[Resenha] Exótica Loredana Frescura








Titulo : Exótica
Autor : Loredana Frescura
Paginas : 144
Editora : Fundamento
Gênero :  Romance, Young Adult
Classificação : 

Sinopse:

Marcela é uma adolescente como muitas outras, mas se acha feia. Não meio feia, mas uma “feia total”, como ela própria diz. Porém, em vez de chorar pelos cantos ou sonhar acordada com formas de mudar seu rosto e corpo, Marcela está pronta para mostrar, em um trabalho da escola, que os feios são muito mais belos do que se pensa. E mais: que não têm nenhuma razão para se esconder ou ter vergonha de si mesmos.
Enquanto isso, Roberto (que, por sinal, é um gato) acha Marcela linda. Aliás, linda é pouco – praticamente
uma deusa. Será que existe alguma chance de uma “feia total” e um dos “bonitinhos da escola” escreverem sua
história de amor?
Afinal, a vida não segue roteiros e nem tudo é o que
parece ser... Não é mesmo?

Marcela é uma personagem cheia de personalidade, que pelo que descreve ela não só se acha feia. Ela é feia. Mas isso em momento algum é motivo de tristeza ou depressão. Pelo contrario ela que tirar o maior proveito e beneficio do que isso pode significar.
" Não tenho medo de ficar sozinha. Tenho medo de ficar sem mim...
Estou sozinha porque aquele bando que acredita mandar aqui dentro não me quer. Aqui é a escola, que também esta dentro do bairro, que está dentro da cidade, que faz parte da Itália e, portanto, do mundo. O mundo não me quer. E por isso, eu não o considero o mundo. Ou melhor, eu considero, mas do meu jeito."
Ela está no ensino, tem uma melhor amiga, a Giorgia, que também é feia e usa um aparelho ortodôntico horroroso. E como os bonitos não querem se misturar à elas. Elas vivem as suas vidas do melhor jeito, FELIZ.
O irmão dela por outro lado é o chefe do bando dos bonitos, como ela mesmo diz. Vive rodeado de pessoas lindas de pele lisa, olhos brilhantes e cabelos sedosos.E ela tem certeza de que ele tem preconceito por ela ser feia.
“ Minha mãe é a coisa mais fofa. É gentil e se preocupa com tudo e com todos. Exceto, talvez, consigo mesma.
Meu Pai é um guerreiro. Ele está lutando coma a comida. Vive uma relação de amor e ódio com ela como eu e o meu mundo...
Tem também o meu irmão: o chefe do bando que se encontra no mundo. No meu mundo...”
A professora passa um trabalho,como se fosse uma tese, e Marcela e Giorgia resolvem falar sobre a feiura de um modo geral. Como elas se sente, como são vistas e tratadas, enfim toda uma teoria da conspiração contra os feios, e etc.

E o livro é basicamente elas formulando esse trabalho escolar. E como Marcela tem um humor acido e é muito critica e honesta com sua posição atual, a historia ficou leve e divertida, e o tema em si foi tratado de uma forma muito sutil.

Roberto faz parte do bando do irmão de Marcela, e tudo que ela acha extremamente horroroso em si. Ele acha excepcionalmente fantástico nela. E como ele acha Macerla o Maximo, cria uma paixonite secreta por ela. E quando ele descobre que a Marcela é alem de tudo Irma (protegida) do amigo dele, fica desesperado pela situação em que se meteu. Mas de jeito nenhum ele está disposto a deixar essa garota alegre e extrovertida escapar. Pois seu mundo perfeito nem é tão perfeito assim.
A Marcela é bem descontraída e meio maluquinha, e suas maluquices me lembraram um pouco a Amelie Poulain (na realidade o narrador o filme). E acho que por isso gostei tanto da personagem.
" Não tenho medo de ficar sozinha. Tenho medo de ficar sem mim...
Estou sozinha porque aquele bando que acredita mandar aqui dentro não me quer. Aqui é a escola, que também esta dentro do bairro, que está dentro da cidade, que faz parte da Itália e, portanto, do mundo. O mundo não me quer. E por isso, eu não o considero o mundo. Ou melhor, eu considero, mas do meu jeito."
O único ponto que achei realmente negativo foi que o livro muda a narração da Marcela para o Roberto sem aviso, e isso me deixou um pouco confusa até me acostumar com a escrita da autora. A autora é italiana e não sei se isso é tipico da escrita deles. Mas tirando isso, é um romance levinho e divertido, e como o livro é curtinho e historia acaba muito rápido. Vale a pena conferir.








14 comentários:

  1. Não conhecia o livro, mas agora eu quero muito ler ele. Adorei a premissa e como o assunto é abordado, tenho a leve sensação que vou adorar Marcela.
    Parece um livro leve e divertido, perfeito para ler em um único dia.
    Ótima resenha.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei de ver uma personagem que é feia. É um ângulo diferente de como o mundo é visto e é legal ver que essa personagem é positiva sobre o mundo e parece ser uma pessoa divertida. Enfim, é um livro que eu gostaria de ler quando possível, já que é curtinho. (:
    Obrigada pela resenha! Beijo. :*

    ResponderExcluir
  3. adorei os livro,e o titulo veio super a calhar, nunca li um livro que a personagem fosse feia de verdade, geralmente personagem que se consideram "feia" na verdade nao passa do ponto de vista dela mesma. Pelos quotes a personagem leva sua fealdade e o quotidiano com bom humor.

    ResponderExcluir
  4. não sei... achei muito teen para mim, meio sei lá.
    acho que eu não leria esse livro, eu não sou fã de livros narrados por duas pessoas em especial sem aviso e em especial quando não há uma diferença entre os personagens. mas, isso pode ser problemas de tradução eu li um livro de tb de uma italiana e tb tinha algo na escrita dela que demorava a se acostumar.

    ResponderExcluir
  5. Adriana!
    Já gostei porque a protagonista foge dos padrões de beleza dos livros e da própria sociedade.
    Gostei ainda mais por saber que a autora é italiana, difícil ver livros traduzidos de autores que não sejam americanos...
    Deve ser um romance bem gostosinho de ler.
    “O amor é grande e cabe nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar.”(Carlos Drummond de Andrade)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Adriana! Nossa, realmente deve atrapalhar mesmo a leitura mudar a narrativa dos personagens sem um aviso. Mas ainda bem que dá ao menos pra acostumar com o tempo, né?
    Mas eu leria a história, tanto por ser YA, que é um dos meus gêneros preferidos, mas também pelo que mais me chamou a atenção, que a personagem feia não se esconde, nem tem medo de ser quem ela é, pelo contrário, ela quer mostrar a todos a sua beleza. Achei essa ideia bem original.

    ResponderExcluir
  7. Adorava esse tipo de livro, mas não curto mais. Sei lá... enjoei. Todos os livros desse gênero costumam ter sempre a mesma estória ( na minha opinião) que acho cansativo. Prefiro não ler.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Adriana!
    Apesar de gostar de personagens de humor ácido e de histórias leves e divertidas, não gostei da trama, não achei ela empolgante... Realmente é muito chato a narração mudar de ponto de vista sem aviso, acredito que ficaria perdidinha!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Eu não curto histórias nas quais os personagens principais sejam adolescentes. Tem todo aquele drama, baixa estima ou gostar do garoto mais bonito da escola. A capa é linda, mas essa personagem é complexada demais. Achei que seria uma história delicada, uma lição contra o preconceito, mas no fim só achei a história boba.

    ResponderExcluir
  10. Pelo que vi, é uma trama bem estilo Sessão da Tarde. Leve e descontraída. Me pareceu ser bem clichê, mas desde que a autora tenha uma boa narrativa, isso passa sem problemas. E esse probleminha de mudança de narração "sem aviso" também me incomoda um pouco.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. Oiiii
    eu amei a resenha,me deixou louca para ler o livro.
    Tomara que eu não me perca na mudança de narração sem aviso porque vou me confundir toda.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito desta capa, e apesar do enredo ter me interessado, não é um livro que eu deva ler já.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  13. Adorei a personagem não ficar se martirizando por sua condição,além de não ser nenhuma boba.O livro parece ser bem engracadinho e de leitura rápida.Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro e não fiquei com muita vontade de ler. Não gosto desses rótulos feio/bonito. Mas acredito que o livro traga uma mensagem de que não devemos nos importar com o que os outros pensam de nós, e não sofrer pela opinião alheia.

    ResponderExcluir