[Resenha] Desenhando Letras de Juliana Moore


 








Desenhando Letras
Autor : Juliana Moore
Paginas : 144
Editora : Editora Sextante 
Gênero : Nacional, Técnico, Artes, Design
Classificação :


Sinopse:
Resgate o prazer de escrever à mão e desenvolva uma nova habilidade.
Quando foi a última vez que você escreveu em vez de digitar? Você gosta da sua letra? E se pudesse aprimorá-la de forma divertida e criativa?
Em Desenhando Letras, você vai resgatar o prazer de escrever à mão e aprender diferentes técnicas de es­crita, caligrafia e lettering.
Com uma linguagem acessível, a designer Juliana Moore nos leva a uma jornada de conhecimento e prática dessas técnicas, ensinando como aplicá-las para criar composições incrí­veis. Tudo explicado em detalhes para deixar sua agenda, seus ca­dernos e até suas paredes ainda mais coloridas!


Eu me animei com essa leitura, principalmente por minha filha ter um talento excepcional para o desenho. Com isso ela tem uma habilidade de traço e forma lindos e creio que a arte da escrita agrega valor a imagem. Então, antes de entregar o livro a ela eu li e fiz algumas atividades, afinal antes de entregar a ela eu precisaria confirmar se a proposta condiz com a idade. Vamos a agradável surpresa.

Esse é um guia prático e como o próprio nome sugere, oferece além de definições e conteúdos explicativos atividades para pôr em prática os ensinamentos, dados ao longo do livro. A uma linguagem acessível é alguns termos, ganham uma repetição bem-vinda ao aprendizado, pois é feito de forma sutil não cansando quem lê.
“A escrita nasceu da necessidade do homem de registrar sua passagem pelo mundo”
Assim como pensei para minha filha, o livro ganha aplicação para quem deseja fazer uso pessoal na hora de deixar a agenda, ca­dernos e para os mais talentosos até suas paredes mais coloridas! Eu creio que o livro cumpre a proposta de resgatar o prazer de escrever à mão e aprender diferentes técnicas de es­crita, caligrafia e lettering e para quem nasceu antes da turma dos anos dois mil vai se recordar que o caderno de caligrafia já foi item obrigatório na lista do material escolar. (E eu entregando total a idade, rs).

O livro acompanha a divisão em três partes sugerida no subtítulo: escrita, caligrafia e lettering, mas não pense que foi de forma impensada, ao contrário achei bastante oportuno e didático. Vale ressaltar que o livro é repleto de conteúdo desde a orelha, onde você vai descobrir que tem acesso gratuito a mais conteúdo de exercícios e treinamentos.

Cada um deles vai abordar o conceito, a aplicação e trazer a prática a quem está lendo através de atividades. E o que acho bem interessante salientar é que tudo é de forma clara e objetiva. Com o completo de frases que motivam e respondem aos principais medos e ansiedades de quem está de aventurando pela primeira vez. As explicações são acompanhadas de apoio visual com exemplos facilitando em muito o entendimento e assimilação do conteúdo. Então para esta chegando agora posso garantir que vai conseguir entender corretamente o que é ensinado e abordado ao longo do livro.

Tenho que dar destaque também ao importante esclarecimento de informações erradas ou equivocadas a respeito do assunto. O que é ótimo para quem quer aprender, então, falarei um pouco de cada parte, tentando mostrar o quanto achei a leitura e atividades proveitosas.
“Portanto a escrita, além de informar e registrar, é também uma atividade cognitiva e terapêutica.”
Sobre a escrita: logo no começo, temos uma boa resposta à pergunta: por que escrever à mão, e, porque é sim, possível acontecer o resgate do prazer da escrita dessa maneira. Ou, o desenvolvimento de nova habilidade. Preciso salientar, que a associação entre “letra bonita” bonita ou não para o aprendizado dessa arte, sempre surge quando os assuntos: Escrita, Caligrafia ou Lettering são levantados, de forma individual ou juntos. Por isso supus que foram excelentes as colocações e também propostas de atividades nesse sentido de tornar a letra pessoal mais bonita ou até legível.
“Caligrafia é a escrita com materiais que geram algum tipo de contraste, seguindo ou subvertendo modelos históricos. (...) traz também o aspecto artístico das letras, valorizando a estética e a legibilidade das formas.”
Entrando no assunto da Caligrafia, temos além de uma breve linha do tempo sobre a origem da escrita e como e, porque as letras foram normatizadas e claro o porquê disso. Assim, vamos além de aprender as diferenças entre escrita, caligrafia, lettering e tipografia, as classificações de modelos de letras e claro a importante lição de como usar esse livro em questão. Nessa parte também somos apresentados aos primeiros tipos de materiais para cada categoria de caligrafia, porém nada muito sofisticado o que permite que sejam de fácil aquisição. As referências dão um bom modelo para entender a atividade e os desenhos com direção e ângulos que ajudam a quem está iniciando.
“Lettering nada mais é do que desenhar as letras a partir de seu contorno ou preenchimento.”
Assim, chegamos ao ponto que imagino seja o desejo de quem ama a bela escrita e suas aplicabilidades, o lettering. Infelizmente, ainda sem tradução para o português e que por isso alguns acadêmicos usem letrismo. Achei a definição bem mais simples que a execução, até começar a ver que o caminho feito até aqui me preparou de forma bastante satisfatória pra achar o desenho das letras, quase tão fácil quanto a definição. Afinal achei esse o início de uma jornada de aprendizado e aprimoramento.

Fica também bem claro, a diferença entre a escrita, a caligrafia e o lettering. Que dá o ar mais moderno ao texto quando acrescentado os detalhes e ornamentos que enriquecem e personalizam o desenho, permitindo que o lápis mais simples, já seja um material adequado, porém sejamos honestos (você que me lê e eu) como amantes de papelaria nunca ficaríamos “apenas em um lápis”.

A edição é primorosa, com páginas em papel fotográfico, com imagens coloridas e diagramação que tornou o que era informativo e educativo em uma obra de arte prazerosa e com certeza incentivadora. A diagramação super confortável e o cuidado com os créditos fotográficos uma delicadeza que atribui a obra um sentimento de amor pelo trabalho realizado. O fato de o livro possuir uma dimensão de 20.96 x 27.94 cm além de facilitar a visualização das instruções, confere as referência e amostras um “merecia ser enquadrado”. O que convenhamos deixa ainda mais interessante e divertido se aventurar nesse guia.

Resenhado Por Efinco do Blog Pretenses

Nenhum comentário:

Postar um comentário