e suspense. Este rapaz órfão de 19 anos desconhece sua origem assim como desconhece a motivação do franco atirador que, além da polícia, está em seu encalço. Deparamo-nos com Vango na solenidade em que ele e outros seminaristas seriam ordenados padres na suntuosa catedral de Notre-Dame, em Paris. O assassinato do padre Jean, seu protetor, desencadeia a perseguição ao rapaz, que empreende uma fuga espetacular ao escalar nada menos do que os famosos vitrais da catedral. 

Algumas personalidades incorporadas à história são Joseph Stalin, sua filha Svetlana e Adolf Hitler.

Aos dezenove anos, Vango está pronto para ser ordenado padre na imensa praça em frente a catedral de Notre-Dame em Paris. Mas a realização de seu sonho de infância acabou sendo interrompida quando um grupo de policiais interrompeu a cerimônia com o objetivo de prendê-lo sob a acusação de assassinato. A caçada de Vango começa em Paris e acaba percorrendo praticamente a Europa inteira, englobando elementos muito mais perigosos.
“Então, Vango viu a escuridão da sala se movimentar. Sombras se ergueram a sua volta. Ele não as tinha visto. Mas, desde que entrara, dezenas de homens de preto, sentados em bancos de pedra, não haviam tirado os olhos dele.”
A narrativa deste livro é um pouco estranha: inicialmente, o narrador nos dá cenas soltas com diversos personagens diferentes que, por algum motivo, fazem ou fizeram parte da vida de Vango, até que, aos poucos, essas pontas soltas vão se juntando e formando a história propriamente dita.
“A língua dos outros é uma canção estranha, cuja música imitamos antes de compreender as palavras.”
A história se passa no entre Guerras Mundiais e há até alguma coisa que conecta Vango a alguém realmente muito importante em uma das duas forças que vão se digladiar na Segunda Guerra, mas fora isso, a coisa é (ou está) tão turva que qualquer coisa a ser dita não passará de teorias de conspiração.

O segundo livro da série aparentemente vai se chamar Vango: O Príncipe sem Reino (o que pra mim foi um imenso spoiler, mas nem vou entrar na questão)
O livro foi traduzido para mais de 22 idiomas e recebeu diversos prêmios.http://www.skoob.com.br/vango-entre-o-ceu-e-a-terra-435339ed493269.html)

(Blog Os Livros de Bela)

19 comentários:

  1. Estou para ler Vango há um tempinho e espero finalmente fazê-lo em breve. Gosto dessa questão histórica que permeia a trama, na verdade é o que mais me atrai no livro, sabe. Gostei da resenha e acredito que irei curtir o livro, mesmo que o início pareça meio desconexo, como você mencionou.

    Beijos, Livro Lab

    ResponderExcluir
  2. Que história confusa né? Eu pensei que esse livro tivesse uma história mais fluida, eu não sei se gostaria muito desse livro. Essa forma de narrar deve ser bem confusa pra gente que não tá acostumada, bem, é o que penso pelo que li da tua resenha Luiza.

    bju
    http://ventoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Luiza!
    Como gosto de história e de livros ambientados no período da guerra e entre elas, adorei a leitura.
    cheio de aventura, mistério que espero sejam desvendados no 2º livro, estou ansiosa e no aguardo.
    “A minha vontade é forte, mas a minha disposição de obedecer-lhe é fraca.” (Carlos Drummond de Andrade)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei interessada por esse livro desde que vi o anúncio de seu lançamento, o enredo parece bastante empolgante, sem falar que é um thriller histórico, o que curto muito.
    Mas confesso que fiquei com um pé atrás ao saber a respeito da forma da narrativa, torço para que eu não tenha problema com ela quando for ele esse livro.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Desde o lançamento de Vango ele tem me deixado curiosa, pois une diversos elementos que gosto e creio eu, que caso o autor saiba junta-los, que a historia tem muita diversão para me proporcionar, apesar da narrativa pouco usual.
    Realmente, o título do segundo livro parece ter um spoiler e torço para que seja o primeiro e o último.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante da sinopse e a capa tá bem legal. Estou curiosa apesar de não ser o meu gênero favorito, mas já li críticas sobre alguns pontos em que a leitura se torna arrastada.

    ResponderExcluir
  7. já li algumas resenhas desse livro e a cada uma que passa eu fico bem mais curiosa, parece ser um livro bem interessante e eu to doida pra ler.

    ResponderExcluir
  8. Blog cheio de ótimas resenhas enh? Adorei conhecer um pouco sobre esse livro, gostei bastante da premissa!

    http://meusdespropositos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não curto muito livro de aventura, mas quando o livro tem temas históricos gosto de ler. Vou adicionar a lista e espero gostar..

    ResponderExcluir
  10. Oiiii
    Ja tinha visto outras resenhas sobre esse livro e já estou bem curiosa sobre ele.
    Vou estar lendo ele em breve.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Vi alguns resenhas desse livro e gostei bastante da historia só acho que o autor tentou colocar muita coisa na historia o que acaba confundido o leitor e gostei de todo o mistério que a trama trás me deixando ainda mais curiosa !!!

    ResponderExcluir
  12. gente eu tô louca para ler esse livro.
    já tinha escutado falar a história que fica mudando de ponto de vista, alguns acharam legal outros acharam muito confuso, eu me apaixonei pelo livro por causa do booktrailer.
    é... eles bem que podiam ter colocado um nome menos spoiler (e olhe q eu ainda não li)
    bjs!

    ResponderExcluir
  13. A capa desse livro me atrai bastante, essas ilustrações bem trabalhadas me encantam. O nome do autor, Timothée de Fombelle, me chamou bastante a atenção, só podia ser francês, haha. Por falar em França, ainda não li um livro produzido por lá, acho que esse seria um bom começo.

    ResponderExcluir
  14. Li esse livro e gostei bastante. A escrita do autor é bem fluida e a trama também é bem interessante. Assim como você, também achei o início bem confuso, pois são muitas frentes, e não vemos conexão entre elas, mas depois, tudo começa a se encaixar. Esperando ansiosamente o próximo volume.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. Oie
    Eu tenho o livro mas tenho um pouco de preguiça de iniciar a leitura ainda mas ele não sendo do meu genero favorito.Achei os acontecimentos um tanto confusos e fiquei sem entender algumas questões mas pra quem já leu e gostou agora e só aguardar o lançamento do próximo.

    ResponderExcluir
  16. Até achei a capa bonitinha, não gostei da sinopse mas gostei da sua resenha... E agora como faz?! Kkkk. Achei interessante a narrativa inicial deixar pontos soltos, creio que se for só no começo mesmo pode deixar a leitura interessante.

    ResponderExcluir
  17. Oi Adriana, tudo bem? Senti um pouco de falta de saber a sua opinião a respeito da história. Já li outras resenha dele, e até achei interessante conter elementos reais, adoro quando há essa mistura entre ficção e realidade. Entretanto, não tenho muito interesse em ler, pois como você disse, ele parece ser um tanto confuso.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  18. Oii! Tudo bem?
    Olha! Fiquei bastante curiosa com esse livro!
    A gente olha a capa e não imagina sobre o que o livro conta! :)
    Gostei da sinopse e da resenha!
    Com certeza quero ler! Gosto de livros de ação e aventura assim!
    Não li nem esse ainda e já estou curiosa com a continuação!
    Hehehe!
    Beeijos!

    ResponderExcluir
  19. Um thriller histórico,que interessante,
    Começa em Notre-Dame,que lindo,adoro descrições da França.A capacidade de incorporar personagens reais pode ser um ponto positivo dependendo da maneira como o autor a abordar.

    ResponderExcluir