[Resenha] A jornada da heroína (A busca da mulher para se reconectar com o feminino) de Maureen Murdock







A Jornada da Heroína
Autor :
 Maureen Murdock
Paginas : 224
Editora : Sextante
Gênero : R Auto-ajuda, Não Ficção
Classificação :



Sinopse
Tomando como base mitos, contos de fadas, símbolos ancestrais, antigas deusas e sonhos de suas pacientes, Maureen Murdock nos conduz a uma reconexão com natureza feminina e à cura das feridas deixadas pela necessidade de adequação aos valores masculinos.
Prefácio de Sandra Trabucco Valenzuela
Maureen Murdock descreve neste livro a busca mítica da mulher contemporânea por preservar os valores femininos e se realizar pessoal e profissionalmente numa sociedade construída por e para os homens.    Baseada na psicologia Junguiana e dialogando com a jornada do herói de Joseph Campbell, Maureen oferece um percurso cultural e espiritual mais necessário do que nunca num mundo cada vez mais ávido pelo feminino e suas especificidades.    Publicado em diversos países, este livro se tornou um clássico e uma referência para roteiristas e romancistas de todo mundo como um modelo da jornada feminina.


Olá pessoas, tudo bem? Confesso que esse livro foi num caminho muito diferente do que eu imaginei. E me surpreendi porque ele pode ser lido de várias formas a depender de quem está lendo. Mas creio que qualquer que seja a forma de leitura vai ser interessante e informativa.

Mauren Murdock, conta em primeira pessoa suas próprias experiências em sua jornada que apesar de incorporar aspectos da jornada do herói, tem um foco diferente. No percurso feminino existe uma busca por curar a ruptura interior entre a mulher e a natureza feminina. E ao final, uma reconexão em equilíbrio e harmonia. Para isso se vale de mitos, contos de fadas, antigos símbolos e deusas, relacionando-os aos sonhos relatados por mulheres, inclusive ela mesma.

 A visão dos contos de fadas é muito especial por destacar o papel feminino deles em dois momentos, tanto quando o da mãe, madrasta e geralmente da menina-mulher que irá enfrentar os desafios em busca do final onde terá a dadivado sucesso ou da reconciliação. Essa ressignificação do papel das mulheres nesses contos além de interessante, mostram uma analise sobre o papel vilanesco das mulheres e heroico por parte das figuras masculinas. Eu confesso, que nenhuma história me arrebatou tanto quando: “Uma Mulher Sábia e um Homem com Coração” em especial por ir ao encontro de um de meus anseios enquanto mulher. E pela lembrança de um dos motivos pelos quais eu amo Orgulho e Preconceito. Afinal Lizzie Bennet por duas vezes teve a chance de fazer o que era esperado, mas optou por escolher fazer o melhor para ela, se colocando em primeiro lugar e não como ovelha em sacrifício por sua família. E durante todo esse livro temos o questionamento e as múltiplas respostas a ela foi egoísta ou usou seu direito enquanto feliz de não ser infeliz?
“Inspire, você a sente; expire, você a libera. Inspire, uma lágrima escorre por sua face; expire, você sentirá gratidão por seu calor. Inspire e sorria. Seja gentil consigo mesma, avance pouco a pouco”.
Como disse no inicio dessa resenha, eu imaginei que seria um arquétipo para escrita de personagens femininas e mulheres em livros de ficção, porém definitivamente é muito mais e ainda é esse arquétipo. Afinal uma das explicações de Maurren é que não existe a jornada da heroína. Por não haver um padrão que se aplique a todas as mulheres. Porém ela propõe dez passos em uma jornada circular – num ciclo continuo de desenvolvimento, crescimento e aprendizado - em sentido horário, na busca de realizar a missão da mulher de acolher por completo a natureza feminina, aprendo a valorizar-se enquanto mulher e curar as feridas de seu feminino em uma cultura masculina.
“A missão da heroína é iluminar o mundo amando-o começando por amar a si própria”.
A ideia foi inovadora enquanto sua proposta em 1990 e continua atual nos dias de hoje, confesso que a simples provocação do pensamento já é de suma importância, porque gera o pensamento crítico, analítico e mesmo em discordância ou concordância o processo de mudança se dá. E é importante que aconteça. Nesse ponto, preciso confessar que a questão religiosa foi a que mais me incomodou, não pela divergência com minha crença, mas por parecer mais uma panfletagem beirando a pregação, do que propriamente um convite a reflexão. Digo isso porque achei além de repetitiva em vários momentos, um debate raso e alguns trechos até insuficiente do que foi levantado.

Já nos momentos em que a narrativa se valia da experiência acadêmica e profissional foi de um brilhantismo delicioso. Em especial nos pontos em que me identifiquei (Como mãe e filha) ou quando pude observar pontos de mim mesma enquanto figura social. E aqui cabe dizer que o ponto de partida para leitura é existir. Todos os aspectos da vida de uma mulher são abordados, desde o nascimento a sua morte, e o que nos molda enquanto agentes externos de nosso crescimento e maturidade na primeira fase da vida e como virá a refletir em nossa colocação no mundo enquanto pessoa na segunda fase, a da maturidade plena. Havendo a identificação se aprende com o reconhecimento, ao acontecer a negação durante a leitura, meu conselho é para que se atente duplamente ao que está escrito. Afinal o fator da negação é mais importante que a identificação pois é onde reside a verdade, em grande parte das vezes, por não querermos encara-la.
“Não preciso mais agradar, dizer sim ou ir contra minha vontade. Agora tenho outras escolhas e a coragem de exercê-las.”
A jornada, sempre começa com a saída da zona de conforto. O deixar a segurança e proteção do conhecido e partir. Não haverá a quem culpar além de si mesma e a responsabilidade está olhar para si, pegar a espada de sua verdade e encontrar sua voz, escolher ser destino e arcar com o fruto dessas escolhas. O livro todo vai mostrando os perigos e propondo como enfrenta-los, analisa-los e até mesmo aceita-los como parte não apenas da jornada, mas da mudança que acontecerá ao longo dela. Além de prepara-la para o pior e mais desafiador de todas as dificuldades, onde “a sociedade que lhe diz, sorrindo: “Sim, querida você pode fazer tudo o que quiser” enquanto continuará sabotando o seu progresso” porque você poderá fazer tudo o que quiser desde que faça o que ele – a sociedade – quer.”
“Não importa quão bem-sucedida seja: ela ainda precisa ligar com o fato de que o mundo exterior é hostil às suas escolhas.”
O texto, corre como um dialogo e sua fluidez estará mais ligado à sua facilidade com o assunto e quem está lendo do que com a escrita. Claro que posso afirmar que esse não é um livro de leitura continua, é um texto para estudo, analise e por esse e outros motivos deve ser lido à medida que a pessoa que lê sente-se pronta a ir para o próximo capítulo ou mesmo parágrafo. Sei que algumas pessoas podem ser contorcer agora, mas esse é meu tipo de livro para usar marca texto, fazer anotações e reler daqui alguns anos para me encontrar novamente com o texto e com o eu que fez essa primeira leitura. E vê como e até o quanto eu mudei em minha própria jornada.

A inclusão de outras mulheres diferentes entre si tanto em origem, idade e demais pontos incluem nessa leitura uma riqueza ainda maior e evita que o monologo se estabeleça como a autora em único plano. Os mitos além da riqueza cultura são exemplificações do argumento ou questionamento proposto e também nos mostram o quanto esse tipo de debate é antigo e existe em maior ou menor grau. E assim a ser dona de si, inteira em um relacionamento e não metade, entendedora e conhecedora do que te motiva, te realiza e realmente te faz viver e não apenas existir segundo os desejos seja dos pais, de sua companhia afetiva ou da sociedade. È não se conformar em viver na roda criada e ainda sim, não se entender como o bastante para ela. E sobre se bastar para si mesma e não tentar ser o que outra pessoa julga que você deva ser. E sobre seu lugar de fala onde você estiver, sobre encontrar dentre outras coisas sua própria voz.

Sobre a edição, preciso dizer que o trabalho realizado foi primoroso. Diagramação, fonte e papel dão muito conforto a leitura, imagens e referências de notas, bibliografia fontes de ilustrações tudo muito claro e organizado. Além de um prefácio maravilhoso escrito por Sandra Trabucco Valenzuela. Cabe ainda elogios a tradução e revisão.
 
Resenhado Por Efinco do Blog Pretenses
Boa leitura e divirta-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário