Professor universitário americano publica
conto de fadas com romance entre dois rapazes.
Li essa matéria na pagina do O Globo e achei um tanto interessante, porem polêmico livro onde o casal principal são dois príncipes. Acho uma ideia valida, por se tratar de uma realidade vivida nos dias de hoje, pois acho que deve ser complicade para uma criança, entender porque todo mundo tem um pai e uma mãe, e ela tem dois pais ou duas mãe, e se um livro assim ajuda a esclarecer certos pontos, acho muito valido. Sem contar que é totalmente diferente dos contos tradicionais. Se lançar mesmo no Brasil, eu leria numa boa, principalmente por se tratar de um romance infantil diferente e não conter o lado da sexualidade em si.
Livro infantil narra a história de dois rapazes, com direito a casamento na igreja. Autor planeja tradução para o português.
No reino mágico de Evergreen, a princesa Elena é sequestrada por uma bruxa. Em resposta, seu pai, o Rei Rufus, lança o desafio: quem salvar a beldade terá o direito de se casar com ela. Os jovens Gallant e Earnest resolvem, então, encarar a missão. E aí termina o caráter convencional da trama. Durante a busca, os dois homens se apaixonam e, no fim, acabam se casando com pompa na igreja.
O conto de fadas contemporâneo é narrado no livro infantil "The princes and the treasure" (“Os príncipes e o tesouro”, em tradução literal), de Jeffrey A.Miles. Professor da Escola de Negócios da
Universidade do Pacífico, na Califórnia (Estados Unidos), ele teve a ideia há cerca de dois anos, enquanto assistia a uma apresentação com um príncipe e uma princesa num parque de diversões.
- Ao ver os atores cantando e dançando, me perguntei: por que não existe príncipe gay e princesa lésbica? Por que o príncipe não pode se casar com outro belo príncipe? E por que não há uma donzela em apuros sendo resgatada por uma linda princesa? - relembra o professor, que é gay e era um ávido leitor de contos de fadas quando garoto. - Ao voltar para casa, resolvi criar a minha própria história.
SEM BEIJO NO FINAL
Fonte:
EDUARDO VANINI - O Globo
http://oglobo.globo.com/sociedade/professor-universitario-americano-publica-conto-de-fadas-com-romance-entre-dois-rapazes-13167554
Tem um povo que é frescurento pra cacete, vou te contar... achei a ideia dele válida demais. Um fato: Isso é uma realidade, não tem porque quererem maquiar para os seus filhos. Se chegar por aqui mesmo eu leria. Achei o enredo do livro muito fofo! Sem falar que é ótimo pra contar, mostrar isso para os seus filhos. Sem preconceito.
ResponderExcluirA ideia realmente é bacana. Hoje em dia é complicado não explicar as coisas para as crianças, afinal as famílias estão mudando (quer as pessoas gostem disso, quer não). E a linguagem da história é muito importante para isso.
ResponderExcluirAdorei as ilustrações também, são bem bonitinhas!!
bjs
Não tinha lido essa matéria mas pude entender porque você quis compartilhá-la, é interessante ver um livro de conto de fadas com príncipes gays, pois a maioria das vezes quando envolve o tema do homossexualismo há muitos esteriotipos e exageros por isso é bom ter um livro leve e sem muita apelação.
ResponderExcluirOiii, eu gostei da ideia, também leria essa historia, as ilustrações são bem bonitas. E achei bacana o autor não ter colocado o beijo no final. Não me julguem!!
ResponderExcluirMas acho que esse é um tema que deve ir com mais calma, assistir um beijo gay na tv é uma coisa ler sobre ele é diferente. Não é preconceito, mas a leitura tem o poder de mexer com a mente de uma maneira extraordinária.
E concordo com o autor, devia mesmo ter mais historias falando sobre o mundo magico numa perspectiva mais diferente. Palmas pra ele! rsrs
Beijos ♥
Que notícia boa! Achei ótima a ideia de criar um conto de fadas protagonizado por dois príncipes. O bom é que estes contos já vão ensinar as crianças a não terem preconceito desde pequenas.
ResponderExcluirOi Adriana,
ResponderExcluirQue ótima iniciativa! Temos que parar de separar as coisas e achar que homossexuais são diferentes. Chega de preconceito! Amei a ideia do livro e como o autor insere o tema. Se sair no Brasil, com certeza eu lerei!
Beeijos
Petra | Na Próxima Página...
Achei a premissa interessante!A forma como o autor introduz o tema é leve e esta longe de ser agressiva.Enfim,é um livro infantil valido para as crianças nao crescerem com preconceito.
ResponderExcluirOie, tudo bem?
ResponderExcluirEu já tinha lido algo sobre esse livro em algum portal de notícias, e achei muito interessante! É bom que ideais como este, de igualdade e liberdade, sejam apresentados já na infância. Afinal, se pararmos para analisar, a maioria dos contos de fada são um tanto quanto preconceituosos e machistas, com a princesa sempre tendo de ser salva pelo príncipe.
Enfim, espero que mais ideias como essa apareçam e que elas possam ajudar as crianças a olhar o mundo de uma forma mais bonita e igual!
Att.,
Eduarda Henker
http://blogsomaisum.blogspot.com.br
Adorei a iniciativa ! Parece ser uma história muito boa e mostra pras pessoas hoje qual é a realidade,que não existem apenas casais héteros .
ResponderExcluirAchei a iniciativa bem interessante. Querendo ou não esse é um tema que faz parte da sociedade que vivemos e cada um deve ser respeitado independente de sua opção sexual. Muito bacana, principalmente por tratar com naturalidade o tema e não transformar em algo estereotipado.
ResponderExcluirFiquei curiosa p/ saber c/ e o livro. Mas nao descarto a possibilidade de q n se pode ter so respeito tem q ter tb um senso critico p/ falar c/ os filhos sobre o tema. :-) mas n descarto a ideia do livro ser bem interessante!
ResponderExcluirParabéns ao autor pela iniciativa! Esse é um tema que está presente na sociedade, e é bom irmos mostrando desde cedo, para acabar com esse preconceito!
ResponderExcluirBjos!
gostei da iniciativa dele,uma forma de mostrar o que esta presente na sociedade de uma maneira mais leve e acabar com o preconceito. :)
ResponderExcluirCaraca, tai uma ideia genial para um livro, o autor soube mesmo escolher sobre o que escrever, acredito deve ser bem difícil desconstruir os contos de fadas e reescreve-los para a narrativa homo afetiva, isso sem falar nas criticas. Mesmo assim, é uma bela iniciativa, todo ser humano é igual e merece respeito, independente de sua orientação sexual, começar a ensinar isso as crianças é o caminho para o fim do preconceito.
ResponderExcluirAdorei! Mas tem um povo mimimizento: "agora virou moda ser gay"... Não virou moda. Este assunto é antigo e os tempos mudaram - não sei se pra melhor -, mas as pessoas não vivem mais sob pressão, se escondendo.
ResponderExcluirdeve ser difícil para uma criança que está acostumada com contos de fadas tradicionais, mas é a vida e está em tudo hoje em dia, até nas novelas, né?
ResponderExcluiracho que difícil é para os pais que não aceitam mesmo, as crianças já sabem, já nasceram em um mundo em que a realidade é mostrada mais facilmente...
fiquei curiosa... :D
Eu adorei a ideia, e é verdade que se os pais conversassem com os filhos mais cedo sobre assuntos como esse, ja seriam mais educados ou pelo menos respeitosos sobre isso.
ResponderExcluirAchei bem diferente a ideia. Não sei se deixaria minha filha ler esse livro. Nada contra os gays. Até porque no mundo em que vivemos hoje isso é uma realidade e devem haver respeito sempre.
ResponderExcluirA ideia é muito boa, mas acho que vai dar muito o que falar, pois oque não falta é gente preconceituosa por ai.
ResponderExcluirEu ja tinha comentado com uma amiga de livro infantil tendo casais gays..aqui teve um conto que foi adicionado no livro do colegio e alguns pais fizeram recolher o livro...
beijos.
Achei essa ideia super interessante! Acho que deve ser muito bom para as crianças entenderem. Achei bem diferente também, e gostei da iniciativa dele. Agora é só esperar pra ver como será aceito por aqui...
ResponderExcluirBeijos!
quuando vc dizer '' nao tem o tradicional beijo no final.'' ai sim percebe que bem diferente
ResponderExcluirdos contos de fadas de criança
achei que livro seria infatil mais nao tem nada disso e bem teen e pouco adulto achei interessante
A ideia de escrever um livro assim, com personagens gays foi bem legal, se bem que o autor correu um grande risco ao publicar uma obra assim para o público infantil. Não tenho preconceito nem nada com relação a isso, até porque concordo com o autor na parte em que ele disse: Por que não existe príncipe gay e princesa lésbica? Por que o príncipe não pode se casar com outro belo príncipe? E por que não há uma donzela em apuros sendo resgatada por uma linda princesa?
ResponderExcluirTambém já pensei igual a ele em relação a isso, mas eu também acho que explorar um tema assim, com esse livro voltado para o público infantil é um pouco cedo, e muitos pais preconceituosos não aceitam que o seu filho leia este tipo de coisa. Mas enfim, a ideia desse livro ilustrado é muito boa, tomara que a obra seja bem recebida.
Achei a ideia bem interessante. Também acho que esse livro pode ajudar um pouco na compreensão da criança em relação a homossexualidade. Mas, caso esse livro venha a ser lançado aqui no Brasil, já prevejo o tamanho da polêmica que vai surgir.
ResponderExcluir@_Dom_Dom