[Resenha] A Pequena Livraria dos Sonhos de Jenny Colgan







Titulo : A Pequena Livraria dos Sonhos
Autor : Jenny Colgan
Paginas : 304
Editora : Arqueiro
Gênero : Romance 
Classificação :

Sinopse:

"Nina é uma leitora voraz que sonha em ter a própria lojinha de livros. Só que a vida real é um pouco mais complicada que as histórias que ela ama ler, o que ela descobre quando se muda para as lindas Terras Altas da Escócia para transformar seus sonhos em realidade… Tentei escrever o tipo de livro que adoro – convidativo, engraçado (ESPERO), com caras gatinhos (LÓGICO), mas também totalmente dedicado a nós, amantes de livros: os leitores.Venha se juntar à nossa turma!" Beijos, Jenny.   Nina Redmond é uma bibliotecária que passa os dias unindo alegremente livros e pessoas – ela sempre sabe as histórias ideais para cada leitor. Mas, quando a biblioteca pública em que trabalha fecha as portas, Nina não tem ideia do que fazer.   Então, um anúncio de classificados chama sua atenção: uma van que ela pode transformar em uma livraria volante, para dirigir pela Escócia e, com o poder da literatura, transformar vidas em cada lugar por que passar.   Usando toda a sua coragem e suas economias, Nina larga tudo e vai começar do zero em um vilarejo nas Terras Altas. Ali ela descobre um mundo de aventura, magia e romance, e o lugar aos poucos vai se tornando o seu lar.   Um local onde, talvez, ela possa escrever seu próprio final feliz.

Olá pessoa!! Desde o evento de Romances da Arqueiro Editora, que me apaixonei pela sinopse, capa e tudo dessa história da Jenny Colgan. E agora posso falar com vocês sobre o que achei desse livro lindo!!

Como leitora, claro que ler sobre uma personagem que ama ler, livros e ajudar outras pessoas a lerem por si só já é cativante. E qual de nós, do mundo dos livros, não sonhou com sua própria biblioteca? e assim Nina, com suas pilhas de livros não lidos e mais de uma edição do seu livro favorito, nos envolve em seu mundo e nos leva a rir e a torcer por ela desde a primeira páginas.

A Bibliotecária Nina Redmond passa os dias unindo alegremente livros e pessoas – ela sempre sabe as histórias ideais para cada leitor. Mas, quando a biblioteca pública em que trabalha fecha as portas, Nina não tem ideia do que fazer. Então, um anúncio de classificados chama sua atenção: uma van que ela pode transformar em uma livraria volante. Lógico que tudo parece ser mais fácil do que a realidade, mas não vai ser isso que vai deter nossa Nina.
“Ela, por sua vez, recorria aos livros sempre que perigava se confrontar com a realidade – ou melhor, com seus aspectos mais sombrios. Quando ficava triste, os livros eram seu consolo; quando se sentia só, eram eles seus amigos. Eram eles que cuidavam do seu coração partido e a encorajavam a manter a esperança quando estava na pior. ”
A medida que a realidade vai ficando cada vez mais dura, o que parecia apenas mais um doce sonho ganha um atrativo cada vez mais, e nesse ponto nossa torcida é para ela fazer exatamente o que sonha. Assim, quando ela usando toda a sua coragem e suas economias, larga tudo e vai em busca de tornar seus sonhos em realidade, vamos nos divertindo com sua garra em não desistir, em descobrir que a cidade grande pode ser realmente um obstáculo ainda maior para seu sonho que dirigir uma van bem maior do que ela pensava.
"Tentei te ajudar quando algo dava errado e você comprava um livro, e algo ia bem e você comprava um livro, e chovia e você trazia uns livros para casa, e quando fazia sol e aí você ia comprar mais livros..."
Como ela foi para o vilarejo nas Terras Altas buscar sua van, descobre lá um ótimo lugar (com público de leitores sem livraria e um custo de vida realmente baixo, para alguém sem trabalho e com uma van cheia de livros), vê ali a chance de começar do zero. E como romântica, qualquer história que vá para as terras escocesas além de lindas paisagens, tradição, kilts e homens lindos, a expectativa é de um mundo de aventura, magia e romance, e claro que o lugar aos poucos vai se tornando o seu lar. Assim, enquanto ela dirige pela Escócia, vamos vendo acontecer com as pessoas que vão a pequena livraria dos sonhos, terem suas vidas, transformadas em cada lugar por onde ela passa levando mais que livros. Histórias que marcaram vidas e estavam a espera de serem relidas, ou lidas pela primeira vez para a criança filha do adulto que leu, quando também era pequeno. Ou, a história certa para a leitora certa e claro, a liberdade de descobrir que ainda melhor que ler um livro é escrever a sua própria história e construir seu final feliz.
"Ajudar as pessoas a encontrar aquele livro que mudaria a vida delas, ou que as faria se apaixonar, ou superar uma decepção amorosa."
O livro tem a dose exata de emoção, comédia e homens escoceses lindos de viver, todo leitor se sente representado em várias situações vividas por Nina, mas eu realmente gostaria de mais história ou uma continuação para ontem com a história da melhor amiga de Nina. Recomendo demais a leitura e me senti muito representada com essa nova linha de romances da Arqueiro. Não que eu queira que ela deixe de trazer os lindos Romances de Época, mas sinto com todo coração que sim, tem espaço em nossas estantes e corações para os Romances de Hoje.
Agora, me preparo para ler em breve a "A padaria dos Finais Felizes" e os outros livros. Beijos e boa leitura!

Elisabete Finco do Blog Pretenese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário