[Resenha] 826 Notas de Amor Para Minha Filha Emma de Garth Callaghan








Título: 826 Notas de Amor Para Minha Filha Emma
Autor :
 Garth Callaghan
Paginas : 320
Editora : LeYa
Gênero : Drama
Classificação :
Sinopse: 

Uma história de amor comovente de um pai por uma filha. Pouco depois de Emma completar 12 anos, seu pai, Garth Callaghan, descobriu que tinha câncer de rim. Determinado a fazer do tempo que lhe restava relevante, ele compilou diversos valores para auxiliar sua filha até a formatura do Ensino Médio. Garth começou a escrever seus recados em guardanapos quando Emma ainda estava nos primeiros anos de escola. À medida que a filha foi crescendo, suas notas tornaram-se mais significativas. 826 notas de amor para Emma é um relato familiar inspirador, repleto de amor e sabedoria. No início de cada capítulo, Garth apresenta um dos recados de guardanapo para, em seguida, compartilhar uma história ligada àquela mensagem e à sua própria vida. Com olhar sensível e sábio, Garth consegue confortar os corações e tocar as almas dos leitores. Partilho este livro porque nenhum de nós sabe quanto tempo ainda nos resta. Sim, nós caminhamos pelo planeta com a esperança de sermos invencíveis, mas todos nós sabemos que a vida pode ser tirada em qualquer instante. Eu tenho a dádiva de perceber que o fim está se aproximando. Posso reservar um tempo para fazer um balanço e dizer às pessoas que amo o quanto elas significam para mim. É a única coisa que importa. Sua casa, sua conta bancária, suas habilidades, sua profissão - nada disso importa. Tudo se resume aos relacionamentos duradouros que construímos. É isso. É tudo isso.


Quando recebi o ebook deste livro para resenhar, confesso que fiquei com o pé atrás, por se tratar de um tema que não gosto muito. Quando envolve doença eu não me animo muito com a leitura. Mas enfim eu vi uma entrevista com a família na Record e achei interessante.

E como não poderia deixar de ser, a historia é linda e cheia de fatos emocionantes. Tudo gira em torna da família e do amor de um pai por sua filha. Garth é casado, e nunca pensou em ser pai, até ter a pequena Emma nos braços. Agora que ela já está com 12 anos e ele é um pai amoroso, cuidadoso e exemplar. Ele tem o costume de enviar mensagens no guardanapo do lanche da escola da filha.

Porem tudo muda quando ele percebe que sua urina esta avermelhada, depois de uma bateria de exame descobriu-se que ele tinha câncer nos rins. Contudo, sempre muito positivo e otimista, mas também muito preocupado em como dar a noticia a Emma e em como essa noticia iria afeta-la.

Emma se mostra tão corajosa quanto o pai. Após a cirurgia ele tem uma grande melhora , mas o destino resolve dar mais uma rasteira em Garth. Aparecem outros cânceres e metástases, e com essa nova guinada ele descobre que só tem 8% de chance de sobrevivência e que teria apenas mais 5 anos de vida.

Sua grande preocupação era, como gastar este tempo com a Emma, sendo assim ele calcula que precisa fazer 826 bilhetes para ela. O suficiente para ela se formar. E todos os dias ela terá uma mensagem nova.
Apesar do clima de pesar e de ser um fato real, o livro é cheio de auto astral, e frases maravilhosas, e eu que não sou fã do tema simplesmente me apaixonei.




E para os que entendem inglês, bom aproveito !!!

26 comentários:

  1. Que tenso. Também teria o pé atras com um livro assim.
    De qualquer forma, a "história" contada pelos bilhetes parece muito linda. Uma verdadeira demonstração do amor do pai pela filha.
    Talvez eu leia (em um momento apropriado, claro. rs).
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oiii
    ja tinha ouvido falar desse livro,quero muito ler ele,amei o fato de que o pai quer deixar conselhos para filha mesmo quando ele não vai poder estar la.
    eu vou ler ele o mais rapido possivel.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Adriana. Este também é o tipo de leitura que eu evito, porque eu sempre me emociono muito. Mas que bom que você gostou do livro. Adorei o vídeo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu também não sou muito fã de livros assim. Geralmente entre em uma ressaca literária daquelas. Mas acho que vale a pena ser lido algum dia. Desde que esteja com uma vibe pra ler algo assim.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Oi, Adriana.

    Te confesso que não fiquei afim de ler esse livro, adoro dramas, mas envolvidos com doenças não faz muito meu estilo, sou chorona sabe. Que bom que aproveitou a leitura.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Muito tenso, também fiquei com o pé um pouco atrás com esse livro. Mas ele acabou me conquistando depois, gostei bastante!

    ResponderExcluir
  7. Nossa que história linda e super emocionante, amo livro que passa belas mensagens, estou doida pra ler e depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa em conferi.

    ResponderExcluir
  8. Eu não estava com tanta vontade de ler esse livro, porque também não sou muito fã do gênero. Mas a história dele parece ser tão linda, e eu não sabia que a história era real. Agora até fiquei com vontade de ler el =)
    Bjss

    ResponderExcluir
  9. Nossa, apesar de ser uma histôria bastante emocionante não leria.
    Apesar, de gostar bastante do gênero, não gosto de livros relacionados a doenças.

    ResponderExcluir
  10. Adorei a sinopse, mas me pareceu bem triste e até "chorável". E o que é a sensibilidade de algumas pessoas? Tenho dificuldade em demonstrar sentimentos então sempre me surpreendo com coisas simples, mas totalmente lindas, como recados em guardanapos.

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    O Pedro, outro resenhista lá do blog, estava bastante interessado nesse livro. Realmente, ele aparenta ser muito belo. A atitude do pai é altamente louvável e emocionante. Espero poder lê-lo em breve.

    Até mais,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Adriana!
    Pelo que entendi o livro é baseado em fatos reais e gosto porque dá mais veracidade a premissa.
    Fiquei emocionada com o amor desse pai por sua filha e certeza que o drama é grande no livro e por isso mesmo fiquei bem interessada na leitura.
    Adorei o booktrailler.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Apesar de forte, deve ser uma leitura bem válida.

    ResponderExcluir
  14. Nossa, este livro parece ser emocionante, dramático. ...um pai sabendo que lhe resta pouco tempo e ainda pensar em deixar mensagens de amor para sua filha, deixar um legado, ensinamentos. História linda...
    Eu preciso ler, com certeza!

    ResponderExcluir
  15. Ahhh sempre fico com pé a trás com livros baseados em fatos reais, principalmente quando se trata de uma historia tão tocante como essa, acredito que a leitura do livro deve ter sido linda e ao mesmo tempo intensa. Todos podem falar qualquer coisa, mas o amor sempre será o melhor tema para um livro!!

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  16. Bom, Adriana, a primeira vez que vi o livro tive a mesma sensação que você, pois este tema não me agrada muito. Entretanto, gostei demais do fato dos bilhetes, chegou a me lembrar outros livros.Ah, não posso esquecer de enfatizar que a história é bem comovente.

    ResponderExcluir
  17. Eu estou com bastante vontade de ler esse livro. Não sabia que a história era real, agora fiquei com mais vontade ainda de ler. A história parece ser tão linda, que acho impossível não gostar. Vou tentar ler ele nas férias :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Sempre choro, lendo esses livros. Amei o fato do pai calcular os 826 bilhetes e também pela história ser alto astral, apesar do contexto.

    ResponderExcluir
  19. Que tema tocante e complexo.A intenção do livro é ótima e é lindo ler/ver o amor de Garth pela filha.Achei a ideia de 826 bilhetes genial,apesar da situação.

    ResponderExcluir
  20. Na primeira vez que vi falar desse livro já tinha ficado emocionada só de ter lido a sinopse, e agora fiquei mais interessada ainda pelo livro... Acho uma verdadeira lição de vida, e uma forma de repensarmos todas as nossas atitudes... Maravilhosa essa atitude dele, de tentar estar presente para a filha ainda sem poder estar literalmente presente... Super ansiosa para fazer essa leitura...
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  21. A certeza da morte é algo que todos tem, acredito eu, uns tem a esperança do paraíso, outros da reencarnação e outros somente acham que virarão pó, no entanto, todos temem ou aguardam a morte. O interessante/trágico disso, é que quando se tem a certeza da morte é que se começa a viver mais intensamente, mostrar que se ama, dizer o quanto algo é importante, pular de paraquedas e viajar do Brasil até Paris só para ter uma foto da Torre Eiffel. Livros com esse tipo de abordagem costumam ser trágicos, todavia , juntamente a isso, trazem a mensagem do "viver intensamente" . A vida é curta para todos, umas mais que outras, então, fazer o que se quer fazer é muito importante, pois o depois pode nunca chegar.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  22. Bem comovente mesmo essa história! O livro tem a intenção de nos fazer refletir sobre a vida, a morte... De verdade é uma premissa bastante respeitável. Gostei muito! :DD

    Rodolfo

    ResponderExcluir
  23. O livro e otimo! Recomendo! Bem light! Fale da doença, mas o foco principal e o amor que sente pela filha e que devemos dizer as pessoas o qnto as amamos, mesmo q seja num bilhete de guardanapo.

    ResponderExcluir
  24. O livro e otimo! Recomendo! Bem light! Fale da doença, mas o foco principal e o amor que sente pela filha e que devemos dizer as pessoas o qnto as amamos, mesmo q seja num bilhete de guardanapo.

    ResponderExcluir
  25. O livro e otimo! Recomendo! Bem light! Fala da doença, mas o foco principal e o amor que sente pela filha e que devemos dizer as pessoas o qnto as amamos, mesmo q seja num bilhete de guardanapo.

    ResponderExcluir
  26. O livro e otimo! Recomendo! Bem light! Fala da doença, mas o foco principal e o amor que sente pela filha e que devemos dizer as pessoas o qnto as amamos, mesmo q seja num bilhete de guardanapo.

    ResponderExcluir