[Resenha] Eu Sou Jack O Estripador de James Carnac








Titulo : Eu Sou Jack O Estripador
Autor : James Carnac
Paginas : 302
Editora : Seoman
Gênero : Biografia, Autobiografia, Memórias, Suspense e Mistério
Classificação :


Sinopse:

Em Whitechapel, em 1888, pelo menos cinco mulheres foram brutalmente assassinadas e mutiladas. O assassino tornou-se conhecido como Jack, o Estripador. Houve muitos suspeitos, porém ninguém foi preso pelos crimes. Este livro apresenta um novo suspeito a partir de um manuscrito redigido nos anos 1920 por James Willoughby Carnac. O texto abrange desde a sua infância até a sua morte, e contém informações que nunca foram divulgadas. Além disso, os acontecimentos da época e a geografia de Whitechapel, em 1888, são descritos com total precisão, tornando James um convincente Jack, o Estripador. Para completar, o motivo oferecido por ele, para ter se tornado um assassino, nos faz crer que seu relato é puramente genuíno. Seria este livro a verdadeira confissão de Jack, o Estripador, ou um extraordinário romance muito bem escrito?



Sempre fui curioso com histórias de serial killers e não podia ser diferente com as de Jack, o estripador. Antes de falar do livro, vamos falar desta figura "mítica", que tantas pessoas conhecem, mas poucos sabem da historia em si.

Jack, o estripador foi o pseudônimo dado a um assassino em série, não identificado que agiu no distrito de Whitechapel, em Londres, na segunda metade do ano de 1888. O nome foi retirado de uma carta, enviada a Agência Central de Notícias de Londres por alguém que se dizia o criminoso. As vítimas eram mulheres que ganhavam a vida como prostitutas. Pelo menos 5 vítimas foram estranguladas, evisceradas e mutiladas, contando até com remoção de órgãos, o que sugeria que o assassino possuía conhecimento médico. Porém, o autor dos crimes nunca foram identificados. Outras mortes ocorreram, mas apenas 5 vítimas apresentam marcas incontestáveis de que o mesmo criminoso foi autor de suas mortes, o que lhe conferiu o título de Serial Killer.

Baseado nisso, há uma grande quantidade de pretensos e propensos assassinos, porém nenhum deles até hoje, foi comprovadamente o assassino ou acusado disso. Na obra EU SOU JACK, O ESTRIPADOR, o autor JAMES CARNAC faz uma confissão, em seus últimos momentos de vida, nos contando detalhes sobre sua vida e os motivos que o levaram a cometer os crimes.

Para finalizar a obra, o especialista em Ripperature (literatura de Jack o Estripador (Jack de Ripper em inglês)), Paul Begg, faz um parecer sobre a obra e analisa a possibilidade de o livro ser ou não uma obra de ficção.

Considerei o livro interessante, porém, meu sentimento não foi agradável. Não é um trabalho ruim, o escritor realmente é uma criatura arrogante e não acredito que ele seja o dito assassino. Percebi uma notável personalidade exagerada, algo que encontramos em personagens de ficção, mesclada a uma atitude quase caricata de vilão.

Se recomendo a leitura? Sim. Principalmente para aqueles que querem conhecer as histórias de Jack, o estripador. Mas é preciso que você queira muito conhecer as histórias e entender que tipo de personagem é um serial killer.

Resenhado por MARCOS GRAMINHA é leitor viciado em terror e vampiros. Conta com um acervo de mais de 1500 livros sobre esses assunto. Proprietário de um sebo na cidade de Vila Velha, dedica sua vida a desvendar os mistérios desses "filhos da noite". contato: marcos.graminha@gmail.com

11 comentários:

  1. Tenho curiosidade em ler esse livro, principalmente porque tenho interesse em conhecer mais sobre seriais killer, no entanto pela sua resenha acho que não vou gostar muito dessa leitura. Por ser um livro, mais recorrente sobre a história do Jack, o estripador, o que eu não curto muito. Mas para quem gosta, com certeza vai se interessar pela leitura, e talvez goste muito do livro.

    ResponderExcluir
  2. gosto muito de livros desse gênero , apesar da autora da resenha ter dado somente 3 estrelas , acho que vou gostar muito dessa história pois tenho interesse em saber mais sobre esses assassinos ,fora o mistério incrível sobre a morte das 5 mulheres , parabéns pela resenha

    sobre

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de histórias sobre serial killers e acho que Jack, O Estripador, seja o mais lembrado justamente por ser um caso não resolvido, por nunca descobrirem a identidade do assassino. Não sei se tbm acreditaria nesse relato.

    ResponderExcluir
  4. Acho o mito interessante, mas o livro não me chama muita atenção pra ler. Vi algumas coisas dele e sei lá, não me pareceu muito bom. Ao menos pra mim. Mas talvez funcione para quem gosta de conhecer mais histórias do tipo, imaginar coisas sobre esse assassino e etc. É uma dica interessante de todo modo.

    ResponderExcluir
  5. Eu achei a história do livro interessante, mas confesso que não tive tanto interesse no livro, não sou tão fã de livros de terror assim, e nunca gostei muito da história do Jack o Estripador, então acho que não gostaria muito do livro :/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Livro interessante, curto ler histórias sobre serial killer, Jack O Estripador é figura lendária, fiquei curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, Marcos, eu consigo facilmente entender esse livro como alguém querendo chamar atenção pra si, e nada além disso... Realmente a história do Jack é muito interessante, mas eu não acho que ele mesmo resolveria se entregar desse jeito.

    ResponderExcluir
  8. Marcos!!! Depois da nota eu já havia perdido a vontade de ler, por saber o seu critério pra esses livros. E sinceramente não curto da audiência pra doido. Vou aproveitar o blog pra buscar outra indicação. Obrigado pela resenha poupar tempo com o livro =)

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Sempre vi falarias menções sobre a historia de Jack O Estripador, mas nunca parei para conhecer sua historia, e o livro parece ser interessante, mas não foi uma historia que me chamou atenção !!

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Gostei da premissa do livro, gostei da coisa toda de contar a hostoria de um estipador, ainda que um pouco macabra é bem interessante.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  11. Esse é um livro que eu não leria, Eu Sou Jack O Estripador não faz meu estilo de leitura... mas gostei da sua resenha, Marcos.
    Abraços!

    ResponderExcluir