[Resenha] Willow de Julia Hoban








Título: Willow
Autor :
Julia Hoban
Paginas : 352
Editora : LeYa
Gênero : Romance, Drama.
Classificação :


Sinopse:

Sete meses atrás, em uma noite chuvosa de março, os pais de Willow acabaram bebendo muito durante o jantar e pediram a ela que guiasse o carro até em casa. Por uma fatalidade, Willow perdeu o controle do veículo e seus pais morreram no acidente. Consumida pela culpa, Willow deixa para trás sua casa, amigos e escola e, enquanto tenta retomar a relação de afeto e companheirismo com o irmão mais velho, secretamente bloqueia a dor da perda cortando a si mesma. Mas quando Willow encontra Guy, um rapaz tão sensível e complexo quanto ela, mudanças intensas começam a acontecer, virando seu mundo de cabeça para baixo. Contado de modo cativante e doce, Willow é um romance inesquecível sobre a luta de uma jovem para lidar com a tragédia familiar e com o medo de se deixar viver uma linda história de amor e cumplicidade.


Willow é uma garota de 16 anos, que perdeu os pais num acidente de carro, em que ela mesma dirigia, então além de lidar com a perda, também tem que lidar com a dor e com a culpa que é muito grande, e difícil de superar. E para tentar aliviar os acontecimentos ela  se auto mutila, durante varias vezes do dia ela se corta com lamina, ela não consegue se conter nem se controlar, tornando-se esta, a sua rotina e o seu modo de vida.
"- Acredito que o que mais me assusta agora é o pensamento de que eu não seja capaz de protegê-la. Willow o encara. Ela não sabe como responder a essa coisa extraordinária que ele disse."
Não tendo outra escolha ela vai morar na casa do irmão, que é casado e tem uma filhinha (um personagem simplesmente maravilhoso), em outra cidade, numa outra escola. Mas ela sabe que arruinou a vida de seu irmão, assim como a sua, já que agora passou a ser seu responsável legal. A convivência não ajuda muito e ela sente uma grande dor e um vazio enorme, ela se condena pelo acidente dos pais, chegando ao ponto de se denominar a assassina.
"- Acabo de entender porque alguém quis fazer o primeiro espelho - Willow piscou surpresa. Isso sem dúvida não era o que ela estava esperando. - Por quê? - Eu acho que um homem apaixonado desejava que sua amada soubesse como ela era para ele. Queria que ela fosse capaz de se ver tal e como ele a via."
Willow não consegue lidar com a perda nem com as mudanças, acha que não é digna de felicidade e que só merece sofrimento. Ela começa a trabalhar  numa biblioteca, e é assim que ela conhece Guy. Quando ele entra na biblioteca em busca de um livro, ela sente algo por ele, mas ela se recusa a se permitir ter bons sentimentos, acha que jamais será digna de amare ser amada. Porem o que sente é tão forte, que ela é incapaz de se negar a esse sentimento. Enfim, depois de tudo que passou, ela encontro alguém com que pode ser totalmente honesta e sincera.  Guy mesmo sabendo de todos os seus problemas, continua ao seu lado.
"Ela não aguenta mais ter sentimentos.
Ela não quer nunca mais sentir alguma coisa."
Willow é narrado em terceira pessoa, e é um livro bem complexo e com personagens cheios de altos e baixos. A autora poderia ter focado menos no romance e mais nos problemas relacionados a historia e aos personagens, não que eu não goste do romance, pois adoro, mas acho que valia a pena ela investir mais nesse caminho. Enfim o livro vale muito a pena. Eu fiquei meio com o pé atras na hora de ler, por se tratar de uma adolescente, e de um tema que não sou muito fã, mas foi uma grata surpresa.

9 comentários:

  1. Olá, Adriana.

    Essa é a segunda resenha que leio de Willow.
    Mas estou dando um tempo de dramas, li muitos seguidos e estou precisando de coisas mais animadas. o//
    Mas parece ser uma estória muito bacana. Fico pensando que não conseguiria viver depois de saber que meus pais morreram em termos por minha culpa. A garota deve ser muito forte pra superar isso tudo. Quem sabe depois não animo a ler.

    Sorteio: O lado mais sombrio e Atrás do espelho, participem.
    http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/2014/10/sorteio-de-halloween-novo-layout.html


    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Também não sou muito chegada a livros com adolescentes, mas quando eles rumam mais para um lado psicológico e com uma boa contrução de história de vida, eu gosto.
    E Willow me chamou a atenção desde o lançamento exatamente por conta dessa vertente mais aprofundada. Apesar do romance (que por sinal, concordo que não precisaria ser tão central), acho que a autora deve ter conseguido construir uma história bem coerente, com personagens "reais". E isso me agrada demais!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Adriana. Adorei a resenha. Claro que não li o livro ainda, mas acho super legal essa premissa de tratar de assuntos importantes para os adolescentes. Alguns tratam sobre bullying, outros sobre depressão, esse trata sobre mutilação. Achei interessante. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Adriana!
    Gosto muito de livros assim, bem emotivos e românticos
    E esse me pareceu ser muito bom. Querendo muito ler já! :D

    ResponderExcluir
  5. O livro parece ser bem interessante mesmo. Gostei do que li pela sinopse e em sua resenha, apesar de ter ficado com um pé a trás. Ultimamente os autores tem me maltratado tanto com suas histórias super triste (e que gosto muito :x ) que penso um pouco antes de ler. Mas acho que vale a pena dar uma chance a Willow.

    ResponderExcluir
  6. Oiee
    Conheci esse livro naqueles posts especiais que alguns blogs fizeram sobre culpa,justamente para divulgar o livro.Adoro dramas mesmo sempre tendo que dar uma pausa na leitura,dificil acompanhar as emoções do personagem.Creio que vou gostar muito da história e da autora ter dado bastante foco ao romance também.beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Adriana, tudo bem? Já tinha ficado interessada nesse livro desde quando vi a ação da editora. Gosto muito de livros que envolvam esse sentimento de culpa, de se sentir responsável por alguma coisa, e de perda, e de como as personagens encontram os meios de superar essa dor... e como gosto de Thriller psicológicos, acho que vou me interessar... pena que a autora abordou pouco esse lado.

    Adorei a resenha

    Ah, esse post não está constando no formulário do Top Comentarista lá no Rafflecopter

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  8. Primeira resenha que leio sobre esse livro e eu não sabia exatamente o que esperar sobre ele, por causa de vários posts dizerem que ele é um poço de culpas e tal, mas gostei do que a autora fez, e vou aposta na leitura.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  9. Li bastante coisa sobre o livro e estou curiosa para ver se gosto.
    É um livro que parece ser bem sentimental e intenso... e a história parece se desenvolver bem.
    Realmente me interessei e está na minha listinha já =)

    ResponderExcluir