[Resenha] Alma? de Gail Carriger








Titulo: Alma?
Autor: 
Gail Carriger
Paginas: 308
Editora : Valentina
Gênero : Aventura, Ficção, Romance, Steampunk
Classificação :


Sinopse:

Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta.
E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.
Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?
Uma das séries de Steampunk mais cultuada do mundo.


Este livro foi uma grata surpresa. Foi adquirido num sebo há algum tempo, mas me faltava tempo oportunidade para lê-lo. Mas enfim a oportunidade surgiu, quando no nesse mês de maio tivemos aqui no meu estado, um evento da serie O Protetorado da sombrinha, promovido pela editora Valentva.

Logo nas primeiras paginas somos agraciados com uma personagem carismática, de personalidade forte, sarcástica e encrenqueira. Alexia Tarabotti é uma meio italiana e meio londrina, que vive numa Londres vitoriana, numa época em que os lobisomens, vampiros, fantasmas e steampunk fazem parte da sociedade.

Alexia é uma preternatural, o que significa que ela não possui alma. E isso significa que ela é capaz de anular a paranormalidade dos seres sobrenaturais com apenas um toque. Essa condição, é um grande segredo, pois isso pode chegar a ser mais um transtorno na já bagunçada vida de Alexia. (Somente o DAS tem conhecimento de seu preternatural)
“...o que mais esperava? Não passava de uma solteirona sem alma, desprovida de sutileza e graça. Lorde Maccon pertencia à mais alta nobreza, era o Alfa da alcateia, dono de uma quantidade considerável de propriedades e, bom, meio atraente.”
Quanto mais almas um individuo possui mais chances ele tem de ter uma transformação bem sucedida, alem de, os homens serem mais susceptíveis à sobreviver durante esse processo. Sendo assim há muito mais homens sobrenaturais que mulheres.

Os clãs principais são os vampiros, que possuem uma rainha e uma colmeia, onde somente ela pode fazer a transformação de uma pessoa. E os lobisomens tem um lobo Alfa que também é responsável por esse processo de transformação. A Rainha Victoria, criou um Departamento de Assuntos Sobrenaturais o DAS, e quem comanda essa organização é um lobisomem, o Lorde Maccon.

Alexia tem 26 anos e é considerada uma solteirona, feia, de nariz avantajado, mas é bem aceita na sociedade e costuma frequentar muitos bailes. Vive se metendo em confusão e em situações peculiares. E é num desses bailes que a sua aventura começa pra valer.
“Assim como o cabelo escuro e o nariz grande, ela herdara a preternaturalidade do pai italiano, já falecido. Isso significava, na prática, que palavras como eu e para mim eram por demais teóricas para ela. Sem dúvida possuía uma identidade, um coração que se emocionava e tudo o mais; só não tinha alma”
Alexia é atacada por um vampiro errante (um vampiro que não possui uma colméia ou clã) e como ele (assim como toda a sociedade) não tem conhecimentos de seu dom preternatural, acaba ficando sem ter como mordê-la ou se alimentar. Isso o deixa ainda mais furiosa, mas Alexia juntamente com sua inseparável sombrinha, se defende. Porem ela acaba matando o vampiro acidentalmente. ( não tenho como não ressaltar que essa parte é hilária, pois a Alexia é sarcástica e tem um humor ácido, do jeito que gosto, e é impossível não rir de suas atitudes e seus comentários).
'' - Para que está tagarelando agora sua fêmea impossível? - Os olhos castanhos - amarelados dele mostraram-se vidrados de emoção, e a respiração, entrecortada. A srta. Tarabotti ficou chocada ao descobrir que sua própria respiração estava longe de relaxada.''
E eis quem vem resolver a situação. Lorde Maccon é um lobisomem, lindo, inteligente, mal humorado e meio rabugento, que vive batendo de frente com a Alexia, as discussões desses dois são engraçadas e geralmente causam uma grande dor de cabeça para Maccon, ou os colocam em situações nada corriqueiras.
“- Maldição! - exclamou Lorde Maccon ao se dar conta de quem estava à sua frente. - O que foi que eu fiz para merecer uma visita sua logo pela manhã? Ainda nem tomei minha segunda xícara de chá. - Ele estava parado à entrada do escritório.
A srta. Tarabotti ignorou a saudação pouco calorosa e passou por ele, entrando no recinto.”
Lorde Maccon tem uma inexplicável atração por Alexia, ele vê nela tudo que sua família e a sociedade, não conseguem enxergar. Alexia mora com o padrasto, a mãe e duas irmãs deste segundo casamento, todos extremamente fúteis e burros, só pensam em dinheiro, festas, penteados, roupas e casamentos.
“A srta. Tarabotti sorriu enquanto o conde apertava a boca contra a sua. Dança da Loba. Ela recuou e encarou os olhos castanho-amarelados. Apreciava seu olhar faminto de predador. Condimentava o delicioso gosto salgado da pele dele, a sensação de risco.”
Adorei o fato e Alexia não está nem ai para a sua solteirice ou a opinião de quem quer que seja.
Ela embarca de cabeça numa investigação, para saber de onde veio o vampiro que à atacou, e os mistérios que envolvem essa questão. Sem ter outra alternativa Lorde Maccon à deixa se envolver nessa longa jornada, porem eles nem imaginam a enrascada em que estão se metendo. Uma aventura cheia de perigos, mistérios, romance, descobertas, muita confusão, e boas gargalhadas.


O que é Steampunk : é um subgênero da ficção científica, ou ficção especulativa, que ganhou fama no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Trata-se de obras ambientadas no passado, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na História real (ou em um universo com características similares), mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época - como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor. É um estilo normalmente associado ao futurista cyberpunk e, assim como este, tem uma base de fãs semelhante, mas distinta.
O gênero steampunk pode ser explicado de maneira muito simples, comparando-o a literatura que lhe deu origem. Baseado num universo de ficção cientifica criado por autores consagrados como Júlio Verne no fim do século XIX, ele mostra uma realidade espaço-temporal na qual a tecnologia mecânica a vapor teria evoluído até níveis impossíveis (ou pelo menos improváveis), com automóveis, aviões e até mesmo robôs movidos a vapor já naquela época.
A Locomotiva de De Volta para o Futuro III.
Imagem steampunk de G. D. Falksen..
Este tipo de enfoque não é novidade, tanto na mídia quanto nos RPGs. O gênero Steam (vapor em inglês) há muito vem se popularizando e se mostra aos nossos olhos em filmes e desenhos animados como, a série O Mundo Perdido, o seriado e o filme James West, o filme De Volta Para o Futuro III , os animeSteamboy e Full Metal Alchemist e as séries tokusatsu Metalder e Jiraiya. Os filmes A Liga Extraordinária, Van Helsing e João e Maria Caçadores de bruxas são outros exemplos de filmes que trabalham exatamente este período da literatura. Viagens sobre trilhos de trens, verdadeiros hotéis flutuantes vagando emzeppelins e máquinas extravagantes de funcionamento complicado que fazem pouco mais do que um despertador pululam em cada canto do mundo.

FONTE Wikipédia

13 comentários:

  1. Oi, Adriana!
    Ainda não tive a oportunidade de ler essa série, mas pelas sinopses dos livro eu sempre admirei esse muito criado pela autora, cheio de criaturas sobrenaturais.
    Gosto de personagens com personalidade forte, sarcástica e encrequeira, e com certeza se eu chegar a ler esse livro vou gostar muito da Alexia, com seu humor ácido e que não dá a mínima em relação a opinião dos outros! Ela junto com Lorde Maccon parecem formar um casal divertido e encantador!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. OI Adriana, tudo bem? Adoro esse livro, a Alexia e o Lorde Maccon são ótimos e a química deles é demais!! Sério, morri de rir com as situações que a Alexia se meteu e a relação dela com o Lorde, e quando ele fica pelado depois de uma transformação... rsrs. Adorei a Alexia ser bem a frente do seu tempo, e não ligar para o que a sociedade pensa dela. Adoro o humor sarcástico dela. Outro personagem que eu gosto muito é o Lorde Akeldama e seus trejeitos... acho ele hilário.

    Como eu adoro seres sobrenaturais eu adorei saber como funciona as colmeias e as alcateias e sobre como acontece a metamorfose. Acho que a autora criou um universo totalmente novo dentro do universo que a gente já conhece desses seres.

    Recomendo também a continuação, Metamorfose? também é ótimo e o final desse é alucinante.

    Fico bastante feliz de ver pessoas lendo e gostando dessa série.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha, quando vi sobre esse livro primeiramente não dei atenção, só pela sinopse não me deu vontade de ler, mas fui lendo umas resenhas e agora estou louca de vontade pra ter esse livro!

    ResponderExcluir
  4. ainda não tive oportunidade de ler, da primeira vez que eu vi o livro eu acabei deixando passar, mas as resenhas que eu tenho lido são tão favoráveis que a cada dia que passa eu fico mais curiosa para ler!
    Alexia, parece ser o tipo de personagem apaixonante! e eu adoro humor com uma pitada de sarcasmo!

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler essa série. Sempre li resenhas positivas desse livro, mas acabei deixando passar esperando todos os livros serem lançados. Aí descobri que são 5 no total. Amo personagens sarcásticos e que sabem ser engraçados. Pela sua resenha da bem para perceber que Alexia e Maccon nos proporcionam muitas risadas. O evento que tivemos aqui no ES só aumentou minha curiosidade.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Adri.

    Adorei o post e ainda mais o final falando a respeito de Steampunk. Já cheguei a ler alguns livros desse gênero, mas não tinha ficado tão por dentro do assunto.
    Amei saber que nossa protagonista tem 26 anos *dança* cansada de protagonistas de 16 anos. Agora quero demais começar a ler essa trilogia.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books

    ResponderExcluir
  7. Já imagino as confusões que Alexia deve enfrentar em situações super engraçadas. Esse livro tem um estilo diferente, mais acho que me agradaria. Mais uma dica anotada.

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Sempre leio resenhas positivas em relação a essa série e, essa personagem Alexia é super elogiada. Particularmente, gosto de personagens com essas características dela: sarcástica, irônica e que não se importa com coisas pequenas. Como também gosto de um bom steampunk, vou ler, mas vou aguardar o lançamento de todos os volumes pra começar a ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Já li tantas resenhas dessa série e estou loooouca para ler os livros. Adoro esse universo steampunk e adoro protagonistas fortes. Já está na lista!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Confesso que julguei o livro pela capa: nunca, nessa minha vidinha pacata, eu poderia imaginar que um livro com essa capa teria seres como lobisomens e vampiros… por isso nem dei bola. Passei a me interessar qdo fizeram as postagens coletivas pela continuação da série no Brasil e to me divertindo com as resenhas… imagine qdo eu tiver o livro hahahahahahaha

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é curioso e desde que o vi pela primeira vez fiquei bem animada. Acho que o estilo da história é intrigante e nos apresenta a diferentes elementos, tanto na construção da trama, quanto no estilo dos personagens. Assim que puder, pretendo ler.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu sou maluca por esse livro, mas ando sem $$oportunidade$$. Mas assim que tiver, comro a série inteira, pois só ouço bem dele.
    Adorei sua resenha!
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Tenho esse livro na minha lista , ainda não comprei achei ótima a resenha , e as capas dessa série eu achei bem trabalhadas em termos de fotografia :D

    ResponderExcluir