O Doador de Memórias de Lois Lowry








Título : O Doador de Memórias
Autor :
Lois Lowry
Pagina: 185
Editora : Arqueiro
Gênero : Ficção, Distopia.
Classificação :


Sinopse:
Os habitantes da pequena comunidade, satisfeitos com suas vidas ordenadas, pacatas e estáveis, conhecem apenas o agora - o passado e todas as lembranças do antigo mundo foram apagados de suas mentes. Uma única pessoa é encarregada de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis. Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz idéia de que seu mundo nunca mais será o mesmo. Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar.

Em o Doador de Memórias, livro de Lois Lowry, publicado pela Editora Arqueiro, Jonas vive com seus pais e sua irmã Lily numa sociedade onde as crianças-novas são geradas por Mães-biológicas e permanecem no Centro de Criação até a Cerimônia de Nomeação que acontece todo mês de dezembro. Aos doze anos, meninos e meninas recebem uma atribuição e o treinamento necessário ao seu desempenho. Crescem, têm uma residência e um cônjuge e, provavelmente filhos, se fizerem requerimento para isso, passando a viver em unidades familiares. Quando os filhos crescem, passam a viver com os outros Adultos sem Filhos, enquanto ainda estão trabalhando e contribuindo para a comunidade. Finalmente irão para a Casa dos Idosos, onde permanecerão até o dia da Cerimônia de Dispensa.

Jonas achava perfeita a sociedade em que vivia, até o dia em que acontece a sua Cerimônia de Doze, na qual ele recebe a Atribuição de Recebedor de Memórias, função que irá desempenhar para o resto de sua vida. Jonas foi escolhido para tal tarefa, por possuir determinadas qualidades como inteligência, integridade, coragem e sabedoria. Seu treinador seria um Ancião da comunidade, o único Recebedor de Memórias, uma vez que a menina escolhida, dez anos antes, para exercer a função teria fracassado. A partir desse momento, Jonas deverá ficar sozinho, isolado, enquanto é preparado, para desempenhar a Atribuição de maior honra da comunidade.

Ser Recebedor-aprendiz muda completamente a vida de Jonas. Através das lembranças que lhe serão transmitidas pelo Ancião Doador, ele descobrirá que a sociedade em que vive não é tão perfeita como ele acreditava. E passa a duvidar que a eliminação do sofrimento pela ausência das lembranças seja opção mais adequada, para a comunidade permanecer no melhor caminho. Caberá a Jonas decidir se vale a pena manter as regras do jogo ou libertar o seu povo daquela falsa realidade.

Lois Lowry tem mais de 30 livros publicados e já recebeu diversos prêmios dentre eles, a Medalha Newbery, da Association for Library Service to Children pelo O Doador de Memórias, o primeiro da série formada também por Gathering Blue, Messenger e Son.
(as 4 estrelas é por que apesar do livro ser muito bom, ele é o primeiro de uma série e por isso é muito explicativo, é basicamente para conhecermos a historia e os personagens)
Em setembro deste ano estreia o filme baseado no livro, veja o trailer :



Resenhado por Vera Bastos.

16 comentários:

  1. Oiee Adriana.
    O livro até que me interessou bastante, acho que é um daqueles em que eu não iria querer largar até terminá-lo, mas o fato da continuação não ter sido lançada mesmo depois de tantos anos me afastou.
    Pelo que eu soube já são oito anos de espera e até agora nada, tenho medo de realmente me apaixonar por ele e ficar "chupando dedo" por não ter a continuação.
    Não sei se vou lê-lo tão cedo por essa razão rs
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  2. Oi! Me interessei pelo livro e a minha sorte é que acabei de ganha-lo, logo chegará aqui. Não sabia que virará filme, mas pretendo ler o livro primeiro. Achei o título bastante curioso, fiquei pensando durante horas sobre ele (o doador de memórias) Bastante diferente, achei o título tudo haver com a trama.

    ResponderExcluir
  3. Quando vi esse livro em meio aos lançamentos do mês, fiquei meio na dúvida se o leria ou não. Depois dessa resenha, posso dizer que quero ler/assistir, sim! Adoro distopias e, mesmo essa parecendo ter um ritmo mais lento, acho que vale a penas dar uma oportunidade. E em relação ao filme, que elenco é esse?!?! Sem comentários.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  4. A premissa do livro é fascinante. Não consigo nem imaginar como seria viver sem as memórias da minha vida. Obviamente que há coisas que gostaríamos de esquecer, mas outras fazem de nós quem somos.
    Espero que a autora tenha conseguido desenvolver bem essa história!!
    Também estou bem interessada no filme (mas imagino que não seja tão bom quanto a obra original).
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Apesar de ter amado sua resenha, to correndo de séries... principalmente distopias. Geralmente são tensas e acho que vou acabar optando pelo filme mesmo... sofro duas horinhas ali e depois posso viver novamente hahahahaha

    ResponderExcluir
  6. O enredo do livro é bem instigante, e nos deixa bastante curiosa. Eu não tinha nem lido nem a sinopse antes, porque essa capa do filme não me chamou a atenção. E por isso fiquei receosa, mas agora após a resenha me parece valer demais a pena. Só que esse lance de ser uma série me deixo receosa, porque tô correndo. Quando lançarem os demais livro, decido se vou ler ou não. rs

    ResponderExcluir
  7. Caramba encontrei varias semelhanças deste livro, já considerado um clássico com uma trilogia atual. Destino possui o mesmo tipo de sociedade, as mesmas designações de trabalho, as mesmas etapas de vida estabelecidas pela sociedade perfeita, a poucas informações que diferem com o primeiro livro de Allie Condie, não li este livro ainda, mas já li a trilogia de Condie e falo isso apenas baseado na resenha, mas me parece que Allie tirou deste livro a inspiração para a criação da Sociedade de seus livros.
    Mesmo assim, meu interesse pelo O Doador de Memórias cresceu mais ainda, pois sou fã da trilogia Destino e se essa trilogia foi a base de Allie, certeza que se trata de algo considerável.

    Julielton Souza - Dialética Proposital

    ResponderExcluir
  8. adorei ... tanto como a resenha como o treiler , o livro é uma otima opçao de leitura e o filme tambem , afinal só o elenco é de arasar kkkk ,

    ResponderExcluir
  9. Falam que o livro é incrível, mas eu achei ele curto demais, são só 185 pra uma distopia. Mas a história é envolvente e com um enredo interessante! Vou ler, sem dúvidaas!

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mesmo já tendo sido lançado a bastante tempo por outra editora. Só descobri quando soube que sairia o filme. Ele me interessou bastante. Achei a história diferente e pela sua resenha parece ser bem construida. Não sabia que tinham mais três. Espero que sejam lançados. Muito ruim se apegar aos personagens de depois não poder continuar lendo.

    ResponderExcluir
  11. Eu não sabia que era uma série... Estou morrendo de vontade de ler esse livro e de assistir ao filme. A história parece ser muito boa, e acho que vou gostar muito. Queria ler esse livro antes de assistir o filme, mas o filme já está quase sendo lançado e acho que não vai dar tempo :/
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Nao sabia uqe este livro é uma série,mas achei interessante o modo organizacional da sociedade e fiquei curiosa para saber o que Jonas vai descobrir.Ainda nao assisti ao trailer,pois pretendo ler o livro primeiro.

    ResponderExcluir
  13. Muito explicativo? Mas o filme não, né?
    Eu adorei a trama e com certeza verei o filme...
    Como nunca li nada sobre este autor? com mais de 30 livros e prêmios... afff.
    Preciso ler o livro antes do filme...
    Adorei a parte do trailer : "chamam-se livros" *-*
    Adorei a sociedade utópica e vou adorar ainda mais quando ela acabar... hehe.

    ResponderExcluir
  14. Tenho lido resenhas com críticas ótimas sobre esse lviro e asua veio confirmar a opinião geral e me convencer a ler o livro... Fiquei intrigada sobre o que ela fará ao perceber que nem tudo são flores... Porém, não gostei da notícia que é uma série (essa foi a primeira vez que soubre disso), pq já vi que o livro não terá o final que esperava...mas, isso não me impede de lê-lo...Parabéns pela resena e adorei ot railer...bjs

    ResponderExcluir
  15. eu to louca para ler esse livro,quero ler ele antes do filme,mas nunca acho ele :(
    gosto de ler os livros antes do filme,amei a resenha me deixou mais curiosa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Nossa Dri! 30 livros e e não conhecia ele! Me senti por fora agora! Adorei a resenha, curti bastante a premissa, agora é decidir se leio o livro ou vejo o filme, ou qual fazer primeiro! ahhaha
    Parabéns pela resenha e saudades de passar aqui! Super curto suas postagens!
    Conheça a Nova Parceria Overdose: Autora muito perfumada: Carla Pachêco com o livro: Perfume De Hotel - Nova Iorque!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/08/parceria-overdose-autora-muito.html
    Beijinhos
    Paulinha Juliana

    ResponderExcluir