[Resenha] O Que Todo Corpo Fala de Joe Navarro e Marvin Karlins


 









O Que Todo Corpo Fala
Autor: Joe Navarro e Marvin Karlins
Editora: Sextante
Páginas: 240
Gênero: Psicologia, Sociologia, Autoajuda
Classificação:


Sinopse:
Publicado em mais de 30 países, com mais de um milhão de exemplares vendidos.
Considerado um dos maiores especialistas do mundo em linguagem corporal, o ex-agente do FBI Joe Navarro nos ensina a “ler” as pessoas e dominar os segredos da comunicação não verbal.
Você vai aprender a decodificar os sentimentos por trás de expressões faciais, identificar sinais contraditórios entre palavras e gestos, e perceber facilmente quando alguém está tentando esconder alguma coisa.
Com base em pesquisas científicas, casos reais e em sua própria experiência, Navarro revela também como usar a linguagem não verbal para persuadir as pessoas e influenciar o que elas pensam a seu respeito.
Você vai descobrir:
• Os instintos ancestrais de sobrevivência que comandam a linguagem corporal
• Por que o rosto é o lugar menos confiável do corpo
• Simples comportamentos não verbais que geram confiança
• Quais comportamentos transmitem autoconfiança e autoridade
• O que dedos, pés e sobrancelhas podem revelar sobre a motivação de uma pessoa
• Porque sinais de desconforto e estresse nem sempre indicam que alguém está mentindo


Olá pessoa, se você leu minha resenha anterior, deve ter notado que estou lendo bastante a respeito de comunicação. Em especial o que você comunica quando não está verbalizando ou ruídos na comunicação. O interesse nesse livro em especial é por ele entrar em duas áreas que foram abordadas em séries: ‘Lie to me’ na tv e Sherlock Holmes que seja em série ou livros é maravilhoso igual. A grande questão é, apenas analisando a pessoa ambos os protagonistas eram capazes de conjecturar fatos e informações que vão além do peso e altura.
"Quando examinamos o que é normal começamos a reconhecer e identificar o que é anormal."
No primeiro momento vamos ser apresentado aos 10 mandamentos, que compõe a base técnica obrigatória do comportamento não verbal e que são determinantes para a boa aplicação da técnica. A partir da segunda parte vermos como colocar os mandamentos em práticas aliado a atividade de saber o que e como reconhecer os sinais que nosso corpo emite de forma não verbal mesmo quando o que é verbalizado contradiz ao que não foi dito.

Como distinguir falsos sinais, que são pensando ao invés de involuntários e a parte realmente deliciosa do livro está em plena atividade. Confesso que como mãe essa análise para com os filhos é quase automática, mas a chance de aplicar isso a outras pessoas e diferentes situações e extremamente emocionante. Afinal quem resiste a chance de descobrir segredos? É muito interessante ver que comportamentos bastante simples tem um motivo psicológico, por trás de uma ação que é pensada superficialmente no sentido racional e tão profundamente enquanto resposta do cérebro a uma demanda emocional.

Eu amei o capítulo sobre os movimentos pacificadores porque o uso na vida cotidiana é super útil. Notar isso em boa mesmos é fundamental porque podemos buscar mais que movimentos de conforto, podemos buscar meios de sair da situação que causa desconforto o que é ainda melhor. A questão de como movimentos podem mentir, mostram também que naturalmente temos uma sensibilidade para o que é artificial ou forçado. Instintivamente temos uma defesa sobre o que não é tão verdadeiro e o livro acaba por reforçar a intuição em algo mais forte e proveitoso. Afinal num mundo onde as pessoas podem blefar aprendemos que existem muito mais para onde olhar e poder julgar a realidade.
"Como em todos os sinais de intenção não verbais, depois de saber que uma pessoa está prestes a fazer algo, você precisa considerar o contexto e aquilo que você conhece sobre o indivíduo para fazer a melhor previsão possível de qual será o próximo movimento do seu interlocutor."
É impressionante o quanto um movimento aparentemente simples como cruzar as pernas pode demonstrar tanto e num sentindo tão afetivo. Realmente esses pontos por si já valeriam a leitura. Um alerta caso você tenha filhos pequenos e ter pensamentos sobre ‘happy feet’ e caso não os tenha vale uma pesquisa no Google.

O interessante e que o aprendizado no primeiro capítulo se repete e replica durante todo o livro, qualquer movimento para ser interpretado, necessita de um padrão, análise do padrão e da quebra dele. Mesmo que seja uma ausência ou sessar de movimento.

O capítulo 4 fala da parte central só corpo. Fiquei impressionada com quanta representatividade emocional existe no movimento do abraço. No quanto realmente dissemos não ao estarmos abraçados e sim ao ato como um todo. E também no "dar as costas”. Interessante e necessário que ele diz que o mesmo gesto pode dizer coisas diferentes a depender do modo ou de diferenças sutis na forma como é feita. Algo que acontece na fala e aqui fica bem demonstrado que também ocorre de forma não verbal.

Somos pessoas complexas e cheias de sutilezas mesmo com as coisas que são comuns a todos nós. O que torna cada pessoa única e maravilhosamente mais interessante. Adoro respostas a curiosidades que não são tão grandes a ponto de uma busca na internet, mas sempre que ocorrem quando vemos a cena acontecer num filme ou esportes. O porquê de uma reverência seja a um rei ou entres os oponentes no judô. Ou alguém que põem o almoço pra fora após ver a cena de um crime.

O fator de não apresentar as áreas do corpo de uma forma linear ajuda a ficar porque tira o conforto do "cabeça, ombro, joelhos e pé" requerendo uma atenção maior por parte do leitor. O que ajuda a fixação da mensagem.
"Distribuo abraços porque eles transmitem carinho e afeto com muito mais eficácia do que meras palavras. Sinto muito por aqueles que não são aceitos abraços ponto-e-vírgula eles estão perdendo muito na vida."
Para pessoas no Brasil e em especial latinos o uso dos braços e mãos é fundamental na comunicação. Claro que para os não falantes, as mãos ganham a conotação de palavras na linguagem de sinais. O carácter da comunicação com os braços e as mãos foi com certeza o mais próximo e talvez por isso mais surpreendente em todo livro.

Afinal fica comprovado, ao longo da leitura, que a ausência de gestos é tão comunicativa quando a existência deles. E até nos ínfimos movimentos existe uma comunicação do nosso cérebro para com o corpo e uma pessoa treinada pode ler toda uma gama de informações.

No capítulo que trata dos comportamentos não verbais do rosto, as questões relativas aos olhos sem dúvida foram as mais interessantes e esclarecedoras, inclusive do dito "os olhos são os portais da alma". Notar as respostas involuntárias dos olhos aos sentimentos e emoções foi uma curiosidade apesar do grau de dificuldade em percebe-las de forma decisiva no dia-a-dia pela velocidade com quem ocorrem.

Claro que alguns sinais podem simplesmente serem indicadores de um problema de visão. Mas ainda sim a causa é uma informação tão valiosa quando a busca pelo que motivou a reação. Achei marcante o fato que sinais não verbais positivos podem dizer várias coisas, enquanto os negativos são taxativos quanto a mensagem e na maioria das vezes da autenticidade da reação. A combinação dos gestos entre boca e olhos por exemplo também determina muito a verdade da reação, outro ponto a ser lembrado em análises.
"O sentimento negativo quase sempre será o mais exato e Genuíno entre as emoções de uma pessoa ".
Adorei a forma como o livro é pensando como um todo. Mas me surpreendeu a ideia de que todos os capítulos anteriores nos preparam para o oitavo. E o alerta foi ainda mais surpreendente com certeza. A conclusão de que é muito mais proveitoso entender tudo o que o comportamento não verbal nos fala ao invés de focar tentando descobrir sinais de mentira e de simulação em outras pessoas ao contrário existe muito mais como foi provado no livro que vale a pena ler e interpretar no comportamento não verbal.

Sobre a edição: esse é um dos casos que ler na edição em e-book ou livro físico faz toda diferença.

Eu li na edição física e as imagens e quadros de exemplo se conectam ao texto de uma forma única fazendo com que a explicação fique clara e precisa. Porém ao ler uma amostra no e-book o entendimento e a percepção que tive não foi tão apurado. Recomendo que você garanta seu livro físico w se deite com uma diagramação excelente, ótima tradução, fonte e espaçamento confortáveis para leitura. A capa e o papel amarelo complementam lindamente o conjunto da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário