[Resenha] Mentiras que Confortam de Randy Susan Meyers








Titulo : Mentiras que Confortam
Autora : Randy Susan Meyers
Paginas : 368
Editora : Novo Conceito
Gênero : Romance, Drama
Classificação:


Sinopse:

Mentiras que Confortam – Cinco anos atrás…
Tia apaixonou-se obsessivamente por um homem por quem nunca deveria ter se apaixonado. Quando engravidou, Nathan desapareceu, e ela entregou seu bebê para a adoção.
Caroline adotou um bebê para agradar o marido. Agora ela questiona se está preparada para o papel de esposa e mãe.
Juliette considerava sua vida perfeita: tinha um casamento sólido, dois lindos filhos e um negócio próspero. E então ela descobre o caso de Nathan. Ele prometeu que nunca a trairia novamente, e ela confiou nele.
Hoje…
Tia ainda não superou o fim do seu caso com Nathan. Todos os anos ela recebe fotos de sua garotinha, e desta vez, em um impulso, decide enviar algumas delas para a casa do ex-amante. É Juliette quem abre o envelope. Ela nunca soube da existência da criança, e agora precisa desesperadamente descobrir quantas outras mentiras sustentaram o seu casamento até hoje.


O livro conta a história sobre Nathan, um homem casado com Juliette, e tem uma amante chamada Tia. Após Tia engravidar de Nathan é largada grávida e sozinha e decide dar sua filha para Caroline. O mais interessante do livro é que, ele é narrado por Tia, Caroline, Juliette e algumas partes Nathan. Eu gostei por que mostrou como eles estavam lidando com essa situação, tipo como ficou Juliette após ser traída. Nathan, o que ele viu em Tia para trair a mulher que ama, Tia conta sobre como ela se sentiu sendo abandonada grávida e depois ter que dar seu bebê e Caroline que adotou a filha de Tia sem qualquer experiência e sem querer.

Bom, como o livro mostra a visão de todos vou fazer a resenha por eles e tentar dar o sentido...

No começo eu fiquei meio confusa, nessa enrolação da vida deles. Parece mais novela mexicana rsrs, enfim, depois de abandonar Tia grávida Nathan conta para sua esposa sobre a traição e ela o perdoa e Tia fica sozinha sem notícias dele que se muda e troca o telefone para não ter mais contato com ela. Tia que estava em um momento difícil com a mãe doente e sem ter a mínima ideia de como criar a criança, ela dá para Caroline e seu marido, eles fazem um acordo que uma vez por ano no aniversario da criança a família adotiva mandaria fotos do bebê, e sua mãe desde o início foi contra a adoção.
"Se você abrir mão do seu bebê, também pode abrir mão da suas pernas, pois vai se sentir uma aleijada."
5 anos depois
Depois que Tia deu sua menininha ficou triste e ao passar dos anos foi ficando cada vez pior, sempre ficava ansiosa com o aniversario do bebê pois sempre recebia as fotos, em um desses momentos de tristeza Tia resolve enviar uma carta com fotos da criança para o antigo endereço de Nathan para mostrar a ele como estava a filha deles.

Juliette a esposa dele que depois de conseguir trazer a paz para sua casa após a traição, mudaram de casa, seu trabalho estava fazendo sucesso, tudo estava indo bem até que um dia, ao pegar a correspondência que estava em seu antigo endereço ela encontra uma carta enviada por Tia contendo várias fotos de uma menininha que ela dizia ser filha de Nathan. Pronto seu mundo desaba por saber que Nathan tem uma filha com outra mulher.

Caroline é uma médica que não tem nenhuma vontade de ter filhos, para ela ter filhos significava que teria que brincar e lidar com sujeira, mas depois de tanta insistência de seu marido Peter que sonhava em ter filho, mas não pode. Eles adotam uma linda menininha chamada Savannah, só que ela não estava preparada para isso, tudo o que ela queria era chegar em casa, tomar um belo banho, ler e não ficar brincando de boneca, isso estava levando-a ao limite e afastando-a de seu marido e filha.

Juliette que acredita ter sido engada mais uma vez por Nathan resolve investigar sobre a criança, e dá uma de detetive para descobrir sobre essa família adotiva, para ela, a criança por ser filha do Nathan tem o direito de fazer parte da família, isso quer dizer conhecer seus filhos com Nathan, conhecer os avós, ir a jantares em família etc…  ela fica meio obcecada com essa história. Nathan por outro lado fica confuso com essa situação pois ele acreditava que Tia havia feito o abroto como ele tinha falado. Tia por outro lado em vez de esquecê-lo depois de ter sido abandonada foi ficando cada vez mais apaixonada. Caroline tenta de todas as maneiras ser a uma boa mãe para Savannah mas está falhando completamente.

A narrativa que eu menos gostei foi da Tia pois ela dava muito de coitadinha e era loucamente apaixonada por Nathan mesmo dele dizendo desde o início que amava a mulher dele e que nunca a largaria para por ter um relacionamento com ela. Juliette mesmo dando a louca para saber a verdade sobre a criança e saber se o Nathan estava mais uma vez mentindo foi a que eu mais gostei pois mesmo a Tia dizendo que queria a filha de volta e bablabla não movia uma palha, já Julie, ela conseguiu entrar em contato com a família adotiva, chegou até a conhecer a menina primeiro que os próprios pais de sangue. Nathan também me surpreendeu, quando eu comecei a ler eu achava ele um canalha idiota, mas cada vez que eu lia sua própria narrativa eu fui entendendo, não que ele seja menos canalha pela traição só que eu conseguir sentir e  ver o que ele via. Caroline ama Peter demais, só que com a criança seu casamento começou a se desgastar e cada vez ela sentia menos vontade de ir para casa no fim do dia.

Opinião Pessoal

Quando a Adriana me deu esse livro,num primeiro momento, até fiquei com medo de ler rsrs a capa não tinha me impressionado e a sinopse não era isso tudo, mas esse é um daqueles livros que te dão um tapa na cara pois eu engoli cada critica que fiz antes de ler.

Ele é fácil de ler, você nem vê as horas passando de tão presa que você fica; o que eu mais gostei foi o fato de conseguir conhecer cada personagem cada um tem seu jeito único e cada um consegue te conquistar pelos seus defeitos Tia tentando se encontra, arranjando um jeito de fazer parte de algo pois em cada emprego, namorado…, ela nunca consegue se sentir verdadeiramente em casa. Juliette e Nathan tentam achar um jeito de poder confiar e viver em paz, ambos lutam para fazer o casamento dar certo, Caroline tenta fazer sua vida dar certo, ela ama a Savannah e seu marido mas a vida de mãe estava deixando-a doida e isso estava deixando a criança triste e seu marido cada vez mais afastado, pois ele vivia cobrando para ela ser uma mãe melhor.

O tema que Randy abordou é mais comum que podemos imaginar, quem nunca conheceu uma família que passou por traição? Uma pessoa que teve que tomar uma atitude precipitada pois não conseguia pensar em uma alternativa? Ou que está numa situação que pensa em jogar tudo por alto? Bom, nesse livro podemos ver cada uma dessas coisas de um jeito único fora que a autora conseguiu me impressionar do começo ao fim, esse é um livro que eu leria de novo 2,3,4,5…. Vezes e cada vez amaria mais. 

9 comentários:

  1. Não curti a sinopse de Mentiras que confortam desde que vi seu lançamento, e confesso que não gosto de livros com tantos personagens assim, prefiro que a história se concentre no casal protagonista, o que esse livro não faz... Não gostei da trama e nenhum dos personagens me despertou simpática ao ler suas impressões sobre eles, nem mesmo Juliette, a esposa traida, aliás, que canalha o Nathan, hein?!
    Definitivamente passarei onde desse livro.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Não gosto muito de drama,mas me interessei pelos personagens e gostaria de descobrir o final de cada um deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jennifer, confesso que me surpreendi demorei para ler pois é um tema que eu não curto mas a autora surpreendeu e com um final que eu tiro meu chapéu...

      Excluir
  3. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, curto muito um drama e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história que parece mesmo ser ótima.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Adriana. Mentiras que Confortam é um livro que desejo há muito tempo. Com uma história densa e polêmica que me agrada muito, a autora consegue me envolver. São situações que me desagradam neste livro e por isto quero ler, pois é polêmica e livros assim me atraem.
    Consumidor de Sonhos | consumidordesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Mentiras que confortam é um livro que me interessou desde seu lançamento, gosto de enredos mais voltados para o drama e a narrativa compartilhada é interessante quando bem utilizada. Não espero uma história super marcante do livro, mas espero algo agradável, já que trata de um tema tão recorrente nos dias de hoje.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Adri!
    Tive oportunidade de ler esse livro e me lembro que fiquei incomodada com a leitura, é que não gosto de mentiras e ainda quando tem criança envolvida, ainda pior.
    “Sem a música, a vida seria um erro.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito de conhecer este livro.
    Achei a estória bem dramática e interessante.
    Gostei de casa personagem e como cada um se relaciona de alguma forma.
    Pensei em Savannah como vítima e fiquei com muita dó por ter sido abandonada e adotada por alguém que não a queria de verdade.
    Achei Tia muito, não encontrei a palavra, mas a atitude dela não teve razão. E Nathan pedir para ela abortar foi canalhice pura... ainda bem que ela não fez.
    Muitos personagens, muitos dramas... gostei.
    Quero ler.

    ResponderExcluir
  8. É um enredo meio enrolado do ponto de vista narrativo (pelo menos eu fico confusa quando tem mais de um narradora na mesma história) mas que é bem próximo do que se vê no dia a dia.
    Sei que traições e erros existem e não significam que uma pessoa tem uma índole ruim, já que somos seres humanos falhos e imperfeitos. Mas não sei como eu reagiria nesse caso, se eu fosse casada.

    ResponderExcluir