[Resenha] Até o Fim de Harlan Coben







Título: Até o Fim
Autor: 
Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Gênero: Suspense e mistério

Classificação:

Sinopse

O detetive Nap Dumas nunca mais foi o mesmo após o último ano do colégio, quando seu irmão Leo e a namorada, Diana, foram encontrados mortos nos trilhos da ferrovia. Além disso, Maura, o amor da vida de Nap, terminou com ele e desapareceu sem justificativa.  Por quinze anos, o detetive procurou pela ex-namorada e buscou a verdadeira razão por trás da morte do irmão. Agora, parece que finalmente há uma pista.   As digitais de Maura surgem no carro de um suposto assassino e Nap embarca em uma jornada por explicações, que apenas levam a mais perguntas: sobre a mulher que amava, os amigos de infância que pensava conhecer, a base militar próxima a sua antiga casa.   Em meio às investigações, Nap percebe que as mortes de Leo e Diana são ainda mais sombrias e sinistras do que ele ousava imaginar.

Oi queridos, já estava com saudades... a última vez que estive aqui foi em julho do ano passado quando resenhei Volta para Casa, o décimo primeiro livro da série Myron Bolitar. O autor Harlan Coben volta com mais um stand alone de suspense. Até o Fim acaba de ser lançado pela Editora Arqueiro.

Napoleão Dumas, ou Detetive Nap, nunca mais foi o mesmo após o último ano do colégio, quando seu irmão gêmeo, Leo, e a namorada dele, Diana, foram encontrados mortos nos trilhos da ferrovia. Muitos dizem que eles morreram por culpa das drogas e do álcool. Além disso, Maura, seu grande amor, terminou tudo e desapareceu sem dar nenhuma explicação.

Por quinze anos, o detetive procurou a ex-namorada e buscou a verdade sobre a morte do irmão. Agora finalmente há uma pista. Ao seguir essa pista, Nap descobre que as mortes de Leo e Diana são mais misteriosas do que ele imaginava.
"Não quero soar dramática, mas os fantasmas daquela noite ainda estão presos aí, dentro de você. Talvez a verdade os liberte."
Fazer a resenha de um livro do mestre do suspense Harlan Coben não é uma tarefa fácil porque temos que tomar muito cuidado para não dar spoilers. A própria sinopse que está no livro cita qual é a pista que aparece. Tudo bem que isso não é uma grande revelação, mas tira o prazer que essas pequenas descobertas trazem.

O autor descreve tão bem seus personagens que a gente logo sente empatia. Até dos que já estão mortos. Nap está sempre conversando com Leo, o irmão morto. É como se ele pensasse em voz alta e isso é brilhante para compreendermos os sentimentos e as emoções do detetive.
A narrativa em primeira pessoa é ágil e cheia de humor, característica do autor.
"Há quem diga que o dinheiro é a fonte de todos os males. Pode ser. Outros dizem que dinheiro não compra felicidade. Também pode ser. Mas se você sabe lidar com ele, o dinheiro compra liberdade e tempo, coisas bem mais tangíveis do que felicidade."
Harlan Coben sempre situa suas histórias em Nova Jersey, criando um grande background, por isso, é comum aparecer personagens de outras histórias do autor. Quando Nap vai às quadras de basquete ao lado do ginásio da Wetbridge High School a procura de um amigo, ele se depara com Myron Bolitar que está jogando uma “pelada”. Adoro quando esses crossovers acontecem.

Nap trabalha aos domingos em um abrigo que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica. Sua melhor amiga comanda o local e, às vezes, ele dá uma de justiceiro sem o conhecimento dela. Dessa forma, o autor também traz para o debate questões sociais. É correto fazer justiça com as próprias mãos? Já parou para pensar nos dois lados dessa questão?

Às vezes, tudo parece tão corriqueiro e normal que a gente logo desconfia que Harlan Coben pode estar nos enganando ou ter preparado uma reviravolta para a página seguinte. A conclusão é bem coerente com a história e os personagens, então, pode não surpreender alguns leitores. Como sou sempre manipulado pela narrativa do autor, fiquei abismado pela forma como tudo aconteceu.

Os livros do Harlan Coben sempre me fazem virar a noite lendo. É impossível para de ler antes de descobrirmos o grande mistério. Até o Fim não é o melhor livro do autor, mas prendeu a minha atenção até o fim.
"Todo mundo tem seus sonhos e esperanças."

Resenhado por André do Blog Garotos Perdidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário