[ Resenha] O Efeito Rosie de Graeme Simsion









Título: O Efeito Rosie
Autor : Graeme Simsion
Paginas : 416
Editora : Galera Record
Gênero : Romance 
Classificação :


Sinopse : 

A sequência do best-seller internacional O Projeto Rosie.
O Projeto Rosie foi concluído, e Don e sua amada estão morando em Nova York. Ele é professor na Universidade de Columbia, e Rosie cursa o primeiro ano do programa de doutorado em medicina. Tudo vai muito bem até o dia em que ela anuncia: “Estamos grávidos.”
Diante do desafio ainda maior do que encontrar uma esposa, Don não vê alternativa a não ser iniciar o Projeto Bebê. Ao tentar definir os protocolos para se tornar pai, usando seu estilo de pesquisa peculiar e suas habilidades sociais – ainda baixíssimas –, Don, é claro, acaba se metendo em várias confusões e mal-entendidos. Agora ele corre o risco de ser processado, deportado, de perder a credibilidade profissional e, o pior, de perder Rosie para sempre.
Prepare-se para rir, chorar e se emocionar novamente com o professor de genética mais carismático de todos os tempos.


Se eu disser que fique decepcionada com o livro, isso seria uma tremenda mentira, mas confesso que gostei mais do anterior. Don é um personagem fantástico, com suas planilhas e nada de seguir os padrões normais da sociedade. Até ele encontrar Rosie, enquanto estava planejando o seu projeto esposa.

Rosie era tudo o que Don não queria, mas acabaram se apaixonando e formando um lindo casal nada convencional. Agora ele está se preparando para um novo e mais complicado projeto.

Quase um ano depois do casamento, e morando em Nova York, eles levam uma vida tranquila. Rosie se preparando para sua tese em medicina e Don com suas pesquisas como professor na faculdade. Porem a vida dos dois vira de cabeça para baixo, quando Rosie anuncia que eles estão grávidos. ( o que na mentalidade de Don é cientificamente impossível já que ele é homem e não pode engravidar). Don entra em parafuso pois essa é uma gravidez não programada e ele teme não se adaptar a essa nova experiência.
“-Você é muito desorganizada para ter um filho.
-E você é obsessivo demais. Sorte que quem vai ter o bebe sou eu.
O que aconteceu com aquela historia de “estamos grávidos”?
Don começa a fazer pesquisa e a aceitar os conselhos de quem tem mais experiência nesse assunto, e é ai que as confusões começam. Pois um dos conselhos era ele observar crianças. E ele vai para um parquinho com uma câmera e é preso como suspeito de pedofilia, depois de resistir a prisão é claro, já que ele não fazia ideia do que estava fazendo de errado. E para desfazer o engano ele terá que fazer um acompanhamento com uma assistente social. E tudo começa a ir por água a baixo.

Rosie por outro lado, não suporta as esquisitices de Don e o proíbe de estressa-la, levando Don a omitir todos os problemas para se adaptar a sua nova rotina. Ela fica sem paciência por qualquer motivo e até a voz de Don é o suficiente para deixa-la de mal humor. E isso chega a tal ponto que a separação do casal é quase inevitável.
“O amor é um estado contínuo. Não houve nenhuma mudança significativa no meu sentimento desde que nos casamos, talvez uma diminuição no estado denominado paixão, quem sabe, mas não me parecia útil ter de fornecer relatórios contínuos para Rosie a respeito do meu sentimento.”
E foi nesse ponto que a historia me incomodou, quando Rosie se casou, ela sabia exatamente como Don era. E quem quis engravidar foi ela, sem levar em consideração as limitações afetivas dele. E as coisas que ela faz/diz à ele foram muito injustas. E eu a passeia classifica-la como Rosie, a VACA.

Enfim essa historia é mais seria, comovente e emocionante. Este livro tem partes engraçadas graças as confusões de Don, mas o livro anteriores era mais voltado para a comedia do que este.
"Os seres humanos deveriam permanecer constantemente em desenvolvimento."
Para quem gosta de The Big Bem Teory, dá para comparar o Don como o Sheldon perfeitamente, principalmente no quesito antissocial, entender tudo ao pé da letra e não entender sarcasmo. 
Fico imaginando como deve ser difícil a situação e o dia a dia deles.

Este livro foi uma cortesia da Gisela do blog Ler Para Divertir com a Editora Galera Record e você encontrará esta resenha por lá também. 

Obs: Ultima Postagem para o top comentarista. Boa Sorte a todos !!!

11 comentários:

  1. Tbm pensei em Sheldon Cooper e olha que o detesto, mas ri só de imaginá-lo em alguma das situações que vc citou..
    Foi muito bom ver Rosie entrar na vidinha organizada de Don feito um furacão, mas essas situações de exagero, como não estressá-la, me incomodaram. Algo que deveria unir mais o casal, o bebê, acabou por quase separar. Em certos momentos tive muita pena de Don.

    ResponderExcluir
  2. Já li algum tempo a resenha desse livro, e me interessei pela leitura, por aborda uma história divertida, engraçada, e cativante. A forma como os personagens se desenvolve, e a forma como a premissa da história me interessou. No entanto quando você compara o livro ao seriado, que não curto muito, isso fez eu repensar se devo ou não dar uma chance essa leitura.

    ResponderExcluir
  3. nunca li o primeiro livro , mas acho que é muito engraçado , o provérbio os opostos se atraem me parece aplicar a esse casal.a questão da gravidez é inédito para mim . acho que vou ler o primeiro livro , gostei da resenha

    ResponderExcluir
  4. Oi, Adriana!
    Don parece ser uma figura, mas a Rosie é uma chata, hein?! Parece a minha irmã quando ficou grávida e ficou toda rabugenta kkk

    ResponderExcluir
  5. Achei a ideia desse primeiro livro até que muito boa, mas não gostei muito quando li. Fiquei interessada em ver o que tem nesse, se vou achar mais graça porque li aquele outro faz muito tempo. Ele parece estar bem mais sério e sem muita gracinha, então talvez gostasse mais dele. Bem, só lendo pra saber né.

    ResponderExcluir
  6. Estou doida pra ler esse livro, amei O Projeto Rosie e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais curiosa em conferi a sequência dessa excelente história.

    ResponderExcluir
  7. Como ainda não li o primeiro (muitas descobertas por aqui) eu fiquei curiosa pelas semelhanças com o personagem Sheldon Copper. Mas o fato dela simplesmente ignorar quem ele é após o casamento me deixou com os dois pés atras. No momento deixo na lista Stand by.

    ResponderExcluir
  8. Eu já li Projeto Rosie e gostei muuuito do livro. E estou doida pra ler esse livro! Eu acho que ele não é tão bom quanto o primeiro, mas achei legal ele ser mais comovente e emocionante, só é uma pena que a Rosie esteja chata :/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Eu estou muito animada para ler o primeiro livro, amo livros que retratam distúrbios psicológicos, já estou com um pouco de raiva da mocinha nesse segundo livro, ela sabia que isso iria acontecer quando se casou com ele, revoltada mas acho que faz parte.
    Enfim não vejo a hora de ler os dois.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Adriana!
    Eu morro de vontade de ler os dois livros, já tinha muita vontade de ler o primeiro, e depois que lançaram a continuação com essas capas eu quis ainda mais. Fiquei triste por eles estarem se dando mal nesse livro, e odiei isso da Rosie querer que o Don mude da noite pro dia e passe a se irritar com mínimas coisas.
    Espero que no fim das contas tudo acabe bem pros dois.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Ainda não a nenhum dos livros dessa serie mas quando conheci o Don também imaginava ele muito parecido com o Sheldon, essa é uma serie que quero muito ler pelo menos o primeiro livro mas lendo a resenha não gostei muito da historia desse segundo livro principalmente pelo casal que parece ir em uma direção totalmente diferente, mas quero muito ler o primeiro livro para ver se gosto dessa historia !!

    ResponderExcluir