[Resenha ] Garoto Encontra Garoto de David Levithan








Titulo: Garoto Encontra Garoto
Autor : David Levithan
Paginas : 240
Editora : Galera
Gênero : Romance,
Classificação :


Sinopse:

Nesta mais que uma comédia romântica, Paul estuda em uma escola nada convencional. Líderes de torcida andam de moto, a rainha do baile é uma quarterback drag-queen, e a aliança entre gays e héteros ajudou os garotos héteros a aprenderem a dançar. Paul conhece Noah, o cara dos seus sonhos, mas estraga tudo de forma espetacular. E agora precisa vencer alguns desafios antes de reconquistá-lo: ajudar seu melhor amigo a lidar com os pais ultrarreligiosos que desaprovam sua orientação sexual, lidar com o fato de a sua melhor amiga estar namorando o maior babaca da escola... E, enfim, acreditar no amor o bastante para recuperar Noah!



Este é um livro leve e divertido que conta a historia de um grupo de amigos no ensino médio onde Paul tem a experiência do seu primeiro amor (por um outro garoto). Aqui o autor nos mostra a dificuldade que um adolescente gay encontra ao assumir sua opção sexual e isso inclui a revelação deste fato para a família e o preconceito dos amigos e conhecidos.
“Quando um primeiro encontro dá certo, é assim: Você sente a emoção de abrir a primeira página de um livro. E sabe, instintivamente, que vai ser um livro bem longo.”
A historia de Paul e Noah é bem clichê, mas também muito fofa, sem muitos acontecimentos marcantes pois afinal é um livro para jovens e adolescentes, resume-se a se apaixonarem, brigarem e fazerem as pazes . Porem não é só este o casal em destaque, Tony e Infinite Darlene são amigos de Paul e dão uma guinada incrível ao livro. Encantei-me por esses dois tanto quanto por Paul e Noah.
Infinite Darlene, é uma transexual, personagem com uma personalidade formidável, que transmite como é difícil a vida dela e os preconceitos que sofre, mas que não abaixa a cabeça, e ainda é a melhor quarterback e rainha do baile da escola. Seus diálogos são de assuntos polêmicos, delicados e na maioria divertidos.
“Você não vai entender isso, mas eles me amam. Seria muito mais fácil se não amassem. Mas, da maneira deles, meus pais me amam. Acreditam de verdade que, se eu não virar hétero, vou perder a alma. Não é só que eles não me querem beijando outros caras; eles acham que, se eu fizer isso, serei condenado. Condenado, Paul. E sei que isso não significa nada para você. Não significa nadinha para mim. Mas, para eles, é tudo.” 
Já li livros homossexuais antes e achei muito legal o modo como o autor abordou o assunto, apesar do outro ser adulto não tinha vulgaridades. E Neste livro David Levithan aborda o assunto com uma leveza e simplicidade tão grandes, que é impossível não se encantar com o drama e o carisma dos personagens, tornando tudo muito natural.
“Se não houver sentimento de medo, não vai haver necessidade de coragem.” 
Um livro que fala de aceitação, coragem, medo, preconceito, e de lutar pelo que você quer, simplesmente amei. (Um ponto muito positivo, foi que li sem muitas expectativas e acho que esse foi o ponto crucial para gostar tanto dele <3 )

24 comentários:

  1. O autor é muito sensível sempre em suas abordagens e acredito que nesse livro não tenha sido diferente, como você mencionou. Apesar de gostar da forma dele escrever e de ter achado bacana a abordagem do tema, confesso que a história me pareceu clichê demais. No momento, vou passar.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Adriana!
    Leviathan é um dos precursores quando o assunto é preconceito, principalmente relacionado ao homossexualismo.
    O livro parece doce e fofo e aborda temas fortes como o buliyng, amizade e amor...
    Interessantíssimo!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Oi, Adriana.

    Estou querendo ler este livro.
    E só venho lendo resenhas maravilhosas a respeito de Garoto Encontra Garoto. Vou acabar comprando esse livro com certeza. Nunca li nenhum livro que o casal principal seja dois meninos, mas já vou te avisando que não tenho nenhum preconceito a respeito. Apenas não aconteceu ainda. Li apenas TMI que tinha Magnus e Alexander. Com certeza o meu primeiro livro vai ser G&G. Não me importo que seja clichê, me importo que seja uma leitura agradável.

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Eu estou com bastante vontade de ler esse livro. Até hoje eu só li Todo dia do autor, e amei o livro, estou querendo muito ler Invisível. Mas pelo jeito esse livro é ainda melhor. A história parece ser ótima mesmo, e já amei saber que mesmo sendo clichê é fofo. Com certeza o livro já entrou para os meus top desejados =)
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Este não me interessou no momento, apesar da resenha ter sido bem positiva. Vou deixa-lo mais para frente.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Não fiquei curiosa sobre esse livro. Não curto muito livro adolescente, então não leria.

    ResponderExcluir
  7. Oi Adriana!!

    A muito tempo vinha esperando o lançamento desse livro aqui no Brasil, até participar da votação para escolha da capa participei (a que eu queria venceu!!) Esse foi mais um dos livros maravilhosos que li do David, como você mesma disse ele trata o tema com tamanha leveza que é impossível não se apaixonar pela história e claro seus personagens!! Essa foi uma das minhas melhores leituras do ano! o livro me envolveu completamente e não me largou até eu terminar de ler!! E para quem leu Will & Will é quase impossível não ligar Infinity a Tiny, sempre sorrindo e dispostos a ajudar seus amigos antes de si mesmos.
    Adriana você esqueceu de dizer que acima de tudo o livro fala sobre o amor em todas as suas formas!!

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada do Levithan e o tema é bem diferentes das resenhas que costumo ler, resenhas de livros dele. O tema é delicado, mas atual, e por isso é sempre válido que se fale bastante... talvez um dia a ideia amadureça na mente dos preconceituosos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Dri!
    Depois de ler Will&Will, que o David fez em parceria com o John Green, fiquei morrendo de vontade de ler esse também!
    Parece ser super fofo, leve e divertido!
    E eu acho que o tema da homossexualidade, apesar de delicado, deve ser tratado sim e principalmente dessa forma! Adorei a resenha!
    Beijos
    http://addictionforbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Curto muito um bom romance independente dele ser heterossexual ou homossexual e esse parece ser ótimo, gostei muito do livro Will e Will do David Levithan, essa resenha me deixou ainda mais animada pra conferi essa história.

    ResponderExcluir
  11. Eu nunca li nada deste autor, mas só ouço bons comentários sobre ele. A história parece fofa e divertida. E é muito bom ler um livro quando os personagens nos ecantam e divertem ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  12. Gostou dos livros do David, hein? hehe.
    Pelo visto terei que comprar todos de uma vez...
    Livro bacana apesar de ter achado um pouco clichê.
    Como fã de romances terei que ler.
    A estória parece bem fofa, leve, sem pretensão...
    Será interessante, pois até hoje não li um livro que o protagonista seja gay e todo este jogo de conquista... será uma experiência bem legal!
    :)

    ResponderExcluir
  13. Eu estou querendo ler esse livro, ele parece ser ótimo. Li Will & Will e gostei bastante, mas acho que vou gostar ainda mais desse, os personagens parecem ser ótimos! Sem contar que o autor é muito bom, então não tem como eu não gostar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Eu tô querendo ler esse livro... Não conheço ainda obras do David Levithan, mas fiquei bem intrigada... Acho legal esse livro tratar desse tema, que ainda precisa conquistar bastante espaço na sociedade atual, pra quem sabe possa ser no mínimo respeitada... Legal que o autor tenha colocado um romance bem clichê, pois dessa forma mostra que é um romance quanto qualquer outro...
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  15. Mais um livro do David Levithan que entra para minha lista de desejados.
    Preciso ler algo desse homem pra ontem rsrsrs

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    Morro de vontade de ler esse livro mesmo antes do lançamento e também porque sou curiosa com a escrita do David Levithan. Com certeza adicionado a lista de leitura :D

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Sou suspeito ao falar de David Levithan. Ele é, sem dúvidas, um dos autores que mais me identifico e admiro. Sua escrita é leve e recheada de temas polêmicos que, sem sobra de dúvidas, me envolvem. Está na minha listinha e espero comprar na blackfriday <3

    Beijo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. oiiii
    me falaram muito bem desse livro e do autor tambem,mas ja estou com uma lista enorme para ler então vou tentar ler ele mais para frente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. O David Levithan é um mestre em livros desse gênero. É muito legal a forma como ele conduz suas tramas, pois, querendo ou não, a temática homossexual ainda é "espinhenta".
    E essa tática de ler algo sem grandes expectativas é o segredo de tudo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  20. Estou super curiosa em ler os livros do David, já vi diversas resenhas positivas. Além, das capas serem lindas.
    O David sabe muito bem conduzir uma história, além de ser clichê deve ser bastante envolvente. Com certeza irei me apaixonar pelo casal.

    ResponderExcluir
  21. Ainda não tive a oportunidade de ler David Levithan, abordar o tema da orientação sexual e homossexualidade com leveza, pretendo ler com certeza.

    ResponderExcluir
  22. Nunca li nenhum livro do David Levithan (apesar de ter Will&Will).Contudo,leio tantos elogios a respeito dos livros deles que terei que ler Garoto Encontra Garoto.

    ResponderExcluir
  23. O David é um dos primeiros autores que vejo em abordar o tema. Sempre vejo resenhas super positivas sobre seus livros e sua temática. Mas ainda não tive a oportunidade de ler seus livros com esse tema. Do autor, só li mesmo "Todo Dia".

    Rodolfo Ramos

    ResponderExcluir
  24. Eu amei sua resenha, me fez realmente voltar atrás e relembrar os fatos que eu tinha lido. Adorei!
    A propósito, tenho uma história no Wattpad com essa temática também... acho a abordagem desse tema super pertinente! ^.^ Mais atual não há, então parabéns ^.~

    ResponderExcluir