[Resenha] Identidades Cruzadas de Harlan Coben







Identidades Cruzadas
Autor:
 Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Gênero: Policial, Suspense, Mistério
Classificação:


Sinopse:

Aos sete anos, Wilde foi encontrado morando sozinho na mata e ficou conhecido por todos como “o menino do bosque”.    Agora, depois de uma tentativa malsucedida de se integrar à sociedade, ele está decidido a voltar para a floresta das montanhas Ramapo, o lugar a que realmente pertence.    Nesse momento, um banco de dados genealógico aponta uma correspondência do DNA dele com o de um parente próximo, oferecendo-lhe a chance de desvendar seu passado misterioso. No entanto, o encontro com o homem levanta mais perguntas que respostas.     Enquanto continua sua busca desesperada, Wilde consegue localizar um primo de segundo grau que desaparece mais rápido do que surgiu, após se tornar pivô de um escândalo muito suspeito.   A quem interessa que Wilde não descubra de onde veio? Será que seu primo é mesmo culpado ou foi vítima de uma conspiração? Será que existe alguma relação entre o sumiço dele e os assassinatos que começam a acontecer?


Harlan Coben está de volta, minha gente! Praticamente um ano após o relançamento de Silêncio na Floresta, nosso autor está de volta com "Identidades Cruzadas". Livro que é uma continuação de "Menino do Bosque". Harlan tinha lançado até então apenas duas séries: a do Myron Bolitar e a de seu sobrinho Mickey Bolitar. Assim, esse livro representa, quem sabe a chance de que outros livros deles possam receber continuações.

(Aliás, fica um questionamento: ao ler um livro recente do nosso autor favorito, devemos ler rápido para terminar a história logo ou devemos demorar, para ter mais tempo curtindo? Deixe sua opinião nos comentários)

As assinaturas do autor estão todas aqui. Diálogos e descrições de pessoas ou locais que são bem engraçadas. Mistérios e tensões que conseguem se sustentar pelo livro inteiro. Reviravoltas que são praticamente impossíveis de serem previstas. Um final que te surpreende e que te deixa feliz pela jornada das pouco mais de 300 páginas.

A trama nos retorna Wilde, apresentado inicialmente no livro "Menino do Bosque". Dessa vez ele está a procura de saber sua origem, e assim cadastra seu DNA num site especializado em árvores genealógicas. Um resultado aparece porém o encontro com esse possível parente não sai como o esperado. A partir daí começa uma confusão na vida do protagonista.

Temos aqui todo um envolvimento com personagens de reality show, cultura do cancelamento, e como nossas vidas podem ser bem frágeis, do ponto de vista da exposição, no mundo digital. É muito fácil se colocar como espectador nessa jornada do Wilde.
"A fama transforma todo mundo. Eu sei que parece um clichê, mas ninguém sai ileso. Quando o holofote da fama accerta a gente, é um calor agradavel, é a droga mais viciante do mundo. Todas as celebridades negam, todo mundo finge estar acima do desenho da fama, mas é muito pior para as celebridades de reality show."
Como todo livro, existem personagens que são colocados na trama e brevemente descartados, e situações que, por estarem no inicio ou no meio do livro, sabemos que acabarão sem tanta importância na trama final. Mas mesmo sabendo disso, pois essa é a forma que Harlan Coben escreve, ainda assim ficamos presos às paginas, devorando cada linha.

Nos resta saber agora se o autor revistará mais alguma de suas obra para escrever outra continuação. Tem algum livro que você gostaria de ver uma nova história ou prefere histórias inéditas? Conte para a gente!

Resenhado por Marcus Vinicius

Nenhum comentário:

Postar um comentário