[Resenha] Outlander - O Resgate do Mar de Diana Gabaldon








Título: Outlander - O Resgate do Mar
Autor : Diana Gabaldon
Paginas : 594
Editora : Saída de Emergência
Gênero : Romance, Aventura, Fantasia, Ficção
Classificação :


Sinopse:

O Resgate no Mar - Há vinte anos Claire Randall voltou no tempo e encontrou o amor da sua vida – Jamie Fraser, um escocês do século XVIII. Mas, desde que voltara à sua própria época, ela pensava que ele tinha sido morto na Batalha de Culloden. Agora, em 1968, que seu amado pode estar vivo. A memória do guerreiro escocês não a abandona... seu corpo e sua alma chamam por ele em seus sonhos. Claire terá que fazer uma escolha: voltar para Jamie ou ficar com Brianna, a filha dos dois?
Jamie, por sua vez, está perdido. Os ingleses se recusaram a matá-lo depois de sufocarem a revolta de que ele fazia parte. Longe de sua amada e em meio a um país devastado pela guerra e pela fome, o rapaz precisa retomar sua vida.
As intrigas ficam cada vez mais perigosas e, à medida, que tempo e espaço se misturam, Claire e Jamie têm que encontrar a força e a coragem necessárias para enfrentar o desconhecido. Nesta viagem audaciosa, será que eles vão conseguir se reencontrar?




Tive certas dificuldades em escrever esta resenha, não pelo livro não ser bom, mas por achar uma forma de não revelar spoilers. Esta foi a maior dificuldade, então tudo talvez haja alguns aqui para quem não leu os anteriores.

 A historia continua sendo contada em dois tempos: um no século XVIII relatando o que ocorreu ao Jamie, e um no século XX discorrendo os acontecimentos com Claire, Brianna e Roger. E, a medida que eles vão descobrindo o que ocorreu ao escocês, surge a duvida da Claire:
“Se o Jamie ainda estiver vivo, tentar ou não voltar no tempo e reencontra-lo?” “Seria capaz de deixar mais uma vez toda a vida que conhece e que construiu, por ele?”
Confesso que não saberia o que fazer. Quer dizer, ela tem uma filha, se ela for junto, Partiu Século XVIII. Mas se ela se recusar? Seria capaz de abandona-la? Difícil escolha.
 “Não, não posso dizer que foi fácil, absolutamente – Claire lançou-me um olhar inquisidor – Esperei até Brianna ir a escola, é claro, e tínhamos dinheiro suficiente para pagar alguém para cozinhar e limpar, mas parei de dormir por vários anos.” 
Neste livro a Diana conta-nos mais a respeito do casamento da Claire e do Frank depois que ela volta (des-volta?) no tempo. Nos mostra com eles enfrentam o problema da gravidez, do sumiço e da nova aliança que a Claire se recusa a tirar. O feminismo – inerente a historia – esta presente ao retratar as dificuldades enfrentadas por ela ao começar a faculdade de medicina: o preconceito da sociedade, dos colegas de classe, dos “amigos” e do marido; a culpa por deixar a filha pequena com babas que não gostam da criança (e é recíproco), o descaso sofrido por mulheres à época, tudo isso ao tentar se encaixar numa cidade nova, desconhecida a ambos. De novo percebemos a delicadeza sempre presente na escrita da Diana. 

É bastante interessante, também, descobrir o que ocorreu com Jamie – a cadeia e a fazenda – e perceber como os anos passam rapidamente sem nos darmos conta (sei que isso foi clichê, mas bem... é a verdade).
 “- Por que os papistas acendem velas diante de estatuas? - É... talvez uma maneira de rezar, e de se lembrar. Você acende uma vela, faz uma prece e pensa nas pessoas que são importantes para você. E enquanto ela queimar, a chama lembra deles por você.” 
Oh Deus! Como chorei nas partes do Jamie!! Deveriam proibir a Diana de fazer o Jamie sofrer mais, será que tudo não foi suficiente!!??!? (momento fã histérica). 
À procura da parte 2.
PS.: O livro foi divido em duas partes por ser muito grande. O segundo havia umas 900 páginas, imagina o quão grande era este! 
PS2.: A parte dois já foi lançado pela editora Saída de Emergência.

18 comentários:

  1. só leio elogios a respeito desses livros, só nao li ainda porque nao sou muito de ficar esperando sequencias, espero até todos os livros estarem disponiveis, gostei bastante da resenha e parabéns pelo esforço de nao revelar spoilers, sei que é muito dicífil.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Tudo bem?
    Adorei a resenha! Com certeza vou adicioná-lo na minha lista.
    Espero que consiga ler logo, fiquei muito curiosa!

    Beijocas da Jay
    aprateleira2014.blogspot.com

    Tem sorteio lá no blog: http://aprateleira2014.blogspot.com.br/2015/07/sorteio-evolucao-de-calpurnia-tate.html

    ResponderExcluir
  3. Tenho muito interesse na série Outlander, mas ainda não comecei porque fora o fato de que ela é muito extensa, quero ver se consigo ler alguna livros da minha lista antes de adicionar este a ela.
    Gostei da sua resenha e agradeço por ter se esforçado a poupa-la de spoilers dos volumes anteriores.
    Dianna parece ser uma autora incrível e que me fará sofrer bastante xD
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida é uma difícil escolha essa a da Claire, eu também não saberia o que decidir se estivesse no lugar dela... Quanto a quantidades de páginas, se eu me interessar por um livro encaro a leitura sem duvidar, independente da quantidade delas; mas devo confessar que apesar de todos os elogios que li sobre essa série não me interessei por ela, contudo, amei a resenha.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Oiii
    Ainda não li os livros porque fico impaciente esperando as continuações,vou esperar sair os outros para começar a ler.
    So escuto elogios sobre a serie,espero que me conquiste também.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Stephania!
    Recebi hoje esse livro e já estou morrendo de vontade de ler, mas tem outros na fila e preciso ler os anteriores também.
    Amei sua análise.
    “Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos.”(William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  7. Eu estou louca pra começar a ler essa série. Os livros parecem ser todos ótimos, mas toda vez que vejo o tamanho deles já desisto. Eles são muito grandeeees, e a série também é gigante :P
    Mas amo o seriado <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Mesmo amando o seriado, não tenho coragem de encarar a série impressa. Não é nem pela quantidade de páginas de cada volume, mas, sim, pela quantidade de livros que compões a série. E ainda tem Sam/Jamie ♥

    ResponderExcluir
  9. gente eu tenho que ler a série outlander!!!
    ah parabéns pela resenha, não percebi muito spoilers (eu sei quevcs querem contar a história toda, mas pensem nos outros que ainda estão começando
    mas o meu coração já está partido pelo jaime, se tem uma fã querendo matar o autor(a) é pq a cosia foi complicada

    ResponderExcluir
  10. Mais animada ainda para ler essa série. Quero terminar minha meta primeiro para começar ela; já que os livro são bem grandinhos. Espero gostar.

    ResponderExcluir
  11. Achei a proposta do livro interessante. Mostra uma quase guerra no século XVIII envolvendo muitas aventuras, romances e fantasias. Mas, acho que isso não se concretizou na escrita, talvez o livro tenha ficado meio "pesado", o que deixou fora de ordem.

    ResponderExcluir
  12. Oi Ste, te entendo perfeitamente nessa dificuldade para não dá spoilers. Eu sou super tranquila com relação a isso. Bom, lendo a sua resenha eu percebi que o livro tem uma história bem interessante. E essa quantidade de páginas???? Acho que a editora fez bem em dividir. :)

    bju

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Ainda não li essa serie mas gosto muito dessa historia principalmente pelo conteúdo histórico que a Diana trás que deve ter levado uma boa pesquisa e pelos personagens não tem como não se apaixonar pelo Jaime, só não gostei de saber que ele sofre muito !!!

    ResponderExcluir
  14. Só tenho lido resenhas positivas em relação a essa série. Confesso que sempre tive receio de livros grandes, mas que bom que a editora resolveu dividi-los em duas partes, a partir desse terceiro volume. Muito bom saber que a autora conseguiu manter o nível lá no alto. Super curioso pra ler, e acompanhar a série televisiva também.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. Oie
    Que série gigantesca,morro de preguiça de iniciar a leitura.E sou super curiosa em relação a ela e o Jamie,e se eles voltam a ficar juntos ou não.Eu tentei acompanhar a série de tv mas não passei do primeiro capìtulo e as muitas páginas do livro me dão uma desanimada.Espero que a continuação desse livro seja muito boa assim você e os fãs vão se deliciar com a leitura.

    ResponderExcluir
  16. Parece ser uma ótima série para quem curte o gênero. Como eu disse em outro post não sou fã de séries, porque não gosto de interromper as leituras ai escolho as séries a dedo mesmo rsrs. E gente, quantas páginas kk, acho que não vou arriscar.

    ResponderExcluir
  17. Oi Adriana, tudo bem?

    Eu sou louca para ler essa série, mas as quantidades de páginas dos livros e o tamanho da série em si me desanima um pouco. Na verdade eu tenho o segundo e to esperando conseguir o primeiro para começar a ler.

    Enfim, gostei de saber que o livro continua abordando temas importantes, como o feminismo, preconceito contra a mulher e tudo o mais. Parece ser uma história cheia de reviravoltas.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  18. É difícil escrever sem revelar spoilers,quando sou eu me empolgo descrevendo.
    Já conhecia a história de Outlander pelo seriado,só vi os dois primeiros episódio,não cheguei a ler,então estou meio perdida,ela conseguiu voltar e grávida ainda?!Pelas resenhas vejo muito elogios,queria ver uma comparação entre o livro e a série,se eles mudaram muito,se o nível condiz com a escrita da autora.

    ResponderExcluir