[Resenha] P.R.A.T.A. - O Assassino Relutante de Eoin Colfer








Título: P.R.A.T.A. - O Assassino Relutante
Autor : Eoin Colfer
Paginas : 352
Editora : Galera Record
Gênero : Aventura, Ficção
Classificação :


Sinopse:

Chevie, 16 anos, era agente mirim do FBI até o programa sair um pouco do controle. Trabalhando agora para Programa de RelocAção de Testemunhas Anônimas, enquanto a poeira do seu fracasso abaixa, ela acha que tudo o que precisa fazer é ficar de olho o dia todo numa máquina do tempo esquisita. Mas tédio é o que menos ela consegue quando, junto ao infeliz Riley, precisa fugir de um assassino em série da era vitoriana que os persegue através das épocas.


Eu tive duas experiencias com Eoin Colfer, uma me encantou e me deixou apaixonada pela historia e pela sua escrita criativa. Foi com o livro A Lista Dos Desejos ( que simplesmente Amei) a outra experiencia que já não foi tão boa assim foi com o livro Artemis Fowl, um adolescente, prodígio do crime, onde eu ficava torcendo o tem pro todo para ele se dar mal. Mas então eu resolvi dar mais uma chance para o autor e não me arrependi. 2 a 1 para Eoin Colfer kkk. A leitura fluiu de modo rápido e envolvente, tem uma continuidade bem legal com começo meio e fim e um gancho para o próximo livro.

Albert Garrick foi um ilusionista muito conhecido em 1898, era o grande Lombardi. Depois de tirar a vida de uma assistente em uma apresentação do seu espetáculo, ele sentiu um enorme prazer em ver a vida da moça se esvair aos poucos. Ele tinha um aprendiz, o Riley. Garrick criou Riley para seguir seus passos e sua carreira. E agora o prepara para a sua iniciação nos assassinatos.

Riley em sua primeira missão estava muito nervoso, pois não se sentia bem com aquilo, mas Garrick não permitia erros nem desistências, era a vitima ou ele. Garrick vendo que o garoto não conseguiria assassinar o velho que dormia, resolveu ajudar, e então o serviço enfim estava feito, mas o que se seguiu depois o deixou impressionado, pois viu a faca usada no crime, sumir bem diante de seus olhos, e deduziu ter encontrar a fonte de magia que tanto sonhou e procurou.

Na Londres Atual, Chevron Savano , uma jovem agente mirim de 16 anos com traços indígenas, que esta sendo transferida para o modulo PRATA, Programa de RelocAção de Testemunhas Anônimas, mas isso não era uma promoção, era mais um castigo que iria durar muito tempo, antes de conseguir ser uma agente de campo. Mas é claro que ela não esperava encontrar uma maquina do tempo e um programa de proteção bem complicado e complexo.

A intenção era mandar testemunhas para o passado para ficar em segurança e testemunhar sem risco de morte antes. Eles deveriam voltar para limpar os vestígios, porem Garrick já esperava por eles. Mesmo velho, o ilusionista deu conta de todos os agentes. O agente Laranja tentou ativar a bomba que existia em sua roupa, mas não ocorreu como o esperado. Sendo assim o agente Laranja e Garrick são enviados para o futuro pela maquina do tempo.

Trechos:
“- Corte o papo furado. Está pronto para o plano?
Riley assentiu.
 - Certo. No três. Corra como se o diabo estivesse atrás de nós.
E de certa forma, estava.”
“- Sou inocente, moça… agente. A senhora precisa me soltar.
 - Vamos ter que conversar de novo mais tarde, assim que eu tiver examinado o vídeo. Daqui a uma hora trago um McDonald’s para você. Até lá, nem pense em sair daí, viajante do tempo.

20 comentários:

  1. Você está certa em tirar a prova dos 3! Não tem como avaliarmos o autor por um ou dois livros, mas 3 é a medida. rs
    Apesar de não ser chegada no estilo, fico satisfeita em ver boas obras como essa. Com uma narrativa envolvente e uma trama coerente, parece-me que a mistura de juventude e mistério deu super certo.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Pela sua resenha, eu até leria, mas parece que o livro tem um tema clichê

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não conheço o autor e tbm não lembro de ter visto o livro pela net, mas gostei bastante da sinopse. Apesar de não ser o meu gênero favorito, eu o leia com certeza.

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não li nada do autor, mas acho que não vou gostar tanto... Esse livro não me interessou tanto, não sou muito fã de livros assim =/
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Oi, Adriana.

    Nunca li nada do Eoin Colfer. Mas achei bem interessante a premissa de P.R.A.T.A. - O Assassino Relutante.
    As vezes gosto de ler livros mais direcionados para um público mais jovem e acabo me surpreendendo com a leitura.
    Assim que tiver a oportunidade irei olhar mais sobre o autor.

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Até mais.

    ResponderExcluir
  6. Oiee
    Nunca tive contato com as obras do escritor e ainda bem que você deu mais uma chance assim pode se deliciar com essa história.A história parece ser voltada para o público infanto juvenil mas que prende todos os públicos.Ainda não sei se quero ler mas sua resenha me fez atribuir uns pontinhos extras ao livro.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. oiii
    parece ser um livro muito bom,mas to com uma lista enorme para ler vou tar tentando ler depois
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu aprecio livros de aventura. É muito bom o suspense do desenrolar da história. Me deu vontade de ler ! ^^

    Rodolfo Ramos

    ResponderExcluir
  9. Fiquei com medo do Albert... ele mata a assistente e sente prazer de ver sua vida se esvaindo... esse é do mal mesmo!
    Eu gosto de estórias de ação e aventura em que os protagonistas são adolescentes prodígios.
    Só acho que é exagerado um rapaz de 16 se envolver com este tipo de crime, enfim...
    Eu gostei no geral, não conhecia este autor e espero ter a oportunidade de ler algo em breve!
    Bj

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho esse livro, mas confesso que não estava com muita vontade de ler ele. Mas pela sua resenha o livro é bom! Não é meu gênero favorito, mas mesmo assim acho que vou ler ele :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. A história me pareceu meio chata apesar da nota boa. Não sei o que acontece, mas histórias assim me dão um sono maldito hahahahahaha.

    ResponderExcluir
  12. Oi Adriana, tudo bem? Achei a história interessante, assassinatos, viagem no tempo, agentes secretos, e tudo com esse estilo Steampuk que é ótimo!! Parece ser um livro bem diferente e divertido. Adorei a resenha e os quotes que foram selecionados.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda não conhecia esse livro, o achei muito legal, e se vc disse que o autor é ótimo eu não posso duvidar. Sempre fico bastante curiosa com resenhas que tem quotes interessantes e esses dois ai me fisgaram.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  14. Sempre tive curiosidade em ler a série Artemis Fowl dele, mas agora essa também me deixou curiosa! Viagem no tempo + adolescentes + ilusionismo? Estou dentro!

    Bjs :)

    ResponderExcluir
  15. Eu gostei bastante da capa deste livro. Em contrapartida, não gostei muito do enredo da estória. Para mim faltou mais alguma coisa.

    ResponderExcluir
  16. O livro já me ganhou por ter viagens no tempo. Me amarro nessa premissa. E, não só por isso, mas também me parece que aventura e ação são o que não faltam nessa trama. Também gostei bastante da capa.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  17. Gostei bastante do enredo do livro, adoro história que envolva jovens prodígios, ainda mais numa aventura. Já quero ler esse livro!

    ResponderExcluir
  18. É a primeira resenha que leio desse livro.
    Pra quem curte o estilo, parece uma boa opção.
    Quero ler A Lista dos desejos.

    ResponderExcluir
  19. É péssimo quando um autor nos agrada e desagrada ao mesmo tempo, mas sempre damos mais uma chance, não é mesmo? kkkk
    Este está na minha lista, pois amo juvenis e a sinopse me chamou bem a atenção. E pelos comentários que estou lendo, é um ótimo livro. Lerei =D

    ResponderExcluir
  20. O enredo realmente me atraiu, adoro máquinas do tempo, por fim quero saber o que acontece com Garrick.

    ResponderExcluir