[Resenha] Spider Bones de Kathy Reichs










Titulo: Spider Bones
Autor : Kathy Reichs
Paginas : 336
Editora : Fundamento
Gênero : Investigação Criminal.
Classificação :


Sinopse :

Quando a antropóloga forense Temperance Brennan é chamada para investigar a cena de um afogamento em Quebec, uma descoberta chocante à espera: a vítima, identificada como John Charles Lowery, era um soldado americano declarado como morto em 1968, no Vietnã. E as impressões digitais confirmam sua identidade. Então, quem estaria sepultado no túmulo desse veterano na Carolina do Norte? E como é que um ex-soldado americano, que supostamente morreu há mais de 40 anos, foi parar no Canadá?
Tempe decide investigar o túmulo de Lowery e levar os restos mortais para uma análise minuciosa na sede da JPAC, o Comando Conjunto de Responsabilidade pelos Desaparecidos em Ação e Prisioneiros de Guerra um verdadeiro complexo militar no Havaí. Com a ajuda de Andrew Ryan, seu colega e ex-amante, a intrincada investigação de Tempe a conduz a mais um conjunto de restos mortais. Agora ela tem em mãos um verdadeiro quebra-cabeças: três corpos, todos identificados como sendo de Lowery.
Investigações paralelas surgem quando a médica-legista de Honolulu pede a Tempe que a ajude a identificar dois corpos que apareceram na praia. Seriam simplesmente vítimas de ataques de tubarões?
Temperance vai ter que usar todo o seu conhecimento científico para desvendar esse emaranhado de corpos. Mas, definitivamente, desenterrar o passado pode ser muito mais perigoso do que ela imagina...


Hoje vou falar de um livro que foi lançado por aqui pela editora Fundamento. Estou falando de Spides Bones da KATHY REICHS um super lançamento que deu origem a serie de tv BONES.
É uma série de livros individuais em que cada livro conta sobre um crime diferente, então não surtem ao saber que este se trata do 13º livro da serie nos EUA. Aqui no Brasil já foi lançado o primeiro livro pela editora Galera recorde com o titulo OSSOS, mas não sei por que, pararam no primeiro. Sendo assim a Fundamento retoma essa tarefa com uma capa magnífica e uma diagramação perfeita. Simplesmente amei o livro, apesar de ainda não ter assistido a serie BONES. Depois deste livro, acho que ela será a minha próxima serie favorita.


Temperance é uma antropóloga forense, (uma espécie de medica legista) de Quebec, que é chamada para investigar uma morte por afogamento. Na investigação ela descobre que o afogamento foi acidental, pois a vitima era praticante de auto-erótica, (pessoas que sentem prazer, chegando ao orgasmo usando o limite entre a vida e a morte, onde geralmente as mortes são um acidente por falta de uma estratégia de fuga bem formulada, as formas mas comuns variam entre auto-sufocamento, eletrocussão, engasgo por corda, introdução de objetos estranhos etc). 
"As primaveras do Quebec geralmente significam muito trabalho para mim. Os rios descongelam. A neve derrete. Os corpos emergem. A população abandona o conforto de seus sofás pelo ar livre. Algumas pessoas descobrem os corpos, outras se juntam a eles."
Porem esse fato não foi o mais bizarro da historia, pois ao investigar as digitais, descobre-se que a vitima na verdade é John Charles Lowery, um soldado americano veterano da guerra do Vietnã que foi morto em combate no ano de 1968. Quando feito uma busca no apartamento, Tempe com a ajuda de Andrew Ryan descobrem que Lowery, vivia como um eremita, usando um nome falso, sem esposa nem filhos, sem conta em banco ou telefone, até a internet era surrupiada do vizinho. A única coisa relevante era uma foto dele jovem de uniforme com a data de 1968 no verso.

Mas, se Lowery acaba de ser encontrado, que estará em sua sepultura????
A principio o pai de Lowery fica indignado por tentarem manchar a honra de seu filho e de sua família, mas o que Tempe mais quer é chegar ao fundo desta mirabolante e intrigante historia.
A partir daí a historia fica cheia de revira voltas recheada de suspense, um verdadeiro quebra-cabeça que vai se encaixando conforme as pistas da historia são desvendadas.
"- Meu filho morreu como herói. - disse rígido o sr. Lowery...
 - Quero vê-lo...
 - Como vou saber que meu filho será tratado com o respeito que ele merece?
Coloquei a mão no ombro do velho.
 - Meu marido era um fuzileiro naval, sr. Lowoery. Eu sou mãe. Entendo o sacrifício feito pelo homem naquele caixão. E pelas pessoas que o amavam.
Sr. Lewory virou o rosto para o sol e fechou os olhos. Então, abaixando a cabeça, ele se virou e foi embora."
O livro é mais que recomendado para quem gosta do gênero, e dos livros no estilo de Harlan Coben.
A relação entre Tempe e Ryan é muito legal. Ela é uma personagem carismática e sarcástica do jeito que eu gosto, sem contar que o gato e a cacatua dela são uma gracinha.
Lembrando aos fãs da serie de TV que a série é só baseada nos livros, então não esperem encontrar seus personagens preferidos nos livros ok.

22 comentários:

  1. Não sabia que tinha um livro baseado em Bones, também pudera né, faz uns dois anos que não ouço nada sobre a série, agora lendo a resenha deu uma vontade de voltar a assistir e me aventurar em leitura desse gênero.
    Beijos, nostalgemeas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ah não tem como não esperar encontrar meus personagens favoritos. Cadê o Booth minha gente? rs
    De qualquer forma, se um dia eu me desapegar dessas diferenças, acho que vou ler sim. Adoro demais a série e os casos. Imagino que se a pegada do livro for algo do tipo "Harlan Coben", não tem muito erro.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Adoorei a historia, este tipo de genero eu curto bastante!
    Então acabar eu sempre gostando de livros assim!
    Mas claro que muitas vezes quando leio descobro pequenas coisas
    que não gosto bastante, mas este estou com um expectativas!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro e gostei muito da sinopse. ultimamente tenho lido muito esse gênero e não vejo parando tão cedo meu gênero favorito.Gosto muito de livros assim e irei adicionar a lista.

    ResponderExcluir
  5. Eu também não assisti Bones ainda, mas tenho vontade de assistir. Eu não conhecia o livro Ossos, e também nem sei porque a editora não lançou os outros, mas espero que a editora Fundamento publique todos da série. A história parece ser incrível, e eu tenho certeza de que vou gostar também =)
    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Oi, Adriana.

    Não sou muito fã do gênero policial, ai não sei se leria esse livro.
    Mas a capa desse livro é perfeita. Linda demais. Fico querendo comprar apenas pra ter aqui na minha estante. Acho muito chato quando uma editora começa a lançar os livros e desisti. Ainda bem que a Fundamento comprou. Não assisti a serie, mas sempre é legal quando e baseada em um livro.

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Adriana!
    Livros policiais com um toque de antropologia são sempre bem interessantes.
    Não sabia que a série da TV (que acompanho) era baseada em livros.
    Adorei a ideia.
    A capa é tenebrosa e maravilhosa, dá bem o tom do enredo.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Adriana!!
    Então eu até ouvi falar desse lançamento da Editora Fundamento e que a série Bones tinha sido baseada no mesmo, mas ainda assim não me interessei muito pela leitura, não sou muito fã de gênero policial, ainda que a premissa seja interessante eu preferia receber um spoiler que ler o livro!! hahaha Adorei a resenha por causa dele quero o spoiler!!

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca tive interesse em assistir o seriado, mas fiquei bem curiosa em relação ao livro. Só com a morte do cara já fiquei curiosa, e fiquei mais ainda pra saber quem está no caixão. O livro parece ser muito bom, não sabia que era o 13º de uma série. Espero ler ele logo :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Amo o seriado, mas os livros nunca me chamaram a atenção.
    Bones e Booth pra mim são prefeitos então nunca tive curiosidade pelos livros já que tudo o que quero encontro no seriado ^^^^

    ResponderExcluir
  11. o/ nunca tinha ouvido nada sobre o seriado (ou será que não me lembro?) de qualquer forma, o livro me deixou curiosa para saber o motivo de tudo isso. Parece ser um livro que prende do começo ao fim, dica anotada.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  12. Quando comecei a ler a sinopse lembrei do Harlan Coben, mas, também da Tess Gerritsen.
    Eu gosto muito do gênero e achei bacana os livros virarem série. Eu já ouvi falar da série, mas não sabia dos livros ainda.
    Apesar de ter ficado curiosa para saber quando morreu e qual é de verdade o "cadáver" de John. Não duvido que ele esteja vivo, hehe. Como eu ia dizendo, apesar de ter curtido não fiquei a fim de ler agora.
    Mas bom saber. Gostei da dica!
    Bjks

    ResponderExcluir
  13. Não acho que eu vá ler esse livro kkk Não sou fã de livros desse gênero, e não consigo ler quando chega em investigações como essa... O enredo até é interessante, e se eu conseguisse até leria, pois fiquei bem intrigada pra saber qual dos 3 realmente é o verdadeiro John Lowery, e quem são os outros dois... Acho que vou colocar meu irmão pra ler e depois me contar kkkk
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  14. Eu gostei do livro a partir do momento que li a sinopse, depois que li a resenha então...
    Tenho muita vontade de ler um livro de investigação criminal e este livro é uma ótima dica!

    ResponderExcluir
  15. Olá, Adriana!

    Infelizmente eu ainda não conhecia o livro, mas fiquei muito encantado com a premissa e enredo. Não preciso nem dizer que passei de encantado para 'em êxtase' quando você citou Harlan Coben, não é? Já preciso desse livro <3

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oiii
    Não faz muito o meu genero,mas para quem gosta tenho certeza que amou esse lançamento
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Não sabia que a série era baseada nos livros. Como gosto de livros desse gênero, tenho certeza que vou gostar. Achei a trama desse bem interessante. Certeza que mistérios e investigações mirabolantes são o que não faltam nele. Outra coisa legal é que, mesmo sendo uma série, os volumes são independentes. Adoro isso.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  18. Já ouvi muito falar da série Bones, (quem nunca?) mais nunca soube que eram baseados em livros. Não gosto muito de livros do gênero policial, já li alguns mais não achei tão bom.

    ResponderExcluir
  19. Que enigmático, adoro quebra-cabeças e esse parece interessante. Gosto muito de livros do gênero e tenho alguns livros de Harlan Coben que li e gostei.
    O fato dela ser antropóloga também me deixou interessada (admiro essa profissão) .
    "Algumas pessoas descobrem os corpos, outras se juntam a eles", nossa, arrepiei-me com essa frase .Espero poder ler esse livro .
    Parabéns pela resenha, acredito que todos que leram tiveram vontade de conhecer esse livro, você deixou tudo mais interessante :) .

    ResponderExcluir
  20. Olha que legal!
    Não sabia que a série foi inspirada em um livro...

    ResponderExcluir
  21. Eu gosto muito desse tipo de gênero. Li "O Chamado do Cuco" e adorei a forma como o autor usou o gênero policial e espero o mesmo em "Spider Bones". É sempre bom ler livros assim ! :3

    Rodolfo Ramos

    ResponderExcluir
  22. Gente então esse e o 13 livro ? pq não lançaram o primeiro ou o segundo sei lá, não ficou confuso para ler ? E pelo que eu entendi o Seeley Booth da série que e o pai da filha da Temperance Brennan não existe no livro ? ou mudaram só o nome ?

    ResponderExcluir