[Resenha] Uma Noite na Itália de Lucy Diamond

 






Uma Noite na Itália
Autor:
Lucy Diamond
Editora: Arqueiro
Páginas: 368
Gênero: Chick-lit , Ficção
Classificação:


Sinopse
Anna nunca conheceu o pai. Quando descobre por acaso que ele é italiano, ela mergulha nesse novo universo, preparando focaccias e tiramisùs, se inscrevendo em um curso de idiomas e até mesmo cogitando desenterrar seu passaporte para ir encontrar o pai.    Catherine não sabe o que o futuro lhe reserva agora que os filhos foram para a universidade e o marido a abandonou. De repente, ela percebe que precisa reencontrar sua identidade. Aproveitando o tempo livre para aprender italiano, Catherine faz novos amigos, que serão o seu suporte quando descobrir que as mentiras do marido vão muito além da infidelidade.    Sophie é a professora de Anna e Catherine, mas queria mesmo era voltar para a ensolarada cidade italiana de Sorrento. Ela só está esperando que o pai se recupere de um ataque cardíaco para, assim, fugir das tensões familiares. Mas às vezes a vida e o amor podem surpreender...
A cada nova aula, as amizades se fortalecem e alguns segredos são revelados. Trazendo relacionamentos amorosos inesperados e decisões difíceis, este será um ano inesquecível para Anna, Catherine e Sophie.

Olá pessoa! Ok! Confesso que estou cada vez mais encantada com a escrita deliciosa da Lucy tanto que venho lendo todos os livros dela publicados na serie romance de hoje. E com esse não poderia ser diferente ainda mais com Itália no título.

Essa história, tem uma marca da autora conta a história de três personagens que vão convergindo ao longo da narrativa. Então, já esperava um começo mais lento na leitura para ser apresentada as histórias de cada uma.
 
Assim, vamos conhecendo em primeira pessoa a história de Anna nunca conheceu o pai e como diriam 
“Freud explica” fica procurando a aprovação masculina no “boy lixo” que ela chama de namorado. Não vou mentir à vontade é dar uma sacodida nela e dizer: acorda minha filha! A segunda história é a de Catherine não sabe o que o futuro lhe reserva agora que os filhos foram para a universidade e que nunca imaginaria que aconteceria com ela, de ser abandonada pelo marido justo nesse momento da vida. E completando o trio, Sophie uma cidadã do mundo que volta para casa, e para os problemas dos quais ela fugiu, por causa de um infarto de seu pai.
“Como jornalista, Anna Morley estava acostumada a transformar a sua vida em manchetes; aquilo já era instintivo para ela. Sem nem ter consciência do que estava fazendo, até os eventos mais ordinários se tornavam manchetes incisivas gravadas em grossas letras garrafais pretas em sua mente.”
Com capítulos alternando as histórias, fica tranquilo ir conhecendo cada uma delas e curtindo aquela expectativa gostosa do momento em que as histórias iriam se encontrar na narrativa e como sempre na escrita da autora, esse momento foi delicioso. Eu amo, ler sobre a busca por um lugar ao sol e ainda sim, se encontrar pelo caminho porque todos nós em algum momento buscamos saber quem somos fora da identidade de filhos e qual nosso lugar no mundo. Cada pessoa tem seu gatilho para esse momento e acompanhar a jornada e o ponto de partida de cada personagem nessa história é emocionante.
“Era como se seu mundo tivesse encolhido numa escala gigantesca em questão de meses: de oceanos, montanhas, praias e florestas tropicais às dimensões de uma casa geminada nos subúrbios, a um café péssimo a duas quadras dali e à rota do ônibus para a faculdade uma vez por semana.”
Uma noite na Itália entrega uma noite na Itália e muito mais, afinal Anna quando descobre por acaso que ele é italiano, ela mergulha nesse novo universo, preparando focaccias e tiramisùs, se inscrevendo em um curso de idiomas, curso esse que Catherine se inscreve aproveitando o tempo livre para aprender italiano e que por acaso tem como professora Sophie que enquanto lida com os desdobramentos da recuperação do pai, precisa de trabalho e como seu último endereço era a ensolarada cidade italiana de Sorrento não poderia ter uma referência melhor no currículo. Aqui confesso que amei ver os “adultos” na sala de aula, tão comum nas histórias adolescentes.
“O que ela ia relembrar no futuro e contar com orgulho? Tinha que existir alguma coisa, pensou consigo mesma. Tinha que ter algo nobre, corajoso e empolgante que ela pudesse fazer. Não é?”
Desse ponto em diante, vamos acompanhando o desenvolvimento pessoal de cada personagem, nos encantando com os personagens secundários e torcendo por novos e antigos amores. Ter amigos na adolescência é uma alegria, mas na vida adulta um verdadeiro presente e esse livro pra mim foi se tornando mais que um romance e sim uma celebração da vida. O que convenhamos combina bastante com o título.

Gostei das reviravoltas e do desenvolvimento, a história consegue não ser descritiva demais nem deixar a sensação de ser cansativa, porém o final me deixou com a sensação que a história continua, eu adoraria ter um posfácio caso não tenha uma continuação em outro livro. Sim, gostei a esse ponto então me deixe reclamar que queria mais...risos. Dos três finais o de Catherine com certeza foi o mais burocrático, digo isso porque a vida de alguém já casada e com filhos entrando na vida adulta é assim mesmo, nem na ficção poderia ser diferente, porém achei que a autora poderia ser mais bondosa pra com ela (só lendo pra você entender, e sim, recomendo muito que leia).

Essa foi mais uma história deliciosa para se ler e aproveitar o descanso nas páginas de um romance. Nem preciso dizer que já estou pronta pra o próximo lançamento dessa autora. Beijos, boa leitura e divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário