[Resenha] A Duquesa de Danielle Steel







Titulo : A Duquesa 
Autor : Danielle Steel
Paginas : 335
Editora : Record
Gênero : Romance de Época
Classificação :

Sinopse:

Angélique Latham cresceu no esplendoroso Castelo Belgrave, na Inglaterra, e foi criada sob a tutela e o carinho do pai, o duque de Westerfield. Aos 18 anos, ela é a menina dos olhos do duque, mas, assim que ele morre, seus meios-irmãos mais velhos lhe viram as costas, abandonando-a completamente. Porém, com sua inteligência aguçada, uma beleza arrebatadora e um baú de dinheiro que seu pai lhe deu em segredo no leito de morte, ela fará de tudo para sobreviver. Sem conseguir arrumar emprego por não ter uma carta de referência, mesmo depois de um tempo trabalhando como babá, Angélique tenta a sorte em Paris. E é lá que o destino coloca em seu caminho uma prostituta, vítima dos maus-tratos de Madame Albin. Ao ajudar a jovem, Angélique vê uma oportunidade: abrir um bordel de luxo para atender aos homens mais abastados da cidade e onde pudesse proteger essas mulheres. Logo, o elegante Le Boudoir, um lugar onde os homens poderosos podem satisfazer seus desejos mais secretos com as companhias mais sofisticadas, se torna a sensação de Paris. Mas, vivendo na iminência de um escândalo, Angélique conseguirá algum dia recuperar seu lugar no mundo?

Esta é minha primeira experiencia com Danielle Steel e eu simplesmente amei. A história me lembrou muito um outro livro(Belle - Lesley Pearse) que gostei muito, pois a personagem tem uma personalidade forte e sempre superando os obstáculos de cabeça erguida. 

Angélique é a menina dos olhos de seu pai. Filha de um segundo casamento, onde sua mãe, faleceu no seu nascimento. Seu pai tem dois filhos do primeiro casamento, que nunca aceitaram o segundo casamente e muito menos a meia  irmã. O fato de sua mãe ser francesa também não ajudava muito.
"- É uma longa história. O típico conto de fadas envolvendo uma propriedade e um título na Inglaterra, um meio-irmão ciumento que estava determinado a se livrar de mim e que fez com que eu fosse trabalhar como babá na cada de outra família."
Quando ela está com dezoito anos seu pai fica gravemente doente. E ele prevendo que estava morrendo deixou para ela em segredo as joias que deu a sua mãe e uma boa quantia em dinheiro. Porem diz que ela deve guardar muito bem e não mostrar isso em hipótese alguma para seu irmão, o futuro conde, pois conhece o caráter duvidoso e vingativo de seus filhos e teme muito pelo futura de sua amada filha.

Com a morte de seu pai, ela é enviada para dormir no porão e obrigada a dar seu quarto para as filhas mimadas de seu irmão. E logo apos o enterro ela é informada de que ela irá trabalhar de baba na casa de um conhecido, e que sua partida será logo mais a noite. Sem poder levar muita coisa, deixa seus vestidos, mas leva consigo o dinheiro e as joias que seu pai sabiamente lhe deixou. 
“O irmão era uma cobra. Prometeu ao pai que proveria seu sustento e, em vez disso, expulsava-a de sua casa e a mandava trabalhar como babá para estranhos, pessoas que ela nem mesmo conhecia. Era quase inacreditável saber o quanto Tristan, Edward e Elizabeth sempre a odiaram e se ressentiam do relacionamento que ela tinha com o pai. Eles foram para cima dela como lobos.”
Na casa onde começa a trabalhar tomando conta de cinco crianças, ela começa timidamente  porem logo fica muito hábil e tira de letra o cansativo trabalho. Consegue se esquivar dos avanços do irmão de sua patroa, mas infelizmente ela não tem a mesma sorte com um visitante da casa. Apesar de evitar um mal maior, não consegue se defender o suficiente para não ser demitida sem referencias.
“Angélique tinha acabado de completar 20 anos e ainda não conhecia todos os percalços do mundo. Mas ela havia aprendido uma amarga lição: que a vida era efêmera e que, a qualquer momento, poderia perder tudo e ter de recomeçar.”
Sem referencias ela não consegue trabalho em Londres ela é aconselhada a tentar a sorte em Paris.
Chegando lá, ela descobre que será tão difícil encontrar um novo emprego quanto era em Londres.
Porem ela conhece uma jovem, que está passando por uma situação muito complicada. E quando Angélique decide ajuda-la, ela descobre que a vida tem varias formas de fazer as coisas darem certo. E ela está mais que disposta a tentar de todas as maneirar um modo de ser feliz e bem sucedida.

Angélique é forte apesar de muito nova. E passa por situações realmente desesperadoras, porem consegue supera-las. A história tem um final aceitavelmente feliz, e que me surpreendeu bastante. Simplesmente amei.

Este livro foi uma cortesia da Gisela do blog Ler Para Divertir com a Editora Record e você encontrará esta resenha por lá também. 

Um comentário:

  1. Oi, Adriana
    Todas as resenhas que leio sobre essa obra são boas e eu fico meio curiosa para saber o que acontece. Mas eu tive uma péssima experiência com a autora e fico com aquele receio. Mesmo assim vou dar uma chance.
    Beijo
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir