Um Conto de Fadas Bem Diferente !!!


Professor universitário americano publica 
conto de fadas com romance entre dois rapazes.

Li essa matéria na pagina do O Globo e achei um tanto interessante, porem polêmico livro onde o casal principal são dois príncipes. Acho uma ideia valida, por se tratar de uma realidade vivida nos dias de hoje, pois acho que deve ser complicade para uma criança, entender porque todo mundo tem um pai e uma mãe, e ela tem dois pais ou duas mãe, e se um livro assim ajuda a esclarecer certos pontos, acho muito valido. Sem contar que é totalmente diferente dos contos tradicionais. Se lançar mesmo no Brasil, eu leria numa boa, principalmente por se tratar de um romance infantil diferente e não conter o lado da sexualidade em si.
 
Livro infantil narra a história de dois rapazes, com direito a casamento na igreja. Autor planeja tradução para o português.

No reino mágico de Evergreen, a princesa Elena é sequestrada por uma bruxa. Em resposta, seu pai, o Rei Rufus, lança o desafio: quem salvar a beldade terá o direito de se casar com ela. Os jovens Gallant e Earnest resolvem, então, encarar a missão. E aí termina o caráter convencional da trama. Durante a busca, os dois homens se apaixonam e, no fim, acabam se casando com pompa na igreja.
O conto de fadas contemporâneo é narrado no livro infantil "The princes and the treasure" (“Os príncipes e o tesouro”, em tradução literal), de Jeffrey A.Miles. Professor da Escola de Negócios da
Universidade do Pacífico, na Califórnia (Estados Unidos), ele teve a ideia há cerca de dois anos, enquanto assistia a uma apresentação com um príncipe e uma princesa num parque de diversões.

- Ao ver os atores cantando e dançando, me perguntei: por que não existe príncipe gay e princesa lésbica? Por que o príncipe não pode se casar com outro belo príncipe? E por que não há uma donzela em apuros sendo resgatada por uma linda princesa? - relembra o professor, que é gay e era um ávido leitor de contos de fadas quando garoto. - Ao voltar para casa, resolvi criar a minha própria história.

SEM BEIJO NO FINAL
"The princes and the treasure" conta a história de amor de dois príncipes. Foto: Divulgação
Totalmente ilustrado, o livro não tem o tradicional beijo no final. Mas os protagonistas ganham matrimônio celebrado por um vigário numa igreja medieval. O final é feliz. Apesar do ineditismo, o autor diz que o retorno tem sido positivo.

Segundo Jeffrey, casais heterossexuais contaram que a história os ajudou a conversar com os filhos sobre homossexualidade. Já pais gays afirmaram que a obra serviu de apoio para falar com as crianças a respeito de seus próprios companheiros.

- O livro possibilita uma ótima maneira de abordar o assunto. Escrevi a história para ser romântica, e não sexual. Os pais dizem que a narrativa é ideal para as crianças, e o livro está entre os favoritos de várias delas - comemora o autor.
Apesar da aceitação, o trabalho não ficou livre de críticas. Entidades cristãs radicais internet afora acusam o livro de promover “propaganda homossexual”.
Para Jeffrey, sua publicação avança no combate ao preconceito. Ele lembra o caso de um pai que disse ler o livro para seus filhos em meio aos outros contos de fadas, sem distinção.

- Se todo pai fizesse o mesmo, esta geração de crianças seria mais bem educada sobre a diversidade. A homofobia poderia ser extinta - cogita. - As crianças veem que o amor pode acontecer entre duas pessoas, independentemente do gênero. Estou espantado sobre como é fácil para elas compreender isso, ao passo que, para alguns adultos, ainda é tão difícil.

Lançado no primeiro semestre deste ano, o livro está à venda em 137 países. Uma continuação da história já está sendo escrita pelo autor e deve ser publicada em meados do ano que vem. Jeffery também trabalha na tradução da obra para outras línguas, inclusive para o português. No Brasil, por ora, é possível comprar as versões impressa e digital, em inglês, pela internet.

E ai, o que vocês acham ???

Fonte:
- O Globo

http://oglobo.globo.com/sociedade/professor-universitario-americano-publica-conto-de-fadas-com-romance-entre-dois-rapazes-13167554

23 comentários:

  1. Tem um povo que é frescurento pra cacete, vou te contar... achei a ideia dele válida demais. Um fato: Isso é uma realidade, não tem porque quererem maquiar para os seus filhos. Se chegar por aqui mesmo eu leria. Achei o enredo do livro muito fofo! Sem falar que é ótimo pra contar, mostrar isso para os seus filhos. Sem preconceito.

    ResponderExcluir
  2. A ideia realmente é bacana. Hoje em dia é complicado não explicar as coisas para as crianças, afinal as famílias estão mudando (quer as pessoas gostem disso, quer não). E a linguagem da história é muito importante para isso.
    Adorei as ilustrações também, são bem bonitinhas!!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Não tinha lido essa matéria mas pude entender porque você quis compartilhá-la, é interessante ver um livro de conto de fadas com príncipes gays, pois a maioria das vezes quando envolve o tema do homossexualismo há muitos esteriotipos e exageros por isso é bom ter um livro leve e sem muita apelação.

    ResponderExcluir
  4. Oiii, eu gostei da ideia, também leria essa historia, as ilustrações são bem bonitas. E achei bacana o autor não ter colocado o beijo no final. Não me julguem!!
    Mas acho que esse é um tema que deve ir com mais calma, assistir um beijo gay na tv é uma coisa ler sobre ele é diferente. Não é preconceito, mas a leitura tem o poder de mexer com a mente de uma maneira extraordinária.
    E concordo com o autor, devia mesmo ter mais historias falando sobre o mundo magico numa perspectiva mais diferente. Palmas pra ele! rsrs
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  5. Que notícia boa! Achei ótima a ideia de criar um conto de fadas protagonizado por dois príncipes. O bom é que estes contos já vão ensinar as crianças a não terem preconceito desde pequenas.

    ResponderExcluir
  6. Oi Adriana,
    Que ótima iniciativa! Temos que parar de separar as coisas e achar que homossexuais são diferentes. Chega de preconceito! Amei a ideia do livro e como o autor insere o tema. Se sair no Brasil, com certeza eu lerei!

    Beeijos
    Petra | Na Próxima Página...

    ResponderExcluir
  7. Achei a premissa interessante!A forma como o autor introduz o tema é leve e esta longe de ser agressiva.Enfim,é um livro infantil valido para as crianças nao crescerem com preconceito.

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem?

    Eu já tinha lido algo sobre esse livro em algum portal de notícias, e achei muito interessante! É bom que ideais como este, de igualdade e liberdade, sejam apresentados já na infância. Afinal, se pararmos para analisar, a maioria dos contos de fada são um tanto quanto preconceituosos e machistas, com a princesa sempre tendo de ser salva pelo príncipe.

    Enfim, espero que mais ideias como essa apareçam e que elas possam ajudar as crianças a olhar o mundo de uma forma mais bonita e igual!

    Att.,
    Eduarda Henker
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adorei a iniciativa ! Parece ser uma história muito boa e mostra pras pessoas hoje qual é a realidade,que não existem apenas casais héteros .

    ResponderExcluir
  10. Achei a iniciativa bem interessante. Querendo ou não esse é um tema que faz parte da sociedade que vivemos e cada um deve ser respeitado independente de sua opção sexual. Muito bacana, principalmente por tratar com naturalidade o tema e não transformar em algo estereotipado.

    ResponderExcluir
  11. Fiquei curiosa p/ saber c/ e o livro. Mas nao descarto a possibilidade de q n se pode ter so respeito tem q ter tb um senso critico p/ falar c/ os filhos sobre o tema. :-) mas n descarto a ideia do livro ser bem interessante!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns ao autor pela iniciativa! Esse é um tema que está presente na sociedade, e é bom irmos mostrando desde cedo, para acabar com esse preconceito!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  13. gostei da iniciativa dele,uma forma de mostrar o que esta presente na sociedade de uma maneira mais leve e acabar com o preconceito. :)

    ResponderExcluir
  14. Caraca, tai uma ideia genial para um livro, o autor soube mesmo escolher sobre o que escrever, acredito deve ser bem difícil desconstruir os contos de fadas e reescreve-los para a narrativa homo afetiva, isso sem falar nas criticas. Mesmo assim, é uma bela iniciativa, todo ser humano é igual e merece respeito, independente de sua orientação sexual, começar a ensinar isso as crianças é o caminho para o fim do preconceito.

    ResponderExcluir
  15. Adorei! Mas tem um povo mimimizento: "agora virou moda ser gay"... Não virou moda. Este assunto é antigo e os tempos mudaram - não sei se pra melhor -, mas as pessoas não vivem mais sob pressão, se escondendo.

    ResponderExcluir
  16. deve ser difícil para uma criança que está acostumada com contos de fadas tradicionais, mas é a vida e está em tudo hoje em dia, até nas novelas, né?
    acho que difícil é para os pais que não aceitam mesmo, as crianças já sabem, já nasceram em um mundo em que a realidade é mostrada mais facilmente...
    fiquei curiosa... :D

    ResponderExcluir
  17. Eu adorei a ideia, e é verdade que se os pais conversassem com os filhos mais cedo sobre assuntos como esse, ja seriam mais educados ou pelo menos respeitosos sobre isso.

    ResponderExcluir
  18. Achei bem diferente a ideia. Não sei se deixaria minha filha ler esse livro. Nada contra os gays. Até porque no mundo em que vivemos hoje isso é uma realidade e devem haver respeito sempre.

    ResponderExcluir
  19. A ideia é muito boa, mas acho que vai dar muito o que falar, pois oque não falta é gente preconceituosa por ai.
    Eu ja tinha comentado com uma amiga de livro infantil tendo casais gays..aqui teve um conto que foi adicionado no livro do colegio e alguns pais fizeram recolher o livro...
    beijos.

    ResponderExcluir
  20. Achei essa ideia super interessante! Acho que deve ser muito bom para as crianças entenderem. Achei bem diferente também, e gostei da iniciativa dele. Agora é só esperar pra ver como será aceito por aqui...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. quuando vc dizer '' nao tem o tradicional beijo no final.'' ai sim percebe que bem diferente
    dos contos de fadas de criança
    achei que livro seria infatil mais nao tem nada disso e bem teen e pouco adulto achei interessante

    ResponderExcluir
  22. A ideia de escrever um livro assim, com personagens gays foi bem legal, se bem que o autor correu um grande risco ao publicar uma obra assim para o público infantil. Não tenho preconceito nem nada com relação a isso, até porque concordo com o autor na parte em que ele disse: Por que não existe príncipe gay e princesa lésbica? Por que o príncipe não pode se casar com outro belo príncipe? E por que não há uma donzela em apuros sendo resgatada por uma linda princesa?
    Também já pensei igual a ele em relação a isso, mas eu também acho que explorar um tema assim, com esse livro voltado para o público infantil é um pouco cedo, e muitos pais preconceituosos não aceitam que o seu filho leia este tipo de coisa. Mas enfim, a ideia desse livro ilustrado é muito boa, tomara que a obra seja bem recebida.

    ResponderExcluir
  23. Achei a ideia bem interessante. Também acho que esse livro pode ajudar um pouco na compreensão da criança em relação a homossexualidade. Mas, caso esse livro venha a ser lançado aqui no Brasil, já prevejo o tamanho da polêmica que vai surgir.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir