[Resenha] Invisível de David Levithan e Andrea Cremer









Titulo: Invisível
Autor :  David Levithan e Andrea Cremer
Paginas : 322
Editora : Galera
Gênero : Ficção, Fantasia
Classificação :


Sinopse:

Stephen passou a vida do lado de fora, olhando para dentro. Amaldiçoado desde o nascimento, ele é invisível. Não apenas para si mesmo, mas para todos. Não sabe como é seu próprio rosto. Ele vaga por Nova York, em um esforço contínuo para não desaparecer completamente. Mas um milagre acontece, e ele se chama Elizabeth.
Recém-chegada à cidade, a garota procura exatamente o que Stephen mais odeia. A possibilidade de passar despercebida, depois de sofrer com a rejeição dos amigos à opção sexual do irmão. Perdida em pensamentos, Elizabeth não entende por que seu vizinho de apartamento não mexe um dedo quando ela derruba uma sacola de compras no chão. E Stephen não acredita no que está acontecendo... Ela o vê!
Stephen tem sido invisível por praticamente toda sua vida - por causa de uma maldição que seu avô, um poderoso conjurador de maldições, lançou sobre a mãe de Stephen antes de ele nascer. Então, quando Elizabeth se muda para o prédio de Stephen em Nova York vinda do Minnesota, ninguém está mais surpreso do que ele próprio com o fato de que ela pode vê-lo. Um amor começa a surgir e quando Stephen confia em Elizebth o seu segredo, os dois decidem mergulhar de cabeça do mundo secreto dos conjuradores de maldições e dos caçadores de feitiços para descobrir uma maneira de quebrar a maldição. Mas as coisas não saem como planejado, especialmente quando o avô de Stephen chega à cidade, descontando sua raiva em todo mundo que cruza seu caminho. No final, Elizabeth e Stephen devem decidir o quão grande é o sacríficio que estão dispostos a fazer para que Stephen se torne visível - porque a resposta pode significar a diferença entre a vida e a morte. Pelo menos para Elizabeth...

Como eu nunca tinha lido nada de David Levithan e amei a sinopse, achei que este seria mais um livro adolescentes legal e engraçadinho, mas ele me surpreendeu desde o começo, pois é recheado de diálogos inteligentes, intensos, com conflito e reflexões importantes.
Narrado em primeira pessoa, porem intercalando entre Elizabeth e Stephen, assim conseguimos entrar na cabeça desses dois e entender exatamente quais são as suas aflições e desejos com uma narrativa leve e divertida.
"Ser invisível é ser solitário sem o potencial de ser outra coisa além de solitário. Por isso, depois de um tempo, você se retira do mundo. É como se estivesse num teatro, sozinho na plateia, e tudo mais estivesse acontecendo no palco" 
Neste livro conhecemos a historia de Stephen, um garoto que nasceu invisível, tendo como única companhia a sua mãe, vivendo assim uma vida muito solitária, já que seu pai o abandonou. Mas com a morte de sua mãe essa solidão ficou ainda maior. (E quando eu digo invisível é no modo literal da palavra, já que se trata de uma maldição). Até o dia em que ela encontra a sua nova vizinha.
“Eu me lembro da época em que minha mãe morreu. Do jeito como tive de me esconder do mundo. De como fiquei num silêncio tão profundo que me esqueci completamente do som da minha voz, bem como do som da voz dela. De como, para minha voz, não parecia haver razão de existir se eu não podia ter a outra.”
Elizabeth acaba de se mudar para o prédio vizinho, e para surpresa de Stephen ela é a única que consegue vê-lo. Uau seu sonho se realizou, enfim alguém pode vê-lo. Mais algumas amizades acabam se formando no desenrolar da trama, e juntos, Stephen, Elizabeth, Saul, Laurie (o irmão gay de Elizabeth)e Mille embarcam numa busca para a solução deste problema.
“- Como as maldições funcionam?
 - Plantão de notícias – diz ele. – Eu sou gay, não um feiticeiro. Quem é gay e feiticeiro é Dumbledore e da última vez que verifiquei, ele ainda era só um personagem de livro.”
A paixão entre os dois é inevitável e muito bonitinha, mas também, muito angustiante já que Elizabeth , no começo não faz a minima ideia de que Stephen é invisível, e nessa busca entre feitiços e maldições, muitas coisas acontecem. Não dá pra ficar contando muita coisa pois a própria sinopse já solta um monte de spoilers. 

25 comentários:

  1. Essa premissa é incrível e parece que o desenrolar também é.
    Não curto tanto histórias com adolescentes, mas quando a narrativa é boa, isso não importa nadinha. Aliás, talento o Levithan tem de sobra. Aposto que ele conseguiu misturar o "mistério" da invisibilidade, com bons relacionamentos interpessoais e muita sensibilidade.
    Livro na lista, com certeza!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ler o livro ontem, também nunca tinha lido nada do autor. Gostei bastante do estilo da escrita e o enredo foi bem angustiante...
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  3. Curti o livro, não conhecia, mas achei a resenha bem legal, o livro promete!
    Achei o blog bem legal tb! Já estou seguindo do face para não perder nada! :)
    Beijos
    Isadora

    www.novoromance.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu estou doida pra ler esse livro! Eu já li Todo Dia e amei. Agora estou querendo ler esse livro do autor. A história parece ser bem diferente, por ter essa maldição, mas o livro parece ser bem interessante com isso. Estou curiosa pra saber se eles vão conseguir quebrar a maldição. Espero ler esse livro logo!
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Ebaaaaaaaaaa, Adriana.

    Eu pulei a sinopse e fui direto pra resenha. Não peguei spoilers. Desde que comecei a ver resenhas desse livro eu fiquei com muita vontade de lê-lo. Agora depois de sua resenha mais ainda. Então Stephen sofre de uma maldição, isso eu não sabia. Vai ser o primeir livro do autor que lerei. Depois faço resenha no ParadiseBooks. Adorei as quotes citadas. o//

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adriana!
    Bom demais quando um livro nos surpreende para melhor, não é?
    Sempre acho complicado um livro escrito a 4 mãos e fiquei bem contente por saber que as escritas não entraram em conflito e tornou o livro carregado de estórias de feitiços e maldições, e claro, do romance.
    feitiços e maldições

    ResponderExcluir
  7. Este já é um livro que me interessa, mesmo que não seja para ser lido já. Apesar de não ter gostado da capa, a sinopse dele me atraiu. e claro, agora sua resenha.
    Bjs, rose.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da sinopse e talvez leia. Não li nada do autor ainda e esse me parece ser um bom começo.

    ResponderExcluir
  9. Depois que eu li Will & Will David Levithan se tornou um de meus autores prediletos, qualquer coisa dele que for lançada aqui no Brasil com certeza irei ler!! E esse livro assim como você disse Adriana me surpreendeu, porque aceitar que o Stephen é invisível é fácil, mas como desenvolver toda uma história para o personagem parecer real? Então entramos no outro ponto da história Elizabeth por que ela vê Stephen e as outras pessoas não? O que ela tem de diferente? Eu esperava um livro infantil por mais que soubesse que David é bem melhor que isso e acabei pagando a língua, pois o livro é maravilhoso, passa bem longe de ser infantil, é cheio de reviravoltas e beeeem mais profundo do que qualquer pessoa que leia somente a sinopse possa imaginar!

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  10. Nunca nada de David Levithan, mas li de Andrea Cremer e tive receio quando vi que publicariam uma parceria dos dois. Ainda estou receosa, apesar de sua resenha positiva, mas fui picada pelo bichinho da curiosidade e preciso saber pq ele é invisível e o pq de só Elizabeth conseguir enxergá-lo XD

    ResponderExcluir
  11. Eu nunca li nada do autor...


    Eu me encantei com a premissa e imaginar ser invisível me deixa angustiada e por culpa do avô... Tadinho do protagonista!
    Até que uma garota (sempre, né? hehe) muda tudo... Elizabeth pode ver Stephen <3

    E ai começa a estória que eu preciso muito ler!

    Quero muito ler Todo Dia também, vou aproveitar e comprar os dois, pronto!

    ResponderExcluir
  12. Esse livro parece ser super fofo e perfeito pra ler em um dia. E os personagens parecem ser fantásticos. Mas confesso que tenho mais curiosidade em ler Todo Dia do que esse livro, Todo Dia parece ser melhor...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Já conhecia esse livro, mas ainda não li... Apesar de tudo, a premissa do livro não chegou a me intrigar e deixar morta de vontade pra ler... Parece realmente ser muito bonitinho e fofinho, e é muito bom saber que tem diálogos inteligentes... Quem sabe eu leia mais pra frente...
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não li nada do autor, mas tenho muita vontade de ler "Todo Dia" e este livro, pois ouço falar muito bem da escrita do David Levithan.
    Gosto dessa coisa "diferente" que ele traz em seus livros.

    ResponderExcluir
  15. Já tinha ouvido falar sobre o livro, mas só agora sei do que se trata e parece ser interessante. David Levithan pelo que vejo sempre escreve livros diferentes e a questão dele intercalar entre os dois personagens é uma ótima ideia.

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Hey, Adriana!

    Já li dois livros do David e me considero fã (preciso dos outros livros!). Me identifico muito com seus personagens e sua forma de narrativa. Sendo assim, fica óbvio que esse livro já se encontra em minha lista de desejados. Espero poder comprar logo <3

    Até mais,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oiii
    sempre via essa capa,mas nem dava muita importancia.
    Agora to louca pra ler ele,parece ser um livro muito bom.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi Adriana! Adorei a resenha, eu nunca tinha nem lido a sinopse deste livro e fiquei bem curiosa. Ri alto da citação do Dumbledore kkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Quando li do que se tratava esse livro, imaginei que essa parte do protagonista ser invisível, era uma espécie de metáfora, ou algo mais psicológico mesmo. Depois vi que tinha uma pegada sobrenatural aí. Só não fiquei frustado, porquê também gosto de histórias assim. E também só em ter o nome do Levithan envolvido, já vale a pena ser lido.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  20. Gosto muito dos livros do David Levithan, curto muito romance e fantasia, estou doida pra ler, já foi pra lista de desejados.

    ResponderExcluir
  21. David é um autor excelente, gosto bastante dos seus romances até mesmo aqueles livros dele que abordam alguns personagens gays.
    Sou super fã do autor, tomara que um dia ele venha aqui no Brasil da um "Alô" pros seus fãs.

    ResponderExcluir
  22. Oi Dri,
    Apesar de tantos comentários positivos, até hoje não li nada do David Levithan, esse livro tem uma história diferente (eu nunca imaginei que se tratasse de uma maldição O.o), quem sabe eu o leia para tornar-me mais uma admiradora do autor? rsrs.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  23. Adriana,louca para ler o livro após essa resenha. Maldição de ser invisível, já me apaixonei por Stephen.

    ResponderExcluir
  24. Nossa fiquei muito curiosa para ler este livro!Quero saber se o caso de Stephen terá solução e de como Elizabeth e cia conseguirão ajudá-lo.

    ResponderExcluir
  25. Eu sempre me surpreendo com David. Li 'Todo Dia' e gostei muito do seu jeito de escrita, e espero encontrar o mesmo em 'Invisível'. Gostei muito da resenha! :3

    Rodolfo R.

    ResponderExcluir