[Resenha] Apenas Um Garoto de Bill Konigsberg






Titulo : Apenas Um Garoto
Autor : Bill Konigsberg
Paginas : 256
Editora : Arqueiro
Gênero : Romance, Ficção, LGBT, GLS
Classificação :


Sinopse:

Rafe saiu do armário aos 13 anos e nunca sofreu bullying. Mas está cansado de ser rotulado como o garoto gay, o porta-voz de uma causa.
Por isso ele decide entrar numa escola só para meninos em outro estado e manter sua orientação sexual em segredo: não com o objetivo de voltar para o armário e sim para nascer de novo, como uma folha em branco.
O plano funciona no início, e ele chega até a fazer parte do grupo dos atletas e do time de futebol. Mas as coisas se complicam quando ele percebe que está se apaixonando por um de seus novos amigos héteros.


Rafe é um jovem de 16 anos que é assumidamente gay desde os 13. Seus pais são fantásticos e deram desde o inicio todo o apoio que precisou ( e até o que não precisou kkk) já que adoram a ideia de ter um filho "diferente". 
O problema é que Rafe está cansado de ser classificado com rótulos e não como um adolescente comum que apenas tem uma opção sexual diferente.

Ele esta farto de ser o amigo gay, o vizinho gay, o garoto gay da escola. Ele entende a situação, o que ele não entende é porque tem que ser tão difícil para as pessoas enxergar isso. Ate mesmo seus pais e sua melhor amiga Clare Olivia acabam sufocando ele as vezes, com tanta aceitação.
"É difícil ser diferente. E talvez a melhor a resposta não seja tolerar as diferenças, nem mesmo aceitá-las, e sim celebrá-las. Talvez essas pessoas que são diferentes se sentissem mais amadas e menos... bem, toleradas."
Então para resolver o problema e para desespero de Clare Olivia, Rafe decide mudar de escola indo para outro estado. Diante da perspectiva de uma vida diferente, Rafe decide omitir o fato de ser gay.
Seus novos amigos conversão sobre garotas, vão para festas, bebem, usam o banheiro sem ficar olhando com preconceitos e ele até entrou para o time de futebol. Enfim faz sucesso por ser ele mesmo, ou quase isso.

Tudo se complica quando Rafe começa a se interessar por Ben, um jogador de futebol de sua nova escola. Que para infelicidade e seu azar é totalmente hétero.

Ben é um garoto que esta cansado das desigualdades que acontecem na escola, e entende perfeitamente a ideologia de Rafe sobre rótulos, só que de aneiras diferentes.
Os dois vão se conhecendo melhor e com o passar dos dias e de certos acontecimentos se tornam melhores amigos. Porem com medo de perder essa amizade, Rafe teme de contar a verdade, ou melhor, verdades já que precisa contar que é gay e que está apaixonado por Ben.
"- Você está apaixonado por ele - afirmou minha mãe, com os olhos arregalados e um sorriso travesso.
- Não estou, não - neguei, corando. - Pare com isso. Chega. Desista.
- Claro que está - disse meu pai, virando-se para apertar minha bochecha. Olhei ao redor, horrorizado. - E está tão na cara quanto esse seu sorriso de pateta, Rafe.
- Sério. Parem - pedi, desejando não ter levado Ben para conhecê-los. - Sério."
Em se tratando do romance achei meio fraquinho, pois esperava um pouco mais, porem saber o que se passa na cabeça ou o que pensa um adolescente gay sobre suas perceptivas foi muito bom. O que eles sentem, o que dizemos, quando para nos é algo inofensivo, mas que para ele, é sim ofensivo.  Muito interessante principalmente a parte da descoberta da sexualidade, da amizade e do amor.

O final do livro acabou me surpreendendo, e como deixou coisinhas em aberto, me incomodou. Por isso procurei sobre o autor e descobri que o livro tem uma continuação prevista para 2017 e isso me deixou mega feliz, pois já vi que pode me agradar e muito...

10 comentários:

  1. Oi, Adriana!
    Confesso que a trama de Apenas Um Garoto não me interessou tanto, não curto livros onde os personagens principais são adolescentes, suas inseguranças e medos são assuntos que não despertam meu interesse nem curiosidade... por isso esse é um livro que eu não leria...
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Tem continuação?!Ti coisa,se pegasse pra ler ia com tudo,achando que era só ele.

    ResponderExcluir
  3. admito que nunca li um livro com essa temática , é muito importante esse livro para entendermos melhor sobre esse universo . gostei do livro brigar contra rótulos que muitas vezes são impostos pela sociedade . a resenha ficou muito boa

    ResponderExcluir
  4. Que pena que você não gostou tanto do final, mas eu pelo menos ainda mantive meu interesse em ler considerando o todo, gostei muito dessa tentativa de mostrar a pessoa além do estereótipo, me lembrou um pouco de Todo Dia do David Levithan, que é um dos meus favoritos. Acho que por isso eu leria sim, sem problemas.

    ResponderExcluir
  5. Não gosto muito de livros com temática adolescente. Já li no passado, mas meu gosto mudou muito de lá para cá e não me vejo lendo de novo.

    ResponderExcluir
  6. Goto bastante desse tipo de livro por ele dar uma ideia do que a pessoa sente, o que passa e como lida com o jeito que as pessoas podem tratá-los diferente e etc. Também acho bonito por passar uma lição de amor, que amor é amor em qualquer forma que seja. Acho que iria gostar dele e nem sei se o romance ser fraco iria influenciar muito. Parece bom pra mim.

    ResponderExcluir
  7. É muito legal acompanhar o crescimento do personagem. Ainda não consigo entender pq o modo de vida de alguns ofendem tanto outros. O que importa não é o caráter?

    ResponderExcluir
  8. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  9. Antes de tudo: Eu não sabia que ia ter continuação. Quero muito ler o livro, adoro livros desse gênero e não queria ter que esperar por uma continuação. Mas se é assim, tudo bem. A história parece ser bem interessante, mesmo que não tenha muito romance.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  10. Acabei de ler e estou apaixonado pelo Rafe. Não consegui pegar nenhum outro livro pra ler porque ainda estou pensando em Apenas um Garoto. Favoritado!! Achei melhor do que Simon vs A Agenda Homo Sapiens.

    ResponderExcluir