[Resenha] Esperança de Lesley Pearse








Título: Esperança
Autor:
Lesley Pearse
Páginas: 560
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance
Classificação: 5 estrelas


Sinopse:

Inglaterra, 1836. O nascimento de Hope pode ser o prelúdio de um escândalo. Prova do adultério da aristocrata lady Harvey, a menina é entregue a uma das empregadas e cresce sem saber de sua verdadeira origem.  Porém, quando completa 14 anos e vai trabalhar na mansão dos Harveys, ela vê algo que não deveria e é forçada a fugir para os cortiços de Bristol, em meio à miséria e à doença.  Durante uma epidemia de cólera, a coragem e a gentileza de Hope provocam uma reviravolta em sua vida e ela se vê envolvida em uma guerra, cuidando dos doentes. Mas o destino parece ter outros planos para Hope, e logo a jovem precisará enfrentar os segredos por trás de seu nascimento.  Esperança é um romance impactante sobre uma mulher que, apesar de todos os empecilhos, mantém em seu coração o desejo de um dia encontrar a felicidade que tanto merece.

Oi pessoal, este foi o primeiro livro que li desta autora e eu o escolhi por ser um romance de época, estilo literário que amo. Também amei a capa e fiquei intrigada com a sinopse. Ao conversar com minhas amigas que já leram livros desta autora, fui informada que as personagens dela costumam sofrer bastante, mas cada livro é um livro e cada leitura é uma leitura, então resolvi não me preocupar. Não tenho problemas com dramas, contanto que o final seja feliz ou satisfatório.

Ao receber o livro, que veio num pacote lindo da editora, a minha primeira surpresa foi o eu tamanho, um calhamaço... rsrsrs... confesso que não tinha observado o número de páginas ao escolher lê-lo, vi de cara que não seria um simples romance de época, e realmente não é. É um romance histórico maravilhoso que nos põem tão dentro da história, que me senti vivendo junto a personagem.

A história em si, gira em torno da personagem Hope, uma criança que nasceu de um adultério, que foi escondido e ela, para sua sorte foi levada pela criada que lhe ajudou a nascer para seus pais e ela acabou sendo adotada por eles, e por diversos fatores, ninguém nunca suspeitou que ela não fosse filha verdadeira, a caçula.
“- É um milagre! exclamou, sua voz escoando na escada. Todos sabiam que bebes recém-nascidos choravam para anunciar que estavam vivos e passando bem. Ela nunca tinha ouvido falar de algum que ficasse em silêncio, a não ser que fosse muito fraco para sobreviver. A menos que aquela fosse uma filha das fadas.”
Este pensamento foi o que levou Nell a levar a menina para o seu lar sabendo que sua mãe com sua infinita compaixão, mesmo já tendo 10 filhos para criar e alimentar, iria aceita-la. Assim, deram-lhe o nome de Hope e a criaram com todo amor. E isso foi fundamental para sua sobrevivência no futuro, pois os Renton a criaram para ser forte e viver na realidade de todas as dificuldades que os pobres viviam.

Muitas coisas acontecem, são muitos personagens que acompanharemos durante toda a história além que se entrelaçam a vida da Hope até o final do livro. Uma história rica nos detalhes históricos daquela época. Eu sempre me impressiono em como o povo era porco, a falta de higiene e banho é impressionante na população pobre das cidades e de algumas pessoas do interior também, o que sabemos, era o grande fator para as epidemias da época. A história retrata com detalhes um período de cólera na cidade de Bristol onde a Hope se encontrava.
“A ignorância e apatia eram os verdadeiros males de Lewins Mead. Embora se pudesse alegar que os moradores viviam em condições que tornavam impossível manterem-se limpos e saudáveis, poucos deles o tentavam, ou até mesmo achavam que isso fosse desejável.”
A história vai crescendo e se aprofundando a medida que a personagem vai crescendo e o enredo
vai se desenvolvendo. Fui ficando cada vez mais presa e querendo saber qual seria a próxima coisa a acontecer, bem como torcendo para fatos felizes acontecerem a Hope, pois ela sofre tadinha, não é spoiler, pois a própria sinopse nos relata que sua vida não será fácil.

Fiquei impressionada com a pesquisa da autora e a forma como ela retratou os fatos históricos acorridos naquele período pelos lugares onde a personagem passou. Fiquei muito satisfeita com a escrita da autora, a forma como ela desenvolveu a história, a maneira que ela descreveu os fatos e inseriu os personagens em meio a todo os fatos reais narrados. Também amei a linda homenagem ao trabalho das enfermeiras e como a partir desta guerra elas passaram a ser mais valorizadas. Este é um romance espetacular que vale muito ser lido.

Encerro dizendo a autora, mesmo continuando a apertar meu coração já no final do livro, criou um final muito lindo e emocionante, porém eu sou uma pessoa muito coração e flores num romance e gostaria que ela tivesse sido um pouco mais romântico para uns personagens secundários. Ela bem que poderia ter criado aqueles epílogos tão comuns nos romances de época... afinal depois de tantas páginas, algumas a mais não faria diferença. Só por isso não favoritei, mas ele merece nota máxima com certeza.

Boa leitura
Carolina Finco do Blog Pretenese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário