[Resenha] Uma Saga na Toscana de Belinda Alexandra








Título : Uma Saga na Toscana
Autor : Belinda Alexandra
Paginas : 472
Editora : Fundamento
Gênero : Suspense, Romance
Classificação:  


Sinopse:

Florença, 1914. Um homem misterioso deixa uma criança recém-nascida aos cuidados das irmãs do convento de Santo Spirito. Uma pequena chave prateada escondida em suas vestes é a única pista sobre sua identidade. Quinze anos mais tarde, a vida da órfã Rosa Bellochi está prestes a mudar. A jovem precisa deixar a proteção das freiras para se tornar a nova preceptora da filha do marquês de Scarfiotti, membro da aristocracia local. Entretanto, seu novo lar está prestes a ser também sua ruína. A atmosfera sombria e cruel que envolve a família Scarfiotti vai destruir a inocência da moça e arrastá-la para uma teia de assassinatos, conspirações e segredos, devastando tudo ao seu redor.
Contando apenas com seu instinto de sobrevivência e sua paixão incondicional por um homem de passado sombrio, Rosa terá que enfrentar um destino incerto e sacrificar sua liberdade, corpo e dignidade mas nunca sua fé em nome daqueles que ama.
Toda recompensa requer um sacrifício.
Somente o amor poderá perdoá-la.
Somente a verdade poderá salvá-la.
Uma saga na Toscana é um romance histórico arrebatador, repleto de amor e ódio, mentiras, intrigas e mistérios em meio ao cenário desolador da Segunda Guerra Mundial.


O título da obra é bem explicativo sobre como o livro é: reviravoltas para todo o lado e personagens indo e voltando na narração. O livro é dividido em três partes e é difícil falar da história da segunda e terceira parte sem revelar alguma reviravolta ocorrida na parte anterior. Tentaremos passar algumas características que podem ser observadas, sem entregar algum eventual mistério do livro:

Parte Um - (6 capítulos) Aqui temos a descrição da nossa protagonista, Rosa, que como descrito na sinopse, é abandonada no convento, cresce como uma bela e talentosa moça e levada para trabalhar para uma família nobre de Florença. Nesse inicio temos a apresentação de vários personagens e uma ambientação do lugar onde imagina-se que se passará a história. Rosa é uma adolescente conhecendo o mundo, visto que passara toda a vida num convento.

Parte Dois- (9 capítulos) A reviravolta na parte Um muda totalmente o rumo da história e nos leva para um outro ambiente. A narração muda muito o rumo que vinha tomando e parece que estamos em outra história. Mais personagens são apresentados, e vimos aqui uma transformação radical da forma de pensar da nossa protagonista.

Parte Três - (14 capítulos) Temos um salto temporal e vemos novas mudanças no comportamento e na ideologia da nossa protagonista. Nessa parte, a história se passa durante a Segunda Guerra, que entra de forma indireta na história. É a mais longa das partes, em algumas ocasiões temos acontecimentos e personagens que fazem referencia com outras partes.

Como foi dito, é difícil explicar bem as partes sem fazer revelações de enredo, sendo que alguns dos quais, podem fazer você  se privar do prazer de ser surpreendido. Mas alguns fatos não deixavam de incomodar. Um deles é que a história muda muito de uma parte para a outra: no inicio temos a impressão de que Rosa é uma bruxa e que vamos ver um desenrolar nisso, mas nas outras partes isso praticamente desaparece (não vejam como um spoiler, vejam apenas como uma dica para não criar expectativas). Muitos dos personagens apresentados somem ou demoram muito para voltar na história, de forma que, mais para o final, quando alguém é citado tem-se uma certa dificuldade para lembrar quem é.

Além disso, o livro consegue encerrar muitos mistérios deixados por eles ao longo do livro, mas não todos (ficam no ar perguntas do tipo "mas perae, aquele cara num tinha...mas e aquele pian...mas ela num era bru...mas e aque...mas e...mas e...). Isso pode ser meio frustrante porque pode parecer um certo desleixo da autora em se perder em sua própria história, mas por outro lado, fiquei pensando o quanto isso poderia ser intencional: na nossa vida também fazemos coisas e conhecemos pessoas e que achamos ser importantes para a vida toda, mas que depois de um certo tempo deixamos de fazer ou simplesmente esquecemos.

O final é digno e aceitável dentro da proposta do texto (não seria legal passar por 463 páginas para descobrir um final medíocre). Apesar de algumas obervações negativas aqui ou ali, e possivelmente algumas boas que por descuido não foram citadas, é um livro interessante. Vale a pena a leitura!

15 comentários:

  1. O livro me deixou curiosa sobre suas reviravoltas, adoro um bom romance e um suspense arrebatador, juntar esses dois gêneros certamente desperta meu interesse.
    Pelo que disse na resenha, parece que terei um pouco de dificuldade para me lembrar de todos os personagens já que simplesmente desaparecem ou se passa páginas e mais páginas para que sejam no mínimo citados novamente, o que pode incomodar um pouco.
    A trama parece ser de fato, interessante, mas não gostei muito de saber que há mistérios sem respostas, pois gosto de ter tudo posto as claras no final de livros do tipo.
    Apesar dos contras, darei uma chance a Uma Saga na Toscana, porém não será uma prioridade na minha lista de leitura.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro livros que são de romance e mistério, e a premissa desse livro parece ser bem interessante! Pela resenha, acho que a única coisa que me incomodaria seria as perguntas que ficam no ar. Gosto quando tudo é respondido e bem interligado. Mas ao todo, parece ser um bom livro para ler em uma tarde de chuva haha.
    Beijos e obrigada pela resenha! :D

    ResponderExcluir
  3. adorei o livro, gosto muitos desse clima de mistério que só me deixa mais curiosa ora terminar o livro, fiquei super interessada em ler e espero gostar.

    ResponderExcluir
  4. A capa é linda, mas fiquei meio frustrada com certas coisas não explicadas. Por mais que o final tenha sido satisfatório, sou metódica e gosto de tudo explicadinho.

    ResponderExcluir
  5. Adriana!
    Só o fato de ter bruxo envolvidos, para mim a leitura já valeria a pena, mesmo com algumas coisas sem serem explicadas direito e com suas críticas pertinentes.
    O enredo é interessante bem como as reviravoltas, acredito que é para causar impacto.
    “É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada.”(William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  6. Não é muito meu estilo. Outrora até lia esse tipo de livro, mas ultimamente tenho tido preguiça. Sei lá ...enjoei.

    ResponderExcluir
  7. Oiiie
    Estou lendo o livro e senti exatamente tudo o que você sentiu.
    Estou nas páginas finais e Bom! É uma história incrível, mas cansativa.
    Bom saber que o final é bom.
    amei a resenha.
    bjs
    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. O livro parece ser bem interessante mesmo, e gosto bastante de livros divididos por partes assim. Mas acho que isso de deixar algumas coisas em aberto ia me incomodar muito. Mas pelo menos o final é bom...
    Gostei bastante da resenha :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Acredito que se eu fosse ler esse livro seria uma decepção, não gosto de histórias com vários personagens, sem falar nesse desaparecimento de alguns, com certeza eu ficaria meio confusa... Histórias que terminam sem alguns pontos esclarecidos com certeza não é pra mim!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Oiii
    Não gosto muito de historias com muitos personagens porque fico me perdendo.
    Achei a capa linda e por ser histórico fiquei um pouco curiosa .
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. oie!
    eu quase sempre me perco com história com muitos personagens e odeio esses "detalhes" esquecidos eu fico muito irritada com isso... e talvez isso seja muitos pontos negativos para mim e eu queira jogar o livro pela janela. então acho q vou deixar passar

    ResponderExcluir
  12. Achei bem legal a divisão dos capítulos, mas nada na trama me atraiu ou me fez ter vontade de ler o livro, infelizmente. :/ Também não gosto muito de livros que deixam muitas perguntas sem respostas. hehe

    ResponderExcluir
  13. Adoro tramas com reviravoltas a todo instante, mas, me parece que a autora se perdeu um pouco em meio a sua história. Tenho um certo probleminha com personagens que ficam muitos capítulos sem serem citados, pois sempre acabo esquecendo-os. Enfim, esse livro ficará em uma listinha de "talvez em um futuro bem distante".

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  14. que pena Você não poder citar melhor cada uma das partes sem dar spoilers.Gostei desse tipo de narração,que ocorre em épocas diferentes e não numa ordem cronológica.E sempre há alguns pontos negativos mas que bom que não atrapalha em nada o desenvolvimento do enredo.

    ResponderExcluir
  15. Gosto muito de reviravoltas e surpresas, mas me parece que em alguns pontos isso ficou muito forçado no livro, a ponto de ficar um pouco confusa a narrativa. Fico incomodada com as pontas soltas e os "mas" mas". Não fiquei muito motivada a ler.

    ResponderExcluir