[Resenha] Ao Anoitecer de Débora Santos








Título: Ao Anoitecer
Autor : Débora Santos
Paginas : 284
Editora : Independente
Gênero : Romance, Sobrenatural
Classificação :


Sinopse:

Ao Anoitecer - Livro 01 - Uma sociedade modificada por uma revelação inesperada é o pano de fundo da história de Ana, uma jovem professora, filha de um americano com uma brasileira, que se vê as voltas em uma realidade em que humanos e vampiros dividem o mesmo espaço ao anoitecer. Assim como a maioria dos humanos, ela aprendeu a aceitar a atual condição com os novos “cidadãos”, mas prefere manter-se afastada de qualquer contato com os seres noturnos. No entanto, isso está prestes a mudar, pois o destino a coloca em uma situação tão envolvente quanto aterradora, onde ela conhece aquele que a fará repensar todas as suas crenças e opiniões. Alguém que irá mudar sua vida. Para sempre.


Ana é uma jovem que mora no Brookline - Estados Unidos, após a morte de sua mãe, seu pai e seu irmão resolveram ir para o Brasil (Minas Gerais) ficar perto dos parentes na cidade natal da mãe. Ela é professora recém formada e acaba ficando para lecionar e cuidar da casa.

Está é uma nova era, há cerca de dois anos os vampiros se revelaram para a população causando um grande alvoroço. Mas com o tempo foram aceitos na sociedade e nas vidas dos habitantes.

Ana tem duas melhores amigas Sara e Emilly e para comemorar seis meses no novo emprego, Sara as convence a ir num clube frequentado pelos vampiros, tudo ia muito bem, mas Ana tem que atender uma ligação do pai e se afasta do grupo, quando volta não encontra as amigas. Ela nunca fraquenta esse tipo de ambiente e pressente que algo vai mau.

Ao encontras as amigas na companhia suspeita de um vampiro, são todas levadas ao escritório do dono do local. A convivência com os vampiros é normal, mas existem restrições que são completamente inaceitáveis e proibidos, podendo causar grandes transtornos com a justiça ou até mesmo a eliminação do vampiro envolvido.

Simon é um antigo caçador, que por ironia do destino acabou virando o que mais odiava, um vampiro. Ele é muito antigo e por isso também é um vampiro poderoso, responsável por sua área junto ao conselho de vampiros (na verdade são Simon e Gabriel, seu amigo e sócio  vampiro que é tudo de bom, espero que ele tenha uma historia só para ele.)

Quando se depara com as três jovens, Ana logo lhe chama a atenção. A atração que ele sente por ela é inevitável. Depois da situação resolvida ele leva, as garotas para casa. Ana e Simon acabam se conhecendo melhor, tendo uma certa amizade. Certos encontros voluntários ou involuntariamente  acontecem durante a historia, até estarem perdidamente apaixonados.

Simon não se aceita muito bem, nunca teve um relacionamento serio com ninguém, mas em Ana ele vê tudo o que necessita para enfim se completar e se aceitar. Ana é uma personagem bem resolvida, não é mimizenta, e é muito apegada a família. No começo até ela estranhou seu relacionamento com Simon mas ele se mostrou digno de confiança e de seu amor.

O livro me conquistou em uns pontos e me decepcionou em outros, então vamos a parte chata, eu e as minhas criticas.

O livro em si acontece sem muitos acontecimentos, é narrado por Ana (deveria ser narrado pelos dois, senti muita falta disso, já que o primeiro capitulo é narrado por Simon) sempre em um ritmo de águas tranquilas e amenas, não tem nenhuma grande reviravolta, ou algo que impulsione a leitura a virar algo espetacular.

((Isso é pessoal ok. ) Não aguento mais mocinhas virginais que tem a primeira vez com vampiros, é clichê demais. Senti umas leves coincidências com True blood, nada muito significativo, mas acho que como o tema vampiro já foi tão usado, não tem como não acabar citando um ou outro fato de outras historias).

A cena do primeiro beijo dos dois é intensa e você já fica na expectativa de que a coisa vai pegar fogo na hora H. Porem quando isso finalmente acontece, a autora começa de modo envolvente, e logo após, simplesmente relata que o que aconteceu a seguir foi algo indescritível COMO ASSIM eu esperei ansiosa por este momento e o corte da cena foi brusco e imperdoável. Eu não preciso da descrição do ato, mas existem varias formas sutis de descrever um ato sexual sem ser vulgar. Já que deixou para perder a virgindade com um vampiro, ao menos isso deveria ser levado em consideração...

Enfim. A escrita da Débora é gostosa, daquelas que quando vc menos espera já acabou a leitura. Eu li em quatro dias. Apesar dos pontos contraditórios ela escreve muito bem, isso nem tem como negar. Mas acho que ela precisa de um amadurecimento na escrita e desenvolver melhor a historia. Quando o livro acabou, ficou um ar de mistério no ar. Fiquei curiosa com o rumo que a historia pode levar. Já que este livro ficou parecendo mais a introdução de uma historia do que uma historia em si.

Desejo sucesso a Débora, que me convidou para este Book Tour, que é uma autora da minha cidade. E acho que esta, tem tudo para se tornar uma grande historia. Recomendo o livro para quem gosta de um romance tranquilo sem muitas reviravoltas.

19 comentários:

  1. Olá, Adriana!

    Obrigada pela resenha!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Adriana, que pena estes pontos negativos, ficaria frustrada que na hora H não fosse tão H assim...
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sinopse, coloquei na minha lista para tirar minhas próprias conclusões.
    Bjoos

    ResponderExcluir
  4. Oi Dri, tudo bem? Preciso confessar que não gosto muito dessas histórias onde existem vampiros, mas apesar de você ter dito que sentiu falta de algumas coisas nele, pode ser que um dia eu leia, mas sem grandes expectativas kkk Bjs

    ResponderExcluir
  5. Não curto muito histórias com vampiros, então não sei se leria esse livro. A parte das críticas é realmente chata, mas é indispensável para o amadurecimento do escritor. É importante ver em que pontos ele poderia ter feito diferente para acertar e a sua resenha ficou muito boa!
    Não conhecia essa autora, desejo sucesso à Débora e que ela conquiste muitos leitores. :)

    ResponderExcluir
  6. adoro livros que contam histórias de vampiro, gostei muito de conhecer o livro ainda mais de uma autora nacional

    ResponderExcluir
  7. Oi, Adriana!
    Interessante esse universo que a autora criou, essa nova era com os vampiros. Gosto de história onde a personagem principal é bem resolvida, mas não achei interessante o protagonista, achei meio sem graça a personalidade dele...
    Concordo completamente com suas críticas, e acredito que esse livro não é pra mim.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Tbm não consegui pensar em algo que não fosse True Blood. Adoro esse universo sobrenatural, adoro um vampiro, mas, mesmo que o tema seja batido, uma boa narrativa e uma história bem amarrada fazem toda a diferença.

    ResponderExcluir
  9. Adriana!
    Gosto demais de livros vampirescos e achei tão interessante o enredo que fiquei com água na boca...
    Adorei o booktrailer também, a música é sensacional.
    Ah1 E não me canso das virgens perderem sua 'moral' com esses seres sedutores...
    “Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.”(Bob Marley)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  10. Primeira vez que vejo uma resenha sobre esse livro que já me chamou bastante atenção pela capa. Que tá lindaaaaaa. Sobre a história é uma pena que ela tenha te decepcionado nesses pontos, confesso que se estivesse no seu lugar, talvez eu pensasse o mesmo. Não sei, só lendo mesmo. Espero que um dia eu tenha a oportunidade de ler e que eu pense diferente né? (mais que parar na melhor parte não é muito legal, né? Kkkk).

    bjus
    http://ventoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. O livro pelo que vejo, não foi feito para mim e nem eu para ele. Tenho uma forte rejeição a histórias com vampiros e muitas vezes, nem sempre o romance sobrenatural me atrai quando segue uma linha previsível. Mas, independente do meu gosto pessoal, admito que o universo criado pela autora é bem curioso, afinal, é comum vermos os vampiros e outros seres sobrenaturais se esconderem da sociedade, um livro em que vivem lado a lado é bem incomum.
    É uma pena que o livro tenha lhe desapontado em certos pontos, mas tenho certeza que suas críticas podem ajudar a autora a se aperfeiçoar e quem sabe, no próximo você não encontra exatamente o que faltou neste?
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro histórias com criaturas sobrenaturais, como vampiros, fantasmas e lobisomens. Então esse é um ponto que eu curtir no livro. Ainda mais vampiros no Brasil, acho que seria uma novidade para mim. haha
    Mas acho que eu fato de não ter muitos acontecimentos meio que me deixam com o pé atrás, hm. Mas pela resenha parece ser uma lida interessante! 8D
    Ótima resenha! Beijo. :*

    ResponderExcluir
  13. Eu confesso que já estou cansada de livros com vampiros, e também acho que o tema já foi muito usado. E saber que o livro todo é tranquilo, sem grandes reviravoltas, apenas me deixa menos interessada. Esse é um livro que eu passo :/
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Não curto muito livro sobrenatural. Tento ler, mas logo me canso. Esse tipo de livro não me trai.

    ResponderExcluir
  15. Oiiii
    Parece ser um livro bem interessante,mas ja cansei um pouco de livros com temas de vampiros.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. eu adoro livros com vampiros, mas confesso que parece ser uma mistura de um monte de livros que eu já li... tipo o caçador de vampiros que se torna vampiro, a mocinha virgem, vampiros "assumidos"... enfim...
    mas talvez eu leria pelo amigo tudo de bom...
    desejo boa sorte para a autora!

    ResponderExcluir
  17. Bem, não sou muito fã de romances, e se eles forem morninhos, ou frios, a coisa desanda mais ainda. Outra coisa que não tenho apreciado muito ultimamente, tem sido os vampiros. Já me cansei de livros com eles. Enfim, não fiquei muito empolgado com esse.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  18. As vezes esse clima sem grandes acontecimentos é bacana quando não queremos quebrar a cabeça com uma história.Não sou super fã de vampiros mas curto umas historinhas com eles de vez em quando.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Gosto desse universo de vampiros, mas acho que é muito fácil cair no "mais do mesmo". Entretanto, acho que esse livro é uma boa para passar o tempo, apesar de que sinto falta de reviravoltas e cenas mais empolgantes.

    ResponderExcluir