[Resenha] O Livro dos Vilões de Autoras Variados








Título: O Livro dos Vilões
Autor : 
Carina Rissi, Cecily Von Ziegesar, Diana Peterfreund e Fábio Yabu 
Paginas : 320
Editora : Galera Record
Gênero : Romance, Fantasia.
Classificação :

Sinopse:

Organizado da mesma forma que O livro das princesas – também com o esquema de dois populares autores nacionais, e dois nomes famosos do exterior – O livro dos vilões reúne estes autores para uma coletânea de contos sobre vilões icônicos dos contos de fadas. As irmãs de Cinderela? Malévola? Madrastas e lobos? Carina Rissi, Cecily Von Ziegesar, Diana Peterfreund e Fábio Yabu estão aqui com a mensagem: este não é um livro tão bonzinho quanto o seu antecessor. · Cecily Von Ziegesar é a popular autora das séries It Girl e Gossip Girl, esta última que inspirou o seriado na televisão. · Diana Peterfreund é autora das séries Sociedade Secreta e Caçadora de Unicórnios. · Carina Rissi é autora dos populares Procura-se um marido e Perdida, publicados pela editora Verus, que já venderam mais de 40 mil exemplares no Brasil. · Fábio Yabu já publicou, pela Galera, seu livro A última princesa.


Este livro reúne quatro contos focados nos vilões dos contos de fada. Aqui, os autores trazem de um jeito inusitado um pouco sobre os vilões que amamos/odiamos.

No primeiro conto #STEPSISTERS, Sobre Sapatos e Selfies, é narrado a história das irmãs Nasty e Dizzy e sua meia-irmã Cindy. Elas não têm um bom convívio, porém as três tem algo em comum: o amor por sapatos. Esse foi o conto que menos gostei de todo o livro. Nasty e Dizzy são duas adolescentes lindas e super populares do Instagram, enquanto Cindy e uma menina doce e ingênua. Tudo muda quando as irmãs gêmeas vão para uma festa para tentar chamar atenção do garoto mais popular. Graças a um amigo, Cindy também consegue ir sem ninguém descobrir e acaba atraindo a atenção desse garoto. Porém, ele não é o príncipe que todas pensam e Cindy não é tão ingênua como parecia ser no início. A história ficou muito superficial, apesar da temática ser bem bacana. Você não consegue conhecer bem os personagens, e o final não foi lá tão bom assim.

O segundo conto Menina Veneno é de longe o que eu mais gostei. A história é narrada por Malvina, uma modelo super famosa, linda, e garota modelo da Menina Veneno. Sua vida parecia ser perfeita, se não fosse um detalhe: ter que ficar com a guarda de sua enteada Bianca, já que seu marido faleceu em um acidente. Malvina odeia Bianca por ser tão avoada e sem graça, e não ver a hora da moça completar 18 anos para poder se livrar dela. Porém, Bianca é convidada a ser a nova Menina Veneno, o que deixa Malvina cheia de raiva. Com isso, ela decide sumir com a menina. A história é muito bem escrita, e você realmente torce pela felicidade da vilã. Além de acabar odiando a mocinha Bianca, principalmente no final. Nunca tinha lido nada da Carina e me surpreendi, com certeza vou ler outras obras da autora.

O terceiro conto Quanto Mais Afiado o Espinho começou morno mas terminou bem. Aqui a história é narrada por Malena, uma menina que viveu trancada em casa por sua família ser considerada bruxa. Seus antepassados eram queimados na fogueira, e as pessoas as odiavam... Mas sempre solicitavam seus serviços para resolver seus problemas. Seja melhorar a aparência, conquistar alguém, etc. Malena não quer essa vida para ela, e acaba fazendo um acordo com sua mãe. Ela pede para fazer o ensino médio numa escola comum e em troca estudaria os feitiços/porções com sua mãe toda noite e todos os fim de semana. Antes de começar as aulas ela faz amizade em um clube com três meninas. Tudo parece estar saindo bem, Malena fez amizades, tem um paquera que é um gato... Mas acabam descobrindo que ela é uma “bruxa” e sua vida se torna um tormento. Começa a sofrer bulling na escola e suas amigas acabam a deixando de lado e colocando outra menina em seu lugar, a novata Rory. No inicio o conto parecia não ser muito bom, mas a medida que a história vai fluindo você não consegue parar mais de ler. O que mais gostei foi do progresso que Malena teve durante a narrativa, ela desenvolveu uma maturidade muito grande ao lidar com tudo de ruim que estava acontecendo com ela. O final foi ótimo, e mostra que mesmo quando fazem algo muito ruim conosco, não devemos nos rebaixar.

O conto que fecha o livro é A Menina e o Lobo, e nele mostra um pouco de vários contos de fada, mas focando no lobo mal. Aqui o autor criou um novo universo nos contos de fadas, onde os personagens vivem em um mundo paralelo ao nosso, em que não podem dizer nada que não seja as falas das histórias. Nesse universo existe um ser supremo, que é o Narrador. Ninguém pode desafiá-lo, pois sofrerá várias consequências. O lobo está cansado de viver a mesma vida de sempre, ir de uma história a outra, ser taxado de mal e sofrer sempre, sem ninguém para o acolher. Mas sabe que nada pode fazer, pois o Narrador é muito severo. Um dia aparece uma pessoa dizendo a ele que pode ajuda-lo a sair daquele universo e ir para o mundo dos humanos, essa pessoa é o 8° anão. Com a ajuda do 8° anão, o lobo consegue ir para o mundo dos humanos, e lá ele acaba fazendo amizade com uma menina... Não vou dizer mais para não estragar a história HAHA. Eu gostei demais do conto, e foi o mais bem elaborado e profundo de todos. O envolvimento do logo com a menina, quem é o Narrador, o 8° anão... Tudo de deixa com um gostinho de quero mais.

No geral eu amei o livro, principalmente por eu ser apaixonada por contos de fadas. Querendo ou não, aqui você torce fortemente pelos vilões, e conhece a outra face dos mocinhos. É uma leitura fácil e muito rápido de ler, recomendo fortemente a todos.
Resenhado por 
Gabriela Erler

21 comentários:

  1. Os vilões são realmente interessantes, as vezes, ainda mais do que os "mocinhos". Por essas e outras eu tenho muita vontade de ler O Livro dos Vilões.
    Acho que essa repaginada, no geral, deu muito certo. As histórias parecem bem escritas, convincentes e nos fazem torcer fortemente pelos vilões. rs
    Espero ler um dia desses!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei desse livro só por ter a Carina Rissi. Esse está na minha lista de leitura!!
    Eu até achei que esse livro tinha alguma relação com o livro das princesas... (eu perdida!! ).
    :)

    ResponderExcluir
  3. Olá, Adriana.

    Não conhecia o livro e adorei saber um pouco mais sobre ele através de sua resenha. As vezes eu prefiro os vilões aos mocinhos, na maioria das vezes os Bad Boys são mais atraentes. kkk'
    Gosto muito da escrita da Carina Risse e quero ler esse livro. o//

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto desse "up" nos contos e vamos combinar que os vilões são muito mais interessantes.
    O livros das princesas foi bem comentado, mas não senti vontade de ler... agora este eu quero XD

    ResponderExcluir
  5. Não estava dando muita coisa por esse livro não, sendo bem sincera. Dos autores só conheço a Carina Rissi e se fosse ler seria só por ela. Mas sua resenha me animou um pouco. Agora acho que vale a pena lê-lo. Amo histórias de contos de fadas e esse livro parece que não vai me decepcionar.

    ResponderExcluir
  6. Estou louca pra ler esse livro! Só pela Carina Rissi ter escrito um dos contos já tinha vontade de ler. Mas pelo jeito são todos bons! Já entrou para os meus desejados com certeza!
    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Oiee
    Eu não gosto nenhum pouquinho dos habituais contos de fadas mas adoro o livro das princesas e dos vilões.E logo a história que eu imaginava que iria gostar mais foi a que você menos gostou.Do meu ponto de vista todas parecem boas mas ainda vou ter que ler pra descobrir.

    ResponderExcluir
  8. eu não tava dando muita atenção para esse livro não,mas agora fiquei querendo muito ler ele
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Depois de tantas resenhas desse livro, estou com uma imensa vontade de lê-lo. Gente, parece ser ótimo! :O
    Rodolfo

    ResponderExcluir
  10. Este livro me interessa muito, assim como das princesas que ainda não li, hihi.
    Eu sou fá dos vilões na grande maioria das vezes até torço por eles.
    Sou fá de Cinder e Cinderela e o primeiro conto me chamou muita atenção.
    Menina veneno também me interessou muito e não sei se entendi bem, mas tem a ver com a Branca de Neve, né? eu adoroooo a madrasta, a Evil Queen (OUT)... enfim, preciso deste livro!

    ResponderExcluir
  11. Eu sou apaixonada por todos os livros da Carina Rissi, então já estou louca por esse livro só por ter um conto dela.
    Mas pelo jeito todos os contos são bons. Confesso que tenho mais interesse nesse livro por ser dos vilões do que o das princesas.
    Só espero ler ele logo :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. A minha vontade de ler esse livro só aumenta, pelo conto da Carina. Eu adoro a escrita dela, e sabendo que o conto dela é o melhor, já preciso. rs O terceiro e o quarto conto parece ser bacana também! Adorei o enredo do último, me despertou curiosidade esse gostinho de quero mais.
    Assim que tiver oportunidade irei adquiri-lo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem? Nossa, acho bem legal essas releituras de contos de fada, e esse me interessou bastante, pois é pelo ponto de vista dos vilões. Já tinha lido algumas outras resenhas dele antes e os contos que me chamaram mais atenção foi o primeiro, parece ser um conto que mistura o conto de fadas com a modernidade de hoje em dia, e também me interessei pelo último, do Fábio Yabu... ah, sério, eu fiquei com pena do lobo mal, sempre incompreendido e não pode fazer nada para mudar... vai ser interessante ele indo para o mundo dos humanos.

    Quero muito ler esse livro!! E tem ótimos autores :) E achei bem legal ter dois autores brasileiros e dois estrangeiros.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  14. Se uma das autoras é a Carissa eu com certeza vou ler.
    Gostei bastante de cada conto, é sempre bom ver a versão dos vilões né.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  15. Parece ser muito bom, e eu amo as escritas da Carina e da Diana! O conto que mais me interessou foi " A Menina e o Lobo" que parece ser bem divertido e diferente. Agora fiquei curiosa pra ler haha.

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. "O Livro dos Vilões" me pareceu ser um livro bem interessante, gostei da nova roupagem dada pelas autoras, além da abordagem de assuntos bem atuais.
    Fiquei curioso para ler hehehe

    ResponderExcluir
  17. Gosto dessas releituras de contos de fadas clássicos. E gostei mais ainda de ver as vilãs sendo um pouco "humanizadas". Li recentemente a saga "Encantadas", e achei muito massa. Me parece que os autores cumpriram bem seus papéis, e criaram ótimos contos. Estou bem interessado pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  18. Adorei a proposta do livro, essa nova visão que eles nos dão sobre os vilões. Muito interessante, fiquei curiosa para ler!

    ResponderExcluir
  19. Gostei do ponto de partida dos autores por darem atenção aos vilões (uma ótica diferente é sempre bom).O que mais me interessou foi A Menina e o Lobo.

    ResponderExcluir
  20. Ah eu tenho dificuldade com releituras, sempre fico comparando com os originais... mas esse é diferente por focar nos vilões, quem sabe leia um dia...

    ResponderExcluir
  21. Estou lendo o das princesas e gostando bastante s2
    Claro que este já está na listinha, ler sobre os vilões é sempre interessante para se conhecer o lado deles, e essas versões que esses livros estão apresentando são tão divertidas, rs.

    ResponderExcluir