[Resenha] “Amanhã Eu Paro!”, de Gilles Legardinier








Título : Amanhã eu paro!
Autor : Gilles Legardinier
Páginas : 304
Editora : Arqueiro
Gênero : Comédia Romântica
Classificação :


SINOPSE:

Qual foi a maior besteira que você já fez na vida? Julie Tournelle já fez muitas! Ela poderia contar sobre a vez em que resolveu descer as escadas enquanto vestia um suéter e acabou rolando pelos degraus, ou quando tentou consertar o plugue da televisão, ainda ligada na tomada, enquanto segurava o fio com a boca.... Ou, quem sabe, falar de sua louca obsessão pelo novo vizinho que ela ainda não conhece.
Na tentativa de tentar descobrir mais sobre o estranho bonitão, Julie acaba prendendo a mão na caixa de correio do novo vizinho, enquanto tentava espionar sua correspondência. Mas a pior parte foi ter sido flagrada e socorrida pelo próprio Sr. Misterioso.   Movida por uma curiosidade sem limites, Julie acaba vendo sua vida mudar completamente por conta de uma paixão inesperada. Mas essa paixão pode acabar colocando Julie em situações perigosas, já que seu misterioso vizinho pode não ser exatamente o príncipe encantado que ela espera.

A primeira coisa que você deve saber é que este NÃO é livro sobre gatos – muito embora eles estejam em todas as páginas deste livro. Julie Tournelle é uma jovem adulta que vive numa cidadezinha no interior da França. Ela mora em um apartamento pequeno, tem um emprego horrível e a coisa mais excitante que acontece em sua vida é assistir a dona da padaria discutir com o dono da quitanda do outro lado da rua.

Tudo muda quando, ao voltar para casa depois de um exaustivo dia de trabalho, Julie se depara com um nome novo nas caixas de correio de seu prédio: Ricardo Patatras. “Que tipo de sobrenome é esse, afinal” pensa ela. Acontece que esse pensamento acaba se tornando o gatilho que impulsiona Julie num mar de curiosidades. Quem é esse tal Sr. Patatras? Será que é velho? Será que é bonito? E, mais importante de tudo, será que ele está solteiro?

Quando se dá conta, Julie já está bisbilhotando a correspondência do novo vizinho, na esperança de tentar descobrir alguma pista sobre o misterioso Sr. Ricardo Patatras. Acontece que, por descuido, Julie acaba prendendo a mão na caixa de correio e, por uma terrível ironia do destino, é justamente o próprio Ricardo quem aparece para salvá-la.
“Aqui jaz Julie Tournelle, morta de vergonha uma hora atrás.” Eis o que teria sido gravado em minha lápide... Pág. 34
A partir daí, Julie e Ric acabam estabelecendo uma amizade – embora não seja exatamente isso que nossa heroína quer ter com seu misterioso e charmoso vizinho. Na verdade, depois desse episódio, a obsessão de Julie por Ric se torna ainda mais latente e, da noite para o dia, ela se vê elaborando as mais esfarrapas desculpas para topar “acidentalmente” com Ric.

Mas à medida em que os dois vão se envolvendo, Julie percebe o quanto Ric é um homem misterioso e escorregadio. Ele quase não fala de si mesmo e, sempre que Julie tenta perguntar alguma coisa, ele dá um jeito de fazer com que ela volte a ser o centro da conversa. Tudo o que ela sabe é que ele trabalha consertando computadores e que sai para correr todas as manhãs, sempre com uma mochila nas costas.

Cada vez mais intrigada e atraída, Julie passa a trazer novos hábitos a sua rotina na esperança de ter mais coisas em comum com Ric. Só que esse novo comportamento também faz com que ela comece a repensar sua vida e suas escolhas (o atual emprego que ela tanto detesta e que insiste em levar, a faculdade que ela nunca concluiu) e no quanto de sua juventude ela está deixando passar.

Logo, a vida de Julie acaba tomando um rumo inesperado. Claro, ela continua sendo estabanada e impulsiva, do tipo que se mete nas piores confusões só porque está apaixonada. Mas são justamente essas características, aliadas ao seu coração bondoso e gentil, que vão levá-la em direção a situações inusitadas que, diga-se de passagem, podem acabar sendo exatamente o que ela precisa.
“É preciso torcer por tudo, mesmo correndo o risco de se desiludir. É preciso experimentar tudo, mesmo correndo o risco de se ferir, entregar tudo, mesmo correndo o risco de ser roubado. Aquilo que vale a pena ser vivido obrigatoriamente nos põe em perigo. ” Pág. 194
O livro é deliciosamente bem escrito. Além de escritor, Gilles Legardinier também é roteirista, produtor e diretor de cinema, ou seja, sabe como construir uma narrativa. Alternando entre a comédia romântica e o suspense, o autor consegue construir uma heroína muito palpável com a qual a impossível não se identificar.

Apesar da pegada cômica que permeia quase toda a narrativa, o livro também traz reflexões importantes como o valor da amizade verdadeira e a importância de se autodescobrir e não ter medo de ir em busca dos nossos sonhos. “Amanhã Eu Paro!” é um romance leve e divertido, com uma narrativa bastante fluida. Ponto para a Editora Arqueiro, não só por trazer essa publicação para o Brasil, mas também pela adorável diagramação mantida na edição brasileira (tem gatinhos fazendo bagunça em todas as páginas, cuidado!).

Thiago Oliveira do blog Leitor Preguiçoso (não sai de casa sem levar um livro, é sentimental, e só começa o dia depois de uma boa caneca de café.)

2 comentários:

  1. Oi Thi,
    Você está em todas nesta semana!! A sinopse não chamou muito a minha atenção. Vou deixar a dica passar, mas gostei da resenha.
    Abraços,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  2. Olá Adriana! Desde a primeira vez que bati o olho nessa capa já fiquei doida pra ler esse livro, mesmo ele não sendo sobre gatos, curto muito uma comédia romântica e essa resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir